crenicichla sp.


Recommended Posts

Boas,

Tenho uma crenicichla sp. (gostava de conseguir identificar) com cerca de 15 cms. Está temporáriamente num aquário pequeno para ela, enquanto acabo a montagem de um mais adequado (ainda que não seja ideal), tem 300 litros.

A minha questão é, gostava de conseguir meter mais alguma coisa lá, nem que seja mais um...

O que é que poderá coabitar com aquele monstrinho sem que haja grandes chatices??

abraços

joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha com +/- 15 cm convivia com managuense, citrinellum, festae, etc enfim americanos e maus. Outras crenicichlas com a minha foi impossivel matou todas as que tentei introduzir e nem hipotese de as retirar dava, normalmente matava as com uma pancada mal as via e num aquario de 700l.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi um tanque muito bem composto com uma C. lepidota, um casal de Oscares um ou dois pleco e um cardume de piranhas vermelhas. Seria coisa para uns 800/1200 litrinhos mas estava excepcionalmente interessante.

 

As "melhores" Crenicichlas são as anãs (Ex: C. regani, C. compressiceps) porque dão mais opções de tanques.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas...

mas so disponho de 300 litros... vai ser uma questão interessante...  a não ser que fique sozinha

 

Detesto ver ciclídeos sem o respectivo par mas reconheço que este super-predador pode ser um real problema a defender território de acasalamento. Leva literalmente tudo à frente.

 

Estes bichanos têm um aparelho bocal que lhes permite o luxo de sugarem pequenas presas a uns bons 5/10 cms, tal é a aspiração exercida.

 

São particularmente exímios a dizimar cardumes de juvenis de outros ciclídeos apesar da guarda atenta dos pais.

 

Há uma descrição de um C. regani que, para atacar uma ninhada de Urau que estava a ser guardada por um progenitor, se escondia atrás do outro para assim avançar sem ser visto e ligar o aspirador de choque quando chegava à distância suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem não queria que ficasse sozinha, mas formar par está fora de questão visto a reprodução em aquario ser muito dificil, muito menos num aquario do tamanho que disponho.

vou meter uma foto para ver se a identificamos...

 

danke

Link to comment
Partilhar nas redes sociais