Identificação de Plantas


nmam

Recommended Posts

Boas tardes, alguém me pode ajudar a identificar estas plantas? :D

eu já tentei pesquisar na tropica.com mas não tenho a certeza. Quanto à 1ª planta a mais semelhante para mim é a Ceratopteris thalictroides, quanto à 2ª não consigo mesmo identificá-la.

Agradeço a quem me puder ajudar :lol:

 

1ª planta:

Pic_6630_8.jpg

Pic_6630_9.jpg

 

2ª planta (a que tem as folhas largas)

Pic_6630_10.jpg

Pic_6630_11.jpg

 

cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Joaquim Bernardo, fico à espera também de outras opiniões. Também relativas à 1ª planta, pois aquilo que eu acho..é apenas uma opinião...

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a segunda parece-me ser uma, das várias espécies de Anubias.

 

... mas não é. Aqueles veios obliquos não enganam, é uma Spatiphyllum sp., que aliás é uma planta não aquática, enfim, mais um aquariofilo enganado. :P

A primeira é difícil dizer pelas fotos, mas ou é uma Ceratopteris cornuta ou uma Hygrophila difformis, mais provavelmente a última.

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já estava para a mudar, agora é mais uma razão... bigsmile a loja embora pequena sempre me mereceu confiança, e havia lá algumas dentro de aquários com folhas largas, uma até igual a esta, mas pronto, de qualquer forma vou ver o que faço com ela...obrigado na mesma.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira acho que é ceratopteris thalictroides

 

e a segunda é Spathyphyllum wallassi Uma planta mal amada pelo aquariofilistas. É lenta no crescimento (para quem quer resultados rápidos), custa a adaptar-se, precisa de um substracto muito fertil, luz fraca e dá-se melhor se tiver uma pontinha de folha fora de água. Tenho neste momento 3 submersas num aquário(há, praí 2 anos) e 2 num vazo na cozinha.

 

Mas já estou à espera que me digam que é mentira! (já tive esta discussão aqui no forum :D )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta nessas condições não esttá a viver...está parcamente a sobreviver...

 

Bom, pela foto, a Spathyphyllum tem lá 1 folha com crescimento irregular, é nisso que te baseias Just_me?

 

Isso acontece pela direcção que a folha tomou ao crescer no local original, mas ela roda.

 

:) Se é às minhas que te estás a referir, nesse caso tenho de perguntar, como consegues fazer essa afirmação se não as viste? Pessoalmente tenho as minhas duvidas que os sinais de "parcamente a sobreviver" sejam: um verde normal e um crescimento...normal à um 2 anos. Teriam elas tantas reservas armazenadas?

 

Se te baseias em leituras, bom, nesse caso, tenho que te dizer:

 

Que é necessário ter licenças para produzir anubias e daí 1 anubia custar 4€ e uma Spatiphyllum 1,5€

 

As plantas que requerem mais luz e mais cuidados, requerem mais material e como tal as empresas que vendem equipamentos preferem-nas. Assim quando patrocinam congressos, revistas ou livros, claro que pretendem encaminhar os clientes para a compra.

 

Acredito no entanto que, no caso do shark_man esta não seja uma planta apropriada, visto ele ter outras especies com cuidados diferentes e até contraditórios ao genero spathyphyllum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado antes de mais pelas respostas. fiquei bem mais esclarecido. de qualquer forma retirei a planta em questão pois esteticamente não me agradava muito, pelo menos junto das que tenho actualmente. cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que é necessário ter licenças para produzir anubias e daí 1 anubia custar 4€ e uma Spatiphyllum 1,5€

Não é preciso licença nenhuma para produzir Anubias. Para já porque Anubias não é uma espécie, mas sim um género e não há generos patenteados ou patenteáveis, e mesmo que fosse uma espécie também o não seria, pois também não há espécies patenteadas ou patenteáveis, o que é patenteavel e há patenteado são variedades de determinadas espécies. Uma Anubias é mais cara do que uma spatiphyllum porque demora mais tempo a crescer e é produzida em muito menos quantidades, pois a Spatiphyllum é cultivada para o mercado do vaso que é muito maior do que o da aquariofilia.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é às minhas que te estás a referir, nesse caso tenho de perguntar, como consegues fazer essa afirmação se não as viste? Pessoalmente tenho as minhas duvidas que os sinais de "parcamente a sobreviver" sejam: um verde normal e um crescimento...normal à um 2 anos. Teriam elas tantas reservas armazenadas?

 

 

baseio-me nesta tua frase:

 

É lenta no crescimento (para quem quer resultados rápidos), custa a adaptar-se, precisa de um substracto muito fertil, luz fraca e dá-se melhor se tiver uma pontinha de folha fora de água.

 

Não é uma planta que tenha um crescimento lento, em boas condições, e nessas condições não precisa de um substrato muito fértil e tal como dizes, dá-se melhor com uma folha fora de agua. Já vi crescimento desta planta em terrários extremamente rápidos. Para além disso se fosse uma planta tão exigente, com crescimento tão lento, nunca teria sido uma primeira opção para um mercado de plantas de vaso a um preço extremamente acessivel.

 

É tenho ainda bases cientificas para te dizer isso de alguns papers que já li.

 

Aconselho-te a um nivel mais amador este "artigo" para uma primeira abordagem ao assunto:

 

http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...read.php?t=8643

 

 

destacando este paragrafo, mas mudando um pouco as condições, o T pode ser normal mas o resto das condições serem piores.

 

As T increases the plant's need for photosynthates also increases. If Ps (photosynthesis) doesn't increase as well the plant is going to start using up carbohydrate and lipid reserves that under the circumstances it might not have much of. Most of the energy produced by Ps goes into maintenance of current tissues and not into the building of new growth. If a plant is already not producing much because of low light and limited carbon it won't have much in the way of stores. Increased respiration without a summary increase in Ps will eventually cause the plant to start cannibalizing itself for the necessary elements.

 

Já agora que comparas ás anubias, tambem plantas bastante resistentes, podes ter anubias novamente parcamente a subsistir sem sinais de carências e no entanto em boas condições o crescimento acelera bastante.

 

E como o Pedro disse, licenças para cultivar anúbias? Emitidas por quem?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se deixares a Ceratopteris thalictroides à superficie como uma planta flutuante vai-te encher o aquário em muito pouco tempo.

No cultivo submerso precisa de injecção de CO2 para desenvolver bem.

Em todo o caso é uma planta de fácil cuidado e rápida no crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se deixares a Ceratopteris thalictroides à superficie como uma planta flutuante vai-te encher o aquário em muito pouco tempo.

No cultivo submerso precisa de injecção de CO2 para desenvolver bem.

Em todo o caso é uma planta de fácil cuidado e rápida no crescimento.

 

Em cultivo submerso precisa de co2 :roll:

 

esta planta (pelo menos nos aquas que eu conheço com el (meu e dum amigo meu) (em que nao tem co2) parecem uma praga. :lol:

Gonçalo Valente

 

Nao sei o que é mais estupido se a estupidez ou os estupidos (lol)

tiago2-piada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais