Buracos nas plantas


falcaora

Recommended Posts

Boa tarde.

 

As plantas do meu aqua estão paradas e nos últimos 3 dias algumas folhas começaram a ganhar pontos de "ferrugem" e a abrir buracos. Evidentemente, estou muito preocupado.

Alguma sugestão? Será falta de ferro? Os valores de nitratos (abaixo) não serão muito baixos?

 

Obrigado.

 

O setup é o seguinte:

Aqua 60l

TPA's semanais.

 

Flora:

- Hygrophila Polysperma

- Hygrophila corymbosa stricta

- Pogostemon helferi

- Eleocharis parvula

- Valisneria

- Anúbia nana

 

Fauna:

- 6 cardinais

- 6 tetras pinguins

- 3 coridoras albinos

- 2 sae

- 4 camarões red cherry (mais 7 descendentes ainda muito jovens e duas fêmeas "muito grávidas")

 

- Luz 30W

- Injecção CO2 caseiro

- Fertilizante Tropica

- NO2: 0

- NO3: <10

- GH: 7

- KH: 6

- ph: 6,9

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mas apesar de a luz não ser o ideal, a relação é de 0,50W/l, o que teoricamente deveria ser suficiente, não é? Estou muito errado?

Em que medida os SAE poderiam ser culpados?

 

Se a necrose das folhas for por falta de potássio, como é que posso compensar essa falta? Poderá ser também falta de ferro?

 

Obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os SAE´s não comem plantas. A luz que tens chega perfeitamente, a não ser que as folhas afectadas estejam com falta de luz em zonas de sombra. É muito provável que o problema esteja na falta de potássio. Necrose das folhas em forma de mancha com posterior formação de buraco é o típico sintoma de carência deste nutriente. Para teres a certeza absoluta que se trata de carência de potássio, basta veres se esses sintomas se dão nas folhas velhas ou nas folhas novas ( novo crescimento, junto do meristema). Se for nas folhas velhas, é sem dúvida potássio. Se for no novo crescimento, é falta de ferro, embora duvide pois se fosse esse o caso a carência já estaria bem avançada e com a adição de TMG, é quase impossível chegar a esse ponto.

 

Arranja um suplemento individual de potássio de marca ( Kent ou Seachem) e vai adicionando diáriamente uma certa quantidade. Se dentro de 1 semana não vires melhoras ( outras folhas saudáveis passarem a apresentar esses sintomas), aumenta a dosagem. As folhas necrosadas já não têm salvação e vão acabar por definhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado André! É isso mesmo, a necrose dá-se nas folhas velhas, e portanto tudo indica que seja mesmo falta de potássio. Vou apostar na solução indicada e esperar que as plantas recuperem.

Mais uma vez, obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas,

 

Cuidado com isso. O problema pode não ser a falta de potássio directamente. Podes ter mt potássio e mesmo assim ter carências a esse nivel. Eu antes de agir media o nivel de fosfatos. Se usaste substracto fertil podes ter os niveis de fosfatos muito elevados e isso interfere com o uptake de nutrientes, mesmo que estes existam em grandes quantidade.

 

Os nitratos estão bem desde que tenhas no máximo 1mg/l de fosfatos. Se os teus fosfatos estiverem abaixo de 1mg eu seguiao conselho do André

 

Abraços

Nuno Silva

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os únicos nutrientes em que o excesso de fosfato poderia causar uma dificuldade no uptake seriam micronutrientes, mais concretamente ferro e e zinco ( manifestando-se primeiro a carência de ferro, apesar de haver muita quantidade disponível), o que não tem nada a ver com a situação presente. Não há nenhum ( ou pelo menos nunca ouvi falar) de um nutriente que interfira com o uptake de potássio e este é o único nutriente que pode ter uma margem tão grande na coluna de água sem se quantificar em excesso e causar problemas ao nível de outros nutrientes.

 

O caso aqui descrito é mesmo falta de potássio e a carência já vai bem acentuada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Silva, não tenho substracto fértil, apenas areão inerte.

 

André, já iniciei o "tratamento" com potássio (da Seachem) e logo que tenha resultados visíveis faço o update.

Há alguma razão lógica para a carência de potássio tão acentuada?

 

Obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os únicos nutrientes em que o excesso de fosfato poderia causar uma dificuldade no uptake seriam micronutrientes, mais concretamente ferro e e zinco ( manifestando-se primeiro a carência de ferro, apesar de haver muita quantidade disponível), o que não tem nada a ver com a situação presente.

Porquê? Porquê o Ferro e o Zinco? Creio que muito mais facilmente um excesso de Fosfatos causaria problemas em termos do Cálcio e do Magnésio (e outros metais alcalino-terrosos), visto o Fosfato criar complexos extremamente estáveis com estes metais.

 

Quanto ao resto, concordo contigo. O Potássio não forma complexos estáveis com o Fosfato, de forma a que um excesso de Fosfatos na água não causa um abaixamento da concentração de Potássio livre.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís não tenho bases científicas para recorrer a uma justificação do porquê este fenómeno. Posso apenas recorrer a um caso específico que me aconteceu apenas uma vez em que os fosfatos subiram mais do que o normal, tendo mantido todos os outros nutrientes na mesma concentração e regime de fertilização. No entanto, com o passar do tempo, comecei a notar carência de ferro em algumas plantas mais necessitades deste nutriente, como a Didiplis diandra e a Rotala sp. Nanjenshan. Foi então que comecei a investigar sobre o caso e confirmou-se que o excesso de fosfatos, quando em proporções mais altas, pode influenciar o consumo de ferro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e confirmou-se que o excesso de fosfatos, quando em proporções mais altas, pode influenciar o consumo de ferro.

 

o consumo de ferro ou haver uma associação do ferro com os fosfatos e dar a ideia que foram consumidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há alguma razão lógica para a carência de potássio tão acentuada?

 

Sim. O potássio é o segundo macronutriente, a seguir ao azoto, que está presente em maior quantidade nos tecidos das plantas saudáveis. Dito isto, é o nutriente que mais é consumido sem ser possível a sua reposição ( em doses adequadas) através dos métodos convencionais: comida dos peixes, TPA´s, etc. Assim, é muito fácil um aquário entrar em carência deste nutriente senão for reposto com regularidade através de um fertilizante. Dependendo dos factores luz/CO2/plantas/pH, o ritmo de consumo varia. Todos os dias adiciono potássio para manter os níveis estáveis de acordo com os níveis de nitratos ( que andam na ordem dos 20 mg/l).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nao estava a falar de uma associação directa quimicamente entre os fosfatos e o potássio. Referia-me mais á parte biologica, ou seja, a própria planta. Sempre ouvi falar que a proporção de nutrientes é importante para que a planta consiga absorver da maneira mais eficiente. Ou seja o fosfato em excesso iria dificultar o uptake de potássio não pela sua acção neste mas pela sua acção na planta. Mas tb não tenho bases cientificas para comprovar essa teoria.

 

Só por curiosidade mede lá os fosfatos.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais