Anémona com problemas - Urgente!


HCFreitas

Recommended Posts

Caros amigos:

 

Tenho um problema sério com uma anémona que adquiri anteontem. Penso que será do género heteractis e é de um dimensão considerável (cerca de 30 cm de diâmetro). Tem coloração castanha, as extremidades dos tentáculos são esverdeadas e o pé -largo -é vermelho/alaranjado.

Ontem, quando a anémona já adquirira o seu tamanho máximo e parecia saudável, decidi dar-lhe uma gamba, já descascada e descongelada, com cerca de 6/8 cm. Na altura, a anémona engoliu o bicho em cerca de 5 minutos.

Hoje dou com a anémona em metade do seu tamanho, com os tentáculos enfezados, com a "boca" com um formato esquisito.

O que terei feito de errado? Como poderei remediar o mal?

 

Obrigado e cumprimentos, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hugo

 

eu ja tive algumas anemonas e pelo que conheço pelas que tive!

isso é um comportamento normal apos alimentaçao!

espero ter ajudado! no meu caso quando acontecia isso nao havia grande problema ao fim de algum tempo ela volta ao normal!

 

cumpriments

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades!! Agora está a libertar uma substância tipo muco castanho, a a partir do disco oral.Os tentáculos estão muito encolhidos, quase tão finos como cabelos (restam meia dúzia inchados).

 

Começo a desconfiar que não seja normal...

 

Cumprimentos e Obrigado pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hugo,

 

Tenho uma anémona no meu aqua há 2 meses e ao longo do dia ela muda de comprimento, quanto a isso está descansado porque é normal:

A minha chega mesmo a "fechar-se" praticamente toda deixando apena de fora alguns tentáculos que não são maiores que 1/4 de palito! :( Ao todo fica com +- o tamanho de um berlinde daqueles maiores ( bugalho? já não me lembro :? )

Quando está toda aberta fica com +- 8 cm de diâmetro.

 

No que respeita à alimentação dou à minha pedaços pequenos de mexilhão congelado ( que descongelo previamente ) e deixo que ela apanhe os pedaços com os tentáculos.

 

Quanto a libertar muco é que já acho mais estranho :? pois nunca vi a minha a fazer tal coisa.

Tens uma boa circulação de água na zona onde ela está?

E a iluminação? Algumas anémonas, além de terem de ser alimentadas, necessitam também de fazer fotossíntese.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais