Perling


José S. Alves

Recommended Posts

o pearling consiste na acumulação de oxigenio nas folhas,proveniente da fotossíntese, quando a água atinge condições de saturação em oxigenio. por isso é que o pearling não aparece logo apos as luzes ligarem. demora um certo tempo até que a agua fique saturada e permita a acumulação nas folhas.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também (palavra corrigida) me começou a aparecer nas minhas plantas. Agora a questão : isso é prejudicial? É uma ocorrência natural? Agradeço que me elucidem

Obrigado

 

É mais que natural... é o dever das plantas :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda deve existir por ai um thread antigo qualquer em que se discutiu os efeitos do pearling e consequentemente da saturação em oxigénio da agua para a demais vida no aquario.

 

Já agora, a riccia consegue exibir pearling antes da agua do aquario estar saturada em oxigénio.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

ainda deve existir por ai um thread antigo qualquer em que se discutiu os efeitos do pearling e consequentemente da saturação em oxigénio da agua para a demais vida no aquario.

Não poderá também ser prejudicial às plantas?

Obrigá-las a um ritmo biológico mais elevado... Ou na natureza também ocorre pearling?

 

Já agora, a riccia consegue exibir pearling antes da agua do aquario estar saturada em oxigénio.

Sabes porquê?

Tem alguma coisa a ver com a textura superficial da folha? Permitindo uma melhor "fixação" das bolhas de oxigénio? diminuindo assim a tensão superficial da bolha?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivanpantz:

Estou-me a refeir ao efeito da concentração do O2 na agua, quanto ao aumento da fotossintese não é nada prejudicial ás plantas desde que se saiba manter os nutrientes em niveis certos.

 

Pode ainda devido ao seu grande poder oxidante, oxidar tudo o que é micros, o que nao é nada bom!

 

na natureza o pearling não é um fenomeno que ocorra em abundâbncia excepto em zonas com bastantes algas e em que o pearling é causado pelas algas :)

já que estas reteem o O2 no seu emaranhado ou na sua camada (cianos) antes da impulsão ser suficiente para as libertar.

 

quanto á riccia:

 

1- e mais importante, conseguem taxas de produção de oxigénio maiores que as taxas de dissolução do mesmo na agua

 

2- a razão por ti apontada

 

lili, qual é o problema de tratares assim :( por mim desde que nao haja faltas ao respeito nem formalismos a mais, estamos todos á vontade!

 

existe uma discussão neste forum sobre os efeitos da saturação em oxigénio da agua do aquario, porque apesar do oxigénio ser um dos elementos indispensaveis á vida, em concentrações elevadas pode ser responsavel por doenças, mutações e morte, isto nos humanos.

 

O oxigénio é um poderoso redutor , especialmente quando sob a forma de radical livre e pode inclusive originar mutações nas células a niel do DNA.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Obrigado Alves. Já sabia que a riccia tinha um metabolismo muito acelerado, mas nem me passou pela cabeça a taxa de produção de O2 ser maior que à de dissolução do O2 :)

 

O oxigénio é um poderoso redutor , especialmente quando sob a forma de radical livre e pode inclusive originar mutações nas células a niel do DNA.

Estás a falar de O. (um átomo de oxigénio com um electrão a mais)? :(

Não querias antes dizer que o Oxigénio é um bom oxidante...? Logo, reduz-se facilmente...?

 

Acho que a única forma de Oxigénio que é redutora é o superóxido O(2-).

 

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, sim, oxidante! na maior parte das vezes

 

mas em ambientes supersaturados de Oxigénio existe a formação de radicais livres, tipicamente resultante de processos biológicos, exactamente o O(2-) que sim, são reponsaveis por mutações.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais