Início de funcionamento de aquário de 500 l: 1ªs observações


Recommended Posts

Aí está! Depois de largos meses de antecipação, finalmente dei início ao funcionamento do meu aquário de recife de 500 litros, que surgiu de uma adpatação de um aqua com ciclídeos do malawi.

O começo não foi muito auspicioso, porque recebi a rocha viva antes do tempo previsto, o que me obrigou a colocá-la no aquário com um bocado do sal ainda por dissolver (arrgh). Também fiquei impedido de pôr o escumador a funcionar, porque me falta ainda uma peça de sustentação (não tenho sump e o escumador tunze fica dentro do aqua principal, mas necessita de uma trave horizontal para sustentação).

Parece-me que a rocha viva, não curada, está a "morrer" a um ritmo alarmante, apresenta muitas partes esbranquiçadas e o nível de nitratos está altíssimo. Depois de amanhã, penso poder fazer a primeira troca de água e colocar o escumador em funcionamento, finalmente.

Agradeço quaisquer dicas para melhorar este processo inicial de maturação.

 

Obrigado e cumprimentos, Hugo Camilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo aos salgados.

Aparentemente ja começaste da pior maneira, vamos lá colocar o setup para ficarmos mais informados.

Argh nunca gostei la muito dos escumadores da Tunze...

Nunca vi um que funciona-se.

Vamos la ver, venha la esse setup.

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu, digamos que nesta fase não me preocupava com o aqua mas sim com a rocha. Com a experiência que tive na cura da rocha, fazia o seguinte:

- Limpava da rocha tudo o que pareça morto. Alguidar com água do mar e toca a limpar com cuidado só a matéria morta. Nada de andar a esfregar tudo em geral porque a rocha fica esbranquiçada, só a matéria visivelmente morta e mal cheirosa. Vez melhor o que está morto se colocares a rocha dentro de água porque fica tudo em suspensão.

- Circulação para ajudar a libertar as

- Escumador

- Não enchia o aqua, colocava água apenas a tapar a rocha o mais baixo possível para poder fazer trocas de água a 100%, sim 100%. Para quê fazer TPA´s se os testes estão todos a rebentar a escala, eté assusta eu sei!. Água nova, depois de uns dias testes a rebentar a escala, troca de 100% de água.

- quando os testes começarem a dar resultados mais normais então aí fazia uma última troca total é começava a pensar no aqua e em iniciar a ciclagem.

Se tiveres um recipiente para curar a rocha fora do aqua melhor. tipo um bidon de 100L cortado ao meio, qualquer coisa do género. Assim podias ir preparando o aqua, colocar mesmo água e ias curando a rocha à parte e umas semanas depois mudavas a rocha para o aqua já em andamento.

- A rocha deve ser curada sem luz.

 

É a minha opinião, claro, espero que ajude.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, também tenho que discordar de ti de vez em quando. Eu cá sou daqueles que gosta dos escumadores Tunze . É claro que não são o estado da arte em escumadores. Para isso temos os Deltec .

Mas os Tunze são fixes e fiáveis apesar de terem já alguns anos estão aí para as curvas. Nomeadamente, são uma boa alternativa para quem não tem sump, por serem bastante compactos.

Temos um aquario de 2 metros montado com um tunze cheio de SPS e LPS de boa saúde e acrescer a bom ritmo.

Hugo, não começaste bem . Bem vindo ao clube :) , o que interessa é que recomeçes bem e prossigas melhor.

 

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

Eu tambem estou com o Rui...para mim existem poucos escumadores pelo qual mudaria o meu tunze e so facto de ficar dentro da sump consegue-se ganhar espaço dentro do movel que é precioso para outras coisas...tipo deposito para agua de reposiçao!

 

Um abraço, Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões.

Para quem pediu o setup, aqui vai:

 

Aquário: 200*50*50 =500 litros

Iluminação: 2*t5 6500k 39 w + 2*t5 6500K 24 w + 2*t8 azul actínica 30w+2*t8 branco 9000K 30w.

Circulação: 1 tunze 6060 - 6000l/hora + 2 aquaclear 1500l/h cada.

Escumador tunze para aquários até 1200 litros.

Aquecedor 250 w jager.

25 quilos rocha viva e outro tanto de rocha artificial.

Camada muito fina (menos de 1 cm) de areia de granulometria pequena.

NÃO Tenho SUMP.

No futuro (Natal) vou acrescentar um sistema de reposição automática com uma "espécie" de reactor de kalkwasser.

 

Penso que é tudo.

Quero experimentar sobretudo peixes e corais moles e um ou outro coral duro com menor exigência de luz.

 

Cumps, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha opinião tens pouca luiz, mesmo para manteres corais moles! Tens também pouca movimentação - tens que aumentar isso para o dobro.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, mais movimentação (aconcelho pai 30/35X no minimo) para teres menos problemas com algas, e mais luz, so para teres uma ideia, eu no meu vou por 8 lampadas T5 de 39W, e o meu aqua so tem 100x50x50.

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões. Contudo, relativamente à luz, conheço aquários com corais moles com ainda menos luz do que o meu (que tem cerca de 250 watts) e são, aparentemente, bem sucedidos (talvez por alimentarem os corais com outras fontes que não a luz) .

Quanto à circulação, só a aumentarei quando o número de corais dentro do aquário o justificar. Neste momento, quem manda é a bolsa e , portanto, não há dinheiro para novas aquisições. Assim, como penso que não há grandes obstruções à circulação, penso que será suficiente.

 

Cumprimentos, Hugo Camilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais