Danio Zebra


Pedro Milhazes

Recommended Posts

é quase impossível, senão mesmo impossível. há quem use a técnica da barbatana mais pequena que eles têem: se for grande é macho, se for pequena é femea. mas não é uma técnica certa. nem mesmo os criadores conseguem distingui-los. compra 6/7 para teres a certeza que terás machos e femeas.

footer28wh.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Tkdragon disse!

 

Vê-se bastante bem até! Embora sem 100% de certeza, pois um macho pode ter barriga como as fêmeas se tiver almoçado bem!

 

Os machos são mais finos e compridos que as fêmeas! Quanto às cores, não me fiava tanto nisso!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja, é quase impossivel. ja tive machos que pensava serem femeas e vice-versa. segue o meu conselho, se for para reprodução (até são fáceis) compra 6 exemplares que garantes que haja machos e femeas no lote  :)

Não quero ser desmacha prazeres mas a reprodução deles e um desafio mas não impossivel, sim muito mas muito dificil.

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os danios zebra, são dos disseminadores de ovos os mais fáceis de criar. Pois seguindo certos requisitos no acondicionamento para a desova, eles desovam quando nós queremos.

1º Acondicionasse os machos separados das fêmeas, aquários separados.

2º Quando as fêmeas tiverem com o ventre inchado, sem ser por comida a mais, estão prontas para a desova.

3º Aquário de desova entre os 30 a 50 cm comprimento, o fundo coberto por seixos mais ou menos do tamanho de berlindes ou usar mesmo berlindes para cobrir o fundo; altura de água entre os 10 e os 20cm de altura, se tiverem musgo de Java (facilita muito tanto na protecção dos ovos como no fornecimento do 1º alimento aos alevins), colocado não muito compacto, para que os peixes não fiquem presos nele.

4º Características da água para desova: Temperatura 24-25ºC; pH 6.5 a 7.2; DH entre os

4 e 10, mas é pouco relevante.

As características da água dos aquas de acondicionamento devem ser com os valores

de pH mais alto do que o de desova e a temperatura deve rondar os 26-27ºC.

Por ultimo coloca-se as fêmeas durante o dia anterior e os machos só são colocados no aqua de desova durante a noite, se fizerem os passos assim correctamente a desova vai ter inicio com o nascer do sol do dia seguinte e por volta das 10 horas da manhã tirasse os progenitores do aqua e é só esperar 36-48horas para se ver uns seres minúsculos agarrados ao vidro do aquário, que só iram nadar ao fim de mais 24-36horas e só quando isso acontecer é que se vai distribuir o seu primeiro alimento, que serão micro organismos a que nós normalmente chamamos de infusórios,( façam uma busca por receitas de infusorios).

 

Como vêm não tem nada de difícil ou de truques miraculosos, mas enquanto não conseguirem distinguir a diferença entre os machos e as fêmeas… como os vão acondicionar em separado?

O dimorfismo sexual dos zebras, é como o Frenchy disse e se os peixes ainda conservarem as características dos seus ascendentes selvagens os machos têm as riscas azuis mais intensas e, pelo menos, na barbatana anal terá um tom amarelado entre as riscas.

 

Fiquem bem e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como diz o aquaben, os danis são o oviparo mais simples de reproduzir!!!

Diseminam ovos todos os dias!

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :lol:

 

Hehehe realmente essa parte do serem muito dificeis de reproduzir hehe tá gira :lol:

 

É no que dá falar de cenas sobre as quais não se sabe puto. O pessoal tem de parar de pregar aqui como se foce uma verdade absoluta, cenas que andaram a ler noutro lado qualquer. Epá tá certo que agora já há muita informação e grande parte está correcta, mas nada como esprimentar as coisas por nós próprios para vermos afinal o que é preciso fazer para que resultem.

 

Os zebras desovam sim senhor todos os dias, mas acabam por comer os ovos, pois é uma maneira que encontraram de repor as suas energias, visto serem peixinhos que não param quietos. Ésta parte tambem li algures mas faz sentido. Eles de facto metem ovos todos os dias, isto já eu os meti a fazer, tambem faz sentido eles comerem os ovos que desovam pois não se vêm depois no dia á dia.

 

Quanto á parte da reprodução, já o fiz um porradão de vezes para poder estar aqui agora a dizer que é incrivelmente facil.

 

Cheguei a fazer um artigozinho que o motarsolitário teve a bondade de meter no seu site, e aqui deixo o endereço: http://clientes.netvisao.pt/ut021507/brach...danio_rerio.htm

 

Mas assim por alto, não é preciso separar os peixes. Eles estão lindamente no aqua comunitário. O acondicionamento acontece no aqua comunitário. Básicamente é dar várias vezes ao dia comida. Mais do que é normal. Depois a fêmea fica mesmo mas mesmo muito mais gorda que o macho, e este é muito mais esguio e tem uma cor mais amareláda, mais forte. A fêmea é mais a puchar pó prateado.

Aqua de 30cm com berlindes no fundo ou de preferencia uma rede no fundo. Água a 10 ou 15cm. Colocamos os peixes no aqua ao fim do dia e deixam-se lá estar durante 3 amanheceres. Dá-se de comer mas muito mas muito pouco, de maneira que eles o comam antes de ele passar para a parte de baixo. Na se dá muita comida nésta altura ao zebras para não estragar a água e não fungar os ovos. E pronto ao 3º amanhecer é sacar os adultos e no final desse dia já devem aparecer alevins agarrados ao vidro que passado mais uns dias tambem ficam a nadar horizontalmente. Como se deixaram os adultos 3 amanheceres no aqua de cria, o que vai acontecer é que vão ter praí mais uns 3 dias em que vão estar a eclodir mais alevins. Ou seja ás tantas têm uns já a nadar horizontalmente enquanto outros ainda estão a eclodir. Mas isto é porreiro, quer dizer que vão ser um porradão deles :lol:

 

E por aí fora e por aí fora mas a parte mais dificil +- já está feita. É lerem o artigo que está lá tudo esplicado :lol:

A maior quantidade de alevins que já concegui sacar de uma vez foi de 170 zebras. Escusado será dizer que deu para muitas trocas aqui no forum :lol:

 

Na quero estar aqui a desmentir ninguem. O que tenho escrito no artigo é apenas o resultado das minhas experiencias e tentativas a criar o zebra. Claro que desminto a parte de serem muito dificeis de criar hehehe :lol: Focem todos os peixes assim tão faceis de criar éra uma alegria. Tirava tambem a piada mas éra uma alegria, éra peixarada por todo o lado :lol:

 

Portem-se

 

:lol:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...