Ajuda para o meu primeiro reef


Recommended Posts

Olá,

 

Em primeiro lugar benvindo ao Fórum!

 

O projecto parece-me de uma forma geral bem pensado e estruturado. Gostaria no entanto de fazer um reparo e algumas questões:

 

O reparo tem a ver com a reposição de água. Com duas bombas com esse caudal vais fazer com que o SCWD fique em pressão perdendo assim muito caudal à saída. O ideal será ligar cada bomba a um SCWD. Dou-te o meu exemplo - tinha até há bem pouco tempo duas Eheim 1262 ligadas cada uma a um SCWD e mesmo assim tinha grandes perdas. Neste momento tenho uma Iwaki de 4500 litros hora a dividir o seu fluxo por esses mesmos 2 SCWD´s e posso dizer-te que tenho mais caudal que anteriormente.

 

De resto gostaria de colocar as seguintes questões:

 

- Vais ter reposição automática de água?

- Vais ter Reactor de Kalkwasser?

- Vais ter Reactor de Cálcio

- Tencionas fazer algum refúgio ou tens possibilidade de o fazer?

 

Um abraço,

Diogo

 

PS - vê estas questões como pontos pertinentes na montagem do teu aquário. :lol::wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parece que já tens tudo muito bem planeado e de um modo geral está muito bem pensado :wink:

 

Concordo com o Diogo. É importante veres essa questão do SWCD. Isso assim não vai funcionar direito e só te vai é prejudicar o caudal das bombas.

 

Pelo desenho não se percebe bem mas se calhar eu alterava aí umas coisas na sump, o que salta logo à vista é o tamanho da sump, parece-me muito pequena, esse ultimo compartimento também é manifestamente muito pequeno para o caudal das bombas. Acho desnecessario três vidros a separar a 1ª da 2ª divisão, podes é alargar um pouco mais esse espaço e criares uma zona para adicionar resinas ou carvão activo sempre que necessário e retirar quando o entenderes. Gostei do pormenor da queda da água, mas sinceramente nunca vi um sistema desses a funcionar, assim à primeira vista parece-me que irá fazer muito barulho. Podes mergulhar o tubo dentro da sump e colocar um T à superfície para a dispersão das bolhas. Este sistema costuma ser mais silencioso.

 

Escumador, circulação e iluminação parece-me que estão perfeitos.

 

 

 

- Vais ter reposição automática de água?

 

Acho muito importante este ponto e principalmente pelo tamanho da tua sump. Em média um reef dessa litragem evapora entre 5 a 10 de água por dia. Se te ausentares de casa por uma semana esgotas a capacidade da sump... e capuft! :lol:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelos comentários.

 

 

Para o Diogo Lopes: A questão do SCWD que levantaste era algo que já me tinha passado pela cabeça, mas como nunca vi nenhum a funcionar estava na esperança que desse, principalmente porque não são assim tão baratos como isso.

Ora tens 1 bomba e 2 SCWDs, ligados à bomba com 1 T. e as saídas (4) dos SCWDs estás a juntar algumas, ou levas tubos separados até ao aquario, acredito que a ultima seja melhor, mas é que eu só tenho 1 buraco de cada lado para passar os tubos de retorno, será que se juntar 2 saidas de cada SCWD vai dar?

 

Espero ter reposição automática mas não agora, pois parece-me que não é prioritário e tenho muito onde gastar dinheiro.

 

Reactor de Kalkwasser e Reactor de Cálcio ?? qual a diferença? pensava que eram a mesma coisa!!! Sim também espero ter um mas ainda não pensei bem no assunto (qual, como liga-lo, etc), resumindo ainda não me informei sobre o assunto convenientemente.

 

Não estava a pensar fazer refugio, mas na relidade tenho possibilidade (espaço) para o colocar. Quetiono se terá grandes vantagens???

 

Para o Ricardo Pinto:Realmente a SUMP não abona muito a favor do espaço, mas estou a tentar aproveitar um antigo aquario, à que poupar onde for possivel para poder investir um pouco mais onde é realmente necessário. A 3º divisão da SUMP, onde vai ter a saida do skimmer estva pensada exactamente para ter adicionar resinas ou carvão activo. Tenho tentar aumentar a ultima divisão, concordo contigo em relação ao tamanho redusido da mesma fase ao caudal que irei ter.

Em relação à queda de agua, vou testar assim, se fizer muito barulho então terei que equacionar outra solução.

 

Novamente, obrigado pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ora tens 1 bomba  e 2 SCWDs, ligados à bomba com 1 T. e as saídas (4) dos SCWDs estás a juntar algumas, ou levas tubos separados até ao aquario, acredito que a ultima seja melhor, mas é que eu só tenho 1 buraco de cada lado para passar os tubos de retorno, será que se juntar 2 saidas de cada SCWD vai dar?

 

A resposta é não! Se juntares a saída dos SCWD´s mais vale nem os colocares!!!!:roll::lol: O objectivo do SCWD é separar os fluxos - se os vais juntar de novo...

 

Aqui ficam imagens do meu sistema:

 

Pic_5511_6.jpg

 

Pic_5511_8.jpg

 

Reactor de Kalkwasser e Reactor de Cálcio ?? qual a diferença? pensava que eram a mesma coisa!!! Sim também espero ter um mas ainda não pensei bem no assunto (qual, como liga-lo, etc), resumindo ainda não me informei sobre o assunto convenientemente.

 

Recomendo-te a leitura de:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33115

 

e

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5477

 

Não estava a pensar fazer refugio, mas na relidade tenho possibilidade (espaço) para o colocar. Quetiono se terá grandes vantagens???

 

Lê: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33262

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.... mais uma questão com a sump bigsmile

 

Estive agora a reparar, olha que os vidros na sump não podem estar colocados daquela forma, senão a evaporação só se vai fazer sentir no ultimo compartimento, ou seja, o resto da sump vai ter sempre o mesmo nível e ali no final é que vai haver alterações do nível consoante haja mais ou menos água. Acho que não estou enganado por isso corrige isso quanto antes. :D

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis algumas corecções feitas com base nos vossos comentários.

 

A ligação dos tubos pode parecer estranha, mas está condicionada aos buracos na placa de betão que já estão feitos :wink: .

Pic_6797_3.jpg

 

Espero vir a ter reposição automática de água com Reactor de Kalkwasser. Estou a estudar a questão do espaço para colocar o filtro de osmose inversa, o deposito e o reactor. Espero dar novidades brevemente.

Novamente, MUITO OBRIGADO a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Está tudo bem melhor! Apenas acho que deves colocar mais um vidro antes da ultima zona da sump pois o escumador, embora muito bom (é igual ao meu!!!) deita algumas bolhas que no teu caso iriam directamente para as bombas de retorno!

 

Como  é que têm o background dos vossos aquas? (pintado, papel autocolante, etc).

Experimentei plástico autocolante azul  que comprei no AKI. A cor é fixe mas o acabamento não me está a gradar a 100%.

 

Eu também fiz algumas experiências e optei por colocar uma napa preta que não fica com bolhas como o vinil e puxa muito mais pelas cores do aqua.

 

vê as fotos dos dois fundos...

 

Pic_5511_22.jpg

 

Pic_5511_35.jpg

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho vinil preto. Fica impecável ... mas é uma questão de meses porque depois fica coberto de alga coralina.

 

Pois... o meu agora está assim (em apenas 4 meses!!!):

 

Pic_6585_22.jpg

 

Pic_6585_21.jpg

 

Abraço,

Diogo

 

PS - desculpem estar a massacrar-Vos com imagens, mas acho que uma imagem diz mais que mil palavras!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, na foto com o fundo azul as riscas que se vêm atrás em cima à esquerda e em baixo à direita são provocadas pelas lâmpadas ou o vinil enrugou?

Eu por acaso prefiro os fundos azuis.

 

ajeronimo, esse projecto está a começar bem, planear tudo antes de avançar é meio caminho andando para o sucesso.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, na foto com o fundo azul as riscas que se vêm atrás em cima à esquerda e em baixo à direita são provocadas pelas lâmpadas ou o vinil enrugou?

 

As riscas são exageradas pela iluminação mas são de facto provocadas pelo enrugamento do vinil.

 

voces colocaram o background dentro do aquario?  

Onde compraram o vinil e a napa?

 

O background tem que ficar fora do aqua!!! :):) O vinil comprei no Aki tal como tu e a napa na Polux - é bem mais dura e por isso não enruga (custa cerca de 14 euros o m2 para teres uma referência)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai que eu sou chato!!! :):):)

 

Mas parece que eu não me consigo fazer entender, e como é uma questão simples e até te pode fazer algum jeito, eu vou voltar a insistir

 

Pic_6797_3.jpg

 

 

Então é assim... os vidros que estão colados ao "chão" da sump nunca podem ser muito elevados. Porque senão ficas com "pouco espaço" para a litragem de evaporação. Imagina que tens os vidros que estão presos no vidro do fundo do aqua a 10cm do chão, independentemente da água que evapora durante um determinado tempo, o nível minimo de água que vais ter na sump é de 10cm, ou seja, começas com 30cm no incio duma semana...vais de férias à tua vidinha e quando chegas o nível tá 10 (claro que isto vai ter interferencias em parametros do aquário como a salinidade, mas se depois corrigires não há problema). Enquanto que assim terás 10cm em metade da sump e 30cm na outra metade.

 

Claro que se usares um depósito com reposição de água automatica, isto que eu tou aqui a falar...conta 0. O que vai alterar vai ser o nível no deposito, mai nada! ;)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

desculpa mas não concordo com a tua perpectiva.

 

Assim como se deve cálcular o volume de água que desce do aqua (no caso de o setup permitir descer) pelo retorno quando a bomba se desliga (falta de corrente por exemplo) também acho que se deve cálcular o volume sobe para o aqua no caso do Escoamento entupir, por forma a que esse volume de água não transborde no aqua. eu sei que isso nunca acontece... mas deve ser tido em conta!

 

O controlo do nível deverá ser feito realmente por um repositor automático, mas pelo facto de não o ter de início, eu, na minha opinião, não mudava a Sump em função da falta desse equipamento que poderá ser adicionado mais tarde.

Na minha opinião o Nível da água vs evaporação deve oscilar no compartimento da bomba unicamente, foi assim que contrui a minha sump.

 

Jerónimo,

a minha sugestão para quando a Sump tem de ser mais pequena é sacrificar as divisões antes do escumador e não depois, ou seja, depois do Escumador devem existir 3 separadores eficazmente (e mesmo assim nem sempre) conseguir impedir que as mini bolhas do Escumador cheguem à bomba de retorno.

 

No meu caso sacrifiquei o separador entre a entrada de água e o Escumador, afinal ali bolhas não vão faltar, para poder depois ter o refúgio (Refúgio / BS - Biologic Sump, enfim a ver...), e os separadores de uma forma mais eficaz... Não conseguia ter tudo!

 

Aqui fica a imagem da minha Sump (85x50x60). Ficou um pouco alta demais! :D , mas agora já está.

Pic_6432_14.jpg

 

Para o teu caso, também tens pouco espaço, começava a cálcular o espaço da esquerda para a direita, ou seja, quanto preciso de ter no compartimento da bomba de retorno ? A seguir colocas os 3 separadores e depois vês quanto espaço sobra para o Refúgio (caso queiras/possas) Escumador e entrada da água e decides o que fazer aí.

 

Também não punha a saída de água do Escumador para o compartimento seguinte mas sim no do próprio Escumador. Quanto mais separadores melhor.

 

Acho que o teu sistema vai fazer barulho, talvez te safes na captação da água nas na queda vai ser complicado. A água cai no vidro e depois na água e isso vai fazer barulho. Pode ser que não te importes, eu passo-me com o barulho!

Na melhor das hipóteses deveria ter um T em cima ou em baixo como respirador, se queres que o ar entre, mas deixar a água entrar na Sump com o tubo uns 3 a 4 cm debaixo de água para não fazer tanto barulho, mas de facto eu não tenho experiência nesse teu Setup.

Mais uma sugestão, logo a seguir à captação da água, leva a água para baixo por mangueira flexível (Daquelas próprias para "alimentão", não toxicas) e com uma inclinação ligeira, para evitar cascata e amortecer a queda na sump (comigo resultou no setup anterior) e assim não ouves a água no pvc e a mangueira torna tudo mais silencioso.

 

Já me estiquei nos comentário... :(

 

Boa sorte na continuação do projecto.

 

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim como se deve cálcular o volume de água que desce do aqua (no caso de o setup permitir descer) pelo retorno quando a bomba se desliga (falta de corrente por exemplo) também acho que se deve cálcular o volume sobe para o aqua no caso do Escoamento entupir, por forma a que esse volume de água não transborde no aqua. eu sei que isso nunca acontece... mas deve ser tido em conta!

 

Desculpa mas não percebo o que isso tem a ver com o que eu tava a dizer :? ?

 

Repara bem na tua sump, a água alguma vez baixa o nível daqueles vidros que estão "colados" ao chão? E agora repara se esses vidros fossem pequenos. Se eles forem pequenos tu podes colocar o nível da sump como tu quiseres e consoante as tuas necessidades. A 10cm ou 20 ou a 30cm. Mas são pronto...isto também são pormenores, mas existe a possibilidade da sump do ajerónimo, conforme está desenhada não conseguir aguentar com a água toda que desce quando as bombas param, porque o nível basal (se é que posso chamar assim) está muito alto.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas minhas contas a parte da sump vai levar com a evaporacao vai ter ai uns 17 litros, o meu aquario de 200 litros evapora 5 litros por dia se neste aquario evaporar 10 litros é bem provavel que as bombas fiquem sem agua em 24 horas, o que pode provocar alguns problemas.

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também acho que se deve cálcular o volume sobe para o aqua no caso do Escoamento entupir, por forma a que esse volume de água não transborde no aqua. eu sei que isso nunca acontece... mas deve ser tido em conta!

 

Acho este pormenor completamente absurdo pois se o aquario for bem montado deveria levar um escoamento de emergencia.

 

 

Este SUMP está mal feito por razões obvias pois a divisória da bomba de retorno é muito pequena, com as evaporações que se adivinham sem duvida que vai haver problemas.

A tolerancia de água no sump quando falta de luz é muito pequena pois para o sump funcionar a água terá de andar acima dos vidros mais baixos. Para teres água que te aguente uns dias vais ter que subir o nível de água na SUMP, ao subires o nível de água na sump vais ter menos espaço para a água que desce. :lol::lol:

 

 

Retira a divisória, vais aumentar o volume!!

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EVAPORAÇÃO DE 10L POR DIA :):lol::lol:

Sinceramente nunca pensei que o volume de àgua que se evapora num sistema destes fosse tão grande!!!!!

Vocês não têm problemas de humidade na divisão onde está o aqua????

70L por semana, 280L por mês :cry:

Estou a ficar preocupado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais