Recommended Posts

Publicado

Um dos meus botias palhaço tem apresentado sintomas estranhos nos últimos dias. Está super magro, não tem apetite, está quase sempre parado e muitas das vezes de lado. Está bastante descolorido na zona ventral. Tem respiração ofegante; ontem olhei para ele atentamente e pareceu-me que a guelra esquerda estava parada, funcionando apenas a direita. Hoje meti-o numa maternidade e deitei alguma alimentação para tentar que ele se alimentasse mas ele rejeitava a comida. Parece-me que ele está bastante doente e não faço ideia de qual seja o problema e não sei o que fazer para o tentar ajudar. Se alguém tiver algumas dicas agradecia. Esta é das minhas espécies preferidas e a possibilidade de perder este peixe deixa-me bastante triste. Obrigado desde já.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:
Hoje meti-o numa maternidade

Não é muito boa ideia colocar os peixes nas maternidades. Para além do stress em que colocas o peixe a falta de movimentação da água dentro da maternidade pode trazer ainda mais problemas (ou agravar os já existentes).

É um pouco difícil saber o que está a causar esses problemas no teu bótia. Pode ir desde alguma infecção interna a problemas com parasitas. O facto de ele só respirar por uma guelra indica já ataques por parte de parasitas externos.

Podes, em último caso, tentar fazer um tratamento com Bactopur Direct e Flagyl (em aquário hospital).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Na terça levei-o a uma loja a ver se conseguiam ajudar. Examinaram-o e disseram que não tinha doença mas que de facto estava muito magro. Quando regressei a casa coloquei-o uns minutos na maternidade para lhe dar comida. Com algum jeito consegui que ingerisse algum alimento. Depois coloquei-o no aquário e assim lá ficou. Continuava sempre muito parado, debilitado e sem apetite. Infelizmente hoje encontrei-o sem vida... :)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396