A água pode ser pura demais para reproduzir discus ?


sharkin

Recommended Posts

Boas ..

 

Bom o que se passa é o seguinte, tenho dois casais de discus que me desovam frequentemente no áqua comunitário, o facto é que até a bem pouco tempo numca tinha saido nada mas de à um mês para cá começaram a eclodir os ovitos e os alevins chegam a durar no máximo 3 dias depois são comidos pelos outros. Separei um dos casais para um áqua á parte onde os tenho só com água osmotizada os parametros são PH 6.6 Dureza muito perto do 0 nitritos nitratos 0 , não costumo "traçar" com água a torneira, a água do áqua comunitário tem o PH 7.4 duresa a rondar os 3 , tenho turfa no filtro.

 

O facto é que os que separei desovavam de 15 em 15 dias e desde que os tirei do áqua comunitário deixaram de o fazer. help

 

é normal ? á água é demasiado pura ? o que se estará a passar ? :arrow:

 

os do áqua comunitário continuam a desovar quase semanalmente .

 

Best cumps.

MG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A variação de tipo de água foi muito acentuada, de 7.4 para 6.6 é uma variação muito grande e pode causar problemas de osmoregulação nos peixes. Eu sugiro que comeces a introduzir água do comunitário no de reprodução até teres PH 7.0.

 

É óbvio que toda essa mudança faz com que os peixes entrem em stress e deixem de reproduzir. Tenta manter os mesmo padrões de água nos 2 aquários, senão vais ter problemas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo ..

 

Vou seguir o teu conselho, no entanto quando fiz a mudança fila fazeada para evitar o choque, primeiro enchi o áqua de reprod com água do comunitário e fui fazendo mudanças de 2 em 2 dias com água osmotisada directa, até este ter só água osmotizada. perto de 15lts por dia.

 

o facto e que já tentei antes mas como eles não se reproduziam tiravaos e quando os punha novamente no áqua comunitário eles na semana a seguir já estavam a desovar. ou seja mesmo com os mesmos parametros não desovavam .. por isso agora temtei ter os parametros mais proximos do ideal mas mesmo assim não desovam no outro áqua .

 

 

Best Thanks

MG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

A àgua de osmose, se a membrana estiver boa não serve para os discus.

Faz a seguinte experiencia:

1º Testa o Ph da àgua.

2º Dá-lhes comida "coração/papa para discus". 1 h depois testa de novo o ph e "põe" aqui os valores.

A àgua da osmose terá de ser "aditivada" com àgua da torneira de forma a obteres a "mistura" pretendida.

No entanto faz outro teste:

Retira uns 4/5 lt de agua da torneira para um recipiente aberto e põe 24h esta agua com uma pedra difusora a "mexer" bem.

24 h depois testa Ph, Gh e Kh e bota aqui os valores.

Se calhar nem precisas de Osmose.

Vou estando alerta.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

É normal após uma mudança de casa haver um periodo de adaptação.

O que está a acontecer deve-se a este facto e muito provavelmente à àgua de osmose pura.

Se ele tem os peixes em agua 100% osmose e os alimenta com comida bastante poluente como o vulgo "coração" tenho quase a certeza que 1h depois o Ph lhe desceu aí 0,2 - 0,4 ainda por cima em 60lt.

IMPORTANTE É TESTAR A ÀGUA DA TORNEIRA APÒS REPOUSO DE 24H.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Pois, acho que o problema aqui é mesmo a variação de tipo de água! Ele fez uma alteração brusca. Isto não poderá fazer mal aos animais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .. Ricardo e João

 

Bom eu vou tirar fotos e postar aqui , eles estão muito bem comem bem e estão fisicamente muito bonitos com as cores vivas em suma acho que estão optimos.

 

é verdade que a água é 100% osmotizada mas a da torneira á quase 100%rocha, é muito dura e extremamente alcalina ph8,4 e uma dureza fora do normal .

 

sim a limentação é uma papa alimenticia caseira é uma combinação de

coração de boi

artémia

dafnias

larvas mosquito brancas , pretas, e blood worms

espinafre

e fishtamin (vitaminas)

 

complemento volta e meia com fried shrimps (Shrimp) da Sera

 

 

e realmente não verifquei os parametros depois da alimentação, podem de facto haver bastantes oscilações, vou estar atento a isso.

 

 

Best Thanks

MG

 

 

já agora eles não tem um local de desova especifico umas vezes era no cone outras nos tubos dos filtros, no vidro plantas etc, mas ainda assim transferi o cone que era o mais osual para o áqua de reprod.

a minha RO é nova tem 1 mês a água sai Pura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar o porque da água de osmose, se os Discus desovavam, fertelizavam e os alevins nasciam?

 

Em segundo, sempre alimentei os meus Discus com coração de boi, eram cerca de 90% da sua alimentação, o que fazia era trocas de água diarias de 80% em todos os aquários.

 

Em terceiro, o periodo de adaptação, se os discus forem trocados para a mesma água do aquário de onde foram retirados e se o filtro for maturado no aquário principal, o tempo de adaptação é simplesmente nulo. Isto em relação a adaptação á água, depois exstem outros factores que podem ser muito importantes, como a luz a circulação de água, as trocas de água.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno ..

 

Certo .. bom o facto da água de osmose prende-se com o facto de a água do comunitário tb ser de osmose, simplesmente tem um volume maior e tem turfa nos filtros, no entanto como tem areão substrato troncos etc. o PH é diferente e a dureza tb.

 

Eu faço trocas parciais de água diárias, no de rprod de perto de 20Lts.

 

Além do mais no comunitário julgo eu que a turfa enriquece a dureza da água não permitindo grandes variações de PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Faz lá o teste de Ph antes da comida e 1 hora depois.

Penso que vais ter uma surpresa.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno.

Prevejo que com agua 100% de osmose o Ph por causa dos "poluentes" da comida deva descer numa hora aí 0,2 - 0,3 o que é muito.

Vamos ver.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É só uma suposição.

Com Kh=0 certamente que desce!?

Com a troca de agua é obvio que vai subir...ou seja, no espaço de duas horas ph 0,3- e ph 0,3 +.

Os "gajos" não devem gostar...digo eu.

É que falamos de 60Lt.

Aguardo pelo teste.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se a água que for reposta na troca de água tiver os mesmos parametros da do aquário em causa, e se for efectuada a troca de água antes dos 60 minutos que falas, penso que não existirá qualquer problema.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto parece um duelo :lol: .

CONCORDO.....parcialmente.

Temos de deixar os peixes comer e cag...primeiro, 1 hora.

No meu caso tenho 6 X 80 Lt de aquas de criação ligados a uma sump de 250 Lt., monotorização constante de Ph, 2>Kh>0 e sei o que o Ph desce com a "papa" :onfire: .

Daí a minha observação e querer ver o resultado dos testes.

Em 60 Lt., 100% R. O., 2 discus adulto detritos e restos de comida beer .

Os meus aquas são aspirados 3 X dia, têm entrada constante de àgua gota-a-gota + - 100 Lt/dia e eu sei que desce.

Um abraço.

JPM

Ps->Sharkin TESTA A ÀGUA, Já estamos a ficar em stress :onfire:

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Acho que primeiro devemos achar o problema, que pode mito bem ser a tese do João, se e só se confirmar positivo é que se pode partir para uma tentativa de resolução que pode ser a do Nuno (ou outra) e se der bom resultados após as medições .... problema resolvido.

 

Então vamos por fases, qual é o problema o apresentado pelo João??

Vamos testar essa agua. E coloca aqui para a malta ajudar.

 

Cumprimentos

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Queriavos pedir desculpa mas não tenho tido tempo para vir aqui.

 

Principalmente a ti joão.

 

Bom eis os valores..

 

água mudada (tenham em conta que uso escalas de testes grandes)

 

torneira 8.5

Osmose 7.0

reposição no áqua a 100% PH a 7.0

 

temperatura 29º,

 

Depois de alimentar com coração de boi etc ..

 

1h,30m depois - Ph mantem a mesma cor no entanto a minha escala é grande ou seja passa de 7 para 7.5 não dá para medir entremédios e escalas pequenas.

 

De referir que numca ponho muita comida de modo a que eles comam tudo e não sujem muito a água. tentei comprar um medidor de PH daqueles aparelhos para ter valores mais aproximados, mas custavam uma pipa de massa cento e tal €uros. vou esperar mais um pouco.

 

 

No entanto acho que comcordo com o João Machado.

 

á água é capaz de descer um pouco a cor estava dentro da escala de 7.0 a 7.5 .

 

 

Mais uma vêz desculpa por só aora ter respondido.

 

 

Vou fazer outro teste, aposto que se os puser no áqua comunitário finda a 1ª semana estão a desovar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ..

 

Só para dizer que se verificou o que eu disse ...

 

 

:) não os consigo reproduzir fora do áqua comunitário.

 

Assim que os pus lá desovaram passado 3 dias !!! desta não tiraram nada.

 

vou ter que arranjar uma alternativa dentro do áqua comunitário .

 

 

Best Thanks.

MG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensas-te em fazer as tpa's do aquario do casal com uma mistura de agua de osmose e agua do comunitario.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais