Impacto da temperatura no ciclo do Azoto - DESGRAÇA!


Recommended Posts

Pessoal,

 

Tive azar....a semana passada fui de férias, pelo que fiz a manutenção normal/preventiva antes de ir. Era uma semana apenas por isso era pacífico... TPA, aspiração do areao, preparação do alimentador etc. E fui embora. Inexplicavelmente (e indesculpavelmente) a resistencia desligou-se e eu não verifiquei.

 

Resultado...arranquei no domingo....quando voltei na sexta a agua estava a 17º de dia e com luzes ligadas. Imagino aquilo á noite....

 

O pior é que parece que todo o ecosistema parou....o meu discus azul turquesa (acho que é isto) estava preto e nadar já assim de lado...o escalar tinha uma risca vermelha a contornar o corpo por baixo da barbatana superior (até me passei quando vi isto)...o resto dos peixes estavam muito estranhos e parados.

 

As plantas estavam carregadas de algas....os peixes deixaram de comer (havia imenso comer no areao...coisa que NUNCA acontece), e os nitritos dispararam, e o PH também estava mais alto (aí nos 7,5). Nesse dia fiz uma TPA de 20L (o aquário leva 100L brutos incluindo areao), com agua mais quente, que meteu a agua aí nos 20º, e deixei o PH a cerca de 7.

 

No sábado á noite, o PH tinha subido novamente (aí uns 0,2), e voltei a verificar os nitritos altos. Voltei a fazer uma troca de 20L de agua, e deixei o PH a 6,8. Por esta altura os peixes já tinham retomado o seu comportamento normal (descansei quando me começaram novamente a pedir comer), mas o discus ainda demorou a reagir. Só no domingo ao fim do dia me pareceu melhor novamente com as suas cores e mais activo.

 

Agora estou preocupado com os nitritos. Hoje vou medir aquilo tudo outra vez. Tenho medo que a quebra prolongada da temperatura me tenha eliminado as bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto.

Será possível que só tenham diminuido a sua actividade? OU será que tenho que andar agora um porradão de tempo a fazer trocas de agua até o ciclo do azoto se concluir novamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera... Puseste um discu durante o ciclo do Azoto?...

 

Achas?

O meu aquário tem mais de um ano...e tirando as plantas com algumas algas devido á falta de luz/co2 e talvez alguns nutrientes, morreram-me muito poucos peixes.

 

Tive foi azar que a resistencia desligou-se no dia em que fui de férias (por acaso foram apenas uns 5 dias).

 

A minha pergunta é mesmo essa! Será que as bactérias morreram? Ou só diminuiram a actividade? Se assim for e uma vez que a temperatura foi reposta poucas horas depois do meu regresso, talvez apenas uns dias até começar a eliminar os nitritos convenientemente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

REDUZ DRASTICAMENTE a alimentação e faz TPAS.

Em 5/8 dias tudo estará normal.

É preferivel não comerem do que morrerem intoxicados.

Faz TPAS e TESTES FREQUENTES até estabilizar e aí começa de novo a alimentar.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a morte desses alguns peixes e a comida no fundo do arão são responsaveis pelo aumento dos nitritos. A baixa de temperatura não te vai matar as bacterias, apenas lhes baixou a taxa metabólica.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpa's e uma boa limpeza do aquario(aspiração do fundo quando das tpa's) e o minimo de alimentação possivel e no numero máximo de vezes possivel para ser consumida na totalidade para não aumentarem os residuos.

Boa sorte

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a morte desses alguns peixes e a comida no fundo do arão são responsaveis pelo aumento dos nitritos. A baixa de temperatura não te vai matar as bacterias, apenas lhes baixou a taxa metabólica.

 

Desta vez ainda não me morreu nenhum peixe. Felizmente já não tenho nenhuma morte há uns meses.

 

Penso que o ciclo está novamente a estabilizar. Ontem á noite, os nitritos estavam no limite do aceitavel (0.3). Como face á TPA de Sabado, os nitritos ainda aumentaram voltei a trocar a agua, e aspirar o fundo (aspiro sempre que troco agua, não custa nada e o meu pleco é um porcalhão).

 

Ainda é cedo mas penso que a coisa deve estar a normalizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.