Carência de potássio


Oinq

Recommended Posts

Tenho plantas a iniciarem uma carência de potássio, folhas a ficarem com aspecto "velho" e os meus níveis de fosfatos estão baixinhos... ( <0.05 mg/l ).

 

Que "remédios" caseiros aconselham?

 

 

Grato

Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tenho plantas a iniciarem uma carência de potássio, folhas a ficarem com aspecto "velho" e os meus níveis de fosfatos estão baixinhos... ( <0.05 mg/l ).

 

Que "remédios" caseiros aconselham?

Oh, Nuno!!! Tu deves querer levar porrada. Ai deves, deves... :D

Tu melhor que ninguém, deves ter acesso aos produtos químicos necessários para fazer os fertilizantes.

 

Não sei se já conheces, fica com o site da calculadora do Chuck:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm

 

Se precisares de ajuda, apita. Não te esqueças, que para litragens de aquário muito grandes, não podes ter fertilizante a elevar muito para pequenos volumes.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh, Nuno!!! Tu deves querer levar porrada. Ai deves, deves... :oops:

 

Promessas, promessas :roll:

 

eheh claro que tenho acesso a montes de composto quimicos, assim como sei onde os comprar, a minha questão era saber que coktail's caseiros é que aí a malta usa...

 

ohh Luís, o mais benéfico será talvez o nitrato de potássio não? assim estou a adicionar logo 2 compostos... se bem que o KCl tenho mesmo debaixo da cama... o que não me agrada é meter lá o Cl... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

ohh Luís, o mais benéfico será talvez o nitrato de potássio não? assim estou a adicionar logo 2 compostos...

Wrong... :arrow:

Eu acho que se devem usar os nutrientes NPK em separado. Porquê? Imagina que tu fertilizavas Potássio com KNO3... tudo bem. Mas depois deparavas-te com a seguinte situação: Querias adicionar Potássio, e não podias, porque já tinhas um valor de NO3- na água, muito alto... :arrow:

Daí eu achar que se deva usar o Potássio sem mais nenhum NPK, na sua solução fertilizante...

 

se bem que o KCl tenho mesmo debaixo da cama... o que não me agrada é meter lá o Cl...

Qual é o problema do Cl-? :arrow:

Cl- são cloretos, não é Cloro, Cl2. Os cloretos existem ao pontapé na água da torneira, até nas águas engarrafadas.

Pasma-te... os cloretos até nas águas naturais existe. Numa água de um poço, analisada por colegas meus, os valores de Cloretos vêm na ordem de 40 ppm :arrow: E é um valor perfeitamente normal...

Os cloretos existentes na nossa água da torneira, andam à volta de 40 ppm... e a gente enfia-os para dentro do aquário sem problema nenhum.

Sem contar que se tu aumentares 20 ppm de Potássio, vais aumentar menos que isso em Cloreto, se usares KCl.

 

Mas se estás tão apreensivo em termos do KCl, usa K2SO4. Os sulfatos também existem ao pontapé nas águas. E a única coisa que fazem é induzir diarreia :arrow: Pelo menos nos humanos.

 

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso KNO3 para acrescentar os nitratos que quero e depois acabo de meter o potássio com KCl.

 

Até porque as plantas também utilizam cloro :arrow:

 

A razão porque uso KNO3 é que nao gosto de pagar coisas que não uso e como normalmente se doseia mais K do que N e não há grandes riscos para aumento e potássio não estou a deitar metade da molécula fora :arrow:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A razão porque uso KNO3 é que não (palavra corrigida) gosto de pagar coisas que não uso e como normalmente se doseia mais K do que N  e não há grandes riscos para aumento e potássio não estou a deitar metade da molécula fora :arrow:

 

Poupadinho, isso sim é poupança, mas já pensas-te nos electrões que se vão perder saindo de fora da orbita do atómo quando em "choque" com a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Eu uso KNO3 para acrescentar os nitratos que quero e depois acabo de meter o potássio com KCl.

 

Ok, acho que é por aí que vou...

E fazes bem, porque é assim que deves fazer. Se relembrares um tópico já antigo:

 

Adubo NPK

 

Entende-se facilmente que primeiro doseam os Fosfatos e os Nitratos e só depois acertam o Potássio

Chamo-te à atenção, que utilizando KNO3 para dosear Potássio, por cada 1 ppm de NO3 que aumentas, o Potássio aumenta 0,62 ppm

Se usares a proporção de 20 ppm de K para 5 ppm de N, significa que quando adicionares 5 ppm de NO3, adicionas 3,1 ppm de K. Logo, só te faltam 16,9 ppm de K.

Eu costumo adicionar 5 ppm de N (aumentando o K também) para cada 20 ppm de K. Basicamente, os 3.1 ppm de K provinientes do KNO3 vêm por bónus... :arrow:

Até porque pelo que tenho lido, não existem problemas devido a excessos de K.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Peço desculpa por desviar um bocadinho o assunto do tópico, mas sabem dizer-me onde arranjar os compostos químicos?

Já fui a várias farmácias e dizem que não vendem, que não têm...

Queria fazer fertilização com KNO3 e KCl por isso são esses os compostos que estou a falar :?

 

Qualquer ajuda vai ser muito útil :?

 

Abraços

Abraços

 

João D'Eça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais