Visitante Publicado Janeiro 14, 2004 Publicado Janeiro 14, 2004 Olá A todos, eu apenas agora comecei nesta arte da aquariofilia... sempre gostei mas só no Natal recebi como prenda um aquario de 60*30*40, este tem caixa biologica com 3 separações, não tenho qualquer tipo de experiência, pelo que gostaria se possível obter alguns concelhos de montagem, tenho neste momento na caixa biologica montado uma especie de filtro, nomeadamente com lºa de vidro e ceramica, no fundo de tudo coloquei uma esponja que vinha azul. Acham que isto serve para alguma coisa ou devo desmontar tudo, inclusive retirar a caixa biologica do aquario... afinal para que serve?? Obrigado! Citar
Visitante Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 Viva, este tem caixa biologica com 3 separaçõesO que é uma caixa biológica Será um filtro interno? Se for um filtro interno não deves retirar. lºa de vidro e ceramica, no fundo de tudo coloquei uma esponja que vinha azul Os materiais são os correctos, a disposição deve ser por esta ordem, da entrada de agua do filtro até à saida: -esponja -lâ de vidro (julgo ser perlon) -ceramica Citar
JP Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 Olá, essa caixa biológica é um filtro interno, já tive um desses no meu aquario de 80l, até que um dia perdi os meus alevins todos, pq estes ficaram presos entre o filtro e o vidro! :D Em termos de filtragem era eficiente, tens é de por os materias pela ordem que o joao gil te disse. Citar
Visitante Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Mas eu li algures... que dependendo da direcção do fluxo a cerâmica deve ficar sempre em primeiro lugar... pois ela é a responsável pela decomposição dos resíduos maiores? será verdade? eu coloquei pela seguinte ordem ( de baixo para cima) esponja; lã de vidro ("algodão"), cerâmica, e ainda coloquei por conselho de um colega bio boxes, diz ele que ajuda a decompor alguns detritos maiores... Achas que está bem? Citar
Daniel Teixeira Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 No meu filtro primeiro que tudo tenho, ceramicas, depois esponja azul, lã, outra esponja azul. Além das ceramicas aconselham mais alguma coisa? Citar
Visitante Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Viva, Mas eu li algures... que dependendo da direcção do fluxo a cerâmica deve ficar sempre em primeiro lugar... pois ela é a responsável pela decomposição dos resíduos maiores? será verdade?Em primeiro lugar deve vir a filtragem mecanica que no teu caso é feita pela esponja e perlon, depois a quimica (não se aplica), e depois a biologica (ceramica). Se pensarmos um pouco, isto tem alguma lógica, estamos a retirar primeiro as impurezas maiores e só depois as mais pequenas. O que vai acontecer no teu caso é que vais ficar com a ceramica e o perlon muito sujos rapidamente. A esponja e o perlon apesar de a sua função principal ser a filtragem mecanica também fazem filtragem biológica mas não são tão eficazes como a ceramica. coloquei por conselho de um colega bio boxes bio balls Citar
JP Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Oi, é como o joao diz, até porque as ceramicas não devem ser lavadas, logo n convem muito que estejam em primeiro lugar a receber a sujidade toda! Citar
paulo duarte Publicado: Janeiro 16, 2004 Publicado: Janeiro 16, 2004 Boas Parece-me que o que tu tens é uma caixa de decantação. Eu na minha tenho o aquecedor no primeiro compartimento, as matérias filtrantes no segundo e a bomba de água no último (que faz com que a água circule por toda a caixa). Parece-me no entanto que nas mensagens anteriores há alguma confusão em relação às cerâmicas, pois existem dois tipos, com funções bastante diferentes. As cerâmicas inertes (como a da Eheim ou da Fluval) permitem uma filtragem mecânica, retirando as partículas de sujidade maiores, sendo que as menores são retiradas pela lã de vidro ou esponja. Há ainda a cerâmica porosa (como a da Amtra) que permite uma filtragem biológica pois faz com que as bactérias se fixem nos buracos minúsculos (o mesmo efeito das bioballs ou do substrato da eheim). Caso tenhas dúvidas, vê a explicação da Eheim no seu site: http://www.eheim.com/ Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Visitante Publicado: Janeiro 17, 2004 Publicado: Janeiro 17, 2004 é isso mesmo Paulo Duarte, é uma caixa de decantação, realmente tem 3 compartimentos, sendo que neste momento coloquein o primeiro o Termostato, no segundo compartimento de baixo para cima, coloquei ( alterei), Cêramica, lã de vidro, esponja azul ( porosa). No 3º compartimento coloquei a bomba. Agora Questiono-me o seguinte: sendo o meu aquario de 60*30*40 esta caixa fará o trabalho necessário, ou será preferível comprar um filtro exterior? Já agora estava a pensar colocar 5 neons azuis e 5 pretos, 2 corydoras e 2 espadas, e por fim para embelezar um Betta Macho, acham que são muitos peixes para o tamanho do aquario? Citar
nunomiguel Publicado: Janeiro 17, 2004 Publicado: Janeiro 17, 2004 Questiono-me o seguinte: sendo o meu aquario de 60*30*40 esta caixa fará o trabalho necessário, ou será preferível comprar um filtro exterior? Eu cá sou fá dos filtros exteriores. Depois de teres um externo nunca mais compras internos... No entanto os filtros de decantação também não são maus. Também já tive um aqua de 60 com um. Já lá podes colocar cerâmicas, carvão, esponjas etc. Bem melhores que os internos de esponja. Por outro lado, ocupa-te espaço no aqua. No externos era só um tubo de saída e um de entrada de água. Há pessoas que não gostam porque acham que fica feio a caixa dentro do aqua... blah blah... Se colocares um externo depois podes tirar a caixa. Mas isso dá um pouco de trabalho... e pode calhar mal e danificares o aqua... Eu acho que para começares não está mal. Arranja uma bomba com bom débito. Cuidado com as folhas que podem tapar a entrada da água para a caixa e depois a bomba fica a trabalhar em seco (a bomba baza a caixa) Quanto ao peixinhos podes colocar. Em relação ao Beta é que já não sei (não percebo muito de Bettas ) Abraços, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts