Inicio de um plantado... Algumas duvidas...


Tiago Sousa

Recommended Posts

Eheim Professional seco/humido 2229

 

Oi Tiago

Não te recomendo este tipo de filtro para um plantado, pois vais perder muito CO2, eu falo por mim pois tenho um identico (2329) e farto-me de gastar CO2 para manter os niveis deste aceitaveis, o que acontece é que como este filtro está sempre a arejar a colonia de bactérias perde-se muito CO2 nas trocas gasosas. Acho que ficavas melhor servido por um 2224.

 

Fica bem

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi pena o concelho ter chegado tarde, pois ja tenho o filtro, mas obrigado na mesma pela dica, vai ficar guardada. :?

 

 

PS: Ja agora ncarvalheiro, o filtro pode ser usado como um filtro normal, basta tapar a entrada de ar, pelo menos é o que diz as instruções.

 

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, isso já não sei ( tenho que ler as instruções ... ) :?

Mas se der não tiras todo o proveito do filtro, que já agora o funcionamento é excelente tem uma capacidade bactereologica enorme, muito mais que um filtro normal, o que é excelente para eliminar os nitritos, só quanto á filtragem mecanica é que não o acho grande coisa, porque primeiro segundo a eheim só se deve colocar ceramica para a colonia de bactérias e segundo o filtro esta constantemente a alterar o caudal ( que já não é muito ). Para um aquario que não tenha plantas e de um PH elevado é excelente ( para mim é talvez o melhor, mas é só a minha opinião), para um plantado tambem serve, tens é que gastar um pouco mais de CO2.

 

Fica bem

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 kg SÓ te duram 3 meses?...ok...eu tenho uma botija de 500gr que se "passou da cabeça" e num dia foram à vida quase os 500 gr...mas antes disso acontecer estava plenamente convencido que os 500gr durariam no mínimo dos mínimos meio ano... não haverá por aí nenhuma fuga?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal, não tenho nenhuma fuga, o que acontece é que a agua da minha região ( cartaxo ) sai da torneira com um ph por volta de 8 e um KH na ordem dos 7 º, como eu tenho no aquario discus e outros peixes que necessitam de um PH na ordem dos 6,8 para o baixar tenho que abrir as goelas ao CO2 :D .

 

Fiquem bem

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente isso e um cadito mau, felizmente o meu sai +- a 7, por isso a sua descida não e dificil.

Decidi fazer para ja CO2 caseiro, usei para um garrafão de 5 litros, 3 litros de água sem cloro, 2 chavenas de chá de açucar, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 colher de fermento para bolos, que acham??? vi num site, mas não sei se resulta, que dizem em vossa defesa???

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente.

Ontem experimentei fazer a receita de CO2 que vi na net, mas sem resultados absolutamente nenhuns até agora. :oops: . aqui vai o metodo que usei:

Num garrafão de 5 litros, coloquei 3 litros de água ( a uma semana no garrafão, ou seja, sem cloro), depois meti 2 chavenas de chá de açucar, e bati com a batedeira até estar dissolvido, de seguida meti 1 colher de de chá de bicarbonato de sódio e misturei com a batedeira novamente, por fim meti 1 colher de chá de um fermento que a minha mãe tinha ca em casa, chamado Royal (baking powder), serve para fazer bolos, supostamente deve servir para isto tambem.

Que terá corrido mal????

 

Agradecia imenso que me tirassem essa duvida.

 

Ja agora, eu fiz o teste do CO2 ao meu aquario, com aquele teste da Red Sea, que se mete dentro de água e tal e fica todo bonitinho, mas o mais estranho, é que nunca adicionei CO2, mas o teste diz que os niveis de CO2 na minha água estão bons, será normal?????

 

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Deixo-te aqui um link para um topico sobre CO2 em garrafão.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30427

 

Pareçe-me a mim que a tua receita está um pouco "fraca". Devias por mais quantidades. Mas vê o tópico e tira as tuas conclusões.

 

Abraço.

Tiago

 

BOAS FESTAS

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o "Royal" é um fermento químico... tens de usar um fermento biológico (levedura). O pessoal costuma usar o "Fermipan" com bons resultados.

 

Depois de algum tempo acabei por afinar a minha mistura para estas proporções: 1 chávena de açucar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, e 3 colheres de chá de fermento. Eu sei que cada caso é um caso mas...

 

Com as temperaturas mais baixas também é normal que demore mais um bocadito para começarem a sair as bolhas... :wink: Uma hora, talvez.

 

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Penso que o "Royal" é um fermento químico... tens de usar um fermento biológico (levedura). O pessoal costuma usar o "Fermipan" com bons resultados

E pensas muito bem. Tal como dizes, o Fermento Royal apenas serve para criar um burst de CO2 momentâneo, de forma a que os bolos cresçam (sim, o que faz as bolhas nos bolos é o CO2).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

S-Bay, ainda não tenho, mas vou ter la po inicio do proximo ano (depende da velocidade que enviem para portugal)

Tiago, obrigado pela informação. :lol:

 

Para já vou fazer eu a mistura de CO2, num garrafão de 5 litros, veremos se faz muitas bolhas ou não. :D

 

Abraço e obrigado pelas vossas opiniões.

 

Vou ficar atento..estava tambem a pensar comprar um desses...depois diz-me se é bom

 

Quando ao garrafão faz assim:

(eu faço e tenho bolhas passados uns 30 minutos de por o garrafão e dura uns 15 dias)

Garrafão 5 l

4l de água morna(não esqueceres de por morna)

4 chavenas de chá de açucar

4 colheres de chá de bicarbonato

4 colheres de chá de fernipam (é quaise todo o pacutido...fica a sobrar para ai uma colher do pacutito)

 

Xocalha bem e vóa lá

 

Vê bem se não tens fugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, visto serem entendidos em plantados, pode ser que saibam a razão de tal coisa, tenho uma camada tipo pó e gordura na superficie da água, e não sei ao que se deve nem como retirar, alguem me pode dar uma ajuda???

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais