O que recomendam para estas algas?


Erbium

Recommended Posts

Tenho algas destas no aquário de 60:

 

algas005medium4pm.jpg

 

Tenho meti recentemente CO2 para ajudar as plantas que não estavam a desenvolver quase nada mas as algas já lá estavam antes. Faço tpa's semanais e tou a tentar cumprir um horário de 14h de luz com 2x26W PC de 6500k. Tenho 2 comedores de algas várias plantas no aquário para consumir os nutrientes mas as algas não desaparecem.

Ah e só crescem nas folhas das plantas, não crescem no areão nem na pedra...

Que aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de fertilização fazes?

 

Para solução imediata antes de resolvermos a origem desse problema, recomendava-te a diminuição do fotoperiodo para 8h ( 14h é muito tempo, normalmente uso entre 10-12h) e comprares também uns 3 ou 4 camarões, tipo caridina japonica. Ah! E continua com as TPA's (25%) regulares, mas em vez de serem semanais, faz de 3 em 3 dias até resolveres o problema.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilização uso o "Plant Gro" da Nutrafiin.

 

Eu tenho 3 red cherry aqui noutro aquário mas tenho receio de os colocar neste porque os escalares podem chamar-lhes jantar. :)

Tenho de ver se arranjo uns desses assim maiorzitos para os escalares não ficarem muito tentados, os escalares nem são muito grandes e tenho plantas para esconderijo mas nunca fiando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Tive o mesmo problema à pouco tempo, e quem me o resolveu foram 2 plecos, que já nem me lembrava que os tinha num outro aquario...

 

Enfim, experimenta um pleco mais para o pequenote 1 ou 2 dias(é à noite que eles trabalham melhor). (se deixas mais tempo é capaz de te deixar as plantas de raizes para o ar)

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Essas algas são complicadas de erradicar. Agarram-se bem às plantas e se as tentares tirar, vem tudo atrás. Os peixes que as comem sao os SAE´s, desde que não os alimentes quando alimentas os outros peixes. Elas normalmente só se agarram às folhas velhas que estão atrofiadas ou pararam de crescer. Experimenta aumentar o CO2 e dosear potássio. Continua com as trocas como o Ricardo te disse e podes parar a fertilização de Plant Grow ( usa só potássio). 14h de fotoperíodo é um abuso. Reduz para 10 pelo menos. Podes experimentar um apagão de 2 dias. isso vai obrigar as plantas a consumir as reservas e as algas, não tendo reservas acumuladas, com a falta de luz vão à vida. Depois é só cortares as folhas que ficaram mais afectadas e que ainda têm algas. Não resolve mas ajuda muito. De resto é ter paciência e esperar mais 2 ou 3 semanitas até se verem melhoras consideráveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho (salvo erro de espécies) um Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis) e um Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri) nesse aquário, já cortei as folhas mais atacadas e que realmente pareciam em pior estado, "aparei" as algas nas outras que ainda tinham melhor aspecto e reduzi o fotoperiodo. Vamos ver se há melhoras...

Para aumentar o CO2 o que posso fazer é colocar o difusor mais próximo do fundo não é? É que o meu CO2 já deita muitas bolhas mas tenho-o um pouco mais alto que meio do aquário para o ph também não descer muito.

Que produto devo comprar para fornecer mais potássio?

 

Quanto ao pleco eu não queria colocar um peixe desses porque depois de resolvido o problemas das algas e quando ele crescer faço o que ao pobre do animal? Eu tenho aqui uma zebra que é terrivelmente xata para os outros peixes e não tenho coragem de me desfazer dela... na altura comprei umas para ciclar o aquário e agora?! :evil:

Tinha pensado era nuns camarões... uns caridina japonica ou se os meus red cherry criarem fazer a emigração de uns quantos para este aquário. :x-mas: Pelos menos para aquelas algas tipo veludo os red cherry foram muito eficazes no outro aquário. bowdown

 

Muito obrigado pelas ajudas :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Que produto devo comprar para fornecer mais potássio?

Ou compras sulfato de potássio, e consoante a litragem do teu aquário, fazes uma solução que eleve, por exemplo, 5 ppm de potássio, por cada 5 ml de fertilizante utilizado.

 

Outra maneira, é comprares um fertilizante já feito.

Existe um da Kent Botanica

 

Pelo que sei, é bom.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto ao Sulfato de Potássio, deves conseguir encontrar numa farmácia (das mais antigas) ou numa drogaria que venda produtos químicos puros.

Senão, podes sempre tentar comprar num distribuidor de produtos químicos.

 

Por acaso, estive a ver a MSDS do Kent Botanica Potassium, e a composição química daquilo, é... pasmem-se KCl :?

 

Ok... devem estar a pensar: "Este gajo é maluco, o que é que o KCl tem de especial?"

 

Pois bem... é que o KCl é muito mais fácil de arranjar que o K2SO4, e se calhar (tenho de fazer contas) o preço por átomo de potássio é mais barato que no K2SO4 8)

 

Quanto a contas, se por ventura te decidires a usar K2SO4 (Sulfato de Potássio), tens a calculadora do Chuck, aqui:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm

 

Se te decidires a ir pelo KCl, podes sempre "chatear-me"... :D

Que eu faço-te as contas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calculadora é mesmo à maneira, então para 50L do aquário para 1ppm em 1ml da solução (os 5ppm em 5ml) tenho de juntar 55.5g de sulfato de potássio a 500ml de água destilada certo? :D

Agora arranjar sulfato de potássio e balança para 55.5g :D

Tenho de perguntar às farmácias... a ultima vez que fui a procura de um composto quimico não correu muito bem, toda a gente ficava a olhar para mim :?:?:8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Essa calculadora é mesmo à maneira, então para 50L do aquário para 1ppm em 1ml da solução (os 5ppm em 5ml) tenho de juntar 55.5g de sulfato de potássio a 500ml de água destilada certo?

Nem mais... :D Ainda dizem que química é complicada... :?:

 

Mas não és obrigado a usar apenas 500 ml ou tantos ml... :D

Acho que entendes facilmente, que se pesares 111 gramas de K2SO4 e as dissolveres em um litro de água destilada, a concentração da solução vai ser igual à que tu fizeste... (Ok Luís Fortunato, esta era escusada :?)

 

Agora arranjar sulfato de potássio e balança para 55.5g Laughing

Tenho de perguntar às farmácias... a ultima vez que fui a procura de um composto quimico não correu muito bem, toda a gente ficava a olhar para mim Shocked Question

Isso não é difícil... se por ventura arranjares, aproveita e pede para te pesarem logo. Do género, compras 150 gramas, mas pede para pesarem logo à parte, duas doses de 55.5 gramas cada...

 

Quando ao desconfiarem de ti... epah... é normal 8)

 

Fica bem.

Qualquer coisa, pergunta.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Essa calculadora é mesmo à maneira, então para 50L do aquário para 1ppm em 1ml da solução (os 5ppm em 5ml) tenho de juntar 55.5g de sulfato de potássio a 500ml de água destilada certo?

Nem mais... :D Ainda dizem que química é complicada... :P

Sempre a achei fácil e tive até ao 12º ano. :?

E também sempre tive boas notas a matemática por isso essa das 111g era fácil de eu adivinhar :P:?: Também tinha pensado nas 111g mas balança para precisamente 111g é lixado na mesma mas + g - g... em último caso lá na faculdade vou lá a um lab pesar numa balança de precisão. :D

 

Obrigado a todos pela ajuda, vou por em prática as dicas a ver se resulta 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim:

tens luz a mais, reduz por uns tempos para 10 horas semanais

continua com os tpa´s

e compra uns 4 ou 5 SAE´s vais ver eles a trabalhar em grupo numa semana vais notar diferenças.

 

Deixo-te aqui uma foto com 3 dos meus SAE e trabalharem equipe.

SAE.jpg

 

Podes tambem arranjar uns caracois aqua´ticos normais, eu considero-os excelentes no combate às algas.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Desenterro este tópico para agradecer a todos pelas dicas. Comprei um temporizador agora os aquários têm 10h certinhas de luz por dia e adicionei potássio. Em cerca de 15 dias o resultado não podia ser melhor, de um aquário impestado em tudo que era sitio daquelas algas horriveis passou a um aquário com uma plantação bonita a crescer imenso e das algas nem uma única encontro já.

 

Muito obrigado resultou em cheio. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Desenterro este tópico para agradecer a todos pelas dicas. Comprei um temporizador agora os aquários têm 10h certinhas de luz por dia e adicionei potássio. Em cerca de 15 dias o resultado não podia ser melhor, de um aquário impestado em tudo que era sitio daquelas algas horriveis passou a um aquário com uma plantação bonita a crescer imenso e das algas nem uma única encontro já.

 

Muito obrigado resultou em cheio. Very Happy

Fico feliz por ti, e espero que te tenhas safado com as soluções de Potássio.

Agora só falta pedir-te, que mostres umas fotos do aquário :D

 

Cumprimentos

Feliz Ano Novo

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O meu aqua de 210 litros reais também está infestado deste tipo de algas e estou a pensar utilizar a solução de K aqui referida. Desta forma vou utilizar 240g de sulfato de potássio para 500 ml.. Certo?? De quanto em quanto tempo tenho de adicionar a solução? Ou bastará introduzir os 500ml de uma só vez? Eu neste aqua tenho discus e não gostava de os perder esta solução não é arriscada???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais