Recommended Posts

Então já estás rendido à evidência!!!

 

 

É verdade, Diogo

Mas, vai ser uma coisa a longo prazo e em principio só arranca a 100% lá para o final do ano... O investimento é bem maior.

Para já vou tirando dúvidas e aprendendo para começar o novo projecto sem falhas.

 

Abraços

Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Por acaso estava a pensar em 3X250W mas, 10000K ou será muita luz???

 

Não percebo a tua pergunta! Não é por teres de 10000K ou 14000K que vais ter mais ou menos luz. Depois, nunca é demais...

 

Eu tenho 2 x 250W para 175 cm (de 10000K) e além das HQI´s tenho 2x18W PC´s (6500K) + 4x9W Pc´s (6500K) + 2x80W T5 actnicas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gustavo, a luz num aquário de recife nunca é demais, com 3 x 250W ficas com 1,25 W/l o que é standard nos aq. de recife (1 W/l). Não sei se já tens ou mandaste fazer o aquário mas uma forma de optimizares essa iluminação e tornares o aquário mais espaçoso é trocares as medidas da altura e largura ficando: 200 x 60 x 50.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3x250 W :) Já tás convencido aposto!

 

O aqua já cá tá só que é de agua doce.

Quando me referi a 10000K ou 14000K é porque os espectros ´~ao diferentes, não??? Emitndo mais luz ou não, certo???

 

Os Kelvins referem-se à temperatura de cor da lâmpada e não à quantidade de luz emitida.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para "chatear" :oops: eu colocaria, sem qualquer hesitação , 4x 150W ( 10000 K)mais 4 x 80 W T5( 2x 6500 + 2 x 20000) , 2 atrás e 2 à frente ligeiramente desencontradas . Se o espaço não der ( travamento à francesa )colocaria 2 T5. Terias uma distribuição de luz muito mais uniforme que te permitiris várais combinaçãoes de fotoperiodo num total de 920 W muito bem distribuidos . Para um aquário que terá uma coluna de água de cerca de 50 cm parece-me mais do que suficiente, permite usar balastros electronicos em tudo.

Agora que estavam todos de acordo, desculpem lá ser desmancha prazeres.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu objectivo então seria:

- 3 calhas independentes umas das outras ( o aqua tem duas traves em toda a largura de 50cm por 25cm, queria ver se não punha nenhuma lampada por cima. Acho que este é o melhor metodo de lhes fugir)

- a que ficaria ao centro teria os tais 14000K

- tenho uma calha de 1,50cm. Queria aproveita-la para as actinicas (2X80W). Aqui é que não sei se precisaria de mais, pois vão ser as unicas actinicas.

 

 

Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Rui não facto da iluminação ficar mais homogénea em todo o aquário, no entanto esta solução não é de todo vantajosa porque a intensidade da iluminação de 150W é inferior à de 250W. É também salutar ter no aquário zonas onde a luz é menos intensa proporcionando uma maior variedade de locais à escolha para posicionar os corais. Já existem balastros electrónicos para HQI de 250W.

 

Tenho dois projectores HQI de 150W no meu aq. de 200l (100x40x50) e quando o sol do fim da tarde bate de chapa no aquário a iluminação HQI até parece estar desligada.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È exactamente a mesma iluminação que tenho no meu 200litros... e acredita que quando fiz o "up-grade" a iluminação durante 2 dias nenhum coral abriu...

 

Então só acho lógico colocares 14000K se quiseres luz mais azulada. Os 14000K dão uma cor brutal aos corais (e peixes) mais roxos mas se gostas dos 10000K continua a usá-los... Eu também uso 10000K 250W as estou a ponderar em colocar 14000K na próxima mudança de lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais