Branqueamento em corais moles...


Diesel_Car

Recommended Posts

Olás,

 

Repentinamente reparei que o meu sarcophyton grande (tenho-o há 1 ano) mudou radicalmente de cor, ficando com os pólipos totalmente brancos. :)

 

Este branqueamente deveu-se, certamente, ao facto de ter deixado inadvertidamente a actinica ligada durante cerca de 16 horas seguidas...e ter alterado repentinamente (e estupidamente...) o período de funcionamento do hqi (12-20 para as 15-23). Todo este stress, digo eu, causou a libertação das zooxanthelas por parte do coral e posterior branqueamento.

Também noto uma grande alteração na cor da anémona (Epycistis crucifer - 5 meses no aquário), que também está bastante mais branca. Todos os restantes corais (só tenho moles + 1 tridacna, aparentemente bem) se encontram "normais".

Noto que tanto o sarco como a anémona se encontram com os pólipos muito extendidos, sendo que a anémona reage bem perante comida (dada por mim e pelos palhaços). Aumentei ligeiramente a dose de comida da anémona e irei proceder a uma mudança de água amanhã.

Todos os parâmetros estão estáveis desde há 8 meses para cá (temp. 26ºC, compostos azotados e fosfatos quase zerados).

 

O branqueamento deveu-se á alteração repentina na iluminação? É recuperável?

Poderá ser a actinica (T8 20W - Marine glo - 2 semanas de uso...a outra fundiu) que liberta demasiado UV?

 

Para compararem a diferença, mostro duas fotos (não são minhas, mas a cor é semelhante):

Antes:

FlatCrown.jpg

Depois:

white518391.JPG

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno,

 

Esse Sarco é dos meus? Se for podes ficar descansado que recupera a cor. Este acontecimento é uma resposta fisiológica a uma situação de stress, neste caso alteração da iluminação.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aconteceu-me uma coisa semelhante há coisa de um mês, de um dia para o outro vejo o meu colt, uma silunaria dura, se bem que com a sinularia já estava habituado a algumas pequenas mudanças de cor, a ficarem brancos. Um sarco também ficou com as pontas esbranquiçadas além de uma rhodactis que passou a ficar flourescente mesmo sem ser com as actinicas ligadas.

Suspeitei que tivesse a ver com o projector ou lâmpada HQI de 150 W que tinha em cima destes corais, e realmente foi o caso, o vidro UV, tinha, de alguma forma, se deslocado e não estava bem colocado.

Os corais estão a recuperar e o meu colt já quase que apresenta a mesma coloração que tinha antes disto ter sucedido.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antonio,

 

Também já me aconteceu os corais de um dia para o outro deixarem de abrir sem ter feito alguma alteração no aquário, olhei para a calha para verificar se estava tudo bem e deparei com um dos vidros protectores ligeiramente deslocado do sítio. Após ter corrigido a sua posição os corais voltaram a abrir. Esta abertura era apenas de 2/3 mm.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

A lâmpada que uso já deverá trazer protecção UV, daí não suspeitar minimamente do HQI. Por precaução, fui ver agora e o vidro está no sitio.:)

 

Ricardo: o sarco não é dos teus, o teu está óptimo...sem alteração nenhuma na cor dos pólipos. Apesar de estar mesmo ao lado da anémona, não apresenta problemas, ao contrário desta.

 

Antes:

Pic_5413_16.jpg

Depois:

Pic_5413_30.jpg

 

Antes:

Pic_5413_28.jpg

Depois:

Pic_5413_29.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais