Iluminação Fraca


Recommended Posts

Caros Amigos,

 

Tenho um aqua (tapado) com 100*30*40 da marca Rena que vem de origem com uma calha com uma lâmpada de T8 de 25 W e 10 000 k.

como o meu objectivo para este aqua era um projecto plantadoa iliminação e manifestamente insuficiente.

Gostaria que me ajudassem Pleeeeease o que fazer para aumentar a potencia de iluminação sem te que modifica a tampa do aqua, a qualha que tenho pode comportar âmpadas mais potentes ? Aquelas dobradas :D (não sei o nome ) podem ser solução ? talves duas dessas.

P.S. - jÁ estou a fazer adição de CO2 será prejudicial só com a iluminação que tenho ?

 

Desde já obrigada pela ajuda

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Calculo que a tua calha não possa levar iluminação mais forte, até porque normalmente as calhas incluídas com os aquários têm as "unhas rentes" ou seja, os balastros estão dimensionados apenas para a potencia da lampada colocada, além de que potencias mais elevadas em fluorescentes significam normalmente lampadas mais compridas.

 

Se queres aumentar a potencia luminosa isso passará por alterar a parte electrica retirando os suportes t8 e os balastros e passando a tecnologias diferentes.

Tens por um lado a hipotese de suportes t5 (lampadas mais finas, logo talvez consigas colocar 2 no espaço onde existia a t8 )

Por outro lado tens a hipotese das power compact (PC - as dobradas que não sabias o nome).

 

Penso que os aquários da rena têm 2 espaços na tampa não têm? Se tiverem podes repartir a iluminação entre os dois espaços.

 

Em relação ao CO2 não sou a pessoa mais indicada para te responder mas penso que mal não faz.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O material a comprares aconselho-te a que seja de preferencia estanque, talvez tenhas que os procurar numa casa de materiais electricos, penso que o max-mat não venda desse equipamento.

 

Só precisas de ir a uma loja de material e pedir bocais t5 estanques ou então se a opção for pelas power compact bocais 2g11 estanques.

Se não conseguires encontrar esse material então talvez tenhas de pensar num vidro para ficar entre a lampada e a superficie da água para evitar que a humidade entre para os bocais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pus power compacts com suporte, colando á tampa do aqua com supercola3(espero que não descole) e para vedar coloquei silicone na rosca.

espero que ajude.

Rosca? As PC não têm rosca, têm pinos tal e qual as fluorescentes normais. 4 pinos para ser mais exacto.

 

Já agora... tem atenção ao silicone e ao ponto de fusão do mesmo. As lampadas aquecem muito, especialmente no bocal e não queres correr o risco de teres problemas com o silicone por este não aguentar altas temperaturas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno

 

Mt obrig. Com tua ajuda parece que finalmente vou melhorar a minha iluminação

Já agora se não fosse mt maçada podias me dizer que material eu tenho que pedir na loja onde for ? Tipo uma lista para entregar a quem me atender. primeiro quero conseguir comprar tudo e depois a outra guerra vai ser montar tudo no aqua. Mas isso é para depois :wink:

 

Mt obr pela grande ajuda.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As PC que eu falo são as que ja trazem o arrancador imbutido na lampada, na zona da rosca, tens casquilhos finos e mais largos. As que tu falas são as que precisam de arrancador(balastro). O efeito é o mesmo, mas estas saem muit mais barato. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo uma lista para entregar a quem me atender. primeiro quero conseguir comprar tudo e depois a outra guerra vai ser montar tudo no aqua. Mas isso é para depois :wink:  

 

muito (palavra corrigida) obr pela grande ajuda.

 

Cumps

Não sabes nada de electricidade pois não? É que montar uma fluorescente não é propriamente simples e uma PC é ainda mais complicado.

Se não percebes nada de electricidade então o meu conselho vai mais no sentido de comprares tudo já ligado. A arcádia tem conjuntos t5 e t8 especificos para aquário, já vêm com bocais simples e duplos, com balastros, arrancadores,etc, é só ligar à tomada e pronto.

Fica um bocado mais caro mas poupa-se em choques electricos e dijuntores a disparar :)

 

Basicamente a listagem de material a comprar é esta:

-Bocais/suportes (t5 ou 2g11)

-Balastro(s) electrónicos (bem caros mas para t5 e pc só esses dão) para a potencia a instalar.

 

O balastro deve dar para a potencia a instalar, ou seja, se metes 2 lampadas de 20w, o balastro deve ser 2*20w, mas se meteres uma de 40w o balastro já é 1*40w. A potencia do balastro deve ser o mais próximo possivel da potencia da lampada, mas nunca inferior.

 

Pensa bem se estás preparada para mexer com electricidade... uma ligação mal feita pode dar-te um valente choque e disparar um dijuntor, ou pode mesmo queimar alguma coisa. Se queres mesmo fazer tu tudo, aconselho-te a procurares os esquemas de ligação para não teres problemas depois. Penso que há alguns aqui no forum, é uma questão de procurares.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As PC que eu falo são as que ja trazem o arrancador imbutido na lampada, na zona da rosca, tens casquilhos finos e mais largos. As que tu falas são as que precisam de arrancador(balastro). O efeito é o mesmo, mas estas saem muit mais barato. :wink:

Não estamos mesmo a falar do mesmo tipo de lampada. As pc que tu falas são as comuns lampadas economizadores de energia e para aquários elas não são muito aconselhadas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno

 

Se não percebes nada de electricidade então o meu conselho vai mais no sentido de comprares tudo já ligado. A arcádia tem conjuntos t5 e t8 especificos para aquário, já vêm com bocais simples e duplos, com balastros, arrancadores,etc, é só ligar à tomada e pronto.  

Tens ideia dos preços e onde comprar aki no porto, Para colocar essas já prontas o que é que tenho que fazer à tampa do meu aqua?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno

Tens ideia dos preços e onde comprar aki no porto, Para colocar essas já prontas o que é que tenho que fazer à tampa do meu aqua?

 

Cumps

Aí no porto não sei bem. Em principio qualquer loja de aquariofilia tem isso (há da arcádia mas acho que a dymax também tem).

Os preços é que não são nada simpáticos.

Esses kits arcádia (t5 2*24/39w) na aquaristic.net custam 130€ mais portes. Por cá devem ir para valores na casa dos 50 a 100% superiores :wink:

 

Para colocar uma coisa destas só tens mesmo de retirar os bocais anteriores e colocar estes novos. Já vêm equipados com tudo.

 

Podes ver aqui do que falo:

magnético (à partida mais barato mas não dá para t5, só para t8):

http://www.arcadia-uk.info/product.php?pid...an=en&sub=&id=4

electrónico:

http://www.arcadia-uk.info/product.php?pid...an=en&sub=&id=4

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estamos mesmo a falar do mesmo tipo de lampada. As pc que tu falas são as comuns lampadas economizadores de energia e para aquários elas não são muito aconselhadas.

 

Boas,

 

Porque é que dizes que as lâmpadas economizadoras de rosca não são muito aconselhadas para aquários ?

Eu depois de varias tentativas para instalar das PC de 2 tubos casquilhos 2q11, todas elas frustradas devido sobretudo ao aquecimento, optei por 3 lâmpadas "de roscas da Osram 23 W/840 cada e estou bastante satisfeito com o resultado.

A grande vantagem é que estas lâmpadas além de não terem um aquecimento por ai além, só precisam de um casquilho normalíssimo de rosca e já esta.

 

Um Abraço

 

Paulo Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, digo que não são aconselhadas porque os indices de restituição de cor são baixos e as temperaturas de cor também não são das melhores.

Para plantados não grandes lampadas, mas sobre isso alguém da área dos plantados te poderá esclarecer ainda melhor, dado que essa não é a minha área preferencial e por isso posso estar a "meter a pata"

 

Lembro-me que alguem aqui do forum usou lampadas economizadoras em vez de fluorescentes e em pouco tempo tinha uma praga de algas bem potente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

lili, tenho o mesmo problema que tu. Tambem tenho um aquario da RENA com a medida 100x30x45 e vêm apenas equipado com uma lampada de 25W da Philips Aqua.

 

Para as plantas que tenho será necessário mais lampadas?!

http://asp.com.sapo.pt/aqua.jpg

 

Abraço e Obrigado

 

Boas Entradas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a solução da dimax ou da arcadia ou outra qualquer será necessário retirar por completo a tampa que vem no aquário.

 

Quando se compra um aquário deve-se pensar no que vamos lá meter...

 

Nenhum ou quase nenhum aquário vendido no mercado vem preparado para plantados, para ciclídeos ou para peixes e plantas mais exigentes, por isso devemos ter isso em conta.

 

As calhas da lifteck ou da dimax são as mais baratas, a arcadia normalmente é sempre mais cara.

 

Uma lifteck de 1m custará sempre mais ou menos 100€.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos

 

A saga continua e mais uma vez mt obrigada pela disponibilidade.

 

 

Paulo Miranda - O teu aqua é tapado ? essas economizadoras que falas são aquelas dobradas certo? Não tens probs com humidade? e já agora como se faz a ligação dos casquilhos destas lampadas à tomada? :?

Nuno Antunes - Achas que poderei vir a ter probs com as economizadoras? 8)

sfss - O teu Rena parece ser o modelo Calypso que é igual ao meu é um modelo mais ao menos mas a iluminação :wink:

João Magalhães - Tens toda a razão mas quando comprei este aqua andava mt ás escuras (ainda mais do que agora) :lol:

 

Mt obrigada pela ajuda

 

CUMPS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Nuno Antunes - Achas que poderei vir a ter probs com as economizadoras? :lol:  

Boas

 

Já há algum tempo que não vinha a este subforum... bem me parecia que tinha um tópico "pendente" aqui.

Em relação às economizadores o unico problema que antevejo é algumas algas a mais e possivel humidade nos casquilhos que não são propriamente preparados para zonas com o nivel de humidade de um aquário.

 

mas sem ter que tirar a tampa... sugestões

Sem tirares a tampa só alterando os casquilhos por completo. Ou metes um duplo t5 (deve caber no espaço que tens) ou então metes um/dois casquilhos power compact (2g11)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

Mt obrigada pelas sugestões, o que eu fiz, ( ISTO É O MEU MARIDO É QUE FEZ TUDO) foi o seguinte,

 

- Numa 1º fase fixei à famosa tampa dois casquilhos E14 um em cadaponta con duas economizadoras de 11 w que são corespondentes a 60 w cada tudo muito bem isolado com silicone.

- Depois a meio das duas coloquei uma PL-S de 11w com balastro.

Não mexi na de origem de 25 w.

 

Já agora o que acham ???

 

Mts cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha lili o meu problema era o mesmo que o teu pois so tinha uma aqua glo de 15w e tinha as plantas uma lastima, e algas castanhas filamentosas estavan-me a infestar o aqua por isso nestas tampas da para acrescentar outras lamp. foi o que fiz acrescentei outra igual e as algas estao a desaparecer, tal como as plantas estao a arribar, mas mesmo assim como tambem tenho o co2 vou acrescentar a 3º lamp. pois pra um plantado no minimo e de 05wlitro mas e mais coveniente 1wl nao tes de alterar a tua t8, mas sim acrescentar mais consoant os litros, pois so tens de comprar os respectivos balastros de 1x25para uma lamp. ou de 2x25 pra duas lamp, que sera o ideal + um arrancador e os dois suportes de ligaçao das lampedas , colas os suportes das lampedas na tampa + ou - como o de origem e o balastro e arrancador conforme os de origem, nao ha que enganar. boa sort. se tiveres duvidas diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.