Ajuda identificação Ampularia


aquaben

Recommended Posts

Olá aquaben.

Desculpa o atraso na resposta.

Parece-me uma Pomacea Caniculata.

As Pomacea Bridgesi são parecidas mas as espirais são mais salientes.

Fica aqui alguma informação de um site brasileiro:

 

"Pomacea caniculata - Caramujo de Água Doce

 

Familia: APULLARIDAE

Especie : Pomacea caniculata (Lamarck, 1822)

 

O caramujo de água doce (gênero Pomacea), é um molusco aquático que habita rios, lagos e banhados da América do Sul e pode ser encontrado em todo território nacional. Possui uma coloração que pode variar do amarelo ao marrom escuro com listras mais escuras. Seu tamanho médio varia de 50 a 70 mm, mas pode alcançar até 100 mm em situações específicas. Além de ser um animal aquático existem outras características morfológicas que ajudam a diferenciar a pomacea de outros moluscos como a presença de um opérculo, uma estrutura que serve para fechar a concha e proteger o molusco contra predadores.

A Pomacea caniculata (figura_1), espécie mais comum encontrada, serve de alimento para alguns mamíferos e um grande número de aves aquáticas como marrecos, Carão (Aramus guarauna), e principalmente para o Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis) que depende quase que exclusivamente de seu consumo.

Não foram encontrados registros atuais de consumo de pomaceas por humanos, mas esse hábito já foi comum em comunidades indígenas pré-históricas do pantanal do centro oeste do país (SCHMITZ, 2004).

Diferente do Achatina fulica esse molusco não é hermefrodita, mas possui alta capacidade de reprodução (200 a 600 ovos por postura), depositando seus ovos em pontos não submersos, mas próximos a água. Os ovos, de coloração rosa (figura_2), ficam normalmente presos a vegetação ou rochas numa disposição semelhante a um cacho de uva. As posturas duram de agosto a maio."

 

De salientar que essa pomacea pode se alimentar de pantas aquáticas, e pode atingir 10cm, pelo que é pouco indicada para aquários plantados.

 

Cumprimentos

 

Pedro dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado, Pedro

vale mais tarde do que nunca :)

Infelizmente parece que os 3 que tenho são todos do mesmo sexo, pelo menos não se reprodozem. Em contra partida as minhas Pomacea Bridgesi, desovam em todo o tipo de água desde mole e ácida dos aquas dos discus a dura e alcalinas dos Tanganykas, dai a minha dedoção em relação ao sexo das outras, "Pomacea Caniculata",as minhas não comem plantas porque não as deixo chegar perto, mas não as posso meter em aquas com filtros de esponja, dão cabo deles num abrir e fechar de olhos.

 

Mais uma vez obrigado

Um abraço, fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais