Aquario Novo (Agua um Pouco turva)


Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Desde já quero dar os parabéns pelo magnífico fórum e página da Aquariofilia Online. Tenho pouca experiência neste hobbie.

Comprei um Aquario novo de 120 lts, para substituir o meu antigo de 60lts.

 

Ao novo adicionei uma camada de adubo com terra fina no fundo mais uma camada de 6 a 7cm de areia. Lavei a areia e umas pedras de decoração varias vezes.

 

Enchi cerca de 70% do aquario com água de poço, coloquei as plantas e a decoração. Acabei de encher o aquario até ao limite maximo e liguei o filtro interno mais o aquecedor.

O filtro interno tem uma camada de Algodao próprio para aquarios, filtro de esponja, Substracto e mais uma substancia preta em forma de estrela(não me lembro do nome). Tudo isto aconselhado pelo pessoal responsável da loja de Aquariofilia.

 

Neste momento ja leva 24 horas e a água continua um pouco turva, não esta 100% cristalina. Já fiz o teste de PH deu 7 e no teste de NO2 tambem deu bom. Não referi mas, não tenho peixes no aquario.

 

O que devo fazer para tentar resolver este problema?

Podem-me dar umas dicas?

 

Abraços e desde já o meu obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito provavelmente não lavaste o areão como deve ser antes de o colocar no aquario.

lava-o novamente até nao deixar a água suja e aí sim pensa em colocar os peixes lá dentro.

boa sorte

Ricardo Ferreira

 

o meu plantado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum.

 

Quanto à tua principal dúvida, é perfeitamente normal teres a água turva no início da montagem de qualquer aquário. Por melhor que laves o areão/substracto, ele há-de libertar sempre pequenas partículas que turvem a água. Não te preocupes com isso. Espera uns dias, ou faz umas pequenas trocas de água, tipo 5% todos os dias, que o que não conseguires retirar com as trocas, vai assentar no fundo.

 

Neste momento ja leva 24 horas e a água continua um pouco turva, não esta 100% cristalina. Já fiz o teste de PH deu 7 e no teste de NO2 tambem deu bom.

Óptimo. Tens um valor de pH que dá para manter a maior parte dos peixes, agora resta saber se com o tempo ele se mantém estável. É mais importante um valor estável e ligeiramente desviado do "normal" do que andar de um lado para o outro, sem nunca estabilizar.

Quanto aos nitritos, o que é um bom resultado para ti?

Nesta altura do campeonato, eles devem estar a zero.

 

Não sei se já leste alguma coisa sobre o ciclo do Azoto, mas basicamente, vai-se processar desta maneira:

De início, tens a água livre de Amónia, Nitritos e Nitratos (estes últimos existem, mas devido ao nitrato aparecer na água da canalização). Quando começares a ter uma produção de Amónia por algum peixe, obviamente que a concentração de amónia vai subir ao longo do tempo. Com esta subida, vão também aumentando o número de bactérias nitrificantes benéficas, que transformam a amónia em nitritos. Ou seja, vais ter um pico de amónia nos primeiros dias, que vai depois diminuir, sendo que essa diminuição, vai originar um pico de nitritos. Quando os nitritos começarem a aparecer, as outras bactérias nitrificantes benéficas (há dois tipos, nitrobacter e nitrossoma) vão oxidar os nitritos completamente a nitratos. Destas 3 formas básicas de azoto, a menos prejudicial é o nitrato.

Daí ser importante, que no primeiro mês (+/-) não devas colocar peixes. Apenas uns 2-3 resistentes, para produzirem amónia, de modo a que as bactérias se multipliquem.

O que te aconselho, é que durante esta primeira semana, não compres peixes nenhuns. Vai verificando o pH e a temperatura do teu aquário, e vê se são estáveis. Daqui a uma semana, podes comprar uns 2-3 peixinhos resistentes, de modo que não fiquem intoxicados pela própria amónia (e nitritos) que vão produzir.

Passado umas 3-4 semanas, após a introdução dos primeiros peixes, podes colocar mais peixes, mas nunca muito de uma só vez. Isto porquê? Ao colocares muitos peixes de uma vez, vais aumentar a produção de amónia, e as bactérias que tinhas, estavam adequadas à amónia de 3 peixes... Se passares de 3 peixes para 20, de um dia para o outro, as bactérias não dão conta do recado :roll:

Deves introduzir sempre poucos peixes, e intercalados. Ou seja, compras uns 3-4 cada semana. E não mais que isso.

 

Não referi mas, não tenho peixes no aquario.

E fazes muito bem... É o maior erro do pessoal iniciante na aquariofilia. Comprar peixes logo no próprio dia... :?

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Enquanto não tens peixes, aconselho-te que vás dando umas olhadelas nos tópicos aqui do Fórum. Podes tirar ideias (se ainda não tiveres nenhuma) para o teu aquário. Deixo-te um site muito bom para iniciantes: http://faq.thekrib.com/pt/

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar foi mesmo o areão.

Eu utilizei os 15kg que tinha do anterior aquario e comprei mais 15kg.

 

O areao que comprei lavei 4 vezes, mas na ultima vez que lavei a agua não estava 100% cristalina, mas já era 18h e já tinha as mãos completamente geladas da água fria. :roll:

Achei que já estava aceitavel e não lavei mais, os outros 15 kg lavei cerca de 8 vezes na ultima lavagem a agua estava muito cristalina.

São alguns erros dos amadores... :?

 

Vou tentar resolver o problema com a troca de alguma água, lavar o areão novamente é muito complicado, tinha de tirar as plantas todas, a decoração, etc.

 

O resultado deu:

 

NO2 -N <0,1 mg/l

NO2 <0,3 mg/l

 

Falaram-me em meter no aquario uma colher de chá com sal fino. É normal? Para que serve?

 

Obrigado pela vossa ajuda, vou visitar a outra página.

 

Cumprimentos,

Sérgio Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, o que me fascina neste cantinho da inetrnet são estas coisas. Estava eu muito deprimido e em busca de informações no forum, quando me deparo com este post.

 

É que eu estou na mesma situação. Com um 100x40x40, coloquei substracto, areão e quando a água foi lá para dentro... TURVA, mas muito emsmo.

 

Dia seguinte troca total de água - loucura - e aquilo não melhorou muito.

 

Apenas deixo uma questão, não querendo abusar: para voltar a lavar todo o areão, não corro o risco de misturar areão com substrto e ficar tudo uma grande porcaria?

 

Abraços e bom ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso agora é trocar agua até esse pó assentar.

Se tem muito pó vão limpando as esponjas do filtro pois isso fica retido no filtro. Na minha ultima intervenção no meu aquário, tive que remover o areão quase todo para aplicar um cordão de aquecimento, e a agua ficou completamente castanha ao ponto de não se conseguir ver os peixes.

 

No dia seguinte ainda estava um nadinha turvo, mas 36H depois estava cristalino.

 

Dica: coloquem algum comer dentro do aquário. A decomposição deste também produz amónia e acelera o processo de colonização das bactérias nitrificantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

O meu aquario ficou muito melhor de ontem para hoje, mas mesmo assim fiz uma troca de 10% da água. Neste momento está a 99% cristalina.

 

Li no forum sobre injecção de CO2 para o aquário, qual é o objectivo? O CO2 que os peixes e as plantas libertam não é suficiente? Como é que sei se preciso de injectar CO2 para o meu aquário?

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li no forum sobre injecção de CO2 para o aquário, qual é o objectivo? O CO2 que os peixes e as plantas libertam não é suficiente? Como é que sei se preciso de injectar CO2 para o meu aquário?

 

O CO2 é usado com duas finalidades:

- a principal, a de estimular o crescimento das plantas

- a secundária como regulador de PH, pois a sua introdução baixa o PH. Por vezes quando se injecta muito CO2 no aquário é preciso cuidado não vá o PH baixar de mais.

 

Voltando á fertilização das plantas com CO2, o unico CO2 que é aproveitado é o dos peixes, pois quando as plantas libertam CO2, é quando não fazem fotossintese logo não precisam dele. Esse CO2 acaba por se perder parte na agitação das águas. É nesta altura que a quebra ácida (baixa do PH) se torna mais evidente. Quando a luz surge e a fotossintese recomeça, as plantas reabsorvem o CO2, libertam oxigénio e o PH sobe.

 

Agora se tens muitas plantas, especialmente das avermelhadas, precisas quase sempre de um sistema de CO2. Um dos indicadores de que há CO2 em falta são plantas vermelhas perderem o vermelho e ficarem verdes. A quantidade necessária depende muito do tamanho do aquário e da quantidade de plantas.

 

Isto só lá vais com prática. Para as plantas se desenvolverem precisam de luz, CO2, e nutrientes (Nitratos, oligoelementos como o ferro entre outros). Um desiquilibrio entre estes nutrientes vai ser um festim para as algas que são muito pouco exigentes e desenvolvem-se só com nitratos e pouca luz.

 

Lembra-te que os dejectos dos peixes, apenas fornecem em quantidades suficientes nitratos. O resto advem das TPA's, e mesmo assim a utilização de um fertilizante líquido é muitas vezes aconselhável.

 

Por isso podes pôr CO2 e luz suficientes, mas se falharem TPA's e outros nutrientes provavelmente vais ter uma explosão de algas. Por outro lado se metes tudo em quantidades equilibradas, mas não tens plantas sufientes, as que tens não vão conseguir absorver nutrientes em quantidades suficientes para evitar o aparecimento de algas.

 

Abraços

Ricardo Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Estive a ler alguns posts do forum, reparei que muitos dos users tem 2 e 4 lampadas nos seus aquários.

O meu Aquário têm apenas uma que vinha de origem é uma Philips Aqua TLD 25W/89. A dimensão do meu aquário é de 100x30x45.

 

Não tenho uma grande plantação.

 

Podem ver o meu aquário e comentar em:

http://asp.com.sapo.pt/aqua.jpg

 

Desejo a todos os users um Bom Ano de 2006.

 

Cumprimentos,

Sérgio Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.