Novo Aquario 800 litros


Recommended Posts

Oi pessoal...

Antes de mais desculpem a falta de assentos mas o teclado e americano...

Bem, como muitos ja sabem vou mudar de casa e assim sendo aproveito a mudanca e troco tambem de aquario que este ja fica pequeno para os cirurgioes, e esta um pouco cheio he he. Entao e assim, vou por aqui o setup e aquilo que tenho andado a pensar e por favor mandem as vossas opinioes...

 

Aquario: 120*100*65 - Tres faces visiveis sendo que o comprimento e de 120 a sair da parede para a frente, ou seja, ficam com uma frontal de 100 com as respectivas laterais a 120. Coluna seca no fundo do aquario na unica face que nao ira ficar visivel que fica encostada a parede.

Volume de 812 litros.

 

Sump: 90*45*40 - Nada de especal a apontar. Servira apenas para esconder equipamentos, refugio e reactor de kalk. Volume de 160 litros.

 

Estrutura: Ainda nao sei e o valor da altura da estrutura... Qual a vossa opiniao? E para uma sala e nao o queria muito alto devido ao resto das mobilias serem baixas e assim facilitar a sua visualizacao se estivermos sentados (por exemplo no sofa). Por outro lado se estivermos de pe e o aquario for baixo, temos de nos curvar o que e chato... 90cm de altura??

 

Iluminacao: Primeira duvida mais tecnica... Ou continuo com a actual calha de 2 HQI 150W + 2 T5 de 54W e acrescento 2 calhas de T5 2x54W para iluminacao adicional dos lados ou entao opto por algo completamente diferente que passaria por abdicar de tudo e montar apenas um foco de 400W de HQI. Ja testei esta solucao no local de trabalho e o resultado foi muito positivo ficando o quadrado 120 por 100 muito bem iluminado. Em ultimo caso e posteriormente adicionar 1 ou 2 calhas T5 Actinicas. Qual a vossa opiniao??

 

Circulacao: Bem aqui vou fazer algo de diferente mais ao estilo americano. Estou um pouco farto de powerheads dentro do aquario ao qual acho pouco estetico entao vou optar por fazer a circulacao do aquario apenas com bombas externas ao aquario em loop interno para alem da bomba da sump. Em principio duas bombas externas Tunze com 9.000 litros hora mais a da sump com cerca de 4.000 litros. Isto daria um total de 22.000 litros hora que daria algo em torno de 27x o volume do aquario em movimentacao o que acho suficiente para o que tenho em mente.

Cada bomba recolhera agua do aquario por succao (tipo filtro externo em agua doce) e fara a respectiva entrega no aquario atraves de um cano em PVC colocado em cima das travas francesas (tipo o esquema do Diogo) e com saidas ao longo da lateral e frontal . Cada bomba de 9.000 litros tera cerca de 5 saidas. Sei que sem desenhos e um pouco complicado explicar, mas assim que possivel colocarei aqui uma foto do que pretendo. Precisava da vossa opiniao sobre o numero de saidas de cada bomba e caudal. Todos os pvc 's irao ficar escondidos devido ao chapeu sobre o aquario.

 

Escumador: Bem aqui nao tenho duvidas. Deltec AP851 ou AP701 conforme altura da estrutura do aquario.

 

Rocha Viva: Aproveito toda a que tenho que irei aproveitar para pesar e saber ao certo quantos kilos tenho. Para alem disso deverei juntar cerca de 50 kilos com a mudanca e depois acrescento mais aos poucos assim como fiz na ultima mudanca. Talves nao usarei a regra dos 20% em rocha porque nao quero encher muito o aquario como o actual e deixar assim muito espaco para os peixes nadarem e para os corais crescerem bem e formarem o landscape. Devido a isso e que terei um escumador um pouco sobredimensionado face ao volume do aquario e complementerei com um bom refugio... mas ainda e um caso a rever. Talves dependa muito do dia quando eu pesar a rocha que tenho no meu aquario o que me ira dar uma ideia muito boa da relacao rocha viva vs sistema.

 

Substracto: Como sabem sou grande defensor das DSB's logo sera o sistema que vou adoptar aproveitanto todo o areao que actualmente possuo e vou acrescentar o resto atingindo os 8 / 10 cms em toda a area do aquario.

 

Extras: Reactor de Kalkwasser Deltec KM500

Sensor se Nivel Deltec Aquastat e Deposito de 50 lts de Osmose.

 

Bem, aguardo as vossas opinioes e dicas... espero nao me ter esquecido de nada. :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bela mudança. Quem conhece o teu aquário, sabe que já merecia crescer...

Quanto às tuas dúvidas, a minha opinião:

 

Estrutura: Ainda não (palavra corrigida) sei e o valor da altura da estrutura... Qual a vossa opiniao? E para uma sala e não (palavra corrigida) o queria muito alto devido ao resto das mobilias serem baixas e assim facilitar a sua visualizacao se estivermos sentados (por exemplo no sofa). Por outro lado se estivermos de pe e o aquario for baixo, temos de nos curvar o que e chato... 90cm de altura??

 

80 ou 90 cm parece-me uma boa solução de compromisso para se poder ver sentado e de pé.

Agora, acho que em termos estéticos tens que ponderar a altura com o "chapéu" com que vais tapar o aquário. Quando mais baixo ficar o aquário, mais se notará o chapéu, podendo criar zonas mortas na tua sala. Mas só conhecendo o local...

 

Iluminacao: Primeira duvida mais tecnica... Ou continuo com a actual calha de 2 HQI 150W + 2 T5 de 54W e acrescento 2 calhas de T5 2x54W para iluminacao adicional dos lados ou entao opto por algo completamente diferente que passaria por abdicar de tudo e montar apenas um foco de 400W de HQI. Ja testei esta solucao no local de trabalho e o resultado foi muito positivo ficando o quadrado 120 por 100 muito bem iluminado. Em ultimo caso e posteriormente adicionar 1 ou 2 calhas T5 Actinicas. Qual a vossa opiniao??

 

Considerando também a questão do aquecimento (especialmente devido ao chapéu e a não ter chiller), optava pelo uma única HQI 400 central, complementada com T5 actínicas a fazer os bordos do aqua (3x54w).

 

Circulacao:  Precisava da vossa opiniao sobre o numero de saidas de cada bomba e caudal. Todos os pvc 's irao ficar escondidos devido ao chapeu sobre o aquario.

 

Faria 3 saídas para cada bomba de 9.000 lts (a cada 40 cm +/-), ficando, a final, com 6x3.000 lts + o retorno da sump (que presumo devolverá a água ao centro).

 

Ficam as minhas opiniões. Aguardamos "bonecos"

E, se estiver em Lx na altura da mudança, desde já ofereço a minha ajuda.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aleluia!!!! :arrow::D

 

excelente projecto que vai nascer ai por esses lados. Concordo quase totalmente com tudo o que disseste.... excepto no sistema de closed loop.

Porque é que não usas um sistema do tipo jacuzzi?

 

Furos na face que ficará voltada para a parede, com ligação á bomba e consequente retorno para o aquário com 3 furos na face traseira e 1 na parte inferior do aquário mas mais chegada ao vidro frontal mesmo a sair do meio da dsb! Mas a apontar para cima :arrow: :arrow: existe um projecto de um amercano com este sistema e adorei mesmo! Acho que as correntes produzidas se espalham melhor pelo aquário. De resto está excelente!

 

 

Boa Sorte

 

Cumps :shock:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco,

 

Estrutura: Ainda não (palavra corrigida) sei e o valor da altura da estrutura... Qual a vossa opiniao? E para uma sala e não (palavra corrigida) o queria muito alto devido ao resto das mobilias serem baixas e assim facilitar a sua visualizacao se estivermos sentados (por exemplo no sofa). Por outro lado se estivermos de pe e o aquario for baixo, temos de nos curvar o que e chato... 90cm de altura??

 

O meu está a 110 cm e fica muito bem (na minha opinião - mas tu já viste ao vivo) por estar numa zona de passagem e não para ser visto dum local onde as pessoas estão sentadas. Com os 60 cm de altura faz com que o aqua esteja ao nível dos olhos de um português médio (para ti se calhar tinha que ser mais baixito!!!:shock::arrow: ). Assim e fora de brincadeiras penso que os 90 cm pode ser uma opção, mas como tens 65 de altura poderás ir, na minha opinião até aos 85.

 

Iluminacao: Primeira duvida mais tecnica... Ou continuo com a actual calha de 2 HQI 150W + 2 T5 de 54W e acrescento 2 calhas de T5 2x54W para iluminacao adicional dos lados ou entao opto por algo completamente diferente que passaria por abdicar de tudo e montar apenas um foco de 400W de HQI. Ja testei esta solucao no local de trabalho e o resultado foi muito positivo ficando o quadrado 120 por 100 muito bem iluminado. Em ultimo caso e posteriormente adicionar 1 ou 2 calhas T5 Actinicas. Qual a vossa opiniao??

 

Acho uma boa opção ires para os 400W tendo em conta que já fizeste essa experiência. Eu diria que seria melhor colocar 2x250W com mais 2x54W de cada lado em T5´s, mas se experimentaste e fica bem, força para os 400W!

 

Circulacao: Bem aqui vou fazer algo de diferente mais ao estilo americano. Estou um pouco farto de powerheads dentro do aquario ao qual acho pouco estetico entao vou optar por fazer a circulacao do aquario apenas com bombas externas ao aquario em loop interno para alem da bomba da sump. Em principio duas bombas externas Tunze com  9.000 litros hora mais a da sump com cerca de 4.000 litros. Isto daria um total de 22.000 litros hora que daria algo em torno de 27x o volume do aquario em movimentacao o que acho suficiente para o que tenho em mente.  

Cada bomba recolhera agua do aquario por succao (tipo filtro externo em agua doce) e fara a respectiva entrega no aquario atraves de um cano em PVC colocado em cima das travas francesas (tipo o esquema do Diogo) e com saidas ao longo da lateral e frontal . Cada bomba de 9.000 litros tera cerca de 5 saidas. Sei que sem desenhos e um pouco complicado explicar, mas assim que possivel colocarei aqui uma foto do que pretendo. Precisava da vossa opiniao sobre o numero de saidas de cada bomba e caudal. Todos os pvc 's irao ficar escondidos devido ao chapeu sobre o aquario.

 

Como sabes sou apologista de muita movimentação dentro do aqua e pessoalmente acho 27x pouco! Coloquei bombas dentro do aqua e não vejo nenhuma delas. Na minha opinião devias apostar em colocar mais alguma coisa de circulação e por mim apostaria em 2x Stream 6000 ligadas a um multicontrolador colocadas dentro da RV com duas stream rock. Com isto conseguirias fazer contra corrente com os retornos.

 

Rocha Viva

 

Apostaria que terás cerca de 120 kg e por isso deve chegar. Com a colocação de mais 50 kg ficarás com 170 o que percentualmente é já bastante interessante.

 

Substracto: Como sabem sou grande defensor das DSB's logo sera o sistema que vou adoptar aproveitanto todo o areao que actualmente possuo e vou acrescentar o resto atingindo os 8 / 10 cms em toda a area do aquario.

 

Aqui nem vou discutir pois conheço bem a tua opinião! Só acho que é bem mais benéfico ter uma DSB num refúgio e assim poder aumentar significativamente a circulação dentro do aqua.

 

Extras: Reactor de Kalkwasser Deltec KM500

          Sensor se Nivel Deltec Aquastat e Deposito de 50 lts de Osmose.

 

Excelente - apenas acho um depósito de 50 litros curto! Com 800 litros vais ter evaporações na ordem dos 15 litros diários (partindo do pressuposto que vais colocar ventoínhas e não um cooler)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco, finalmente vais avançar com esse projecto. Estava a ver que não!!! :?:twisted:

 

Em relação à altura do aquário acho que já está tudo dito, acho que 80 cm é o ideal mas tens que prevêr isso de acordo com a altura do escumador, não só o espaço que necessitas para o ter a funcionar mas também o necessário para remover o copo sem grandes ginásticas de cada vez que o queres lavar.

 

Quanto à iluminação acho 400W um pouco demais para 65cm - 10 (DSB) = 55cm. Vais ter que subir a lampada para não aquacer em demasia e se calhar acabas por perder luz com essa subida.

Num aquário dessas dimensões, em termos de potência julgo que 250W é o ideal, partindo com o mínimo de duas lampadas. Como vai ter 100cm de largura 2 x 250 mais uma ou duas lampadas de 150W numa zona que receba menos luz seria mais que suficiente.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Marco,

 

Sabes que gosto dos aquários grandes, porque não 150 x 100 x 70 (1050l), 120 parece-me curto para as tuas ambições!!! Uma vez que vais ter uma DSB eu optava por uma altura de 70cm. Com estas medidas não hesitava em colocar 2 x 400W HQI.

 

Em relação ao comprimento de 120cm seria melhor optar por 2 x 250W (FC2). Assim tinhas a iluminação mais bem distribuída no aquário e ainda mais 100W de potência do que os tais 1 x 400W.

 

Quanto à circulação essa ideia dos "closed loops" é inovadora por cá. Sem dúvida que se poupa espaço no aquário e esteticamente não chateia tanto como as bombas mas por outro lado parece-me que sendo uma coisa fixa não tens tanta liberdade para direccionares os fluxos e deve gastar mais electricidade. Outro factor negativo é teres que furar os vidros do aquário em mais sítios.

 

Quanto á altura do aquário eu faria a estrutura com 100cm de altura ficando o topo do aquário a 165cm, assim a linha de água fica acima dos olhos escondendo os tais tubos dos "closed loops". Esta é a altura a que tenho os meus 2 aquários.

 

Abraço e boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal...

Obrigado pelas dicas... vou responder a todos mas por tópicos.

 

Aquario

Ricardo - se pudesse faria maior, mas nao dá tendo em atençao a sala que é pequena assim como os custos ainda maiores. É o possivel por agora. Mais tarde quem sabe...

Quanto á altura está fora de questão ultrapassar os 65 devido aos meus pequenos bracitos e não me apetecer mergulhar sempre para dentro do aquário. 65 está bom... mas entendo a tua opção.

 

Estrutura

Tendo em atenção as vossas opiniões e tendo em conta a sala e as restantes mobilias penso que vou optar pelos 90cm. Assim será a melhor solução para as duas vistas sentado ou em pé tendo em vista a minha baixa estatura... he he he thanks Diogo :oops:

 

João.. quanto ao chapéu essa duvida também já a tive. Tenho de colocar um chapéu de maneira a tapar as travas francesas e os pvc´s e por outro lado um pouco alta para tapar a calha de iluminação.

 

 

Iluminação

João e Diogo... estou mesmo tentado para os 400W até porque como já disse já fiz o teste e pareceu-me bastante bem.

 

Ricardo e Alexandre. A vossa solução e aquela em que pensei logo á primeira penso que seja a mais equilibrada e sensata mesmo em termos de aquecimento e equilibrio de iluminação... Tendo em conta o comprimento e largura do aquário que será na realidade 100 * 100 devido a uns 15cm ocupados pela coluna seca e colunas de fios e canos mudo um pouco de opinião até porque estou bastante curioso em ver a resposta dos duros a 400w de luz. Por outro lado a aquisição de um chiller para o principio da Primavera já está programanda o que me faz inclinar ainda mais para esta opção. Talvez numa primeira fase só a HQI de 400w e mais tarde avance com as T5.

 

 

Circulação

Joao - Sim... penso que seja uma boa idéia ai umas 3 a 4 saidas para cada bomba.

 

Luis - Podes explicar um pouco melhor essa idéia ou mandares o link desse aquário...

 

Diogo - o que reparei é que num sistema multi saidas como esse a criculação é muito bem distribuida já que não são fluxos tipo powerhead dirigidos. Estive a testar mais o Luis Simões esse tipo de circulação ontem num tanque com 120 * 120 apenas com uma bomba de 5,000 e a circulação pareceu-me bastante bem distribuida o que fara da opção 2 x 9000 uma boa opção. Percebi o que quiseste dizer com o fluxo contra o retorno mas não dá no meu pois não vou ter rocha no vidro frontal logo não poderia colocar as rochas para as stream. De qualquer maneira se verificar que mesmo com as 3 bombas a circulação é pobre vou ter de optar por coloca-las... e nesse caso coloco a circulação das bombas do lado contrario ás sreams. Outra coisa: Cada saida dos pvc´s das bombas irá ter uma torneira individual para controlo de fluxo.

 

Ricardo - Não terá furos o aquario para as tubagens nem para os fios. Será uma coluna ao lado da coluna seca que estara aberta para o efeito genero os aquários da Deltec. Quanto ás direções dos fluxos também não é desvantagem se optar pelas saidas em feixe tipo as do Diogo que são completamente manobraveis em altura e direção. Quanto a perda de fluxo das bombas éssa será minima visto que irão estar apenas a 65cm do aquário e em loop interno... mas ainda vou estudar um pouco mais a solução das saídas para o aquário.

 

 

Rocha Viva

Diogo - não sei se terei tanto de rocha mas era bom... assim gastava menos he he he. Mas estou a apontar para os 100 kilos para iniciar.

 

Quanto á DSB irei a apontar para os 8cm por causa da altura de coluna de água e por causa dos custos que ainda são alguns.

 

Diogo quanto ao reservatório tens razão... vou pensar em algo maior ou até mesmo um pequeno aquário em cubo tipo 50x50x50.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco,

 

Ena ... esse projecto promete!!!!! :)

 

Como pediste a opinião do pessoal, se me permites, deixo aqui a minha humilde opinião :lol::

 

- Iluminação

 

Eu se calhar optava por esta solução 2 HQI 150W + 4T5 de 54W, caso sintas necessidade de mais luz de certeza que ainda podes acrescentar mais 2/4 calhas de t5 e com essa coluna de água, as t5 dão conta do recado na boa :P Acho que com 400W só em HQI ias ficar um pouco limitado e o aquecimento da água pode ser um grande problema no Verão.

 

 

- Circulação

 

Quanto à circulação essa ideia dos "closed loops" é inovadora por cá.

 

É inovadora aqui no fórum ou em Lisboa, porque cá no Porto conto pelos dedos de uma mão aquários de água salgada sem utilizar estes "close loop", a Natantia e a Sohal desde há muito que utilizam estes sistemas. Não há é muitos aquariofilistas marinhos a participar aqui no forum :shock: para mostrar o sucesso destes sistemas. A grande parte nem se dá com isto de internet's.

 

A grande vantagem, para mim, é que o aquário de água salgada muitas vezes é também um elemento de decoração numa sala e acho que toda a gente concorda que tunzes ali espetadas no meio rouba um pouco da "naturalidade" que se pretende dum aquário. Principalmente como alguns as colocam, espetadas nos vidros laterais, não têm jeitinho nenhum para a decoração :)

 

Mas no caso especifico do aquário do Marco como ele vai fazer uma ilha, que presuponho, seja central, a solução de várias saídas com a orientação que ele prentende é mais fácil do que posicionar as tunzes, com a rocha nesta orientação.

 

Posso dar-te uma dica para estas saídas;

No caso do meu aquário, a Sohal ao fazer a tubagem, para eu poder direccionar a corrente para onde quisesse, na parte final colocaram uma curva em rosca-colar. Assim eu posso rodar num sentido, para que lado quero as correntes, p.e. mais para a esquerda ou mais para a direita. Porque esta saída não está "colada" dum lado, tenho uma pequena amplitude.

 

Qualquer dia quando me emprestarem uma máquina posto aqui algumas fotos do meu reef, porque de facto estou contentissimo com os "acabamentos" do aquário, ficou muito fixe. São por vezes pequenos pormenores que fazem a diferença para que tudo fique bem feito.

 

Boa sorte Marco para o teu projecto! ;) Depois quero ver isso ao vivo :?

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco

 

Como te disse este tópico está aberto na reefcentral. Podem vê-lo AQUI

 

Como falei a agua cai por 2 saídas com umas grelhas, senão os peixeitos iam conhecer umas bombas :) E depois de ir ás bombas e devolvida por tubos que terminam numas peças de jacuzzi que podem ser viradas para quase todo o sítio.

 

As fotos:

 

cubebulkheads.jpg

 

e aqui

 

DSC02101Medium.jpg

 

As tubagens:

 

closedloop.jpg

 

e aqui

 

DSC02191Medium.jpg

 

Resultado:

 

dde4f667.jpg

Um reef de sucesso!!! :shock::)

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, mas neste caso só vejo desvantagens em relação a 2 TunzeStream colocadas de cada lado da coluna seca escondidas nas rochas, sobretudo se as bombas não permitirem alternar a corrente. Mais trabalho , maior risco, mais espaço ocupado e provavelmente ao mesmo preço. E a que altura estarão essas saídas para evitar um bloqueio com substrato?

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Rui, o substracto esta todo colado com epoxy por isso nao existe risco de aspirar o areao...

por outro lado ja vi que ele tem duas saidas do lado oposto a da coluna seca fazendo a contra corrente mas mesmo assim prefiro o esquema que tinha antes idealizado com os pvc's ao longo das travas francesas.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda não percebi bem como vais utilizar as tais 2 bombas da Tunze de 9.000 l/h. O Diogo usou as 2 bombas de retorno da sump, mas pelos visto esta não vai ser a tua opção. As bombas vão estar ao lado do aquário, ao nível do fundo deste ou na prateleira da sump? Se for na sump vais perder caudal na elevação de água. Estas 2 bombas vão aspirar água do aquário como? Vais fazer furos dedicados à aspiração ou vais utilizar PVC? Com PVC como vais manter as bombas ferradas automaticamente? Se optares por furos tens que colocar grelhas que depois também ficam inestéticas no aquário. Não queres fazer o aquário 5 cm mais alto mas o PVC que vais colocar nas travamentos que circundam o aquário vão-te roubar espaço útil em altura e obrigam-te a colocares um chapéu no aquário! Eu sou daqueles, como o Ricardo Pinto dizia, que coloca as stream espetadas nos vidros laterais e não têm jeitinho nenhum para a decoração. Mas o facto é que esse esquema de circulação com as bombas fora é uma tese e no final acabas sempre por ter de esconder qualquer coisa e furar o aquário em mais sítios. Para aqueles que desconhecem a Tunze vende também uma rocha que permite esconder as bombas stream. Eu ainda não uso mas quem sabe um dia! Tenho o aquário porque gosto da vida marinha e não porque é uma coisa bonita e estética para ter na sala.

 

Ricardo Pinto, já agora se fosse possível ver umas fotos desses tais aquários aí do Porto com "closed loops" era porreiro, não haverá por aí niguém que tenha uma máquina fotográfica?

 

Obrigado Luis Rosa por partilhares as fotos desse aquário, ilustra bem a complicação que é ter os tais "closed loops"!!! Viva as streams!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sou daqueles, como o Ricardo Pinto dizia, que coloca as stream espetadas nos vidros laterais e não têm jeitinho nenhum para a decoração. Mas o facto é que esse esquema de circulação com as bombas fora é uma tese e no final acabas sempre por ter de esconder qualquer coisa e furar o aquário em mais sítios. Para aqueles que desconhecem a Tunze vende também uma rocha que permite esconder as bombas stream. Eu ainda não uso mas quem sabe um dia! Tenho o aquário porque gosto da vida marinha e não porque é uma coisa bonita e estética para ter na sala.  

 

Pois eu sou ao contrário! Acho que tenho algum jeito para decoração e detesto ver bombas dentro do aqua. Consegui esconder as minhas e estou muito satisfeito com o resultado.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bombas vão estar ao lado do aquário, ao nível do fundo deste ou na prateleira da sump? Se for na sump vais perder caudal na elevação de água. Estas 2 bombas vão aspirar água do aquário como? Vais fazer furos dedicados à aspiração ou vais utilizar PVC? Com PVC como vais manter as bombas ferradas automaticamente?

 

Ricardo... as bombas em loop interno não perdem vazão (posso-te demostrar isso se quiseres ou testa e vê) e nunca desferam depois da primeira vez... a não ser que ao faltar a electricidade ou parem entre ar pela entrada de água. Pensa nelas como um filtro externo de água doce.

Em principio vou optar por mangueira na recolha e no transporte até ao cordão de pvc por cima dos travamentos. O cordão vai ser em pvc a todo o comprimento e largura ligado ás duas bombas com as respectivas saidas para o aquário. Também colocarei algumas torneiras em algumas saidas para controlar fluxos... quanto as streams, só em ultimo caso por pouca circulação, e mesmo assim terá de ser como as do Diogo, bem escondidas...

 

Não queres fazer o aquário 5 cm mais alto mas o PVC que vais colocar nas travamentos que circundam o aquário vão-te roubar espaço útil em altura e obrigam-te a colocares um chapéu no aquário!

 

Entendo a tua perspectiva, mas já equacionei os 65cm de altura a pensar em 5cm desperdiçados para o cordão e travamento françes... ainda vou ver a alternativa com 70cm mas penso que já será muito alto para uma manutenção sem chatices...

 

Mas o facto é que esse esquema de circulação com as bombas fora é uma tese e no final acabas sempre por ter de esconder qualquer coisa e furar o aquário em mais sítios.

Aqui não comcordo contigo Ricardo... Vou ter duas colunas ao lado da coluna seca que irão esconder tudo. No máximo irei fazer um furo nessas colunas para a recolha de água que estarão tapadas como se estivesse a tapar a coluna seca...

 

Tenho o aquário porque gosto da vida marinha e não porque é uma coisa bonita e estética para ter na sala.  

Claro... assim como todos nós... mas se puderes aliar o util ao agradavél ainda é melhor! :Fade-color

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo... as bombas em loop interno não perdem vazão (posso-te demostrar isso se quiseres ou testa e vê) e nunca desferam depois da primeira vez... a não ser que ao faltar a electricidade ou parem entre ar pela entrada de água. Pensa nelas como um filtro externo de água doce

 

Marco, eu partilho algumas dúvidas do ricardo em relação às bombas do "closed loop". Continuo sem perceber onde vais colocar as bombas. Vais tê-las acima ou abaixo do nível da água do aquário principal ou dentro da sump? Como dizes as bombas podem desferrar se faltar a luz, então e se nessa altura não estiveres em casa como é que resolves o problema? No caso dos "closed loops" em que o aquário é furado de lado, nunca há problema com as faltas de luz mas sem furos e recorrendo à tubagem em PVC tens que trabalhar com sifões e no caso das bombas ficarem acima do nível da água podes ter problemas sérios no caso de cortes de energia.

 

Estás a pensar adicionar algum dispositivo ao "closed loop" para alternar a direcção da água, como um squid ou válvula eléctrica?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Alexandre...

 

Independentemente de onde colocar as bombas a vazao e sempre a mesma por isso ainda nao estou preocupado com o sitio onde elas vao ficar... em principio devem ficar no chao ao lado da sump ou ainda faco um suporte para elas numa das laterais do movel do aquario de maneira a que poupe em manhgueiras e fique tudo arrumado...

Quanto a falta de energia... apenas terei problemas se colocasse a recolha das bombas numa posicao alta de maneira a que quando faltasse luz a recolha da agua ficasse sem agua e entrasse ar...

A recolha da agua para as bombas ou vai ser com furo nas colunas que vou fazer paralelas a coluna seca, ou entao sera com mangueira com recolha a meio do aquario ou mais abaixo um pouco...

Ora desta ultima maneira mesmo que falte electricidade a recolha de agua nunca estara em perigo de apanhar ar e consequentemente desferrar a bomba.

 

Estás a pensar adicionar algum dispositivo ao "closed loop" para alternar a direcção da água, como um squid ou válvula eléctrica?

 

Nao... em principio nao. Tenho feito uns testes e noto que a circulacao desta maneira e caotica devido a muitas colisoes entre as diferentes saidas... no maximo terei ciclos de horas em que funcionem ambas ou apenas uma de cada vez para mudar um pouco a direcao de circulacao.

De qualquer maneira qual era a tua ideia com as valvulas electricas...

Fluxos alternados?

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está o que é!!! fight

 

Grande Marco!

Quem sabe depois de montares "essa coisa", eu não faço algo parecido... 8) he he he Já esteve mais longe :wink:

 

AQUÁRIO e SUMP:

Nada a acrescentar. :)

 

ESTRUTURA:

Aqui depende muito se o aquário será mais visto sentado ou em pé. Conheces o meu e sabes como, no local onde está, é baixo.

Em teoria, acho que para salas ou quartos deve ter algo entre os 70 e os 90 e em salas ou escritórios, etc... algo acima dos 100cm.

No teu caso parece-me que 90cm está muito bem!

 

ILUMINAÇÃO:

Confesso que nunca vi uma lampada de 400W, mas pelos relatos, seobretudo alemães e americanos, eles não usam outra coisa.

Mesmo sem ver a de 400W, eu se calhar iria para 2x250W... :oops:

 

CIRCULAÇÃO:

Ái agora os Closed Loops já são bons, não é?! :Fade-color

Quando eu quis, disseste que não prestava e tal e coisa. :lol:

Acho que ultrapassadas as questões levantadas pelo Alex, closed loops com SQUID's é bastante interessante.

 

ESCUMADOR:

Era a escolha que eu faria também ;)

 

SUBSTRATO:

No teu caso acho que DSB no principal é uma óptima solução.

 

DEPOSITO 50 LITROS DE OSMOSE.

Realmente, parece-me pouco. Como sabes tenho 30litros e dura-me 4/5 dias. Nesse aquário com essa superfície de coluna de água, acho que vais ter umas 3x a evaporação que eu tenho. Se puderes, duplica esse valor :P!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco

Aqui vai a minha modesta opinião. :Fade-color

Ai está um projecto interessante, quanto á altura que deves por o Aquario eu sugiro entre os 80 a 100cm pois eu montei o meu a 70cm e fica baixo para quem está em pé.

Quanto ao deposito de água como sabes o meu sistema leva 1000l, e a reposição anda mais ou menos nos 30 a 35 litros a cada dois dias a dois dicas e meio.

Força nisso e boa sorte

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente de onde colocar as bombas a vazao e sempre a mesma por isso ainda não (palavra corrigida) estou preocupado com o sitio onde elas vao ficar...

 

Oi marco, se as colocares ao lado do aquário o caudal não será o mesmo (será superior) que se as colocares ao lado da sump, a não ser que a sump ficasse ao lado do aquário, o que não é o caso. Quando dizes vazão queres dizer caudal não é?

 

 

 

De qualquer maneira qual era a tua ideia com as valvulas electricas...

Fluxos alternados?

 

Sim fluxos alternados. Existem válvulas com actuador eléctrico (abrem e fecham sozinhas) de três vias que seriam ideais para um sistema de "closed loop" e não só. Têm uma entrada e duas saídas, a água entra por um lado e sai por um dos outros dois consoante a posição da válvula. Nunca corres o risco de danificar as bombas porque a válvula ao fechar um lado vai abrindo o outro progressivamente, fazendo com que a transição entre saídas seja suave.

As combinações de tubagem com essa válvula podem dar possibilidades "infinitas" de fluxos fazendo um efeito muito mais aproximado da realidade. Podes usar um temporizador para controlar o tempo em que um lado está aberto e o outro fechado.

O único senão destas válvulas é o preço e alguma dificuldade em arranjá-las, mas não é coisa que não se resolva (o arranjá-las claro!).

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há perda de caudal se as bombas do close loop tiverem na sump, porque estão em circuito fechado....estão "ferradas"! Ou seja se a bomba tiver na sump, temos a força da gravidade a dar uma ajuda à bomba :?: Daí o Marco não estar preocupado.

 

Já falei com um amigo para ver se pode cá vir este fim de semana tirar umas fotos. :?:

 

Quanto ao aquário que o Luis Rosa pôs, aquilo parece-me muito complicado!

No meu caso e parece-me que o Marco também quer fazer assim, só tenho dois furos "a mais" por causa da bomba de recirculação (um para escoamento outro para injecção).

 

Acho que ultrapassadas as questões levantadas pelo Alex, closed loops com SQUID's é bastante interessante.

 

Não se esqueçam que os SQUID que andam por aí são em tubo de 20" (salvo erro), e a maior parte das bombas utilizam saídas de 25", as que o marco fala não sei, mas de certeza que são mais que 20", portanto é preciso cuidado para não por a bomba a trabalhar sob pressão :shock: :D

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao Marco finalmente vais montar isso! Medidas muito boas. Como sabes com essas medidas tenho dois.

Em relação á iluminação eu se fosse a ti colocava 2x150W + 6 x 54W, podes ver os meus candeeiros la da loja no meu site, eu estou a utilizar 2 x 150W + 4x39W mas é só para corais moles pq está ligado ao meu sistema de peixes.

Em relação á circulação eu sou grande adepto dos close loops e acho que ficarias bem servido acredita.

Não me digas que vou ter que ir aí a baixo mostrar serviço e ter que ensinar como se faz a coisa.

Para os caudais que anuncias um SQUID é sem duvida uma muito má opçao pois irá estar em esforço, porque o diametro é muito reduzido e não tiras rendimento nenhum em tentar passar 9000L/H num diametro de 20mm ou 25mm porque não passa mesmo.

Quando for a lisboa quero visita guiada já se sabe!!

 

 

Abraço

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Está visto que não te consigo convencer a fazer o aquário um pouco mais alto. Vale sempre a pena tentar e é muito positivo quando estamos mesmo convencidos daquilo que queremos! Mas: 65cm - 5cm (travamentos e PVC) - 10cm (DSB) = 50cm. Não achas pouco??? (última tentativa).

 

Com a tua última explicação já estou a visualizar melhor o esquema de circulaçao. Entretanto ainda não percebi porquê 2 colunas para aspiração de água e não apenas 1 com 2 tubos de PVC lá dentro a alimentar as 2 bombas, seria mais económico em termos de espaço ocupado no interior do aquário. Quanto à manutenção das bombas, uma vez que estas estão a um nível inferior ao nível de água do aquário o melhor será colocares 2 torneiras à saída de cada tubo da(s) coluna(s) molhada(s) e também uma torneira à saída das bombas (para a água que está no interior dos tubos não sair se for necessário remover as bombas). Para tornar este esquema de circulação seguro contra inundações seria aconselhável colocar um furo de diâmetro reduzido (8/10mm) numa zona superior dos tubos que estão mergulhados na coluna molhada para em caso de fuga na canalização ou bombas os tubos desferrarem. Para as bombas não ficarem a trabalhar em seco usaria também um alarme de nível.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais