O Co2 caseiro e o Ph


KuSsTa

Recommended Posts

Olá a todos. Quando começei a pensar em usar Co2 caseiro foi para o meu aqua pequeno de 40 litros no qual como toda a gente diz.. o PH baixou logo. Agora no meu aqua "grande" de 100 litros uso a mesma garrafa (inda não acabou) que usava no pequeno mas o PH nao baixa. Continua quase, para não dizer igual, ao Ph da água da torneira. Tenho o aquário razoavelmente plantado, com o tubo da pedra difusora encostado ao fundo, para a agua absorver o máximo de Co2 e mesmo assim nada. Como os peixes nao se queixam acho que não a problemas em tar com o tubo no fundo. Agora a minha questão. Será que o Co2 não está a ser usado pelas plantas? Porque é que o PH nao baixa e se mantem na ordem dos 7.6? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro de tudo deverás ver se existe algum tipo de fuga no sistema de fertilização e se realmente saem bolhinhas com regularidade da pedra difusora.

 

Caso não houver problemas, aí convem testares o teor de carbonatos do teu aquário (KH). Se o kH tiver alto vai ser custoso baixar o pH, para não falar que ao injectares CO2 no aquário podes estar a aumentar a dureza carbonatada do aquário, se as tuas plantas não o consumirem todo os carbonatos perduram no aquário. Basta reparares na fórmula química do gás (1Carbono+2Oxigénio=CO2).

 

Outra coisa que pode tar a acontecer é as plantas tarem a consumir o CO2, que é natural que façam. Assim a acidez que o gás te traria vai perder-se pelo consumo das plantas. Para confirmares esta alegria basta observares as tuas plantas: se o teu aqua não tiver muita corrente(o que não nuca deverias ter porcausa das plantas), a parte inferior das folhas vai ter varias bolhinhas pekeninas.

 

 

Vê lá isso e posta os resultados. Fica Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim. 1º nao vejo "pearling" nas minhas plantas... 2º tenho um filtro interior no aquario, a funcionar a superficie para criar alguma movimentação na água... mas cria apenas uma pequena corrente e é no lado oposto onde está o tubinho do Co2 (já reparei e é constante, ta sempre a deitar). Esta corrente eu utilizo para tentar oxigenar um pouco a água visto que nao tenho Pedra difusora ou bomba de ar. Será disso do filtro criar essa corrente a superficie que dispersa o Co2? Se for do KH alto.. como o poderei baixar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui agora fazer um teste ao PH por ser de noite periodo em que a água devia estar mais saturada de Co2 e mesmo assim nada... o PH nao mexe.. sempre nos 7.6 +/-. Já pus o filtro interno mais para baixo.. de maneira a quase nao mexer a superficie da água e mesmo assim nada. Ajudem me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

começei a pensar em usar Co2 caseiro foi para o meu aqua pequeno de 40 litros no qual como toda a gente diz.. o PH baixou logo. Agora no meu aqua "grande" de 100 litros uso a mesma garrafa (inda não acabou) que usava no pequeno mas o PH não (palavra corrigida) baixa

 

Bom, eu li as respostas anteriores, e vejo aqui uma confusão...ou então, por ser tão simples, fui eu que não percebi!

 

Passo a explicar:

 

1ª parte:

 

o CO2 como qualquer outra substancia diluida na água é medida e comparada pelas unidades "miligramas por litro" ou seja mg/l ou mililitros por litro ml/l

 

tendo em conta que a garrava é a mesma, a tua produção de CO2 é a mesma e assim os mg ou ml de CO2 são fornecidos à mesma taxa enquanto que o factor de divisão...a litragem do aquario mudou muito, de 40l para 100l

 

Como espero que entendas, dividir um numero por 40 é diferente de dividir um numero por 100.

 

pH=-log [h+]

 

ou seja, o pH mede a capacidade de uma substancia fornecer protões, assim, quanto mais baixo for o valor, mais alta é a capacidade de fornecer esses mesmos protões a uma outra substancia.

 

2ª parte:

 

Não dizes a diferença de um tipo de plantado (40l) para o outro (100l) os valores de consumo são diferentes em diferentes especies ou grupos de especies.

 

A dureza da água, não será para aqui chamada porque quase que aposto que a água com que enches os 2 aquarios tem a mesma proveniencia, logo o resultado (na mesma litragem)seria igual.

 

A água do aquario é uma água complexa cheia de reações quimicas e biológicas que a levam a "tamponizar" (capacidade de manter o ph mesmo com adicionamento quer de ácidos, quer de bases em pequenas quantidades). Assim, esse aquario tem um determinado equilibrio e as reações quimicas tendem em contrariar os desvios a esse equilibrio.

 

A forma melhor que vejo para reduzir o pH será de modo natural, reduzir a comida dos peixes(talvez coloques em excesso) acrescentar troncos (que libertam ácidos humicos e fluvicos) e ver se a iluminação é a adequada para as especies de plantas.

 

Conclusão:

 

Assim acima de tudo evita os quimicos, o que queres é um aquario natural e não um aquario "drogado" se colocas productos para baixar o pH, vais sempre precisar de colocar quando fazes as trocas de água(tipo bengala),consegue-o de modo natural e lento(nunca de um dia para o outro) as titulações são curvas logaritmicas repentinas, logo é necessário atingir um equilibrio lentamente (ou correrás o risco de passares de um aquário básico para excessivamente ácido e depois recomeça a história, mas ao contrário).

 

Espero ter ajudado :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Desculpem ser tão xato com estas perguntas, mas é que quero que esteja tudo bem no meu aqua, que os peixes se sintam bem, assim como as plantas. Hoje vi numa loja um produto para aumentar ro KH da água torando a mais alcalina. Não haverá nenhum para baixar? A receita de Co2 que uso é a caseira, que se "aprende" por aqui. eheh. O que eu pretendia mesmo saber é como baixar o KH da água que uso para o meu aqua de maneira a poder controlar melhor o PH? O que eu quis dizer foi que no meu aquario de 40 l ao usar a injecao de Co2 o PH baixou e neste não. Este tem muito mais plantas. Desculpem se pareço confuso mas... isto está me mesmo a "baralhar".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

o CO2 como qualquer outra substancia diluida na água é medida e comparada pelas unidades "miligramas por litro" ou seja mg/l ou mililitros por litro ml/l

Nunca ouvi falar em ml/L. Quanto muito, % v/v.

 

ou seja, o pH mede a capacidade de uma substancia fornecer protões, assim, quanto mais baixo for o valor, mais alta é a capacidade de fornecer esses mesmos protões a uma outra substancia.

Não querendo entrar em definição mais exaustivas, deixa-me dizer-te que o pH não é isso que dizes. Podes ter um ácido orgânico no estado sólido, e a sua capacidade de doar protões ser elevada, no entanto, o pH é nulo, ou melhor, nem se pode definir pH, porque estamos em estado sólido.

O pH é sim uma escala logaritmíca da quantidade de iões H+/H3O+ existentes na água, e não nenhuma capacidade de doar protões...

 

A dureza da água, não será para aqui chamada porque quase que aposto que a água com que enches os 2 aquarios tem a mesma proveniencia, logo o resultado (na mesma litragem)seria igual.

Não é necessário a mesma litragem. Se a água tem a mesma proviniência, é indiferente ser um copo ou 100 litros dela. Agora o importante, e aí tenho de discordar de ti, é quando dizes que a dureza não é para aqui chamada. O problema não é a dureza inicial da água, de onde é captada. Mas sim, depois de estar no aquário...

Que tipo de areão e decoração tens no aquário de 100 litros? Será que não tens nada calcário?

Eu tenho dois aquários, em que o que difere é o areão apenas. Se te disser que um tem o pH=6.0 e o outro pH=7.2 :)

 

A forma melhor que vejo para reduzir o pH será de modo natural, reduzir a comida dos peixes(talvez coloques em excesso) acrescentar troncos (que libertam ácidos humicos e fluvicos)

Mas olha que o excesso de comida num aquário, até faz é descer o pH...

Como é óbvio, não aconselho ninguém a tentar baixar o pH desta forma, porque além de ser uma forma dispendiosa, é perigosa para a saúde dos peixes e a qualidade da água deteriora-se.

Quanto ao nome dos ácidos, não querias dizer Fúlvico? :roll:

 

consegue-o de modo natural e lento(nunca de um dia para o outro)

Sobre isto concordo plenamente contigo...

 

as titulações são curvas logaritmicas repentinas, logo é necessário atingir um equilibrio lentamente (ou correrás o risco de passares de um aquário básico para excessivamente ácido e depois recomeça a história, mas ao contrário).

Gostava de saber onde foste buscar isto... Sabes ao menos o que é uma titulação? É que ninguém vai titular a água de um aquário.

Uma titulação é efectuada em água destilada, contendo apenas 1 ou 2 substâncias a titular (ou que interfiram na titulação). Sem contar que as titulação tal como tu lhes chamas, não são apenas curvas com declive elevado. Por acaso as zonas em que o poder tampão é máximo, são aquelas em que o declive é nulo. A definição matemática de poder tampão é isso mesmo. O inverso da derivada do pH em função do volume de titulante, multiplicado por uma constante...

 

O que eu pretendia mesmo saber é como baixar o KH da água que uso para o meu aqua de maneira a poder controlar melhor o PH?

Para baixares o KH, tens de introduzir um ácido que não seja o ácido carbónico. Logo, se quiseres fazer isso, tens de usar um ácido ou turfa, como o peixe_mario já te disse. Mas há um senão, se o teu KH for elevado, vais ter que gastar muito ácido de modo a reduzi-lo... E se o teu areão/decoração é realmente calcário, poderás gastar ácido eternamente que dificilmente, baixarás o pH e o KH :cry:

 

O que eu quis dizer foi que no meu aquario de 40 l ao usar a injecao de Co2 o PH baixou e neste não. Este tem muito mais plantas.

Lá está, se o KH da tua água, antes de injectares CO2, já é alto, não vais conseguir baixar o pH, pois já existem muitos iões Bicarbonato e Carbonato presentes na água.

Por um lado até é bom, pois se o CO2 não se dissocia em Bicarbonato/Carbonato, quer dizer que se mantem na forma que as plantas o absorvem. Sem contar que não baixa o pH, o que para várias pessoas é bom...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

KuSsTa escreveu:  

O que eu quis dizer foi que no meu aquario de 40 l ao usar a injecao de Co2 o PH baixou e neste não. Este tem muito mais plantas.  

 

Lá está, se o KH da tua água, antes de injectares CO2, já é alto, não vais conseguir baixar o pH, pois já existem muitos iões Bicarbonato e Carbonato presentes na água.  

Por um lado até é bom, pois se o CO2 não se dissocia em Bicarbonato/Carbonato, quer dizer que se mantem na forma que as plantas o absorvem. Sem contar que não baixa o pH, o que para várias pessoas é bom...

 

não esquecer a parte biologica que é o da absorção do CO2 pelas plantas 8)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

não esquecer a parte biologica que é o da absorção do CO2 pelas plantas 8)

Nem mais Alves, mas não te esqueças de uma coisa importante...

 

Quando tens um aquário com muitas plantas, realmente o pH pode aumentar, pois como bem sabes, estas "obrigam" os Bicarbonatos e os Carbonatos a serem protonados, para transformarem-se em CO2 para as plantas.

Mas se as plantas retiram CO2 dessa maneira, significa que obrigatoriamente, o KH tem de diminuir. Ora se ao injectares CO2 o pH não é modificado, quer dizer que o KH é à partida, já elevado. Por isso, o pH elevado não me parece ser devido às plantas. Daí ter excluído essa hipótese do lote (válida, à partida, como as outras).

 

E eu creio que mais depressa o CO2 diminui o pH, do que as plantas conseguem retira-lo da água. Mas isto já são expeculações :lol:

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas a perceber mal o meu ponto de vista. Es estou a dizer que o CO2 nao faz descer o pH porque as plantas o consomem da coluna de agua. Outra coisa que estás a assumir é que todas as plnatas teem a capacidade de retirar o carbono dos carbonatos da agua. E muitas conseguem fazer isso enquanto que outras apenas atrasam o seu crescimento retendo o CO2 da sua propria respiração nocturna e consumindo o pouco que vai sendo disponibilizado pela respiração de bacterias e peixes.

 

E eu creio que mais depressa o CO2 diminui o pH, do que as plantas conseguem retira-lo da água. Mas isto já são expeculações  

 

a medida que tens mais CO2 o pH começa a cair masa capacidade de captação de CO2 das plantas tambem aumenta por aumentar a concentração deste na agua. É obvio que tem de existir um equilibrio, a questão é que o equilibrio pode estar muito perto do ponto de partida e não notares essa diferença.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

estas a perceber mal o meu ponto de vista. Es estou a dizer que o CO2 não (palavra corrigida) faz descer o pH porque as plantas o consomem da coluna de agua.

Ok... então peço desculpa. Porque realmente percebi mal. Mas também só tinhas escrito uma frase... :lol: Não posso adivinhar em tudo 8)

 

Outra coisa que estás a assumir é que todas as plnatas teem a capacidade de retirar o carbono dos carbonatos da agua

Boa pergunta... mas se queres que te diga. Esse processo nem é em termos das plantas, mas sim da química da água.

Deves saber, e bem, que por mais alto ou baixo que seja o pH, todas as formas do ácido carbónico existem na água. Podem é ser muito baixas de forma a que sejam desprezadas face umas às outras.

Se tiveres uma água com CO2 dissolvido, e com um KH diferente de zero (obrigatoriamente), ao retirares CO2, seja porque via for, o pH há-de sempre aumentar. Pode é ser muito pouco. E isso qualquer planta consegue fazer, desde que consiga retirar CO2 da água (coisa que eu acho que conseguem).

Imagina, tens 1 ppm de CO2, 20 ppm de Bicarbonato e 5 ppm de Carbonato. Se não houver renovação do CO2, quando as plantas consumirem/absorverem esse 1 ppm de CO2, vais deslocar o equilíbrio de forma a que haja tipo, 0.5 ppm de CO2, 19.75 ppm de Bicarbonato e 4.75 ppm de Carbonato...

Por isso, mais uma vez, não é uma questão da planta x conseguir e da planta y não conseguir retirar CO2 ao KH. É sim uma questão de equilíbrio químico.

 

Agora se o KH nem o pH baixam, o que pode acontecer é exactamente isso que dizes. As plantas conservam o CO2 produzido na sua própria respiração nocturna, para o utilizarem no período diurno...

 

Esta última do armazenamento de CO2 e a do KH inicial ser alto e a variação do pH ser mínima, parecem-me ser as hipóteses mais plausíveis.

 

a medida que tens mais CO2 o pH começa a cair masa capacidade de captação de CO2 das plantas tambem aumenta por aumentar a concentração deste na agua.

Hmmm... não acho. Tu melhor que ninguém deves saber o que são soluções saturadas, ou perto da saturação.

 

Se o teu KH é já alto o suficiente, quer dizer que já há muitos Bicarbonatos e Carbonatos em solução. Então, se injectares CO2, para ele baixar o pH, teria de libertar um H+ para a solução. O problema é que a concentração de Bicarbonatos e Carbonatos já é tão alta para o esse pH específico, que o CO2 não consegue libertar o protão:

 

(1) HCO3(-) + CO2 + H2O -> HCO3(-) + H2CO3

 

(2) HCO3(-) + H2CO3 -> H2CO3 + HCO3(-)

 

Se repararmos, a equação 2 não faz grande sentido, pois os produtos são os mesmo que os reagentes. Ainda podes perguntar: "mas porque é que não se liberta o protão e ficam em solução dois iões bicarbonato?" É uma questão pertinente, mas o que acontece é que no "momento" da reacção 1, a água já está saturada de bicarbonatos e carbonatos, e a única maneira para eles aumentarem é aumentando o pH... Mas se para isso temos de aumentar o pH, então é que não vai acontecer de certeza, porque o CO2 como é um ácido, só pode diminuir o pH...

 

Este é o mesmo caso, porque é que só se pode atingir o valor de pH=6.35 em água destilada injectando CO2. Porque é que não se pode diminuir mais...? O que se passa é exactamente o mesmo. O valor mínimo é 6.35, porque nesse caso, todos os iões Bicarbonato e Carbonato são todos originários do CO2. Nós nunca conseguimos obter esse valor com CO2 no nosso aquário, porque parte dos Bicarbonatos e Carbonatos na nossa água são devidos a outros sais carbónicos...

 

Bem... e depois de grande testamento, espero não ter deixado ninguém a dormir...

Fiquem bem.

Cumprimentos a todos, em especial ao Pedro Alves.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tens um aquário com muitas plantas, realmente o pH pode aumentar, pois como bem sabes, estas "obrigam" os Bicarbonatos e os Carbonatos a serem protonados, para transformarem-se em CO2 para as plantas.  

Mas se as plantas retiram CO2 dessa maneira, significa que obrigatoriamente, o KH tem de diminuir. Ora se ao injectares CO2 o pH não é modificado, quer dizer que o KH é à partida, já elevado. Por isso, o pH elevado não me parece ser devido às plantas. Daí ter excluído essa hipótese do lote (válida, à partida, como as outras).  

 

Finalmente!! Após ler vários posts, percebi porque é que o meu pH aumenta. Estava a fazer-me uma valente confusão, porque é que o meu pH não descia com a injecção de Co2, aliás passado duas semanas ele aumentava!! O meu aqua tem uma quantidade razoável de plantas, assim sendo, e se percebi, a minha injecção de Co2 está a ser quanto baste, e à medida que a solução vai perdendo "força", as plantas são forçadas a produzir o seu próprio Co2 e consequentemente aumentam-me o pH :!:

Isto preocupa-me porque tenciono introduzir Discus, e se me descuido com o Co2 as alterações de pH (variam de 6.8 até 7.2) não lhes vai fazer bem nenhum...

 

P.S. ivanpantz, obrigado! É o domínio completo de química!

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz

 

Ocupação:  Estudante de Química

 

Os meus parabens, acho que este é o teu tópico favorito

 

Vamos lá:

 

tanto preciosmo num forum destes, dá sempre trabalho!

 

Nunca ouvi falar em ml/L. Quanto muito, % v/v.

 

No mundo prático, sem ser só teoria, não é rara a vez que se adiciona ml de uma dada substancia a litros de outra. Falas em v/v, ora bem ml não é uma unidade de "v"? até mais "v" do que mg!!! e "%" não é uma relação entre dois numeros, um dividido e outro divisor?(adimencionalmente falando)

 

Podes ter um ácido orgânico no estado sólido, e a sua capacidade de doar protões ser elevada, no entanto, o pH é nulo, ou melhor, nem se pode definir pH, porque estamos em estado sólido.

 

Ou seja, contradizes-me (porque te apetece) com um algo de que não tem nada a ver com o que eu disse. Queres ter um pH ácido à força numa substancia onde não se pode medir o seu pH, ok,ok. Pois, olha que os ácidos orgânicos sólidos que conheço só é medido o pH depois de colocados em solução(digo eu, tu és o espert).

 

O pH é sim uma escala logaritmíca da quantidade de iões H+/H3O+ existentes na água,

Ou seja pH= -log [H+] como eu disse!!!

 

e não nenhuma capacidade de doar protões...

 

...Pois, então...o que acontece aos OH- das bases? Onde é que normalmente são os "ataques" que destabilizam as moleculas e provocam as reacções?

 

Que tipo de areão e decoração tens no aquário de 100 litros? Será que não tens nada calcário?  

Eu tenho dois aquários, em que o que difere é o areão apenas. Se te disser que um tem o pH=6.0 e o outro pH=7.2

 

Completamente de acordo, esqueci-me desse pormenor da decoração ser diferente!!!

 

esta é minha:

A forma melhor que vejo para reduzir o pH será de modo natural, reduzir a comida dos peixes

 

esta é tua:

Mas olha que o excesso de comida num aquário, até faz é descer o pH...

 

tens razão, mas também tens razão aqui:

é perigosa para a saúde dos peixes e a qualidade da água deteriora-se.

 

será que é isso que queremos? uma má qualidade da água? então qual é a duvida?

 

Quanto ao nome dos ácidos, não querias dizer Fúlvico?

Sim! queroia diwer fúlvico, m,as tenhjo os dewdos grossos!

 

Sabes ao menos o que é uma titulação? É que ninguém vai titular a água de um aquário.  

Uma titulação é efectuada em água destilada, contendo apenas 1 ou 2 substâncias a titular (ou que interfiram na titulação). Sem contar que as titulação tal como tu lhes chamas, não são apenas curvas com declive elevado.

 

Juro que até tenho pena, explicar isto a um estudante de química, é mau, mas vamos lá:

 

Ninguem vai titular agua do águario, pois claro que não, a água do aquário é demasiado complexa, e por isso se usa água destilada, porque se está a estudar a outra substancia e não a água.

Isto é teoria!!!

 

Falei em titulações porque estava a referir-me à outra substancia que no nosso caso serão outras(água do aquário muito complexa)

 

Sem contar que as titulação tal como tu lhes chamas, não são apenas curvas com declive elevado

 

"que as titulações" era isto que querias dizer certo? (só para me vingar daquela dos "fluvicos" 8)

 

e..."não são apenas"? :shock: então...mas também são lá numa parte..zinha não?

 

Por acaso as zonas em que o poder tampão é máximo, são aquelas em que o declive é nulo

Áh pois é, e por acaso até se salta de um patamar para outro assim de repente não é? por causa das

curvas com declive elevado

 

Mas qual é a duvida e qual a necessidade de me contradizer?

 

A definição matemática de poder tampão é isso mesmo. O inverso da derivada do pH em função do volume de titulante, multiplicado por uma constante...

 

Bem, até fiquei com os olhos tortos :) pois é teoria a mais e prática a menos! Nem me vou dizer nada aqui. Só digo que não tenho esse livro!!!http://www.geocities.com/CollegePark/Resid...4589/tampao.htm (um site para putos ou por outras palavras, a 1ª opção após pesquisa de "solução tampão" no google e se carregarem na seta azul em baixo, ainda descobrem uma definição de pH bem simples)

 

P.S. ivanpantz, obrigado! É o domínio completo de química!

 

Pois...é melhor ter cuidado, digo eu, não vou entrar em contradições com o restante aqui presente neste tópico, mas acho essencial uma coisa, num forum onde surgem várias pessoas de várias educações e classes sociais, acho que é preciso ter um discurso para todos entenderem.

O inverso da derivada do pH em função do volume de titulante, multiplicado por uma constante...

o truque de trocar as voltas e entortar os olhos aos outros só para ter razão é errado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente, da vossa pequena discussão, o facto (aparente) é que finalmente percebi porque sobe o PH no meu aqua. :lol: Pelo menos fez sentido para mim.

 

num forum onde surgem várias pessoas de várias educações e classes sociais, acho que é preciso ter um discurso para todos entenderem

 

Estou de acordo por um lado, mas não por outro. Sendo eu de uma área técnica também (obviamente não química), acho que dados técnicos são para ser fornecidos fielmente e na íntegra, porque de contrário, outra pessoa pode avançar e fazer a respectiva correcção, com uma nova explicação e inclusão dos mesmos. :lol:

Depois se alguém quiser uma explicação mais "baixo nível" pode sempre pedi-la, mas a explicação completa fica feita.

Minha opinião, e vale o que vale :lol:

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa pergunta... mas se queres que te diga. Esse processo nem é em termos das plantas, mas sim da química da água.  

Deves saber, e bem, que por mais alto ou baixo que seja o pH, todas as formas do ácido carbónico existem na água. Podem é ser muito baixas de forma a que sejam desprezadas face umas às outras.  

Se tiveres uma água com CO2 dissolvido, e com um KH diferente de zero (obrigatoriamente), ao retirares CO2, seja porque via for, o pH há-de sempre aumentar. Pode é ser muito pouco. E isso qualquer planta consegue fazer, desde que consiga retirar CO2 da água (coisa que eu acho que conseguem).  

Imagina, tens 1 ppm de CO2, 20 ppm de Bicarbonato e 5 ppm de Carbonato. Se não houver renovação do CO2, quando as plantas consumirem/absorverem esse 1 ppm de CO2, vais deslocar o equilíbrio de forma a que haja tipo, 0.5 ppm de CO2, 19.75 ppm de Bicarbonato e 4.75 ppm de Carbonato...  

Por isso, mais uma vez, não é uma questão da planta x conseguir e da planta y não conseguir retirar CO2 ao KH. É sim uma questão de equilíbrio químico.

 

a questão é exactamente essa, conseguem tirar CO2 da agua mas apenas a partir de certas concentrações. e isto varia de planta para planta.

 

Agora se o KH nem o pH baixam, o que pode acontecer é exactamente isso que dizes. As plantas conservam o CO2 produzido na sua própria respiração nocturna, para o utilizarem no período diurno...
sim, é facto mesmo :lol: e varia de planta para planta e até te digo mais, quanto mais verde escura for a planta tipicamente maior o aproveitamento de CO2 em casos de carência. Repara na coloração da maior parte das plantas de aguas de pH elevado ou que subsistem melhor sem injecção de CO2. anubias, fetos, valisnerias, etc, etc...
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

No mundo prático, sem ser só teoria, não é rara a vez que se adiciona ml de uma dada substancia a litros de outra. Falas em v/v, ora bem ml não é uma unidade de "v"? até mais "v" do que mg!!! e "%" não é uma relação entre dois numeros, um dividido e outro divisor?(adimencionalmente falando)

Queres que eu te explique por que é que não se usa ml/L? Queres mesmo? O mais óbvio é a tua resposta ser: "Ah!! O que interessa são as unidades, e como eu coloquei também está certo", ou algo parecido.

 

Ninguém diz que as unidades que colocaste são diferentes, ou que não servem. Eu apenas disse que nunca vi ninguém a usar isso.

 

E já que falas em "Mundo práctico" e "sem ser só teoria", agradecia-te que arranjasses um exemplo práctico em que se use essa nomenclatura/razão de unidades.

 

Sabes qual é o problema de ml/L? Tal como tu explicaste, e bem, é pura e simplesmente uma diluição. Ou seja, pegares numa solução e diluires num volume maior. Mas eu agora olho para isso e penso: "Ok... mas qual é a concentração do líquido inicial?"

Toma um exemplo:

O álcool etílico comercial, geralmente vende-se com o grau de pureza 96% v/v. Isto quer dizer o quê? Que se pegares em 100 ml do líquido que está no frasco, 96 ml são etanol puro e 4 ml são água (supostamente destilada). Se eu diluisse 10 ml desse líquido que está dentro do frasco com mais 90 ml de água destilada, qual achas que é a maneira mais fácil de expressão a concentração de Etanol nessa solução final?

Tua: "10ml/100ml com uma concentração inicial de 96ml/100ml de etanol" ou mesmo "100ml/L com uma concentração de inicial 96% v/v"

Minha (o que se usa no Mundo práctico): 9,6% v/v de Etanol

 

O que achas que é mais fácil? Eu acho que é a minha... aliás, que é a que se usa no "Mundo práctico"...

 

Se achas que o curso que eu frequento é só teórico, então deixa-me que te diga... não é...

 

tanto preciosmo num forum destes, dá sempre trabalho!

Mais uma razão... se dá trabalho, achas que o faço por "desporto"? Ou será, que como muita gente sabe e me conhece, porque gosto de ver as coisas correctas?

 

Ou seja, contradizes-me (porque te apetece) com um algo de que não tem nada a ver com o que eu disse.

Isto é um Fórum não é? Todos temos igual direito de expressar-nos perante os outros, desde que de um modo civilizado e coerente. Se não gostas das minhas picuíces, ou das de qualquer outra pessoa, deixo-te uma frase bem conhecida aqui no Fórum:

 

"Não gostas? Então come só as batatinhas..."

 

Se quer que te diga, tem tudo a ver com o que tu disseste. Tu dizes que o pH mede a capacidade que uma substância tem em doar protões. E eu digo que não é bem isso. O pH é um número, uma leitura, um parâmetro de uma solução, não de uma substância (que pode existir em diversos estados físicos). Foi ou não foi?

 

ou seja, o pH mede a capacidade de uma substancia fornecer protões

 

Ou seja pH= -log [H+] como eu disse!!!

Se quiseres entrar em preciosismos, então não é essa a expressão matemática para o pH...

Se reparares, eu escrevi:

 

O pH é sim uma escala logaritmíca da quantidade de iões H+/H3O+ existentes na água,

E não escrevi essa expressão matemática, que já agora, está errada para a maior parte dos cálculos onde ela é utilizada. Se quiseres saber qual é a fórmula correcta, não hesites em perguntar.

 

...Pois, então...o que acontece aos OH- das bases? Onde é que normalmente são os "ataques" que destabilizam as moleculas e provocam as reacções?

Isso parece-me química orgânica a mais...

E tu sendo Engenheiro/Estudante de Ambiente, também deves saber que existem tanto ataques nucleófilos, como electrófilos. E catálises básicas como ácidas...

E confesso... não percebo o que queres dizer com essa pergunta... :?

 

será que é isso que queremos? uma má qualidade da água? então qual é a duvida?

E que tal leres as frases até ao fim...? Sabes que escolher partes de frases que os outros escrevem para enviar mensagens erradas não fica lá muito bem...

 

Como é óbvio, não aconselho ninguém a tentar baixar o pH desta forma, porque além de ser uma forma dispendiosa, é perigosa para a saúde dos peixes e a qualidade da água deteriora-se.

Que parte do que está a bold é que não percebeste?

 

Daí eu achar que não faz sentido o teu "joguinho" de palavras escritas por mim:

 

esta é minha:

Citação: A forma melhor que vejo para reduzir o pH será de modo natural, reduzir a comida dos peixes

 

 

esta é tua:

Citação: Mas olha que o excesso de comida num aquário, até faz é descer o pH...

 

 

tens razão, mas também tens razão aqui:

Citação: é perigosa para a saúde dos peixes e a qualidade da água deteriora-se.

 

 

será que é isso que queremos? uma má qualidade da água? então qual é a duvida?

O que eu quiz dizer, ao contrário do que escreveste inicialmente, é que se reduzires a comida num aquário, o pH vai aumentar, nem que seja pouco. Para quê? Para rectificar o que tinhas escrito na tua mensagem inicial:

 

A forma melhor que vejo para reduzir o pH será de modo natural, reduzir a comida dos peixes(talvez coloques em excesso)

O que está errado... se reduzires a comida, o pH vai aumentar...

 

Sim! queroia diwer fúlvico, m,as tenhjo os dewdos grossos!

Então compra um teclado com as teclas maiores, se fazes favor...

Não é para embirrar contigo. Tu podes pensar que sim, mas não é. Já mais pessoas aqui do fórum se queixaram que estava a ser picuínhas demais, mas após refletirem sobre o que depois lhes expliquei, até concordaram comigo. E a minha explicação para ti, vai ser a mesma que lhes dei (e não fui só eu, mais pessoas são da mesma opinião que eu):

 

Se toda a gente do fórum escrevesse as coisas como lhes "apetece", depois quando alguém usa a função Pesquisar, não encontra tópicos onde essa mesma palavra esteja mal escrita, perdendo assim informação que até pode ser muito útil, e que não é lida, pura e simplesmente porque uma palavra está mal escrita...

Se todos nós escrevessemos "Áime" em vez de EHEIM, e viesse um user qualquer procurar pela palavra EHEIM, não lhe aparecia nada...

Um exemplo menos ridículo e mais práctico:

Até eu te ter emendado, qualquer pessoa que procurasse pela palavra Fúlvico, não ia encontrar este tópico... porque a palavra estava mal escrita...

 

Juro que até tenho pena, explicar isto a um estudante de química, é mau, mas vamos lá:

Não precisas de ter pena nenhuma... eu gosto de aprender. Não gosto é de ver coisas mal escritas e erradas...

 

Ninguem vai titular agua do águario, pois claro que não, a água do aquário é demasiado complexa, e por isso se usa água destilada, porque se está a estudar a outra substancia e não a água.

Isto é teoria!!!

 

Falei em titulações porque estava a referir-me à outra substancia que no nosso caso serão outras(água do aquário muito complexa)

O que é que é a outra substância? E o "serão outras"?

Eu não percebi nada da tua explicação... não por ser muito específica, ou conter "picuíces" de química que eu não percebo e que nunca estudei.

Não percebi porque, tal como o resto das outras pessoas que leia esta tua "explicação", não faz a mínima das ideias do que são "a outra substância" e "serão outras".

 

"que as titulações" era isto que querias dizer certo? (só para me vingar daquela dos "fluvicos"

Vinga-te à vontade... eu troquei um plural por um singular... a palavra titulação existe... a palavra fluvico não...

 

Não querendo fazer mais citações extensas, resta-me perguntar-te se na tua experiência química sobre águas, achas que o pH das águas naturais, ou mesmo dos nossos aquários, se encontra num desses declives... É que se a tua resposta vai ser sim... então aconselho-te a ires estudar mais um pouco, se fazes favor.

 

Eu adverti-te porque tu falaste em titulações. Que tal como tu já admitiste, não têm nada a ver com o pH da água do nosso aquário. Será que tu querias falar numa possível mudança brusca de pH, e só te lembraste do exemplo de um declive de uma titulação? É o que me parece. Por acaso tenho de admitir que não fui o mais correcto nas minhas palavras quanto a esse assunto. Mas o exemplo dado por ti, não explica nada sobre a estabilidade, ou não, da água do nosso aquário.

 

Pois...é melhor ter cuidado, digo eu, não vou entrar em contradições com o restante aqui presente neste tópico, mas acho essencial uma coisa, num forum onde surgem várias pessoas de várias educações e classes sociais, acho que é preciso ter um discurso para todos entenderem

Nem mais... mas para te responder a ti, vou citar outra pessoa:

 

Sendo eu de uma área técnica também (obviamente não química), acho que dados técnicos são para ser fornecidos fielmente e na íntegra, porque de contrário, outra pessoa pode avançar e fazer a respectiva correcção, com uma nova explicação e inclusão dos mesmos. Confused

Depois se alguém quiser uma explicação mais "baixo nível" pode sempre pedi-la, mas a explicação completa fica feita.

 

Os meus parabens, acho que este é o teu tópico favorito

Por acaso não é...

 

o truque de trocar as voltas e entortar os olhos aos outros só para ter razão é errado!!!

Se calhar tens razão... vou mudar de curso e vou seguir política. Ou melhor do que isso. vou acabar o curso e dedicar-me à política... já que sou tão bom a entortar olhos e a trocar as voltas...

E eu acho que não tenho razão apenas quando entorto olhos... se tu o achas... problema teu...

 

E se achas que as minhas respostas são algum tipo de perseguição, engana-te. Porque de embirranço contigo não têm nada, apenas embirranço em termos de coisas, que eu acho, estão mal explicadas...

As minhas críticas tentam sempre ser construtivas. Se não é assim que as tomas, também já não posso fazer nada.

 

Fica bem.

Cumprimentos

____________________________________________________________

 

a questão é exactamente essa, conseguem tirar CO2 da agua mas apenas a partir de certas concentrações. e isto varia de planta para planta.

Ah... agora já percebo o teu ponto de vista :wink:

Tinha ficado mesmo com a ideia do: "a planta x consegue e a y não...", e estava a achar muito estranho.

 

sim, é facto mesmo Very Happy e varia de planta para planta e até te digo mais, quanto mais verde escura for a planta tipicamente maior o aproveitamento de CO2 em casos de carência. Repara na coloração da maior parte das plantas de aguas de pH elevado ou que subsistem melhor sem injecção de CO2. anubias, fetos, valisnerias, etc, etc...

Será que é por isso que as folhas mais velhas de uma planta qualquer, são sempre mais escuras? Ou seja, porque essa capacidade de armazenamento já está melhor estabelecida em folhas "maduras"?

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais maduras sim, mas não nesse sentido.

 

Não, o facto de serem verdes claras ou verdes escuras tem a ver com as tenicas das plantas em termos de crescimento/captação de luz. tipicamente as plantas de crescimento lento desperdiçam menos a construir estruturas de suporte (por exemplo nervuras) e portanto: quando vires uma setinha para o lado quer dizer portanto ( :wink: = portanto)

- concentram mais as estruturas :?

- tem mais sistemas de aproveitamento de luz numa menor área ;)

- mais cloroplastos por area :arrow: mais clorofila ou outro pigmento fotossintetico :arrow:

- absorvem mais luz :arrow:

-reflectem menos luz :arrow:

-parecem ser mais escuras

 

as plantas de crescimento rapido apostam em ter maior area de captação e ao mesmo tempo tentando que algumas das folhas fiquem em lugares cimeiros com mais acesso a luz e desenvolvem-se nessas areas (dai as folhas inferiores quando deixam de apanhar luz serem canibalizadas pelas plantas para aproveitar nutrintes para folhas novas).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais