Tunze Stream 6060. Regulável? S/N


Recommended Posts

Boa tarde

 

Gostaria de saber se a Tunze Stream 6060 (6000L/h) é regulável por intermédio de algum parafuso, visto não ser possível controlá-la por intermédio de um controller. Não encontrei qq informação, por isso suponho que não, mas fica aqui a questão.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

A bomba que referes não é controlável nem através do multicontrolador tunze, nem através de um wavemaker de outras marcas.

 

Poderá ser ligada a um temporazidor digital e programada para ligar e desligar várias vezes ao dia, no entanto é pouco saudável para a bomba e pouco eficaz.

 

Não sei se já alguém tentou fazer alguma modificação a estas bombas, mas o melhor sítio para procurar é mesmo o reefcentral.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é optares por uma Wave Marea, que é praticamente igual, com igual consumo de energia e nivel de ruido, mas muito mais barata que as Tunze e com a vantagem de ser Regulavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com igual consumo de energia

Sério, sério? :roll:

 

O preço é um pouco mais barato mas nada de muito significativo, mas tinha ideia que gastavam o "normal" em bombas deste calibre e não o "normal Tunze"...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não me parece que em termos de consumo sejam iguais

 

Turbelle® stream 6060 - Pump wattage: 11W - preço aproximado 110 €

 

Wave Marea 6000 - Consumo: 26 watt - preço aproximado 95 €

 

A única aparente vantagem da wave marea a meu ver é ser regulável. Como nunca vi nenhuma a funcionar continuo a preferir Tunze a léguas :roll:

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que as Wave Marea valem mais a pena nos modelos inferiores (2400 e 4400 lts/h), em que têm uma boa relação preço/qualidade e, ao que julgo, não terão grande concorrência em "modelo stream".

Para débitos superiores, a melhor opção ainda serão as Tunze, pelo menos até ver as VorTech...

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voces tao a comparar os modelos errados e já vi as marea um pouco mais baratas do que referem :twisted:

 

Quanto a mim est ao a comparar a Stream não regulavel de 6000L/H (Muito mais barata que a regulavel) com uma bomba que tem regulaçao (wave marea). Aliás dentro da propria tunze eles fazem essa distinçao, já que a bomba regulavel custa 200 e qq coisa e nao regulavel custa metade.

 

Quanto aos consumos acham 26W muito ?

 

A comparação certa é esta:

STREAM 6000 15W

- Preço perto de 200-220 Euros (regulavel dos 2500 aos 7000L/H)

 

Wave Marea 6000 26W

- Preço perto dos 85-95 Euros (regulavel até aos 6000L/H)

 

Como veem estamos a falar de uma bomba a metade do preço da Tunze, só poderemos comparar bombas regulaveis na minha modesta opiniao.

Será que mais 1000L/H e 11W de diferença Justificam 100% de diferença no preço ? é que com o preço da Tunze compram 2 Wave Marea.

Claro que quem tem boas possibilidades financeiras e pode gastar 400 euros em 2 tunze de 6000 L/H regulaveis... Quem nao pode acho que fica realmente bem servido. ALem do mais as wave marea trazem variados Suportes para colocarmos as bombas em 4 ou 5 posiçoes diferentes e acho que tambem traz um impeller suplente. Se formos comprar estes mesmos suportes para as tunze...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Miguel tem razão... em parte :wink::lol:

 

As contas são relativamente fáceis de fazer:

 

(15 x 24 x 30) / 1000 = 10,8 Kwh x 0,10€ = 1,08€/mês

(26 x 24 x 30) / 1000 = 18,72 Kwh x 0,10€ = 1,872€/mês

 

Ora estamos a falar de um gasto superior da Marea de 9,5€/ano. Isto quer dizer que a partir do 2ª ano (mais coisa menos coisa) comparando uma 6060 com a Marea, a Tunze começava a compensar...

 

Se a comparação for feita entre a 6000 e a Marea, acho que estamos conversados e nem ale a pena fazer mais contas...

 

 

Agora vamos comparar a Marea com o qual Tunze?

 

Eu não conheço as Marea, mas quando dizem que são reguláveis sso quer dizer o quê? Que são reguláveis manualmente com uma patilha, certo? Ou são reguláveis electronicamente?

 

É que se são reguláveis manualmente, então a comparação deve ser feita com a 6060 e não com a 6000, já que as Tunze são regláveis electronicamente e daí a grande difeença de preço (mesmo entre Tunze). E nao vejo o interesse de comprar uma bomba de 6000L/H para depois a "restringir" manualmente a 5000 ou menos...

 

Sendo assim e resumindo, acho que se a Marea é regulável electronicamente então sim compensa e bem, se não é, com uma amortização de 2 anos, prefiro a Tunze... :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais