identificação de alga!


namek

Recommended Posts

cabomba7qk.jpg

 

-que alga é?

-o que causa estas algas?

-parei com a fertilizante liquido, fiz bem ou mal?

-tenho feito TPAs de 20% 3x por semana e não parece ajudar muito.

 

Não é nada de preocupante, só as folhas que estao mais espostas a luz é que são afectadas, mas no entanto não gosto nada de as ver ali.

João Mauricio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Namek

 

Tb. tenho esse problema, que julgo serem cianobactérias.

Pelo que li, são os seres fundadores da nossa espécie, portanto com grande capacidade de resistência. Um misto de bactéria e de alga, no que diz respeito a produção de energia a partir da luz. A papa que preferem são os fosfatos....que resultam da alimentação desperdiçada e dos dejectos dos peixes.

 

Não consegui eliminar com blackouts, controladores de fosfato, Tpas, agitação da água com Powerhead, além de filtro externo,, aspiração do areão todos dias, introdução de mais Plecos e Otos.... e zip, não consegui nada.

 

Estou a considerar alimentar os peixes com Espirulina, que julgo que contem menos fosforo na composição que os outros alimentos. Alguem ai no forum confirma help

 

Se não resultar terei que atacar quimicamente (antibiótico)...que por acaso começa por M...tricina :shock: mas não sei o nome correcto.

 

Saudações amigas.

 

PS: Vai dzizendo como param as coisas.

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas apareceram-me depois de retirar o pleco adulto que tinha no aqua :)

 

Ultimamente tenho deixado a luz apagada e só entra a luz da janela, que não vai directa para o aqua. Aos poucos elas estão a desaparecer, mas muito lentamente.

Curiosamente, as plantas que tenho estão a dar-se bem só com a luminosidade que captam proveniente da janela! :lol:

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri o Esha Protalon-707, que menciona algas alteradas ou filamentosas.

 

Vou experimentar e depois digo alguma coisa.

 

Saudações amigas.

 

PS: Essas algas tem a tendência para crescer muito depressa com a introdução de CO2. Mas para mim isso não faz sentido...as cianobactérias são aeróbicas.

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

PS: Essas algas tem a tendência para crescer muito depressa com a introdução de CO2. Mas para mim isso não faz sentido...as cianobactérias são aeróbicas.

Não percebi... lá por serem aeróbicas (não sei se são), não quer dizer que o CO2 não potencie o seu crescimento...

Se vires bem... Quanto mais CO2 injectares, mais "obrigas" as cianobactérias a consumi-lo, forçando a Fotossíntese (admitindo que tens luz para isso). Ao realizarem a fotossíntese, estás a obrigar que absorvam mais nutrientes, que serão depois utilizados para multiplicarem-se/crescerem.

 

E já agora, seres anaeróbios, são seres que vivem na ausência de O2.

Ao injectares CO2, não vais estar a retirar O2 da água, vais é aumentar a percentagem de CO2... nada mais.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Salve amigos,

 

Como são algas filamentosas, a introdução de um camarão que se alimente de filamentosas pode ser uma solução, ou moluscos Pomacea. Mas parece que a existência de fosfatos/nitratos em disponibilidade e luz em quantidade suficiente fazem estas algas expandirem-se no aquário. Trocas de água parciais em maior frequência e maior volume poderão ajudar também.

Saudações,

Marcelo Senna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Snan, mas isso nao são cianobactérias :) são mesmo filamentosas, e basicamente teem muito bom crescimento em zonas de muita luz.

 

namek, paraste com o fertilizante liqudo? qual é que usavas... não existe apenas 1 tipo de fertilizante...

 

Snan, quanto ao antibiotico é Eritromicina, mas cuidado no uso de antibioticos a nao ser que seja mesmo infecção bacteriana e aqui pelos vistos já farias um erro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais