Pedro Ferrer Publicado Janeiro 2, 2006 Share Publicado Janeiro 2, 2006 Boa tarde Gostaria de saber se a Tunze Stream 6060 (6000L/h) é regulável por intermédio de algum parafuso, visto não ser possível controlá-la por intermédio de um controller. Não encontrei qq informação, por isso suponho que não, mas fica aqui a questão. Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Duarte Conceição Publicado: Janeiro 2, 2006 Share Publicado: Janeiro 2, 2006 Olá Pedro. A bomba que referes não é controlável nem através do multicontrolador tunze, nem através de um wavemaker de outras marcas. Poderá ser ligada a um temporazidor digital e programada para ligar e desligar várias vezes ao dia, no entanto é pouco saudável para a bomba e pouco eficaz. Não sei se já alguém tentou fazer alguma modificação a estas bombas, mas o melhor sítio para procurar é mesmo o reefcentral. Cumps DC Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gil Miguel Publicado: Janeiro 2, 2006 Share Publicado: Janeiro 2, 2006 O melhor é optares por uma Wave Marea, que é praticamente igual, com igual consumo de energia e nivel de ruido, mas muito mais barata que as Tunze e com a vantagem de ser Regulavel. www.ecorecife.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Janeiro 4, 2006 Share Publicado: Janeiro 4, 2006 com igual consumo de energia Sério, sério? O preço é um pouco mais barato mas nada de muito significativo, mas tinha ideia que gastavam o "normal" em bombas deste calibre e não o "normal Tunze"... Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Duarte Conceição Publicado: Janeiro 4, 2006 Share Publicado: Janeiro 4, 2006 Também não me parece que em termos de consumo sejam iguais Turbelle® stream 6060 - Pump wattage: 11W - preço aproximado 110 € Wave Marea 6000 - Consumo: 26 watt - preço aproximado 95 € A única aparente vantagem da wave marea a meu ver é ser regulável. Como nunca vi nenhuma a funcionar continuo a preferir Tunze a léguas Cumps DC Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João M Monteiro Publicado: Janeiro 4, 2006 Share Publicado: Janeiro 4, 2006 Boas, Penso que as Wave Marea valem mais a pena nos modelos inferiores (2400 e 4400 lts/h), em que têm uma boa relação preço/qualidade e, ao que julgo, não terão grande concorrência em "modelo stream". Para débitos superiores, a melhor opção ainda serão as Tunze, pelo menos até ver as VorTech... AbraçosJoão M Monteiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gil Miguel Publicado: Janeiro 4, 2006 Share Publicado: Janeiro 4, 2006 Voces tao a comparar os modelos errados e já vi as marea um pouco mais baratas do que referem Quanto a mim est ao a comparar a Stream não regulavel de 6000L/H (Muito mais barata que a regulavel) com uma bomba que tem regulaçao (wave marea). Aliás dentro da propria tunze eles fazem essa distinçao, já que a bomba regulavel custa 200 e qq coisa e nao regulavel custa metade. Quanto aos consumos acham 26W muito ? A comparação certa é esta: STREAM 6000 15W - Preço perto de 200-220 Euros (regulavel dos 2500 aos 7000L/H) Wave Marea 6000 26W - Preço perto dos 85-95 Euros (regulavel até aos 6000L/H) Como veem estamos a falar de uma bomba a metade do preço da Tunze, só poderemos comparar bombas regulaveis na minha modesta opiniao. Será que mais 1000L/H e 11W de diferença Justificam 100% de diferença no preço ? é que com o preço da Tunze compram 2 Wave Marea. Claro que quem tem boas possibilidades financeiras e pode gastar 400 euros em 2 tunze de 6000 L/H regulaveis... Quem nao pode acho que fica realmente bem servido. ALem do mais as wave marea trazem variados Suportes para colocarmos as bombas em 4 ou 5 posiçoes diferentes e acho que tambem traz um impeller suplente. Se formos comprar estes mesmos suportes para as tunze... www.ecorecife.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Janeiro 4, 2006 Share Publicado: Janeiro 4, 2006 Acho que o Miguel tem razão... em parte As contas são relativamente fáceis de fazer: (15 x 24 x 30) / 1000 = 10,8 Kwh x 0,10€ = 1,08€/mês (26 x 24 x 30) / 1000 = 18,72 Kwh x 0,10€ = 1,872€/mês Ora estamos a falar de um gasto superior da Marea de 9,5€/ano. Isto quer dizer que a partir do 2ª ano (mais coisa menos coisa) comparando uma 6060 com a Marea, a Tunze começava a compensar... Se a comparação for feita entre a 6000 e a Marea, acho que estamos conversados e nem ale a pena fazer mais contas... Agora vamos comparar a Marea com o qual Tunze? Eu não conheço as Marea, mas quando dizem que são reguláveis sso quer dizer o quê? Que são reguláveis manualmente com uma patilha, certo? Ou são reguláveis electronicamente? É que se são reguláveis manualmente, então a comparação deve ser feita com a 6060 e não com a 6000, já que as Tunze são regláveis electronicamente e daí a grande difeença de preço (mesmo entre Tunze). E nao vejo o interesse de comprar uma bomba de 6000L/H para depois a "restringir" manualmente a 5000 ou menos... Sendo assim e resumindo, acho que se a Marea é regulável electronicamente então sim compensa e bem, se não é, com uma amortização de 2 anos, prefiro a Tunze... Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts