A odisseia da mudança de aquário


Pedro Costa

Recommended Posts

Vou aqui partilhar convosco a estafa por que passei recentemente numa mudança que resolvi fazer ao meu aquário que tenho no meu escritório.

 

Tudo começou no dia 23, entre as cinco e a meia noite e meia, desmontei um aquário que tinha de 400l

 

Pic_7227_1.jpg

 

para logo de seguida o instalar no hall de entrada no que eu resolvi chamar de " o meu jacuzzi".

 

Pic_7227_2.jpg

 

Sinal de proibida a entrada a clientes, na porta do escritório, dado o estado calamitoso em que se encontrava o interior do mesmo. De fazer lembrar cenas do tsunami que ocorreu faz agora um ano, um desastre completo.

 

Bombas a fazer circulação, escumador ligado, uma calha de fazer corar de inveja o Ramirezi :D e lá estão os corais e peixes que habitavam o antigo aquário a aguardar melhores dias.

 

Depois de já ter que puxar a estrutura de suporte do aquário, pela janela com uma corda, porque pela porta era mentira :twisted: , dia 26 foi dia de vir o vidro do aquário. Porta desmontada e sete matulões contratados numa obra, foram condição indispensável para que os cerca de 350kg de vidro, conseguissem chegar ao sítio definido para o efeito.

 

Pic_7227_6.jpg

 

Não foi fácil dada a dimensão do aquário 2.20x0.80x0.75 :twisted: (é mesmo mais olhos que barriga) mas lá chegou escada acima, e mete ao alto e vira e torna a virar, foi mesmo o stress em estado puro.

 

Dia 27 foi o dia de colocar a rocha que complementa a que eu já tinha, que continua no Jacuzzi, no novo aquário. Meti também o areão do aquário que desmontei, e toca de meter água. Duas bombas a fazer circulação um termostato para manter a temperatura e lá está à espera de novos desenvolvimentos.

 

Pic_7227_7.jpg

 

Sexta dia 30 entrará o resto areão, e depois a sump, e a iluminação e a instalação dos escumadores, e o reactor de cálcio, etc etc etc.

 

Nunca mais vejo o fundo ao tacho 8)

 

Um abraço a todos os que acompanham este tópico. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente!

 

Só por curiosidade :twisted:

 

- O aquário vai ter 2 vistas?

- Que iluminação vais colocar?

 

Parabéns pela nova vantagem, as dimensões são fabulosas no que respeita ao aquascaping. Já tens algumas ideias neste campo?

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

o aquário só vai ter só uma vista embora ainda não saiba como vou fazer o fundo. Só se vê da sala onde trabalho. :twisted:

Vai ter é acesso pelos dois lados para facilitar a manutenção dada a largura de 80 e a altura de 75

 

A iluminação é uma calha "made by Ramirezi" com três HQI de 250W e 4 T5 de 39W e mais umas quantas PC entre as HQI. Vou ter tambèm uma calha que já tinha da Tunze com duas lampadas T8 actínicas com balastros electrónicos.

 

A disposição da rocha tenho algumas ideias, que têm sempre por base deixar a rocha afastada dos vidros o suficiente para facilitar a circulação e para que os corais possam crescer sem ficarem colados ao vidro da frente (trauma do anterior aquário que chegou a um ponto que tinha as montiporas e turbinária coladas ao vidro da frente, logo deixei de conseguir limpar, logo deixei de ver lá para dentro).

Também sei que não quero o paredão.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro

Excelente . Está quase. Grande desafio. Desses é que eu gosto.

Reitero o meu convite para vires cá a casa ( envia MP ). Poderás eventualmente aproveitar para tirares algumas ideias.

Tenho a certeza que vais fazer um aquário magnifico.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Pedro, sim senhor.

 

Se não tivesse tido a sorte de poder ver isso ao vivo eu não acreditaria:

Estrutura pela janela, um batalhão de Homens a carregar o Vidro, e nem falas das obras com contraplacados. Isto sim é um Amante do Hobbie de fazer inveja a todos.

 

Sabes que tenho pensado numa iniciação na água salgada... Mas vendo o trabalhão que estas a ter: nem pensar. Quando quero água salgada vou aí!

 

Abraço, e um bom ano novo Marc05

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Pedro, sim senhor.  

 

Se não tivesse tido a sorte de poder ver isso ao vivo eu não acreditaria:

Estrutura pela janela, um batalhão de Homens a carregar o Vidro, e nem falas das obras com contraplacados. Isto sim é um Amante do Hobbie de fazer inveja a todos.

 

Sabes que tenho pensado numa iniciação na água salgada... Mas vendo o trabalhão que estas a ter: nem pensar. Quando quero água salgada vou aí!

 

Abraço, e um bom ano novo Marc05

 

Só ver? E não ajudas-te =D Sim, realmente até és pequenito e tal... lol

 

Boa sorte com o resto do projecto. Curti do jacuzzi!!! :?:

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"E FINALMENTE FEZ-SE LUZ".

 

Pic_7227_8.jpg

 

Graças ao engenho e arte do nosso grande amigo Ramirezi, a odisseia da montagem deste aquário deu um passo de gigante.

 

Foi montada a calha de iluminação, que tem 3 lâmpadas HQI de 250W, 4 lâmpadas T5 de 39W duas brancas 6000K e duas actínicas e 4 lâmpadas PC de 24W actínicas. As fotografias foram tiradas com as HQI desligadas.

 

A calha foi suspensa de uma estrutura especialmente criada para este fim, uma vez que o tecto é em gesso cartonado, e tive algum receio pelo peso que pensei que a calha iria ter. Afinal a calha é bastante leve, dado a artilharia pesada estar toda colocada numa caixa exterior à calha :lol: .

 

Pic_7227_10.jpg

 

Pic_7227_9.jpg

 

Também vos deixo aqui umas fotos dos meus meninos, que continuam a banhos no jacuzzi da entrada do meu escritório.

Desculpem a qualidade destas fotos, não consigo evitar o reflexo dos projectores na superfície da água. :wink:

 

Pic_7227_11.jpg

 

Pic_7227_12.jpg

 

 

 

Logo que haja novidades aqui voltarei com novos relatos e imagens da minha odisseia.

 

Até sempre :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais um grande aquário nos salgados...a malta aqui anda mesmo ao rubro em salgados...vai lá vai ehehe...inda dizem que isto anda mau de €€ss neste nosso Portugal LOL. Parabens pelo jacuzzi boa sorte :lol:

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo tenho mesmo um peixe balão no jacuzzi. Quando comprei agora rocha para complementar a que já tinha no antigo aquário, recebi este peixe como brinde :oops: . O antigo dono, que eu já conhecia, desmontou o aquário onde entre outros estava este peixe à cerca de seis anos, manifestou a vontade de eu ficar com ele, eu agradeci e acho imensa piada ao peixe e ao seu apetite voraz e insaciável.

Ele parece que já me conhece assim que me aproximo do jacuzzi, ai está ele a olhar para cima, mesmo à superfície, com uns olhos enormes :wink: à espera que eu lhe dê qualquer coisa para engolir de uma só vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui ficam as primeiras fotos já com o layout da rocha definido e com os corais depois de virem de uma estadia no jacuzzi de um mês. Alguns não gostaram e perderam algum tecido por deficiente iluminação penso eu, as acroporas que não estavam directamente sobre os projectores ficaram castanhas escuras, mas tudo se vai compôr.

 

Fotografia do lado esquerdo

 

Pic_7227_15.jpg

 

Lado direito

 

Pic_7227_16.jpg

 

Frontal

 

Pic_7227_17.jpg

 

Entretanto os peixes continuam no Jacuzzi a banhos porque ainda falta chegar algum equipamento para tudo ficar a funcionar como está planeado.

 

Fico a aguardar críticas e comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!!!

 

E eu que tinha ficado a pensar que acartar 400 litros do Cabo Raso é que era uma trabalheira... :lol:

 

Posso perguntar onde compraste e quanto custou o jacuzzi?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô Pedro,

 

Estava a reler o teu tópico e a apreciar as novas fotos e lembrei-me da conversa qur tivemos a semana passada sobre o peixe balão:

 

Ele parece que já me conhece assim que me aproximo do jacuzzi, ai está ele a olhar para cima, mesmo à superfície, com uns olhos enormes :wink: à espera que eu lhe dê qualquer coisa para engolir de uma só vez.

 

Se procuras nova casa para esse balão como te falei no outro dia sei de um aquário espaçoso onde ele ficaria bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno o Jacuzzi foi-me emprestado, não sei quanto custa nem onde se vende.

 

Ricardo se te lembras da nossa conversa, contaste-me um episódio de uma mordidela que tinhas levado de um peixe destes, pois é também já passei por essa experiência e por momentos pensei que ele me arrancava a cabeça do dedo, só comparavel a um entalão numa porta lançada com toda a força.

Se precisar de casa nova para o meu "rottweiler marinho" depois falo contigo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

O layout ficou excelente! Só fica a faltar mesmo resolveres a questão do vidro do fundo, se bem que esse aquário ficava lindo com 2 vistas :lol:

 

Quando tiveres tudo a funcionar coloca aqui o setup finalizado sff.

 

Não sei se é das fotos...mas esse aquário já me começa a parecer pequeno :):lol:

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Viva Pedro,

 

Já passou algum tempo, não?

Então e que é desse aquário de água salgada?

Venham fotos actualizadas.

 

Abraço, Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.