Preciso da vossa ajuda


Recommended Posts

Ola!! sou inicianet e gostava de montar um akuario de agua salgada,gostava k me dissesem o k preciso e onde posso arranjar material...tipo escumador e preço s é possivel meter no forum,dpois umas dicas.

 

tenho um akuario de 54L 60*40*30

 

fikem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens alguma pratica em aquarios? Sabes onde te vais meter?

Aconselho-te a teres uma idea bem defenida do aquario que queres ter e fazer um projecto organizado.

Le alguma matéria sobre agua salgada e o que se passa la dentro. Define que tipo de aquario queres fazer. (Peixes? Recife? Sps's? Lps's?)

Escolhe um tamanho adequado. Muito pequeno torna-se mais complicado de estabilizar e ficas com pouco espaço parauma longa evolução. Muito grande talvez se torne muito dispendioso para um iniciante...

 

Aviso que não tenho nenhum aquario marinho, toda a informação que dou é por o que vou lendo e falando. Peço aos mais experientes que me corrigam se tou errado :twisted:

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tal como tu, sou iniciante, embora tenha lido livros, revistas, sites etc . Tenho um aqário de 50 l, com dois filtros da EHEIM que deitam bolhas de ar no aquário (são ambos internos e também servem de bomba para fazer circulação), duas luzes de 14 w cada, e um termoestato da Newwatt (50w).

Não fui buscar a água ao cabo raso pois não tenho tempo, por isso decidi fazer a minha própria água salgada com água feita pela osmose e sal vendido em lojas de aquáriofilia, pois não se pode utilizar sal de mesa nem água da torneira, introduzi também um suplemento biológico da Nutrafin. Tenho a água assim desde sábado e daqui a duas semanas vou começar o investimento da rocha viva.

 

Também criei um site que te pode ajudar com algumas decisões: www.freewebs.com/aquariofilia

 

Espero que te tenha ajudado,

42

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

brigadao pela ajuda tiago e 42 sao bem vindas a d todos,

 

eu tenho um akuario da aquadream de 54L 60*40*30

cm termostacto

bomba

filtro

 

e vou comprar areao e um escumador

 

tencionava cmprar um peixe palhaço e uns corais, uam cosia pa pocuos peixes visto a dimensao do akuario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros,

 

Não façam asneiras! Os filtros não servem para nada e os Vossos aquários terão que ser bem pensados antes de colocarem seres vivos! Leiam alguma coisa antes de darem mais um passo...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem me parece que estão a ser demasiado precipitados para iniciantes. Conheço muita gente com anos de experiencia em agua doce que tem receio em meter-se na agua salgada.

Não sou da opinião que seja mais complicado mas é necessario ter-se alguma experiencia em aquariofilia.

Por isso pensem bem antes de comprarem qualquer coisa.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sei k vcs tao certo e é o k vou fazer 1-vou metendo agua doce e so dpois kando juntar dinheiro (ate la vou ganhando experiencia cm a vossa ajuda) é k monto um nano reef..

 

ha k ter calma,e vou preparar para ja o emu de agua doce..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

Penso qua a ideia do salgado ainda é um mito para muita gente e uma coisa so para alguns.....mas pq? Nao é um aquraio como um de agua doce,dedicaçao,leitura,muita ajuda de amigos penso que tudo se consegue.Quando vamos deixar de meter medo as pessoas e ajudalas a montar um aqurio de agua salgada e nao de as meter medo.....Penso que um das coisas é os seus custos tudo resto nao a nda como aprender com quem ja tem alguma experiencia.Por isso amigo nao te metas num doce, mas sim num salgado e com essas dimensoes muita mudinha de aguae muita paciencia que a coisa resulta.....comprimentos alguma coisa pede ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcos,

 

Desculpa que te diga, mas perante os comentários destes nossos 2 amigos o melhor é mesmo não se meterem nisto! Não percebem nada de aquários e como tal...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo para fugirem á agua salgada e se meterem na agua doce. Apenas pelos comentarios dos nossos amigos me pareceu que são bastante leigos na matéria para se atirarem ja de cabeça a um nano-reef.

 

Na minha opinião têm duas opçôes (como acho que deva ser feito tanto na iniciação á agua doce como na salgada), ler bastante e dar os passo com cuidado e supervisionados por alguêm experiente, ou então ,iniciarem-se com algo mais facil e barato para ganhar maturidade no hobby para projectos mais complexos. (é como tudo)

 

Até nos melhores os erros acontecem e sendo a agua salgada um pc dispendiosa é necessario estar-se bem ciente naquilo que nos estamos a meter.

Estou errado?

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

No meu ponto de vista nao estas errado nao por isso digo que os salgados nao sao mito nenhum,agora o diogo se mete logo dizer que ninguem percebe nada disto sem conhecer as pessoas nem saber o conhecimento delas,mas com ajuda toda gente pode montar um salgado como se monta um doce,so as despesas é que sao maiores.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

"Desculpa que te diga, mas perante os comentários destes nossos 2 amigos o melhor é mesmo não se meterem nisto! Não percebem nada de aquários e como tal..."

 

Isto nao é motivo para as pessoas nao montarem um aquario e por isso mesmo é que existem logistas e forum para ajudar as pessoas a montarem o seu sonho se for ele ter um salgado.Como tu e eu possivelmente quando começamos o salgado pouco ou nada se percebia de salgados e com o tempo e mesmo agora estamos sempre aprender uns com os outros.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que tem tudo a ver com investimento:

- Investimento em dinheiro para equipamento( D) , consumiveis e seres vivos

- Investimento em tempo para manutenção( T)

- Investimento em conhecimento©

A água salgada não é mais fácil nem mais dificil do que a água doce . è apenas diferente. E dentro da água salgada há um grande leque de opções e diferentes graus de dificuldade tal como em água doce. Se não vejamos o que é mais dificil : reproduzir discos ou manter um aquário de discossomas com um a donzela e 2 camarões ? Por outro lado , o que é mais dificil , mater um aquário comunitário de peixes tropicais ou um aquário com corais duros e Acanthurideos?

 

É preciso saber é do que estamos a falar ou seja que tipo de animais queremos manter. Aí o investimento DTC aumenta proporcionalmente ao grau de dificuldade. E claro quanto mais aumenta o grau de dificuldade mais util se torna a experiençia adquirida. Mas as pessoas são diferentes e fazem investimentos DTC diferentes. Há os quechegam lá em meses , há aqueles que o fazem em anos e há aquelesque nunca conseguem ter um aquário em condições. Estes ultimos investem muito em D e poco em M e em C.

Portanto a questão é : O que é que querem manter em termos de peixese invertebrados ( quais as espécies) e o que é que estão dispostos a investir. Não podemos é querer manter espécies dificeis com investimentos DTC baixos.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário desses de 50 litros precisas de :

-4 Kg de areia viva, colonizade preferençia com um ou 2 copos de areia de um aquario maturado ou refugio ( uma loja ou um membro pode ajudar-te)

- 7 a 8 kg de rocha viva de excelente qualidade

- 1 powerhead de 100 lt hora ou 2 de 500

- 1 calha power compact ( tens que tirar a tampa do aquário)

- 1 termostato

 

Começa com discossomas e xenias.Coloca Caulerpa prolifera.

Coloca só um peixe ( uma donzela ou 1 Grama loretto)

Muda água uma vez por semana ( 20% ). Podese deves usar agua do marse tiveres opurtunidade.

Repoe dia sim dia não a água evaporada com água doce de preferençia de osmose ( pede numa loja )ou como alternativa agua engarrafada mole

 

Esquece o escumador.

Lê muito especialmente os topicos de montagens aqui do forum. escolhe uma loja de confiança e apoia-te nela.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o seguinte pessoal para ja vou meter de agua doce pk pra ja n tenho ¬ pa investir em agua salgada..mas ja etnho lido mt e ja tou +/- ciente do k sao cada um..

 

1- pa um nano reef aconselharam-me o seguinte po meu akuario de 60*40*30 de 54L

 

escumador aquamedic miniflotor 58€

areao: aragamax sugar size 35€

Maxijet 900 Powerhead 40€ cada

Lifetech powercompact 60cm's 70€

termoestato: 1 de 100Watts

rocha viva 10kgs

 

k me dizem??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Devo informar-vos que não sou "completamente" iniciado visto que já tive um aqua de água doce durante 2 anos (tive de o vender porque mudei de casa). Agora estou a recomeçar com os peixes e decidi fazer um de água Salgada.

 

Aproveito para vos mostrar as melhorias do meu aqua:

 

Aqua: 50 litros

 

Sump: 15 litros

 

Total: 65 litros

 

Bombas/corrente: uma de 750 l/h, e duas de 360 l/h

 

Areão: 5 kg de aragonite

 

Rocha viva: não tenho a certeza mas acho que tenho cerca de 13 kg .

 

Escumador: construí o meu próprio escumador feito á medida (tirei ideias de um site inglês para construi-lo e funciona bastante bem.)

 

Filtragem: tenho um sistema de filtragem bastante eficiente (não me lembro da marca.)

 

Cumprimentos,

42

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enho um aqário de 50 l, com dois filtros da EHEIM que deitam bolhas de ar no aquário (são ambos internos e também servem de bomba para fazer circulação),

 

Filtragem: tenho um sistema de filtragem bastante eficiente (não me lembro da marca.)

 

Não é o tal HEIM?

 

Não é necessario usares qualquer tipo de filtragem num aquario de 50 litros com 13 Kilos de rocha viva.

 

Podias dar-me o endereço do escumador DIY? Funciona realmente bem?

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é um bastante mais eficiente. Em relação ao escumador

 

Acho que esta frase está completamente errada... Já disseram aqui que o filtro não vale a pena usar, pois não faz nada..... O escumador retira matéria em suspensão através de colunas de microbolhas para um copo... O filtro por sua vez não faz nada. Logo O filtro ser mais eficiente que um escumdamr penso ser uma coisa completamente descabida.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais