Heliofungia é ou não um coral dificil de manter?


Rui Ferreira de Almeida

Recommended Posts

A Heliofungia actiniformis é um daqueles corais que me fascinam . Tem um unico pólipo e por sinal o maior de todos. Tanto se parece com uma Euphyllia divisa como com uma anemona Heterakis magnifica , neste caso provavelmente por mimetismo procurando assim dissuadir eventuais peixes predadores como borboletas e anjos.

As suas cores podem ir do castanho ou amarelo com pontas brancas até ao verde fluorescente ou rosa com pontas lilazes . É na minha opinião um coral espetacular. Os camarões do genero Periclimenes podem viver comensalmente entre os seus tentáculos.

Mas o problema é que sofrem facilmente de infecção( brown jelly infection ) por protozoários do género Helicostoma que invariávelmente conduz à sua morte em 24 a 48 horas. Eu já perdi 3 corais destes apesar de os 2 ultimos os ter mantido em condições consideradas como ideais , isto é : fundo liso (areia ) , corrente moderada, alimentação ocasional, ausênçia de contacto com outros corais, espaço para se movimentarem , luz de HQI( embora não seja considerado importante ). Enfim, são mantidos num ambiente do tipo lagoa como na natureza. No entanto isto não impediu a infecção . A primeira durou 6 meses e acho que morreu apos contacto com uma rocha quando se movimentava. As outras não duraram 2 semanas ( penso que neste caso provavelmente já vieram mal da colecta e transporte, talvez com uma laceração que foi a porta de entrada para a infecção).

Agora tenho duas ,uma verde fluorescente e uma rosa que estão lindas, mas só têm 3 semanas. Espero que seja desta.

A minha pergunta é quem mantem Heliofungias há mais de 6 meses e em que condições é que as mantêm. Neste artigo http://www.advancedaquarist.com/issues/apr...2003/invert.htm

são consideradas relativamente fáceis de manter, mas essa não é a minha experiençia.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui Mantenho a minha aproximadamente á 5 meses e está impecável, está no fundo do aquario com areia grossa (tenho ideia que a areia fina irrita-as, tou enganado?)

 

Tá numa zona de corrente moderada e está bastante maior desde a data de aquisiçao :roll: bem maior :D

 

È preciso muito cuidado a maneja-las já que o minimo corte pode leva-la á morte por BGI

 

Alimento-a com cyclop eez , microplanckton e cyclops congelados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

rui

comprei uma Heliofungia na primeira semana de montagem do meu aquario

essa se manteve linda por +/- 6 meses como falamos disso noutro forum

mas por incrivel que pareça nessa semana um dos meus palhaços resolveu fazer uma cova na areia onde a Heliofungia se enterrou

esteve quando muito,umas horas, e foi o bastante para a Heliofungia morrer em 72 horas

tenho colegas que compraram e neste momento todas elas que eu saiba morreram tambem

por isso não compro mais nenhuma

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Tenho uma heliofungia à cerca de 9 meses e aparenta estar em perfeita saude.

Já esteve na areia, em cima de rochas, virada de "cabeça para baixo" na areia porque decidiu mover-se e não viu que estava a beira de uma rocha e agora serve de "cama" para um dos meus frenatus. Obviamente por esta razão os tentaculos estão sempre um pouco encolhidos mas até agoa perece-me estar em condições.

Tem corrente moderada e luz media (50 cm de HQI 150w). Alimentação nunca dei directamente.

 

Realmento é esquisito que tu com todas essas condições todas não tenhas tido sucesso.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais