AJUDEM-ME A SERIO


Luis Alves

Recommended Posts

oi

 

eu sei que sou chato e tou sempre a abrir novos tópicos.

 

mas eu farto-me de ler e procurar, mas nem sempre se consegue tudo.

 

ja encontrei o que queria saber sobre micro e macro nutrientes, e sobre a luz, e também sobre fertelização liquida das plantas.

 

ou melhor conforme tou a fazer esta excelente, tenho co2, calcio, e outros fertelizantes para as plantas, sobre isso nao tenho duvidas.

 

a minha duvida é (apesar de ja ter procurado) sobre uma alga.

 

e que no meu aquario tanto nos vidros (um bocado) como nas plantas(bastante) tenho uma alga verde que parece veludo, e consiguo tira-la do vidro mas nas plantas se forçar arranco as folhas.

 

sabem que alga é??? e como combate-la???

 

em principio hoje vou comprar uns ottos, e dificil arranjar aqui na zona, a alga tambem ja foi vista por um biologo marinho que diz que com ottos aquilo desaparece, mas queria saber mais???

 

desde ja obrigado.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aumenta o nivel de CO2, sufocando assim as algas (mas cuidado com os peixes como e obvio), diminui o tempo de luz para 8 horas, não adiciones fertilizante durante uns tempos, experimenta apagar a luz durante 2 dias (isto se as plantas tiverem saudaveis) pois as plantas vão absorver quase tudo e as algas vicam sem alimento, e acima de tudo esperimenta por uns 5 ou 6 Siamensis quevais ver que fica limpinho. :wink:

Espero que isto ajude.

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e acima de tudo esperimenta por uns 5 ou 6 Siamensis quevais ver que fica limpinho. :wink:

 

Cuidado que os siamensis crescem bastante... mesmo bastante...

 

 

em relação as algas é colocares umas plantas de metabolismo rapido, para te assimilarem os nutrientes em excesso, que como ja foi dito, as algas ficam sem comida e definham...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL nem tinha tomado a tenção, realmente...

 

O CO2 não sufoca as algas, acelera-lhes o crescimento, se bem que o aumento de CO2 pode ser benefico ( isto já sou eu a desvairar ) pois isso fará as plantas existentes tambem acelerar o metabolismo ( acompanhado de uma boa iluminação claro ) e retirar os nutrientes da agua fazendo as algas definhar... será que resulta ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi desde ja agradeço as respostas

 

entao aconselham a aumentar o co2?

 

e a parar de adicionar calcio e o outro que nao sei o nome?

 

axo que ao apagar a luz vou prejudicar as plantas pois algumas tao um bocadinho frageis por causa da alga.

 

 

gostaria de ouvir mais opinioes.

 

alguem ja teve esta alga??? como le tratou da saude???

 

varias pessoas que percebem bastante ja me disseram que era normal e que logo que pusse-se uns ottos e acerta-se os valores de nitratos e fosfatos ela nao xateava mais.

 

que axam????

 

desde ja obrigadao pela ajuda

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

alguem ja teve esta alga??? como le tratou da saude???

Eu já tive, e tenho... Pelo que percebi, o que tens aí é o que se costuma chamar de green-spot.

Até hoje, sem ser por controlo de nutrientes/CO2/luz, a única maneira de fazer isso desaparecer, foi com CAE's :P

Mas como é óbvio, não aconselho a ninguém esse método. Os CAE's quando são pequenos, são excelentes comedores de algas (das green-spot pelo menos). O problema é que crescem rapidamente, e tornam-se agressivos. E quando são maiores, mandam-te a ti comer as algas, preferindo comida de peixes de fundo :roll:

 

Não sei se há mais peixes/invertebrados que a comam. Os otocinclus affinis, comem, mas apenas as dos vidros. Tenho 3 em 50 litros, e os vidros estão imaculados. Já as folhas mais velhas das ludwigias, não posso dizer o mesmo... :)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E assim, ja tenho o aqua montado a 1 mes, tenho poucas plantas e por acaso são de metabolismo lento, e tenho mesmo muita iluminação e alguns peixes, ou seja, ambiente propicio a crescer algas e nem 1 pontinha dela se ve, pode ser sorte de principiante, mas disseram-me que o meu sistema estava muito bem montado, e as dicas que te dei foi de ler topicos anteriores, não por experiencia propria.

 

 

 

aumenta o nivel de CO2, sufocando assim as algas (mas cuidado com os peixes como e obvio)....

Epah, voces não deixam escapar nada... :oops::oops::oops::oops::oops:

Foi uma maneira de dizer, mas voces perceberam... :roll::P:)

 

 

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, essa para mim é nova.. :roll:

Pelo que tenho lido, aparecem nos primeiros 2 meses, depois o aqua estabiliza +- e elas começam a desaparecer.

E ja agora, daqui a mais um mês elas nem vão ter spaço para crescer... :P:):oops:

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas falas por experiencia propria ou por experiencia de outras pessoas???? é que tambem temos casos bem sucessedidos, de aquários que nem sequer tiveram algas, por isso euma questão de ver o que está bem e o que está mal. :D

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas falas por experiencia propria ou por experiencia de outras pessoas???? é que tambem temos casos bem sucessedidos, de aquários que nem sequer tiveram algas, por isso euma questão de ver o que está bem e o que está mal. :D

Abraço

 

2 Aquas meus e 3 de outras pessoas cá de Peniche, sempre muito semelhante... tipo, acaba o ciclo e começam as algas, que começam a decrescer por volta dos 2,5 meses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

desde ja mais uma vez obrigado pela ajuda

 

gostei do que ouvi, e ja tou a proceder ao aumento de co2, tou a fazer um ''sistema'' de trocas de agua, a diminuir as horas de luz, so falta arranjar os ottos é bastante dificil aqui na zona , apenas comprei umas mollys porque dizem que tambem ajuda.

 

setup:

 

100cm x 30cm x 40cm

filtro interno :roll: com siporax e lã e bomba da reef 500L/H

substrato de humus

areao fino

calha com 2 x 33w (uma branca e uma meia rosada) + 2 x 23w (brancas) com 6500k

 

flora:

 

1 anubia ana

1 anubia (nao sei nome mas e grandote)

1 windelov

1 feto de java

1 Ceratopteris cornuta

1 Ludwigia repens

1 Limnophila aromatica

1 Cryptocoryne wendtii ''brown''

1 Vallisneria spiralis ''Tiger''

1 Heteranthera zosterifolia

e

2 que nao sei o nome

 

fauna:

2 escalares pequenos 4 cm

10 neos azuis

5 rosa

3 arlequins

5/6 guppies

1 raposa voadora

casal kribensis

2 mollys

3 caridina japonica

 

se me poderem dizar algo mais com estes dados, agradeço

 

fico a espera

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela fauna que tens aí diria que essas algas apareceram por excesso de carga biologica. Tens de comprar SAE's e ottos e aumentar nas TPA's. Convém também comprar um teste de nitratos e fosfatos porque não vai ser fácil acertar com a dosagem de fertilizante tendo aí tantos peixes.

 

Quanto à questão do CO2... injecta a quantidade que considerares suficiente. Se tiveres um conta-bolhas eu diria para esse aquário... uma bolha por cada 2 segundos será suficiente. Podes também calcular a injecção de CO2 através da relação do pH e do kH, sabendo os dois podes calcular a concentração de CO2.

 

Aqui está um artigo interessante sobre isto:

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

a alga é +/- esta mas a minha é mais pequena.

 

 

Pic_7209_7.jpg

 

Pic_7209_8.jpg

 

 

 

eu axo que ambas as fotos sao a mesma alga pelo menos parece

 

vou ver se arranjo umas fotos no meu aquario.

 

 

podem dizer mais alguma coisa?????????

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconcelhava um melhoramento desse filtro, sou 100% a favor dos filtros externos para aquarios com mais de 60 litros, pois nada como uma boa equipa de bacterias para manter os niveis das coisas bem controladinhos (não estou a falar de PH nem KH, apesar de todos sabermos que indirectamente tambem influencia).

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

 

a foto que apareçe a seguir nao é do meu aquario mas as algas que tenho sao mesmo estas, quase de certeza, que sao estas.

 

axam que com trocas de agua feitas mais frequentemente acaba com estas?????

 

ja agora alguem me pode dizer como colocar a sair do filtro co2???

 

quanto ao filtro ja ando a ver um exterior, mas ja agora axam que o que tenho tirando ser interno ta mau???

 

eu tenho siporax e lã devia colocar mais alguma materia filtrante????

 

a foto:

Pic_7209_9.jpg

 

 

podem dizer-me mais sobre esta alga???

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais