arty77 Publicado Outubro 25, 2005 Publicado Outubro 25, 2005 Um dos meus botias palhaço tem apresentado sintomas estranhos nos últimos dias. Está super magro, não tem apetite, está quase sempre parado e muitas das vezes de lado. Está bastante descolorido na zona ventral. Tem respiração ofegante; ontem olhei para ele atentamente e pareceu-me que a guelra esquerda estava parada, funcionando apenas a direita. Hoje meti-o numa maternidade e deitei alguma alimentação para tentar que ele se alimentasse mas ele rejeitava a comida. Parece-me que ele está bastante doente e não faço ideia de qual seja o problema e não sei o que fazer para o tentar ajudar. Se alguém tiver algumas dicas agradecia. Esta é das minhas espécies preferidas e a possibilidade de perder este peixe deixa-me bastante triste. Obrigado desde já. Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
nunomiguel Publicado: Outubro 27, 2005 Publicado: Outubro 27, 2005 Hoje meti-o numa maternidade Não é muito boa ideia colocar os peixes nas maternidades. Para além do stress em que colocas o peixe a falta de movimentação da água dentro da maternidade pode trazer ainda mais problemas (ou agravar os já existentes). É um pouco difícil saber o que está a causar esses problemas no teu bótia. Pode ir desde alguma infecção interna a problemas com parasitas. O facto de ele só respirar por uma guelra indica já ataques por parte de parasitas externos. Podes, em último caso, tentar fazer um tratamento com Bactopur Direct e Flagyl (em aquário hospital). Cumprimentos, Nuno
arty77 Publicado: Outubro 27, 2005 Autor Publicado: Outubro 27, 2005 Na terça levei-o a uma loja a ver se conseguiam ajudar. Examinaram-o e disseram que não tinha doença mas que de facto estava muito magro. Quando regressei a casa coloquei-o uns minutos na maternidade para lhe dar comida. Com algum jeito consegui que ingerisse algum alimento. Depois coloquei-o no aquário e assim lá ficou. Continuava sempre muito parado, debilitado e sem apetite. Infelizmente hoje encontrei-o sem vida... Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts