Reposição de àgua com àgua 7 fontes ex:


Pedro Alves

Recommended Posts

Boas a todos ...

 

Li algures neste fórum , a todas as pessoas que não possuissem um

aparelho de osmose inversa que poderia substituir por àgua 7 fontes.

Pois é o que tenho feito , ainda não vi os parâmetros da àgua , pois não me parece haver sinais dentro do aqua que me levem a fazer os testes , e os valores nas últimas 4 semanas não se mostrarem variáveis ou preocupantes .

Mas a minha questão é a seguinte :

 

Com estes valores mencionados no rótulo dos garrafões , penso que haverá uma alteração nos valores de parâmetros do meu aqua .

Pois estes são os parâmetros da àgua 7Fontes que tenho adicionado :

 

Ph- 4.8

 

Aniões mg/l

Bicarbonato (HCO3-) - <1.8

Cloreto - (Cl-) - 7.0

Nitrato (No3-) - 1.1

Catiões mg/l

Cálcio (Ca2+) - 0.5

Sódio (Na+) - 4.0

Magnésio (Mg2+) - 0.8

Silica (SiO2) - 10

 

Penso que estes valores a médio prazo influenciarão os parâmetros do meu aqua .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto ...

Fiz os testes , e os nitratos subiram , penso que só veio a confirmar a minha tese , NITRATOS subiram.

Cada traço vertical corresponde a 1 semana , e da semana passada , que foi quando comecei a usar a àgua , os nitratos subiram , o valor do garrafão diz 1,1 mg/l , eu usei 3 garrafões = 15.5 mg/l pode até nem sêr , mas que o resultado do teste confirma a minha tese , confirma...

Pic_158_25.jpg

Pic_158_26.jpg

Pic_158_27.jpg

 

Espero pelas vossas opiniões ...

 

Cumprimentos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô Pedro,

Permite-me uma pequena e modesta openião.

Dos valores que apresentas do teu aquário, duvido de muitos deles (PH, NO3, PO4), isto seguramente será dos testes que usas, mas para constatares se estarei errado experimenta por exemplo medir o PH com um medidor electrónico(bem calibrado) e vê se marca os tais 8.5. Quanto aos PO4 "por enquanto" não existem testes em Portugal capazes de medir 0(zero) de fosfatos, por esta razão acredito que possas ter alguns fosfatos embora o teste não acuse.

Em relação ás mudas e reposição de água, estou certo que o que vou dizer será muito contestado por muitos, contudo na impossibilidade de adquirires uma osmose, não hesito em te sugerir que uses água da torneira em vez da que usas (engarrafada), na de reposição sempre que te seja possivel adiciona Kalkwasser.

Depois disto, deixa-me fazer a resalva de que não é apenas a água que usas, tanto em mudas como de reposição, a culpa de algo não poder não estar bem no teu aquário. Essa é uma das razões porque hesito muito em partecipar e opinar.

Por fim, caso tenhas coragem de experimentar alguma das soluções que falei seria bom saber os resoltados obtidos.

 

1 abraço

Luís Simões

P.S.- Por coriosidade apenas, qual é o espaço de tempo no gráfico do PH, que vai desde que está a 8.0 até 8.5 ?

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é uma das razões porque hesito muito em partecipar e opinar.  

Por fim, caso tenhas coragem de experimentar alguma das soluções que falei seria bom saber os resoltados obtidos.  

 

 

Mas um fórum serve para isso mesmo, participar e opinar mesmo que as opiniões sejam contra o consenso como é o caso da água da torneira vs água de osmose.

 

Todas as participações são bem vindas desde que dentro das regras do fórum. Como as regras permitem opiniões diferentes :cry: qualquer pessoa pode e deve participar. Penso que falo por todos se é que me é permitido.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente...

Luis, gostava mesmo de saber porque fazes essa sugestão ?? Alguem com a tua expereincia não iria sugerir isso de certeza se não soubesse que seria melhor...

porque aconcelhaste isso..??.. essa é de certezqa uma água que nunca usei e testei, por isso não posso opinar sobre isso....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô de novo.

 

àgua do garrafão Vs Torneira

 

Posso argumentar de duas maneiras:

1ª - Entre a água engarrafada, com as caracteristícas que foram mencionadas, PH=4.8 completamente desmineralizada, com Silicatos,etc... é mais dificil manter estaveis muitos dos valores ecenssiais num aquário marinho. A osmose "infelismente" não retira só o que é mau também retira o que é bom!! e o que consideramos "bom" devemos tentar repor. E essa água não é seguramente de osmose. Se reparar-mos em alguns valores como por exemplo o dKH(não mencionado) da água do garrafão e da torneira qual escolheriamos para usar ? Façamos o mesmo para o PH... agora continuemos para todos os outros valores........ Qual a melhor ? Claro que, a água da torneira não dá seguramente valores ideais, mas são mais faceis de os tornar inofensivos dos que tornar benéficos os menos bons da água engarrafada.

Eu não hesitaria em usar uma água da torneira, normalmente com PH muito mais elevado, mais calcificada e seguramente muitas outras coisas boas, do que uma água comercial engarrafada.

 

2ª Conheço aquários, que considero aquários de sucesso, mantidos com água da torneira. Mantive e mantenho aquários de água salgada usando água da torneira. ( não tendo problemas com algas )

 

Deixa-me acrescentar que a maioria das osmoses (TFC) não retiram Silicatos (pelo menos o suficiente), e em muitos casos este é um problema para muitos aquariofilistas. Depois julgo que usar água de osmose não é sinónimo de aquário sem problemas.

Intrevi, porque pareceu-me que estava em causa a impossibilidade de uso de água de osmose. Termino defendendo o uso de água de osmose sempre que possivel.

 

1 abraço

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Faz sentido isso que dizes no que se refere a volores mais perto dos da água do aquario em relação aos valores encontrados na água engarrafa e da torneira...

...mas de qualquer maneira é bem mais provavel que a água da torneira contenha nitrato silicato fosfato e outros como ferro cloro e até cobre em valores bem mais elevados do que a engarrafada... (depende muito da zona também...)

e é bem mais facil encontrar montes de aquarios completamente lotados de algas devido ao uso de água da torneira do que o contrario...

 

É-me a mim um bocado dificil de aceitar esse facto pois sempre constatei em todos os aquarios que vi com água da torneira e mesmo o meu quando comecei e usava água da torneira na reposição da evaporação o estado em que eles estavam... aliás, foi a partir do momento que comecei a usar água de osmose (a primeira água de osmose que comprei foi mesmo da tua Loja) é que todos os meus problemas acabaram e os corais começaram a crecer e a reproduzir-se...

 

Talvês em aquarios equilibrados, o uso desta, não se note tanto os seus efeitos negativos devido ao consumo dos nutrirntes e/ou exportação dos mesmos por parte de muitos organismos e outros.... talves seja isso.

 

Agora começando um aquario novo e usar-se água da torneira, acho muito dificil não se ter problemas de algas bem piores do que com água engarrafada que também os dá mas em menor escala.....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

As tuas opiniões são sempre benvindas!!!

 

O que digo baseia-se apenas na minha experiência pessoal. Assim o que posso acrescentar é que tal como o Marco só quando começei a utilizar água de osmose, os problemas deixaram de existir e o aquário ficou estabilizado - coincidência??? - não me parece!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...

 

Na verdade não me parece que me possam acusar de defender o uso de água da torneira, não foi isso que quis dizer. Desculpem se foi isso que transmiti.

 

:? Termino defendendo o uso de água de osmose sempre que possivel.

 

1 abraço

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto está QUENTE !

 

Não duvido que a àgua de OI seja do melhor que há quanto ao grau de pureza , mas também não duvido que outro escumador igual Turbo-Skimmer TS2000 da Queen com bomba da Prodac 3000 ajudasse , também não duvido que o aumento gradual das algas se deve à àgua de garrafão como também não duvido que pode sêr da iluminação MAS eu tenho 1 hqi da Sylvania 250 watts 10.000k e 2 actinicas da Sylvania Coralstar 30watts com 1 mês de uso , não deveria acontecer isto não é , eu uso 13 horas por dia com lâmpadas fluorescentes actinicas e 10 horas com HQI ligada , pode sêr tb da duração horária diária da HQI , pode sêr da variação do cálcio visto ele alterar o ph e kh , como podem sêr tb os meus 15 peixes ! (4 do tamanho de um cartão de crédito alt. e larg.)

 

Eu comecei a "anotar" graficamente os resultados para entender a "vida" do reef periodicamente , cada traço vertical dentro dos gráficos corresponde a uma semana de diferença entre eles .

Também os pus neste tópico para melhor entenderem comparando valores testes que estão interligando-os .

O uso da àgua de garrafão deu-se de 2 semanas até hoje.

Não querendo sêr egocêntrico :?

 

Agora uma opinião, além de um OI, outro escumador já resolvia 70%

desta "verdura" tôda não dava ?

É que ainda vou têr que esperar um bocadinho por um OI , tá para breve ... , na minha opinião acho que outro escumador sempre ajudava mais um bocado além do OI .

 

Há uma coisa que me confunde, quando comprei o escumador de proteinas a referência dele era - Protein Turbo-Skimmer TS2000 que o vendedor me disse que era para 500 litros/hora , quando comecei a escrever este post , fui buscar a caixa dele e aonde tem a referencia do vendedor diz : Escumador TS2000 l/h .

Fui ao site do fabricante e realmente diz que é para 2000 litros/hora.

Fiquei baralhado e se realmente fôr como diz o escumador será para 2000 ltrs/h ?

 

Cumprimentos e obrigado pela informação cientifica e pessoal :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Aqui vai mais uma opinião!!!

 

Não acho que o problema seja do escumador e o facto de colocares outro não te vai resolver o problema. Mesmo que tenhas muita matéria orgânica, que parece ser o caso pelo tamanho dos peixes o escumador que tens deverá fazer o trabalho...

 

A OI deveria ser a tua prioridade... mas esta é apenas a minha opinião!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

Luis...

não disse que estavas a defender a água da torneira... apenas estavamos a comparar água da torneira vs água engarrafada...

 

Pedro...

Estou com o Diogo... Pelo menos agora, se fosse eu, apostava na OI... e só depois mais tarde me preocupava com o escumador... quanto ao escumador, procura bem para que volume de aqurios ele é indicado...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Salvo alguns sistemas que beneficiam da não utilização de escumador, penso que este equipamento é fundamental num aquário, arriscando-me mesmo a dizer que mais prioritário que uma OI.

 

Pesquisei e segundo o fabricante do teu escumador:

TS 2000 Protein Skimmer for tanks up to 500L. Requires

Rio Power head 1700/2100 to run.

 

A bomba deverá rondar os 2000l/h e deverá ser uma bomba de força (talvez do género Eheim 1060 ou OR2500).

Tirando alguns (raros) fabricantes de escumadores (mas existem :) ), eu diria que se esse escumador é para aquários de 500l então será (para sermos mais realistas) para aquários de 200l (no máximo dos máximos e já a esticar um pouco e com uma baixa população de peixes).

 

Quanto à 7Fontes, tem muita paparoca para algas. Na minha opinião, mais vale (do mal o menos) água da torneira depois de repousar uns 2 dias. Ao retirar a água do contentor, nunca aproveitar a água do fundo, ou seja, a água em repouso não deverá ser agitada. Da água aproveitada, fazer kalkwasser. (isto enquanto não tiveres OI).

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à 7Fontes, tem muita paparoca para algas. Na minha opinião, mais vale (do mal o menos) água da torneira depois de repousar uns 2 dias

 

hmmm... a última medição de conductividade que fiz à água 7fontes, deu um resultado de 22ppm. Registei valores entre 498 e 700ppm da água da minha torneira. Sei que a água de Lisboa anda na casa dos 70ppm e a de Coimbra nos 80. Todos acima dos valores da água 7 fontes.

Lembro-me de há uns anos medir os valores dos nitratos com um desses testes baratos obtendo um valor de 45 - 50 mg/l para a água da torneira.

Acho que nem sequer se pode comparar uma coisa a outra.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso! Ainda há uns tempos testei os nitratos da água da torneira com o teste da Hagen e não detectou nada!

 

Deve ter a ver com o local e momento da colheita. A qualidade da água da torneira é muito variável de local para local e apresenta de vez em quando algumas quebras de qualidade.

 

De qualquer modo parece-me a mim que o nível de silica da 7 fontes é demasiado elevado.

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter a ver com o local e momento da colheita.

 

Pois aí é que está. É óbvio que a água da torneira não é toda igual no país inteiro. Há sitios em que é horrível como na minha zona, no alentejo, no algarve e outros onde é melhor como por exemplo na zona de Viseu e Coimbra. Se fores para as aldeias da serra da Estrela então ainda é melhor.

O valor dos nitratos que medi é realmente alto, julgo até que está no máximo dos limites permitidos por lei. Tenho conhecimento de que nalgumas zonas do apís os responsáveis pela captação e distribuição da água não a bebem em casa :oops:

 

É por isso mesmo que devia haver um certo cuidado ao aconselhar a água da torneira aos iniciados neste hobby. Não se esqueçam que Portugal não é só Lisboa e que há muita gente a ler estás mensagens e que nem sequer participa. Por acaso têm sorte que a água de Lisboa é bastante boa mas mesmo assim correm bastante perigo ao usá-la. Por vezes são feitos tratamentos para "limpar" os canos e nessa altura é perigosíssimo utilizá-la.

Depois mesmo que peçam os resultados das análises nos serviços municipalizados, o que é uma carga de trabalhos pelo menos no meu concelho, não pensem que sempre que abrem a água da torneira a composição é sempre essa. Se assim fosse eu não registava valores tão dispares.

 

É por isto tudo que sou completamente contra a utilização da água da torneira no aquário de recife. Acho que brincam com o fogo. Se usasse água da torneira no meu aquário vejam lá o que estava a fazer só em relação aos nitratos. E por falar em nitratos, sei de pelo menos de uma zona do país onde o seu valor ronda os 20 mg/l. Imaginem utilizar isso nos recifes.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No lado direito da imagem podem ver o pré-filtro de sedimentos do meu aparelho de OI depois de quatro meses de uso de aprox. 3 a 5L por dia, embora nos primeiros tempos não tenha feito mais do que 2L/dia no máximo.

No lado esquerdo está um igual, novo por estrear.

 

Se tivesse usado a água da torneira directamente no aquário sem passar pela OI, nem sequer imagino como estaria o meu aquário neste momento. E atenção que este é o primeiro estágio de filtração da OI. Nesta altura a água ainda não passou pelos estágios de carvão e muito menos pela membrana que é quem tira de facto a maior parte...

 

Pic_195_22.jpg

 

 

Acham que vale a pena poupar 150 ou 200€ numa OI e arriscar mandar isto lá para dentro?

 

Eu sei que o meu caso é uma situação extrema mas ninguém tem controle sobre o que sai na torneira. Hoje pode sair uma coisa mas amanhã pode sair outra com uma composição diferente.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Graças a ter ultimamente utilizado água da torneira, tive em vias de ficar sem aquário! :?:

Quis poupar na osmose e dei-me mal, acho que é dos primeiros equipamentos a ser adequirido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais