O começo...


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas.

Tomei coragem e vou avançar para água salgada e como consequencia vou precisar de ajuda e alguns conselhos, espero poder contar com os "experts".

O material que já tenho é o aquario, calha 2X36W 10000ºK, escumador tunze 9002 reservado, sei que tenho que adquirir 2 bombas de 600L/h, 1 densimetro, areia de coral ou aragonite, testes de cálcio, ph, kh, nitritos e nitratos e uns 8kg de rocha viva, será que falta alguma coisa?

Quantos e quais os peixes que poderei por no aquario em questão?

Com esta iluminação poderei manter que corais duros? Ou é melhor esquecer?

Já li que devemos adicionar kalkwasser, e ja vi uns esquemas que usam uma garrafa de água e um conta gotas de soro, gostaria de saber como se faz isso e em que quantidades devemos adicionar o kalkwasser, só nas reposições de água, nas tpa's ou constantemente?

Por agora são estas as questões que me ocorrem, se me puderem dar uns links pa eu ler também agradecia.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 90
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá

 

Penso que tens tudo... em termos de equpamentos.

 

Quanto a peixes, bom podes pôr 2 ocellaris..... e mais um peixe pequeno, lembrome que o Duarte tinha 2 ocellaris 1 lysmata e 2 cardinais de bangaai.

 

Corais duros com 2x36W é melhor esquecer..... mas claro podes sempre tentar

 

O kalkwasser usa-se todos os dias de noite, devido a descida de pH adiciona-se gota a gota para subir devagar o pH para os níveis ideais e automaticamente adicionamos cálcio ao sistema, isto com água de osmose + kalk, com 3 colheres de chá para 5litros.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudava saver o tamanho do aquário :lol:

 

Quanto aos testes, acho que não precisas de tantos.

 

Quanto ao resto parece ok para um aquário entro 60 e 100l.

 

Relativamente a corais duros há várias espécies tolerantes que podem viver bem em ambientes com menor "riqueza técnica".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O aquario em questão é de 60X30X30, so que de tarde tive a pensar e as tantas monto no aquario de 100X30X40 com uma calha de 4X36W da lifetech, para este aquario já ia precisar duns 16kg de rocha viva né? Estava a pensar por também rocha morta e deixar colonizar e so depois duns 2/3 meses inserir o primeiro peixe.

Para este aquario presumo que precise de 2 bombas de 1200L/h certo?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Disseram que não era necessario todos os testes que mencionei, quais serão então os que devo comprar?

Quanto à rocha viva qual o minimo de kg que devo comprar para o de 100L? Até quantos kg de rocha morta poderei adicionar e quanto tempo demora até ficar colonizada?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Disseram que não era necessario todos os testes que mencionei, quais serão então os que devo comprar?

Quanto à rocha viva qual o minimo de kg que devo comprar para o de 100L? Até quantos kg de rocha morta poderei adicionar e quanto tempo demora até ficar colonizada?

 

Testes:

Como em tudo na vida, depende. :)

 

Para mim, os básicos se vais ter corais duros são:

pH - o reef depois de estabilizado deve andar com um pH entre 7.9 mínimo e 8.5 máximo (atenção que pode variar bastante com a hora do dia) mas idealmente nas redondezas de 8.2/8.3,

NO3 - deve ser zero após a fase de cura da rocha,

KH - deve idealmente situar-se entre 8 e 12 mas há para aí infelizes que têm bem mais baixo e lutam desesperadamente para o subir, eu sou um deles)

Ca - os níveis de cálcio devem ser estáveis entre 420 e 460, embora conheça casos em que ele está bem mais baixo (380) e os corais duros prosperam.

 

Quanto à rocha também depende, neste caso da tua paciência.

 

Para o 100 litros (excelente ideia usares este e não o outro) teoricamente necessitas entre 20 e 30 kgs, para o menos se a rocha for boa (muito porosa e bem colonizada). mas podes começar com 10kgs viva e 15 morta. A viva tem é de ser de excelente qualidade e tens de ter muitíssima paciência (3/4 meses) até pensares em colocar uns peixinhos sem correres demasiados riscos.

 

Ainda assim, arrancando só com viva de qualidade (tipo 25 kgs) convirá esperar pelo menos 2 meses até ao primeiro peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião penso que para o inicio te basta os testes de ph, nitritos, nitratos e KH. O de Ca depois compras mais para a frente.

 

Quanto à rocha para 100L penso que fazes a festa com 25Kg de rocha. Mete o máximo de rocha viva que conseguires e da boa claro.

 

Cumprimentos,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno: nao me leves a mal mas essa do teste de nitritos é que tenho de perceber um dia.

 

Em primeiro lugar (e eu não sei porquê mas já li em várias fontes credíveis), os nitritos são muito menos graves em termos de efeitos nos peixes e outros seres em ambientes salgados do que em água doce.

 

Em segundo lugar, esse é o teste clássico para provocar precipitações, tipo: "Já tenho os nitritos a zero por isso deixa cá meter peixes pra dentro" quando o que se pretende, principalmente em pequenos sistemas e com principiantes envolvidos, é precisamente o contrário porque a maturação necessária para se criar um ambiente sustentadamente estável está longe de se esgotar com o fim do universalmente designado "ciclo do azoto".

 

Se estamos a pensar usar esse teste numa fase diferente, mais lá para a frente ,então é sinal de que há um problema bem bicudo porque idealmente os nitritos só aparecem no primeiro mês. Diria que quem comete o erro de comprar esse teste acaba por utilizá-lo até 10 vezes logo a seguir à montagem e depois arruma-o numa gavetinha e nunca mais o usa.

 

Atenção à variabilidade dos testes químicos e às recomendações nos frascos (alguns reagentes são corrosivos ou venenosos). Um bom princípio també é preservá-los mantendo-os no frigorífico porque alguns se degradam com o calor e com a luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno falei no teste de nitritos porque existe um pacote de água salgada que trás os testes mais importantes para o início no qual este vem incluido. E olha que é capaz de sair bem mais em conta do que comprar todos independentemente.

 

Acho este teste importante para validarmos como está a correr o ciclo apenas por isso, obviamente que mais tarde e se tudo correr bem será para arrumar na gaveta como tu mesmo dizes.

 

Um abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem devido a insularidade desta ilhota e da dificuldade em arranjar material, rocha viva etc etc vou montar no de 60cm o nanoreef, pois acho que a rocha viva não é de grande qualidade, logo se fizer algum erro os custos desse erro será menor.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Já li que devemos adicionar kalkwasser, e ja vi uns esquemas que usam uma garrafa de água e um conta gotas de soro, gostaria de saber como se faz isso e em que quantidades devemos adicionar o kalkwasser, só nas reposições de água, nas tpa's ou constantemente?"

 

alguem podia explicar melhor isto de adicionar a agua que evapora e se não fosse pedir mt colocar também umas fotos?! nas fotos de aquas que vejo nunca me apercebi deste "aparelho"

em quanto +- é que isso pode ficar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura pelo fórum informação sobre evaporação ou assim.

 

O esquema nunca viste mas imagina um garrafão de 5litros furado de lado na parte inferior e com um tubo daqueles do soro a pingar para o aquário.

 

Opá isso arranjas de borla.....

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mónica, acho que deverias ir para o de 1m pois irás começar a querer aquele peixinho lindo amarelinho o flavescens, ou então outro tang e depois num de 60 cm não o podes lá ter em condições mínimas ( mesmo com 1m já é esticar um pouco a corda ). Se tiveres um bom controlo da alimentação e mudas de água poderás ter 100 L com a mesma quantidade de rocha que num de 60.

Relativamente à quantidade de rocha viva, tens de ter em atenção algumas coisas, nomeadamente a porosidade dela e a sua origem. Há rocha que com 30 kg te iria ocupar quase todo o aquário de 1m e há rocha que com 30 kg te iria ocupar metade ou pouco mais. Maior porosidade maior volume por kg.

Um erro por vezes se comete é encher o aquário de rocha viva ou morta e depois quando se começam a comprar corais repara-se que ficámos sem espaço para eles. Less is best, ou seja, menos rocha é melhor. Menos rocha aliada a um bom esquema de circulação de água é preferível.

Se puderes aliar a rocha viva a uma filtração usando uma DSB ou um compartimento onde consigas colocar macroalgas seria o ideal.

Se começares com 8 kg de rocha viva aliada a rocha de coral morta ( www.aquaristic.de não sei se enviam para a Madeira ) começas bem.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, o esquema da garrafa/garrafão que uso é o seguinte:

 

Garrafão de 5 L com uma tampa. Na tampa tenho 2 furos um ao lado do outro do diametro de uma mangueirinha de ar.

 

Num dos buracos coloca uma mangueira de ar para fazer de sifão, basta soprares por essa mangueira de ar com a garrafa fechada para comecares a ter a água com o kalk a pingar no aquário. Essa mangueira pode ficar com apenas 1 cm dentro da garrafa. Podes depois colar as mangueiras com silicone ou cola para vedares melhor.

No outro buraco irás ter a mangueira de ar que irá levar a água com kalk para dentro do aquário, e convem esse tubo ficar na parte de dentro da garrafa a uns 2 cm acima do fundo da garrafa para não ir o pó que se acomula no fundo da garrafa para dentro do aquário. A parte dessa mangueira que fica fora da garrafa convém ter o comprimento que precises para fazeres pingar junto de uma bomba de circulação.

É nesta última mangueira que irás precisar de colocar um daqueles sistemas de soro ( só a parte que faz o estrangulamento ) que te irão permitir reduzir a quantidade de kalk que adicionas ao aquário à noite.

 

De momento não tenho o link com as imagens deste esquema, mas terias percebido tudo isto com apenas 2 ou 3 imagens LOL.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Desculpa o ignorancia, mas o que é uma DSB? :lol: :D

Não posso meter as macroalgas mesmo no aquario?

Estou a pensar começar com 10kg de rocha viva para o de 1metro (realmente 60cm é meio sufocante), pois o orçamento não é elastico, mas gostaria realmente de saber se com apenas 10kg não vou ter problemas se fizer tudo dentro das regras? Também vou meter aragonite viva, isso ajuda na filtração, certo? (tipo compensa a falta de rocha viva?)

Quais as vantagens em relaão ao uso de aragonite (sem ser viva) em vez de simples areia fina?

Já agora gostaria de saber em média depois de quanto tempo poderei meter o 1ª coral e o 1ª peixinho?

Outra questão que me atormenta é a compra de corais, pois aqui não tem nada de jeito e os preços são alucinantes, a dona da loja pediu 75€ por um coral super pequenino (não sei o nome, mas sei que é 1 coral mole), é possivel o envio de corais por correio azul? Demora 2 dias de viagem.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa o ignorancia, mas o que é uma DSB?

 

Deep Sand Bed - camada de areão de granulometria geralmente fina (sugar size) com 8 a 12 cm para efectuar processos de desnitrificação. Faz uma busca por DSB aqui no fórum que verás um pouco mais sobre o assunto.

 

Não posso meter as macroalgas mesmo no aquario?

 

Podes claro. Tens é de ter cuidado na escolha da macroalga porque há algumas que são verdadeiras pragas e crescem incontrolavelmente.

 

Estou a pensar começar com 10kg de rocha viva para o de 1metro (realmente 60cm é meio sufocante), pois o orçamento não é elastico, mas gostaria realmente de saber se com apenas 10kg não vou ter problemas se fizer tudo dentro das regras? Também vou meter aragonite viva, isso ajuda na filtração, certo? (tipo compensa a falta de rocha viva?)

 

Se tiveres muita calma e paciência. Se fores certinha nas TPA's. Se não tiveres grande carga biológica podes começar com 10 Kg de RV de boa qualidade e 10 Kg de morta para ir colonizando ... A aragonite viva é útil para apressar a introdução de seres vivos no aquário porque já vem carregada de algumas bactérias ... daí a ser útil no longo prazo já tenho as minhas dúvidas e não deve compensar a falta de RV.

 

á agora gostaria de saber em média depois de quanto tempo poderei meter o 1ª coral e o 1ª peixinho?

 

Muito variável ... Corais se forem espécies menos exigentes e encheres o aquário com água do mar podes colocar logo no final do primeiro mês. Quanto a peixes podes colocar um ao fim do 2º mês e depois metes os outros com calma e espaçadamente.

 

Outra questão que me atormenta é a compra de corais, pois aqui não tem nada de jeito e os preços são alucinantes, a dona da loja pediu 75€ por um coral super pequenino (não sei o nome, mas sei que é 1 coral mole), é possivel o envio de corais por correio azul? Demora 2 dias de viagem.

 

A insularidade por vezes tem este preço :shock: Em correio azul pelo serviço que os CTT prestam duvido que qualquer coral se aguentasse. Talvez por uma transportadora estilo DHL, MRW, TNT, UPS mas o preço que praticam deverá tornar ainda o coral mais caro que o que por aí vais encontrando.

 

Boa sorte

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Para eu fazer uma DSB teria que fazer 1 sump, certo?

Como não tenho disponibilidade para 1 sump, penso que essa altura de iria roubar muito espaço ao aquario e ia ficar inestetico, tou a pensar adicionar os 10kg e aos poucos vou adicionando mais rocha viva, pois assim não pesa tanto na carteira.

As opções que me deram para a areia foram:

1 saco de aragonite viva com 9,072kg

2 sacos de 5kg cada de aragonite

10kg de areia fina

A opção mais economica é a areia fina, mas não me vai fazer de tampão para manter o ph certo, logo estou a pensar em comprar mesmo a aragonite viva, pois pelo que vejo será a melhor.

Para um aquario de 100X30X40 esta quantidade de aragonite é suficiente?

 

À medida que as duvidas continuarem a surgir, vou actualizando este tópico e vos chateando mais 1 bocadito. :idea::roll: Ahhh e claro quando começar a montagem, vou fazer 1 novo tópico com o passo a passo da montagem, para irem me ajudado.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessáriamente.... o Marco Madeira tem uma DSB (das melhores e mais eficazes que tive o prazer de ver) no aquário principal. Rouba é um pouco de altura pois 12cm's de areia é mesmo muita areia! :roll:

 

Penso que a escolha da aragonita viva não compensa o preço que se pratica. E as sacas têm mais de 5 quilos, pelos menos aqui no continente as sacas de Carib Sea têm 14Kg e com 2 sacas que te custam na ordem dos 35€ (o preço aí não sei) ficas bem servida, mas claro sem DSB.

 

Não percebi foi a escolha de areia fina! Que defines por areia fina? Areia da praia? Atenção que não é uma boa escolha a menos que tomas as devidas precauções! Muito bem lavada, etc....

 

A aragonita tem vários tamanhos, podes comprar sacas da mesma marca com o mesmo peso e com granulometrias muito distintas..

Depois esta areia vai favorecer logo ao início da montagem cálcio ao sistema, o que ajuda muito pois vais adicionar kalkwasser de início! Assim o espero :) Dá sempre bons resultados!

 

Se tiveres hipotese de tirar comprimento e dar altura e largura ao aquário não penses 2 vezes!

 

Boa Sorte :idea:

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os preços que me deram foi:

2 sacos de aragonite de 5kg cada por 74€

1 saco de 9kg +- de aragonite viva por 55€

Areia fina 10kg 28€

 

Esta areia fina não sei se e de praia, mas vou perguntar, mas vendo estes preços afinal compensa a aragonite viva.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

Gosto muito de aquários, e penso em montar um, mas não tenho nenhuma informação. Por onde começo?

Ouvi dizer que os de água salgada podem ter mais peixes exóticos e muito mais cor que os de água doce. Gostava de saber as vantagens de um aquário de água salgada em relação a um de água doce, e também as desvantagens.

 

Rita Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha podes ler os tópicos fixos em cada uma das secções da parte dos salgados. Para veres desvantagens e vantagens.... bom só tenho uma coisa a dizer.... vê imagens :lol: Vais ficar esclarecida no momento! :)

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aragonite ou aragamax é o mesmo. A diferença entre elas e areão de coral é que o tal areão de coral acho que é mesmo coral moído, partes do coral.... logo granulometria mais baixa, logo podes acumular mais detritos..

 

Com aragamax a areia é bem mais fina logo acumula menos detritos.

Entre as duas eu optaria pela aragamax da Caribsea :shock:

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais