Recommended Posts

Boas,

estava a pensar fazer um novo aquário com as seguintes dimensões:

aquário- 160c X 55l X 65a

sump- 100c X 35l X 50a

 

Penso que um sistema com esta dimensão irá ter um peso médio de 800kg distribuídos por uma superfície de 1,60X0,55=0,88m2 ou seja 909kg/m2.

 

Apesar de morar num apartamento novo, será que a placa irá aguentar?

 

Gostava que dessem as vossas opiniões tendo em conta a vossa experiência e se houver alguém com conhecimentos em resistência de materiais, melhor.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resistencia de materiais, como assim???

Dos que vais pôr para apoiar o aqua ou os de que são feitos o teu prédio?????

Se é material para apoiar o aqua, um movel em ferro suportado a meio com reforço duplo de barras e uma chapa de madeira de 2 cm de largura deve chegar e sobrar. Se fôr em relação ao predio, deves falar com o constructor para saber que materiais ele usou mas, partindo do principio que é igual a todos os prédios recentes até poderias pôr 10 aquas iguais a esse.

Eu tenho um com 200X50X70 com uma sump 150X45X60 num movel em ferro num predio com um ano e se tivesse espaço ainda punha mais 2 iguais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a falar precisamente do prédio, isto porque um familiar meu falou com um professor do IST que lhe disse que as placas dos edifícios para habitação estão calculadas para suportar 300kg/m2. E ao lhe colocar o exemplo do que eu queria fazer ele afirmou que provavelmente a estrutura aguentaria mas estaria no limite de ruptura.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim não vale, estava à espera de umas fotos da vizinha debaixo...

 

A placa aguenta perfeitamente um peso desses porque é distribuido por uma área grande. Vais colocar o aquário no centro da placa ou encostado a uma parede?

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena chamada de atenção:

 

Esse professor do IST não terá dito 300kg/cm2 ?

 

Cuidado com as unidades.

 

É que o teu aquário irá provocar uma carga de 0,00909 kg/cm2 e isso não é nada.

 

Verifica lá isso com o teu amigo do IST.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena chamada de atenção:

 

Esse professor do IST não terá dito 300kg/cm2 ?

 

Cuidado com as unidades.

 

É que o teu aquário irá provocar uma carga de 0,00909 kg/cm2 e isso não é nada.

 

Verifica lá isso com o teu amigo do IST.

 

Daniel 300kg/cm2 daria 30 000 por m2, o que acho muito.

Entretanto falei com um amigo Engenheiro Civil açoreano que tirou o curso no IST e que trabalha em Lisboa e que tem um apartamento no meu Edifício. Sorte a minha :? porque ele vai estudar a melhor solução para o meu aquário. Entretanto ele falou-me em alguns pormenores interessantes: 1- Confirmou que ao construtor só lhe é exigido que a placa suporte 300kg/m2. 2- Os apartamentos nos Açores devido às crises sísmicas são obrigados a ter uma estrutura completa, isto é, todos os pilares estão obrigatoriamente ligados por vigas, o que não acontece no continente, onde inclusive está na moda fazer apartamentos só com pilares e placa. :D

 

Já que falo em crises sísmicas conto-vos uma pequena história: Na última crise sísmica, estava eu em casa, quando oiço uns barulhos pela casa, levanto-me da cadeira a ver o que se passa e sinto os pés dum lado para o outro como se estivesse em cima de um baloiço. Assustador! :lol:

Numa situação destas o que faz o cidadão comum? Vai para a rua é que o local mais seguro.

O que faz um aquariófilo? Lá fui eu esvaziar um plantado de 260l que estava num móvel que não me inspirava muita confiança.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me lembro do topico, mas a uns meses tivemos esta conversa... se fizeres uma pesquisazita ha ai essa informação...

 

se o colocares por cima dum pilar ou encostado a parede não deves ter problemas de maior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tópico que o Oinq fala foi aberto por mim pois tinha um aqua numa varanda.

Depois disso falei com um construtor civil que me disse que a carga para o qual eram obrigados a construir cifrava-se nos 300Kg/m2.

Por conseguinte disse-me não haver qualquer problema.

Na altura, nesse tópico, eu argumentei que se num apartamento houvesse uma festa e na sala estivessem 10 pessoas a uma média de 85 Kgs cada, daria 850 Kgs.

Lembro-me de alguém ter opinado que não era a mesma coisa.

Sei que fiquei sossegado com a pesquisa que fiz junto de vários entendidos.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais