Comportamentos estranhos


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Nos últimos dias tenho reparado que os meus 2 hepatus têm tido um comportamento um pouco estranho! De há algum tempo para cá tenho verificado que vez em quando resolvem dar uma bicado neste ou naquele coral (especialmente acroporas) mas hoje o que vi deixou-me de facto preocupado!!!

 

Os hepatus estavam a comer Xénia branca! Aqui ficam as fotos...

 

Pic_6999_1.jpg

 

Pic_6999_2.jpg

 

As xénias depois do festim!!

 

Pic_6999_3.jpg

 

Já conteceu isto a alguém? Sabem o que pode passar pela cabeça destes dois??!!!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - fico agora a pensar se as bicadas nos corais não terão levado ao seu branqueamento descrito neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...6cd37239#235064

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É provável Diogo. Aliás acho muito mais provável do que a cena da temperatura. Eu já tive os meus a 22º alguns dias.

Sabes qual é o problema? Lamento mas achjo que alimentas mal os peixes. Não concordo nada com o teu regime de alimentação( 2x por semana ) , ainda mais num aquário que não tem algas nenhumas como o teu. Um cirurgião dá em média 3 bicadas por minuto para se alimentar. Se têm nada nas rochas vão aos corais.

Será que tu não farias o mesmo? :D

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

.  

Sabes qual é o problema? Lamento mas achjo que alimentas mal os peixes. Não concordo nada com o teu regime de alimentação( 2x por semana ) , ainda mais num aquário que não tem algas nenhumas como o teu.

 

Não precisas de te lamentar!! O meu regime de alimentação aos peixes há muito que deixou de ser esse, precisamente por não ter algas no aqua. Dou comida todos os dias e várias vezes ao dia - desde seca da Omega One, Dainichi e Cyclopeeze até congelada que passa por MArine Cuisine, Mysis e algas do Srung - uma vez por semana coloco dentro do aqua alguns pedaços de caulerpa que retiro dos refúgios.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ainda bem que mudaste o regime. Assim sendo lá se vai a minha teoria por àgua abaixo. Bem se calhar esses peixes são amigos de algum logista :lol::lol: :D ou então foram treinados. :wink: ( tou a brincar ok - isto é um aviso profilático :D )

Já ouvi falar de hepatus que levantavam Tridacnas porque não as gostavam de ver em certos sitios e de um aquiles que comia Cespitulárias( familia das Xénias ).

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei curiosa a coincidençia de ambos terem 2 Hepatus no aquário e ambos terem tido problemas de maus comportamentos . Será que estando em grupo esses maus comportamentos saõ mais facilmente desencadeados? Eu tenho um Hepatus em cada aquário ( recife e peixes ) e até agora tudo bem. Só comem o que devem.

Interessante....

Seria bom ouvirmos mais relatos de peixes isolados ou em parelhas.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hepatus a comerem Xenias brancas é uma excelente notícia! :lol:

 

Agora já não, mas tempos houve em que no meu aquário eram piores do que uma praga de aiptasias.

 

Agora praga de Acroporas é que que nunca tive :lol:

 

Diogo, ainda tens aqueles Parazoanthus amarelos perto da "ilha das Acroporas". Esses "meninos" no que toca a guerra química são terríveis pelo que tenho visto. Usas carvão? À partida quando há muito "risco químico" ao barulho diria que vale sempre a pena usá-lo.

 

Entretanto lembro-me que no aquário do HugoRSF assisti várias vezes à passagem de peixes nas proximidades das Acroporas e logo os caranguejos simbióticos mostravam as tenazes. Tens caranguejos desses? Se eu fosse um hepatus pensava duas vezes antes de me atirar a um coral com um "polícia" desses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vamos esperar então por mais relactos! Depois de muito os observar, fico agora com a impressão que poderão mesmo ser os responsáveis pelo branqueamento das acros - até nas mudas andavam a bicar ontem!

 

Diogo, ainda tens aqueles Parazoanthus amarelos perto da "ilha das Acroporas". Esses "meninos" no que toca a guerra química são terríveis pelo que tenho visto.

 

Já não és a primeira pessoa a dizer isso! No entanto eu até hoje não tenho qualquer evidência disso! De qualquer forma estão longe de todas as acros e muito longe mesmo das que foram afectadas. O que tenho verificado é que coexistem lado a lado com xénias - e que eu saiba as xénias não são grande coisa quimicamente!

 

Pic_6999_35.jpg

 

Usas carvão? À partida quando há muito "risco químico" ao barulho diria que vale sempre a pena usá-lo.

 

Não tenho usado desde que comecei a usar o ozonizador! O carvão usava apenas quando a água começava a ficar mais amarelada (o que agora não acontece)

 

Entretanto lembro-me que no aquário do HugoRSF assisti várias vezes à passagem de peixes nas proximidades das Acroporas e logo os caranguejos simbióticos mostravam as tenazes. Tens caranguejos desses? Se eu fosse um hepatus pensava duas vezes antes de me atirar a um coral com um "polícia" desses.

 

Tenho alguns - curiosamente numa das acros afectadas tinha e na outra não!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Outro dia li algures o relato de alguém que tinha um Hepatus que limpou uma colónia de xenias castanhas (respondendo à quesão do Rui). Às tantas, com a ondulação devem ficar com "ar de pasto"...

 

Mas ataques a acroporas, nunca antes ouvi. Acho meio estranho, ainda que não conteste. Terá sido mesmo isso que aconteceu às tuas, Diogo ?

 

É certo que os peixes por vezes desenvolvem comportamentos atípicos nas respectivas espécies. Por exemplo, o meu Zebrassoma flavescens (mais um cirurgião...) há uns meses atrás e após mais de 2 anos "normais", desenvolveu apetite pelas antenas dos camarões.... Comeu as dos 2 lysmatas (1 amboinensis e 1 debelius) que lá tinha e - pasme-se - fez o mesmo a um Stenopus bem grande. Chegava a ir aos buracos das rochas atrás deles. Num espaço de (poucos) dias, os desgraçados ficaram completamente desnorteados ("cegos") e acabaram por morrer.

Claro que deixei de poder ter camarões... -excepto 1 seticaudata que, ou não é atacado, ou se esconde melhor. Também só o vejo durante a noite e sem qualquer luz no aquário.

 

Já tinham visto (ouvido ou lido) algo semelhante ?

 

Por outro lado, Rui, ao que sei, o teu Odonus continua calminho e sem chatear os corais, não é ?

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Diogo,

 

Pela foto diria que os P. hepatus estão bem gordinhos, falta de comida não deve ser! Talvez seja falta de algum nutriente que eles não "encontram" na comida que lhes dás. Ou então embirraram mesmo com a Xenia, assim como o P. hepatus do Marco embirrou com uma das Tridacnas.

 

Viste-os mesmo engolirem Xenia? Os cirurgiões passam a vida a debicar aqui e acolá à procura de algas, inclusivé daquele "manto verde" microscópico que se forma nos vidros, na rocha e em alguns corais.

 

A minha Dory tem-se portado exemplarmente apesar de parecer um aspirador a comer! Uma das suas actividades preferidas é dar umas trincas na Caulerpa prolifera (tufo que caminha para a extinção). Esta é a minha sugestão, arranjares um canto no aquário e plantares um tufo de Caulerpa.

 

Boa sorte e Feliz Ano Novo,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Viste-os mesmo engolirem Xenia?

 

Sem dúvida! Eles comem mesmo a xénia - nem é só bicarem, engolme mesmo!

 

arranjares um canto no aquário e plantares um tufo de Caulerpa.

 

Algo que ja fiz por diversas vezes mas eles depressa o destroem por completo!

 

Abraço e bom ano para ti também.

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais