Explosão de bactérias (Malawi)


HEIMER

Recommended Posts

Alguem saberia dizer se para melhorar o aspecto da água *leitoso* se deve fazer TPAs diariamente, semanalmente ou mensamelmente ??? Quando peixes parecem asfixiados e deitados no chão, isto se deve ao nitrito ??? Ou amônia??? Se for nitrito, qual os sintomas da amônia???. Comprei hoje o TAP WATER PURIFIER e "CICHLID LAKE SALT e MALAWI VICTORIA BUFFER, seria melhor eu retirar a água toda do aquario e reiniciar o ciclo ou usar estes produtos apenas para TPAs ??? Meu aquário está com o ph 8.2 com o uso do bicabornato de sódio (16g p/ 50litros)

 

md_47377_p741402.jpg

 

Setup:

 

100x70x50 (CxAxL)

Sump:

 

md_47377_p690024.jpg

 

Ph: 8.2

Gh: 100 ppm

Kh: 6dh

Amônia:0.25 ppm

Nitrito: 1 ppm

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segunda-feira chega p/ mim estes produtos para o sump:

 

 

Bio Ball (500 Unidades)

Bioball.jpg

 

Cerâmica Boyu Refil cr 500 (6 unidades)

boyuceramica.jpg

 

Halimeda (5kg)

halimeda.jpg

 

Obs: O sump ficará com 5 kg de halimeda do lado direito + 4kg de cerâmica do lado esquedo (ambos totalmente submersos). Em cima (os 2 lados) ficarão os bio-balls em baixo dos chuveiros.

 

 

O que vocês acham ????

 

Críticas são bem vindas.

 

Falow

 

 

[/img]img][img]

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

O que tens a fazer neste momento é retirar os peixes para um aquário já cilcado para ver se eles não morrem, depois tens de esperar e deixar o aquário ciclar, acho que nem precisavas que te dicessem isto pois tens um tópico que tu próprio escreveste com toda a informação necessária sobre o ciclo de um aquário

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31864

 

Se ainda tens a areia que foi contaminada pelo gato fazias bem em tirala e trocar por outra. depois enches o aqua de agua e deixas o aquário a ciclar por um mes como está escrito no teu tópico e ao fim desse tempo podes começar a adicionar peixes devagar, experimenta um trio por semana ou de duas em duas semanas, assim tens a certeza que te corre tudo bem e que os peixes não morrem.

 

Em relação aos sintomas de envenamento por amonia ou nitritos acho irrelevante, eles estão em mas condiçoes e isso é uma certeza tira-os desse aqua o mais rapido possivel.

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem saberia dizer se para melhorar o aspecto da água *leitoso* se deve fazer TPAs diariamente, semanalmente ou mensamelmente ??? Quando peixes parecem asfixiados e deitados no chão, isto se deve ao nitrito ??? Ou amônia??? Se for nitrito, qual os sintomas da amônia???. Comprei hoje o TAP WATER PURIFIER e "CICHLID LAKE SALT e MALAWI VICTORIA BUFFER, seria melhor eu retirar a água toda do aquario e reiniciar o ciclo ou usar estes produtos apenas para TPAs ??? Meu aquário está com o ph 8.2 com o uso do bicabornato de sódio (16g p/ 50litros)

Pobres peixes... por esta altura já devem andar a pensar que raio de coisa lhes aconteceu.

 

Heimer já reparaste que ainda não paraste de mexer no aquário alterando-o constantemente?

Não há peixe que aguente tamanho stress, nem mesmo ciclideos.

 

Para que compraste os sais e buffers e tudo o resto se já tens o ph certinho e como os ciclideos gostam? Gostas de gastar dinheiro?

 

Queres um conselho? Pára com as constantes alterações e deixa a natureza trabalhar. Um aquário não cicla em 24h e contigo constantemente a alterar coisas e a adicionar tralha e a alterar os parametros da água então é que não cicla mesmo.

Essas alterações todas poderias fazer sem teres peixes, agora com eles no aquário, quanto menos os incomodares melhor.

Dá um tempo... e vigia amónia e nitritos, se os niveis subirem para valores perigosos faz tpa's de 20 a 30%. Não mudes nunca 100% da água pois é o mesmo que começar do zero.

Em estando estabilizado segue uma rotina de trocas de água certinha... os peixes agradecem.

 

Mete-te no lugar dos peixes e imagina o que sentias se todos os dias te mudassem a casa por completo e te alterassem o lugar a tudo e te andassem sempre a mexer nos aquecimentos da casa... um dia tinhas a casa gelada, no outro um calor insuportável... davas em doido não era?

Tem lá pena dos peixitos e deixa-os adaptarem-se à casa que têm... a bem da saúde deles.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vc estaõ certos, eu já retirei todos peixes (estava a usar anti-amônia e carvão ativado no aquário), pois descobri que estes atrasam a ciclagem do aquário, a minha única dúvida e em relação ao substrato. Não sei se retiro todo ele e coloco outro ou deixo rola ele sem peixes durante 1 mês e então introduzo peixes novamente (4 por semana). Qual a opinião de vocês????

 

Obrigado pelos conselhos

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostas do substrato?

 

Podes arranjar igual sem teres de pagar por ele?

 

Se gostas dele e podes arranjar igual , eu diria para mudares, sempre ficas mais seguro.

Se te fica complicado arranjar mais então deixa como está. O que podes fazer é todos os dias remexer o substrato para o expor e libertar a amónia que o gato te deixou lá.

 

Como vais fazer isso sem peixes, a presença da amónia ajuda o ciclo a começar.

 

Assumindo que deixas o aquário ciclar por completo (lê o artigo que colocaste noutro tópico por aqui) poderás depois colocar os peixes bem mais à vontade ao longo de uma semana no final do ciclo se quizeres.

Neste hobby a paciencia é uma virtude... embora a gente queira é sempre ver logo os peixes a nadar pelo aquário fora :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu consigo de graça numa fazenda da região (areia branca), o que me faz querer trocar, é porque 5cm do substrato é de concha do pedras calcáreas(separado por uma malha de nylon do outro substrato) Além disto as pedras estão apoiadas sobre este substrato. md_47377_p677006.jpg

 

Por cima deste substrato há cerca de 3cm de cascalho de cachoeira e finalizando + 5cm de areia de cachoeira.

 

Estava pensando em retirar tudo, lavar o cascalho e areia de cachoeira (por causa do mijo do gato) e retirar a parte de baixo (conchas e pedras calcáreas) e colocar por baixo de tudo uma placa de esferovite de 5cm e apoiar as rochas sobre ela antes de introduzir o substrato, pois este não terá mais sentido sendo que haverá 5kg de halimeda no sump para endurecer e alcalinizar a água.

 

O que você acha???

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava pensando em retirar tudo, lavar o cascalho e areia de cachoeira (por causa do mijo do gato) e retirar a parte de baixo (conchas e pedras calcáreas) e colocar por baixo de tudo uma placa de esferovite de 5cm e apoiar as rochas sobre ela antes de introduzir o substrato, pois este não terá mais sentido sendo que haverá 5kg de halimeda no sump para endurecer e alcalinizar a água.

 

O que você acha???

Se tens acesso à areia de graça e não te dá muito trabalho ires apanhar mais é meter areia nova mesmo.

A esferovite de 5cm é muito grossa, não é preciso tanto. Eu agora nem uso esferovite dentro do aquário mas quando usava metia de 1cm.

Aqui em casa todos os meus aquários de ciclideos africanos são montados do seguinte modo:

 

-1 camada de cerca de 5cm a 6cm de areia.

-Sobre essa camada assento as rochas de base (maiores e mais pesadas) acamando-as garantindo que mesmo que os peixes escavem elas não caiam.

- Sobre as rochas de base coloco as outras rochas, um pouco ao acaso mas garantindo sempre que assentam perfeitamente sobre as rochas de base.

 

Tenho sempre o cuidado que cada rocha assente sobre uma de base e não sobre uma outra qualquer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HEIMER, sabes qual é o teu problema? É que não para de inventar. Já está tudo inventado :wink::wink:

Colocavas um filtro externo em condições (tipo fluval 4) e deixavas as coisas rolar. Quanto mais se inventa e meche nas coisas mais se estraga.

 

O probelma não está em tentares coisas novas, o problema é que estás a fazer esses testes com peixes lá dentro. Coitados dos animais :wink:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui numa praia hoje que possue muitas rochas vulcânicas, então resolvi pegar uns 180Kg delas e arrumei a areia numa fazenda, vou fazer isso então, tirar tudo colocar as rochas bases na esferovite e então encher de areia e depois colocar as rochas menores sobre a as de base e nunca mais mexer nisso pois num aguento mais mexer neste aquário. Depois de tudo colocado vou colocar e tirar a água umas 5 vezes e depois na sexta vez vou colocar a água final e pronto. E esperar 1 mês para maturar o aquario.

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

180kg de rocha??? ;)

 

Cuidado para não partires o vidro de base com tanto peso em cima.

 

Depois o que precisas de fazer:

 

-Tirar e deitar fora o susbstrato anterior, e dar uma lavadela geral no aquário.

-Meter o esferovite, camada de rochas de base e a areia.

-Colocar as outras pedras. Para teres uma ideia de como colocar as pedras lê o inamovivel com as dicas práticas para malawi que está aqui neste forum.

 

Não precisas de mudar a água 5 vezes... basta que laves bem a areia e as pedras antes de as meteres no aquário.

Depois metes a água final e deixas ciclar... mete alguma comida para ajudar ao ciclo senão ao fim do mês não tens nada de ciclo feito.

O tempo de ciclagem varia... se quizeres podes colocar UM peixe para ajudar... mas atenção que é UM peixe apenas e escusado será dizer que deves verificar diariamente ou pelo menos de 2 em 2 dias os niveis de amónia e nitritos para veres quando o ciclo acabou.

 

E depois... deixar o aquário quieto e a natureza a trabalhar :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ajudar o aquário a ciclar e visto que já tens outro aquário ciclado podes meter alguma água do outro neste, assim já vai trazer algumas bactérias e alguma sujidade o que te vai ajudar na ciclagem, eu costumo fazer assim,no meu aquário novo de 390l tive uma semana inteira a meter 5l de agua por dia retirava do meu aqua de 54l,tambem meti comida na agua como disse o Nuno.

Ao fim de duas semanas já tinha amonia a zero e os nitritos a 0.1 já tou na terceira semana mas por perguiça ainda não voltei a medir os parametros da agua mas supostamente já deve de tar tudo a zeros.

 

Lembrate que com paciencia tudo se consegue

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beleza, vou seguir os conselhos de vocês, ontem eu coloquei 25kg de areia no fogão para ferver, hoje eu vou limpar a areia e as pedras, amanha eu faço o resto do serviço. Consegui umas rochas muito fixe, amanha eu coloco umas fotos...

 

 

Falow

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais