Ajuda na alteração da Circulação


Recommended Posts

Estou a ponderar alterar o esquema de circulação do meu aquário utilizando para isso os imans para as bombas da Tunze que me permitirão :

 

1 - Ter as bombas junto aos vidros, abrangendo assim uma maior área em termos de fluxo. As bombas actualmente estão colocadas num suporte que está fixo nas traves à francesa do aquário. Com estes imans vou conseguir colocá-las uns 10 cm mais atrás.

 

2 - Ficar mais bonito do que actualmente

 

Aqui fica uma imagem com a colocação das bombas e um rudimentar esquema desenhado no paint (não tenho mais nada neste PC) para ilustrar as direcções do fluxo.

 

img77212rz.jpg

 

circulacao9ry.jpg

 

Na zona do X tenho notado que se acumulam algas vermelhas estilo película quer em corais quer na rocha viva e é um problema que gostaria de ver resolvido.

 

As bombas em questão são 2 stream 6000 da Tunze ligadas a um multicontrolador.

 

Com esta nova situação tenho a possibilidade de manter a bomba da direita com a mesma direcção de fluxo e colocar a bomba da esquerda na coluna seca fazendo convergir os fluxos ao centro. Beneficiaria algo?

 

Existe alguém com outras sugestões?

 

Obrigado desde já pela ajuda

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beneficiava uma vez que estão ligadas ao multicontrolador por isso tens sempre fluxos alternados, ou não, das duas bombas, além de variarem o caudal.

É óbvio que não consegues ter fluxo em todo o aquário mas isso é quase impossível a não ser que sejas um dos poucos privilegiados possuidores de uma wavebox.

Tanto quanto sei o teu multicontrolador é um 7095 e salvo erro este tem a particularidade de ter um programa em que desliga completamente uma bomba enquanto a outra está ligada acelerando-a. Se for esse o caso até consegues ter mais fluxo em zonas previsivelmente "mortas" provocadas pelo fluxo de uma bomba anular o da outra quando estão as duas a "soprar" ao mesmo tempo na mesma direcção.

 

Acho que não há uma regra rígida no que diz respeito ao posicionamento das bombas pois cada aquário é um caso que deve ser analisado individualmente. Isto parece palha mas é verdade.

Penso que muitos aquarifilistas quando chega a altura de colocar as bombas dentro do aquário as posicionam de determinada maneira e aí ficam "eternamente" quer a disposição das rochas mude ou não, quer os corais cresçam ou não. No máximo juntam mais uma bomba quando é notória a redução de fluxo provocada pelo crescimento dos corais.

A corrente deve ser ajustada ao desenvolvimento dos corais, à disposição das rochas e até ao comportamento dos peixes, principalmente os nadadores natos como os cirurgiões.

No teu caso se calhar até era uma boa opção colocares mais uma stream 6000 mas a um nível mais baixo e igualmente ligada ao controlador. Se te parecer demasiado fluxo podes sempre colocar um bocal na saida da bomba para dividir o fluxo em duas partes, mas esta solução tinha que ser bem estudada pois o bocal é uma peça de 50mm de PVC com mais duas curvas que não é nada estético se ficar à vista.

Começa por colocar a bomba na coluna seca como estavas a pensar e observa o comportamento dos corais e compara-o relativamente à configuração de movimentação anterior. Não faças isto num dia apenas, dá tempo aos corais e peixes para se adaptarem às novas condições e observa se notas zonas com acumulação de detritos onde antes não havia. Vai ajustando até conseguires a melhor configuração possível com essas bombas. Depois se achares que já não consegues melhorar mais mas que ainda há zonas sem movimentação suficiente, junta outra stream 6000 como te disse atrás e começa tudo de novo. Entediante? Não, é um hobby!

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Duarte :oops:

 

Tentativa/erro é praticamente inevitável.

 

Concordo com o Alexandre a 100%. Outra 6000 provavelmente resolveria muito.

 

Quanto aos imans da Tunze, tenho um e, apesar de gostar da flexibilidade que trás ao sistema, quando testado revelou-se uma solução muitíssimo ruidosa porque o motor fica a funcionar tão próximo do vidro que este faz ressonância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos imans da Tunze, tenho um e, apesar de gostar da flexibilidade que trás ao sistema, quando testado revelou-se uma solução muitíssimo ruidosa porque o motor fica a funcionar tão próximo do vidro que este faz ressonância.

 

Então e se for colocada 1 placa de borracha entre a bomba e o vidro esse ruído continuará?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre e Nuno obrigado pela vossa ajuda.

 

Já instalei o iman e limpei a bomba ( :?: que diferença agora), mas como só consegui adquirir um ainda não posso tirar grandes conclusões acerca da alteração que efectuei. Para já os corais não se ressentiram.

 

Quanto à questão da ressonância não ouço rigorasamente nada. Nuno, o teu iman não trazia um conjunto de semi-esferas de borracha para colocar em cada canto do iman? No meu caso julgo que isto está a evitar a tal ressonância que referes.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte,

 

Não concordo com o teu desenho inicial da disposição das bombas. O fluxo destas deve coincidir de forma a existirem correntes caóticas no aquário. Dessa forma vais ter 2 fluxos laminares prejudiciais aos corais. Entendo também que a tua ideia é combater a acumulação de sedimentos na parte traseira da rocha viva, certo?

 

Boas festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

O esquema inicial é o actual e de facto noto o que referi no post inicial.

 

Junto à bomba da esquerda há uma zona que acumula alga vermelha com muita insistência, que domina até mudas de corais, pelo que me vejo impedido de ali colocar alguma coisa.

 

Por outro lado a questão de tentar esconder um pouco mais as bombas também é importante.

 

Gostava de ter a tua opinião (e de quem se queira manifestar também), relativamente aos 2 esquemas abaixo. Qual deles é que te parece mais ajustado no sentido de eliminar as correntes laminares que se formam?

 

circu19ci.jpg

 

circu24sz.jpg

 

O segundo tem a desvantagem de levar com os mamarrachos da tunze de lado em todo o seu esplendor :lol:

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte não te sei dizer qual o melhor mas de certeza que com o primeiro esquema vais continuar a não conseguir meter areia no fundo.

Pode concerteza ser melhor em termos de circulação. Por isso acho que tens aqui dois problemas, o da melhor circulação para os corais e o de conseguires manter o areão no fundo na parte frontal.

 

Como temos vindo a falar tenho esse mesmo problema na parte frontal do aquário, não sei como conseguirei orientar as bombas de maneira ao vidro não ficar visivel.

 

Já agora pergunto, e se mantiveres o esquema actual e apenas mudares a orientação do fluxo da bomba à esquerda apontando ao fluxo da direita? Ou seja os fluxos convergirem no meio do aqua em cima da rocha.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

ja alguma vez exprimentaste meter as bombas a frente nos vidros laterais e apontar as bombas para canto a contrario da parte de traz? axo que deu para perceber a ideia,mesmo se fores ver o ZE ele tem as bombas assim e da resultado eu tb as tenho e axo k deve resolver.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ja alguma vez exprimentaste meter as bombas a frente nos vidros laterais e apontar as bombas para canto a contrario da parte de traz?

 

É de facto uma das soluções, mas a meu a ver a menos feliz em termos estéticos - o meu objectivo quando montei o aqua foi torna-lo o mais natural possível à vista! Consegui que não se veja uma única bomba! Penso que um dos objectivos do Duarte seja também a estética...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Uma situação intermédia entre essas duas parece-me que deve funcionar melhor e permitir a existência de alguma areia entre as rochas da tal ilha central chegada à frente da qual já falámos. Neste momento após ter limpo as bombas enfrento exactamente o mesmo problema e o "nascimento" de uma ilha central da baixo relevo próxima do vidro da frente faz com que a areia não se mova tanto. As minhas bombas estão numa situação semelhante ao 2º desenho em que os fluxos são coincidentes e tangentes à parede de rocha viva. Na zona central do aquário o fluxo turbulento atinge o clímax fazendo os tentáculos dos corais oscilar em todas as direcções.

 

Concordo com o Diogo na questão estética mas prefiro uma situação intermédia que possibilite retirar as bombas facilmente para manutenção. As stream no meu aquário ao fim de 4 meses deixam de funcionar em pleno - para limpá-las deixo-as alternadamente uma noite em vinagre.

 

O aquário do Zé tem bombas? Fiquei ofuscado pela diversidade de corais...

 

Boas festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com o Diogo na questão estética mas prefiro uma situação intermédia que possibilite retirar as bombas facilmente para manutenção.

 

Pois... então nesse caso eu tenho a solução ideal!!! Consigo tirar as minhas 3 bombas em menos de 2 minutos!!!

 

Agora a sério - eu no meu aqua com as 3 bombas e os 4 retornos que como sabem estão ligados a 2 SCWD´s não tenho fluxos laminares, mas a verdade é que não tenho aragamax e portanto não tenho problemas - continuo na minha - o melhor mesmo é optar por areão de coral grosso e fazer a DSB noutro local.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais