Ajuda tecnica, iluminação!


Recommended Posts

Bons dias,

 

No sentido de melhorar a iluminação do aquário que neste momento apenas tem 25W para 150 LT, vou cortar todo o plástico que existe na parte superior deixando apenas a moldura preta para encaixar a tampa do aqua.

Preciso de ideias para criar suportes para duas lampadas tubulares ( 30 W (90 cm ) + 25 W ( 75 cm ) ), a minha ideia é prender à traseira ou até nas duas travas superiores que o aqua tem.

 

A intenção é que a montagem possibilitasse a movimentação das lampadas para ser facil a manutenção.

 

O aqua ( 1 metro , panoramico ):

 

Pic_4833_1.jpg

 

 

Obrigado a todos desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo da quantidade de luz que queiras, tens duas soluções muito boas para esse aquário.

Uma, sem mexeres na tampa, é colocares duas lâmpadas compactas casquilho 2g11 de 36w. As lâmpadas seriam montadas na calha nesta disposição:

╠═════════╣╠═════════╣

Outra opção com mais luz, é colocares duas lâmpadas de 55w do mesmo tipo, uma em cada lado da calha. Para isso claro que terias que cortar os plásticos da tampa.

O balastro ficaria no interior da calha.

Convém forrares a tampa com papel de alumínio ou preferencialmente pintares a tampa de branco no interior.

 

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Primeiro que tudo obrigado pela rapida resposta.

 

A minha ideia neste momento e como disse o ramirezi cortar todo o plastico à volta, ou seja, deixar apenas a moldura superior com um rebordo suficiente para a tampa acentar.

 

A ideia é por agora e como não vou colocar plantas dificeis por uma lampada de 30W (90cm) junto á traseira e uma de 25W (75cm) à frente desta, tubulares fluorescentes de 6500K.Por enquanto vai ter de chegar.

O meu pedido de ajuda é no sentido de como montar apoios para as lampadas de modo a ficarem na posição certa e que permitam movimentar quando quiser mexer no aqua.

 

A ideia neste momento seria um suporte a colocar na traseira ou utilizando as travas centrais ou até deixar nos cantos um pouco de plástico para incluir um suporte.Tenho de ir passear para os akis e maxmat à procura de ideias, por isso se alguem tiver alguma agradeço.

 

ramirezi, quanto à montagem da parte eléctrica vou utilizar uma semelhante à que o FAAO tem no seu de 240LT, ou seja, apenas no interior vão ficar as lampadas e terminadores, o resto ficara dentro do movel.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tenho 1 aquário igual ao teu, mas de 80 cm.

 

Tambem estou com o mesmo problema da iluminação, visto que para 90 litros brutos, só tenho 18 Watt.

 

O que tava a pensar, embora ficasse um pouco mais caro, era cortar o plástico à volta, de modo a que ficasse só o rebordo preto em cima, de forma a que se tapasse as travas e colocar uma calha da lifetech talvez a de 75 cm (2x36W). No teu caso poderias colocar a de 86 cm (2x55 cm) ou maior.

 

Quando avançares com o teu projecto, vai dando noticias para ver como fica :wink:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ramirezi,

 

Uma das razões em eu querer cortar o plástico trata-se de mesmo que aumente muito a potência da luz os cantos são sempre mal iluminados e as plantas teem tendência a crescer tortas em direcção à luz e se forem rasteiras a morrer.

Além disso tenho um Eheim ecco 2234 para montar e os plásticos vão tornar a montagem muito complicada e limitada.

 

Já agora, alguém pode dar opinião sobre este filtro para +- 150Lt?

 

Ideias precisam-se

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após ter visto as opcções em principio vou colocar duas lampadas tubulares (t8) de 30W ( por exemplo L 30W/965 FLH1 ou da philips similares) .

 

Mais ou menos este esquema :

Pic_4833_15.jpg

 

Ainda estou a pensar na maneira de criar um suporte para as duas lampadas que possa ser suspenso na parte de tras (a verde) ou apoiado nas travas centrais ( conforme esquema ) , ajudas precisam-se dos habilidosos que existem por aqui !!!!!

 

Também encontrei este modelo da osram,L 30W/880 SKYWHITE FLH1, será bom para as plantas?Pensava intercalar uma destas com a referida anteriormente.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tinha pensado nisso, mas já que não queria mexer no exterior, que tal arranjar daqueles clips de plastico que prendem nas lampadas e teem uma base larga tipo ventosa, colava com uma cola bem forte ( aceito sugestões ) e reforçava por fora com cola quente.

Colocando uns quatro clips destes por lampada será que a longo prazo terei problemas?

Deste modo podia pintar por dentro de branco como disse o ramirezi e ficava com o meu problema resolvido e com tempo para com mais calma fazer uma calha Xpto ( que agora o tempo tem estado muito muito escasso).

 

 

Obrigado e Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não me parece que colar seja viável, pois com o calor e a humidade gerada corres sempre o risco de se descolar e cair para dentro de água o que não seria nada agradável.

 

Aqui tens uns exemplos doque fiz com a minha, os parafusos se estivessem pintados de preto, práticamente não se notavam

 

Pic_6315_13.jpg

Pic_6315_14.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Camaradas,

 

Tenho um aqua quase 100% igual a esse com uma calha essa sim 100% igual a essa. E esta semana tenho estado com o mesmo problema: como colocar mais iluminação!!! Pelo que li das vossas sugestões acho que a melhor solução será a de abrir a calha original, furar dois buracos para apoiar os suportes da nova lampada e dentro da calha por o outro balastro mais o arrancador da 2 lampada. Esperemos que caiba. E assim ficava com, no meu caso com 1x36W Power Glo, mais 1x20W Sun Glo.

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe, ups

Ontem verifiquei que para abrir essa calha é necessário retirar de cada lado da mesma 2 parafusos sextavados, que no meu caso estão "agarrados" à calha! Ou seja, o que seria tão fácil irá ser uma obra prima para tentar rodar os parafusos já que estão todos ferrugentos.

Espero que não tenhas a mesma sorte!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Primeiro peço a todos os que tentaram ajudar desculpas por não ter respondido, não estava a brincar com a falta de tempo!!!!

mas hoje deu a raiva de quem vem a adiar tudo por falta de tempo e tive de fazer alguma coisa......

 

1º Depois de não ter tempo sequer para andar a comprar o material e montar, comprei um kit da Glomat 2x 30W :wink: era isto ou montar a luz daqui a uns anos....

 

2º A tampa foi forrada com papel de aluminio para servir de reflector

 

3º já tenho ideia para montar um suporte basculante para as lampadas mas por enquanto, falta tempo ,improvisei.... e este foi o resultado....

 

Geral

Pic_4833_21.jpg

 

Close up

 

Pic_4833_17.jpg

 

 

Está mesmo temporário e ainda precisa de acertos no plastico que foi cortado mas deste modo o filtro esta montado e a luz passou a 60 W e tenho espaço para trabalhar.

 

 

os bichos agradecem

 

Pic_4833_16.jpg

Pic_4833_18.jpg

Pic_4833_19.jpg

 

agora a devido tempo e ja com calma vou fazer apoios de gente para a luz.... :lol:

 

Prenda para o natal : TEMPO!! TEMPO!! TEMPO!!! para me dedicar aos meus meninos ( pelo menos saudaveis eles são )

 

A todos os users do forum Um excelente NATAL e tudo de bom para vós!!!!

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

nada como deixares esse espaço por baixo da tampa amplo pois para alem dessa ainda podes colocar na propria tampa mais duas, vais ver que da , em relaçao ao filtro e so cortares duas meias luas na traseira da tampa pra colocares a saida e a entrada de agua. boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.