Pedro Santaella Publicado Outubro 30, 2005 Publicado Outubro 30, 2005 Ola a todos! Durante essa semana fiz uma receita caseira de um pate, que eu encontrei no site aquariofilia online mesmo... mas quando jogo para os peixes o pate solta uma nuvem ou sei la o que que me da a impressão de que esta sujando a agua... será que é prejudicial para o aqua??? ta ai o link para ver a receita... http://www.aquariofilia.online.pt/default....&id_alimentos=4 valeu! Citar
pirri Publicado: Outubro 31, 2005 Publicado: Outubro 31, 2005 Ola a todos! Durante essa semana fiz uma receita caseira de um pate, que eu encontrei no site aquariofilia online mesmo... mas quando jogo para os peixes o pate solta uma nuvem ou sei la o que que me da a impressão de que esta sujando a agua... será que é prejudicial para o aqua??? ta ai o link para ver a receita... http://www.aquariofilia.online.pt/default....&id_alimentos=4 valeu! boas. não sou pró mas toda a comida que os peixes não comerem é muito má para o aquario, toda essa (nuvem) que eles não comem vai para o fundo e vai começar a formar amonia, se for muita as bacterias não conseguem acimila-la e pode até matar os peixes. Citar
Esgalha Publicado: Outubro 31, 2005 Publicado: Outubro 31, 2005 n sou nutricionista nem nada que se pareça, mas para começar nem dava sequer esse pate, pois n me parece mt indicado tanto o coraçao de boi como figado e o espinafre sao mt ricos em ferro, e o figado dos peixes, n se da mt bem com ferro em excesso segundo li. depois sao ricos em gorduras etc, o que tb n é bom. o que e facto é que qd umamistura desse tipo e dada a peixes pequenos, eles crescem num instante, pois é riquissima em proteinas essa dieta. pessoalmente prefiro dar comida congelada como artemia, varios tipos de larvas ( se bem que ai haja alguma polemica pq ha quem defenda que certo tipo de larvas razem parasitas agarrados, num entanto a amtra estreliza toda a comida congelada deles bombardeando-a com uma radiaçao qq tipo UV ou raios gama ou la o que é :D; qt a ourtras marcas n sei, mas eu uso outras e n tive problemas ate agora ), krill, mysis, espinafres ou mix de vegetais que se encontram congelados tb. Citar
Pedro Santaella Publicado: Outubro 31, 2005 Autor Publicado: Outubro 31, 2005 estranho...será que um site serio que nem o aquariofilia online colocaria uma receita que possa por em risco peixes e aquarios...eu acho um pouco dificil...por isso eu fiz a receita sem pensar duas vezes :D acho estranho o coração de boi ser prejudicial aos peixes pois é o principal ingrediente de qualquer receita em criadouros, principalmente de discos. Não sei, é algo para se pensar muito ainda, dei a comida por uma semana, meus alevins cresceram espantosamente, meus peixes também, isso além de eles terem ganhado uma corzinha mais forte e vistosa... o que me preocupa no momento não é a saude dos peixes, mas sim a poluiçao do aquario. obrigado! Citar
Sonhudo Publicado: Outubro 31, 2005 Publicado: Outubro 31, 2005 Fizeste qual formula? A I ou II? Eu não percebo muito destas coisas, mas parce-me que a gelatina deve ser o elemento que impede a comida de se desfazer na água. Uma dessas formulas tem, a outra não. Talvez aumentar um bocado a gelatina ajude! Eu sempre li que estas receitas de coração de boi são boas para os peixes! Citar Eu
Pedro Santaella Publicado: Outubro 31, 2005 Autor Publicado: Outubro 31, 2005 é a primeira, com gelatina...eu acho que usei pouca... Citar
pirri Publicado: Outubro 31, 2005 Publicado: Outubro 31, 2005 Fizeste qual formula? A I ou II? Eu não percebo muito destas coisas, mas parce-me que a gelatina deve ser o elemento que impede a comida de se desfazer na água. Uma dessas formulas tem, a outra não. Talvez aumentar um bocado a gelatina ajude! Eu sempre li que estas receitas de coração de boi são boas para os peixes! se queres mesmo dar isso aos peixes acho q deves dar 1 de cada vez assim podes controlar melhor e não vais poluir o aquario com excessos de comida...o coração podes congelar e depois raspas a quantidade que queres... Citar
Joao Machado Publicado: Outubro 31, 2005 Publicado: Outubro 31, 2005 Boa noite, em Portugal . A receita polui mais que a comida normal. o principal problema, visto a distancia, é que a comida foi demasiado desfeita e terá ficado quase liquida. Na proxima tens de ter mais cuidado com a maquina de "picar" e por um pouco mais de gelatina. Um abraço....intercontinental JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Esgalha Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 pois e aposto que ha mta gente que da esse tipo de alimentaçao aos peixes e que aparentemente n fazem mal , pelo menos a curto prazo. tal como eu disse n sou nutricionista nem percebo nada disso, mas pelo que tenho lido ( que n é mt ) essa n será a alimentaçao mais correcta. nisto da aquariofilia, como ja vi um membro uma vez a dizer, temos de ser veterinarios, biologos, jardineiros, quimicos tudo ao mm tempo, e o que é facto e que uma minoria possui apenas uma das caracteristicas, a maioria n possui nenhuma, e ninguem as possui a todas.e mm os que possuiem alguma delas n foram formados de certeza tendo em conta o mundo da aquariofilia, mas sim para outras areas. ha mtas teorias e infelizmente, principalmente aqui em PT nenhuma delas fundamentadas e ha mts boatos. as vezes certas doenças ou condiçoes que os nossos peixes apresentam, mtas vezes pode ser realmente cauasda por uma alimentaçao deficiente, mas torna-se dificil relaciona-las directamente com a alimentaçao. por isso as pessoas continuam a usar, pq os peixes crescem bastante e depressa e pq aparentemente n lhes faz mal. mas é tudo mt subjectivo e como ao fim ao cabo, e resumindo tudo bem resumido ninguem percebe nada disto e baseiam apenas as suas opinioes em experiencias, senso comum, naquilo que ouviram dizer ( tb fruto de senso comum ) e mt pouco baseado cientificamente, acaba por ser impossivel dar uma resposta concreta ao que deverá ser uma alimentaçao equilibrada. e os peixes têm de certeza necessidades nutricionais diferentes das nossas,e um execesso de certo nutriente que a nos n nos faria mal ou tao mal, se calhar a eles afecta-os de maneira diferente, e de maneira que nos e impossivel dectetar a n ser que fossemos peritos em ictiologia e anatomia "peixofila" , o que implicava tb er um laboratorio para poder proceder a testes, etc. e com isto tudo ja disse mta coisa mas acabei por n dizer nada. resumindo mais uma vez, e correndo o risco de estar a fazer uma tempestade num copo de agua, tenho a certeza que a alimentaçao nos peixes é tao importante como em qq outro ser vivo, e que uma alimentaçao deficiente apenas vai prejudicar os peixes a curto ou a longo prazo, e ninguem sabe o que é ou deixa de ser uma aliemntaçao equilibada. e quem fala de alimentaçao tb fala de medicaçoes, quimica da agua etc. ja uma vez fiz uma pergunta sobre os problemas que podia trazer aos peixes se os mantivesse-mos em aguas de PH diferentes das aguas nativas ( por exemplo na alemnha que criam discus em PH elevadissimo ) e ninguem me soube responder bem pq... apenas me souberam dizer que eles deviam ser mantidos no PH certo ou semelhante. ou seja falta de esclarecimento cientifico ou pelo menos plausivel, algo que n seja uma resposta do genero, é assim pq é assim. aquariofilia é ealmene um passatempo que começa a ganhar mta força emts adeptos, mas de que se sabe ainda mt pouco. Citar
Sonhudo Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Parece-me que substimas o conehcimento cientifico / pratico que a comunidade de aquariofilistas foi absorvendo! Mas percebo o que queres dizer! Muita gente ligada ao estudo de biologia, de peixes, de animais, teve e tem aquarios. E dessa forma foi passando o conhecimento aos mais leigos. Por outro lado a ciência é algo em evolução... mesmo as teorias de Einstein já têm fortes concorrentes (um deles é português!!!). Assim sendo, vamos aprendendo uns com os outros na esperança de que os nosso peixes e plantas se sintam o melhor possivel, mesmo que presos num retangulo de vidro.... Citar Eu
João Magalhães Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 ha mtas teorias e infelizmente, principalmente aqui em PT nenhuma delas fundamentadas e ha mts boatos. Discordo completamente contigo neste aspeto. Em portugal as teorias são tão fundamentadas como em outro lugar qualquer. Não precisamos de ter investigadores a fazer seja o que for, precisamos é de ler o que os outros investigadores escrevem para nós lermos. No entanto existem várias pessoas no mundo aquariófilo português com conhecimentos científicos que poderão fundamentar alguma teorias e fazer algumas experiências que nos possam e têm ensinado muito. mas é tudo muito subjectivo e como ao fim ao cabo, e resumindo tudo bem resumido ninguem percebe nada disto e baseiam apenas as suas opinioes em experiencias, senso comum, naquilo que ouviram dizer ( também fruto de senso comum ) e muito pouco baseado cientificamente, acaba por ser impossivel dar uma resposta concreta ao que deverá ser uma alimentaçao equilibrada. É tão subjectivo quanto o quisermos que seja... Falando no aspecto da alimentação que é o que está aqui a ser discutido: Eu por exemplo custumo fazer uma "papa" caseira que não é subjectiva. Os componentes a usar na papa foram escolhidos com base na análise dos alimentos encontrados no estômago dos peixes. A partir daí fizeram uma equivalência em termos quimicos e combinando alguns dos alimentos facilmente encontrados na alimentação humana e não só, cosegue-se obter um conjunto de alimentos que a nível nutricional são muito identicos aos encontrados no estômago dos peixes selvagens. Se isto é subjectivo, não sei o que consideras objectivo? Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
João Magalhães Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Assim sendo, vamos aprendendo uns com os outros na esperança de que os nosso peixes e plantas se sintam o melhor possivel, mesmo que presos num retangulo de vidro.... Ora aqui está o que realmente interessa na aqúariofilia Para além das experiências científicas e estudo dos peixes no seu meio que nos leva a não cometermos erros grosseiros, devemos ter em conta a experiência que cada um vai acumulando ao longo dos anos. Os nosso erros, as nossas experiência, as nossas observações ao londo do tempo, por vezes são muito válidas e são elas que nos ensinam a cuidarmos bem dos peixes. Hoje em dia existe muita e boa informação (na internet, nos livros, em vídeos, etc..) que já não se justifica cometermos erros grosseiros com os nosso peixes. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Esgalha Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 ok, tv tenha exagerado um pouco ao dizer que ninguem sabe. mas sao tao poucos os que sabem que quase nem contam. por exemplo, comidas a base de coraçao de boi mta gente usa, inclusivamente criadores de discus conceituados tanto em PT como no resto do mundo etc. duvido profundamente que ja se tenham encontrado restos de coraçao de boi no estomago de que peixe seja. mm a nivel de literatura tem mt que se lhe diga. por exemplo uma das biblias mais usadas para discus, e o livro recomendado por mais gente, é sem duvida o Discus Health, e o gajo que o escreveu é um chamado self made man no mundo da aquariofilia e n tem qq preparaçao nessa area alem de anos de experiencia. e se é verdade que a experiencia conta mt, tb é verdade que apenas a experiencia n é tudo. o proprio livro está mal elabora, mt desorganizado e algo confuso. sinceramente n gostei do livro. depois arranjei um livro sobre doenças elaborado por um veterenario e a diferença era da noite para o dia. daquilo que eu vejo escrito neste forum, e das respostas que vejo as minhas perguntas é que realmente ha pessoas a saberem bastante disto, mas ninguem a saber o suficiente, e mais ainda que pensam saber tudo, e n é raro ficar sem uma respota decente as minhas duvidas. n acho que isto seja nenhuma ofensa, uma vez que ninguem nasce ensinado e a informaçao disponivel boa é pouca e de dificil acesso. aproveitando este topico onde e que eu poderia entao arranjar informaçoes acerca das necessidades nutricionais dos peixes? Citar
João Magalhães Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 por exemplo, comidas a base de coraçao de boi mta gente usa, inclusivamente criadores de discus conceituados tanto em PT como no resto do mundo etc. duvido profundamente que ja se tenham encontrado restos de coraçao de boi no estomago de que peixe seja. É claro que nunca foi encontrado coração de boi no estômago dos peixes, a não ser que algum indígena estivesse a merendar à beira rio e tivesse atirado com um pedaço para a água, desconheço bois aquáticos No entanto o coração de boi poderá ser um alimento com características nutricionais aproximadas às de vários invertebrados que os peixes comem no seu meio, o que interessa é dar,os aos peixes alimentos com características idênticas, não precisam de ser as mesmas, até porque seria muito difícil. daquilo que eu vejo escrito neste forum, e das respostas que vejo as minhas perguntas é que realmente ha pessoas a saberem bastante disto, mas ninguem a saber o suficiente, e mais ainda que pensam saber tudo, e n é raro ficar sem uma respota decente as minhas duvidas. n acho que isto seja nenhuma ofensa, uma vez que ninguem nasce ensinado e a informaçao disponivel boa é pouca e de dificil acesso. Aquilo que vês escrito no forum, não é o que as pessoas sabem, mas sim aquilo que as pessoas estão dispostas a escrever. Realmente há pessoas neste forum e fora dele que sabem bastante de aquariofilia, algumas bem mais que o suficiente. Saber o suficiente o conceito é demasiado ambíguo. Para alguns será saber manter os peixes com algum conforto, para outros será saber mais do que isso. Para mim saber o suficiente acho que nunca vou atingir esse patamar sou demasiado exigente para comigo para me contentar com o que sei e com o que vou aprendendo. Mas não me queixo das respostas que amavelmente me dão, cada um ajuda como quer e como pode e mais não é obrigado. Saber tudo , eu acho que em nenhuma área ou hobby existirá ninguém que saiba tudo. Existem pessoas que sabem mais de umas coisas do que de outras, que aprofundam conhecimentos num determinado tipo de peixes do que noutros, isso é normal em tudo que fazemos durante a nossa vida. Costuma-se dizer que quem sabe de tudo não sabe de nada Quanto às respostas às tuas questões: ou não consegues colocar as questões de maneira a motivares as pessoas a responder, ou realmente são tão complicadas que ninguém te consegue responder Se o teu nível de exigência é assim tão alto, existem vários foruns estrangeiros que muito provavelmente te conseguirão satisfazer, estão em funcionamento há mais tempo que o nosso nos quais participam inclusive alguns dos investigadores internacionais. aproveitando este topico onde e que eu poderia entao arranjar informaçoes acerca das necessidades nutricionais dos peixes? Este é um bom site: http://www.aqua-passion.net/articles02.htm que eu consulto muitas vezes. Não tem tudo mas tem coisas interessantes Sobre comida para discus não te posso ajudar muito porque não é o meu forte cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Esgalha Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 as minhas perguntas sao mtas vezes coisas aparentemente simples, como por exemplo perguntas acerca de Ph's, aqui ja a mt mtepo uma perugnta acerca de algas. perguntas que nada têm de ambiguo. sao perguntas que com 7 ou 8 palavras fazem, algumas mais dificeis do que outras. e perguntas em que fiquei sem resposta foram bastantes. posso estar a parecer ingrato, mas n estou, pq ja aprendi mta coisa neste forum. e agradeço especialmente aos que tentam ajudar o melhor que podem, apesar de mtas vezes a informaçao vir aos bocados ou incompleta. tal como tu dizes eu eu ja disse ninguem sabe tudo, e especialmente ninguem nasce ensinado, e quem se mostra solidario e tenta realmente ajudar, so merec o meu respeito. agora realmente nunca vi por aqui nenhuma dessas pessoas que tu dizes que realmente percebem mt. e se realmente andam por ai entao n sei pq n ajudam mais. se por um lado admiro quem ajuda como pode, ja n admiro nada quem ajuda como quer, o que significa que n esta a ajudar e a ensinar tudo aquilo que sabe e que pode ser relevante. tb tens razao qd dizes que ninguem sabe a serio de tudo. pratiquei radiomodelismo durante uns mtempos e o ambiente ainda é um pouco pior que este. é ppl que percebe pouco de carros, mas todos eles tinham as afinaçoes perfeitas ( qd mtas vezes de perfeito tinham mt pouco ). depois era notorio que os que realmene percebiam mais n partilhavam informaçao nem ajudavam como podiam. os que n percebiam nada falavam a boca cheia que eram uns craques e que eles e que sabiam e mandavam bitaques a torto e a direito pq eles e que sabiam e os outros deviam ouvi-los. aqui no forum tb ha um pouco desse ambiente mas n tao vincado, mas pronto acho que é assim em todo o lado. eu pelo meu lado gosto de ajudar ao maximo tendo em conta aquilo que sei, sobre que assunto for, e tenho pena que muitas pessoas n sejam mais assim uns para os outros, pq tal como eu ha mt gente a querer aprender realmente como as coisas se fazem. obrigado pelo site Citar
Recommended Posts