Sexo dos Discos

Recommended Posts

Publicado

Caros amigos

Estou a iniciar-me neste forum. Tenho um aquario de ciclideos e outro com discos ja à algum tempo. Resolvi tentar criar os discos. Gostaria que alguem me pudesse elucidar sobre o sexo dos discos nomeadamente sobre a forma das barbatanas e qual a melhor forma de encontrar um casal.

obrigado pela atenção

Publicado:

Ola Paulo

Embora já tenha lido um trabalho de um inglês que defenia o sexo pela posição da barbatana da cauda, não estou convicto daquilo que ele afirma.

Pelo que tenho obervado normalmente o macho tem uma testa mais carnuda e un corpo maior.

Mas, tenho nesta altura 4 casais confirmados pois já deram alevins e só depois de os ter obersvado a desovar é que digo qual é o macho ou a femea e só depois é que dou razão ao referido invidúo.

Também já estive convicto de ter um casal e afinal eram duas femeas pois uma desovava e a outra vinha desovar logo a seguir mas só depois de algum tempo é que verifiquei que era uma femea a desovar e não um macho a fertilizar.

Reumindo: certeza só depois de ter verificado a desova.

Até sempre

Rui

Publicado:

Antes de mais obrigado ao Ruitaborda pela atenção. Est forum é fantástico.

Tenho neste momento 3 discos. Dois, penso, mas muito superficialmente, serem um casal, estão normalmente em rituais que pelo que consigo ler e vou ouvindo de pessoas bem mais entendidas do que eu são rituais de acasalamento mas como já estão juntos há muito tempo e nada, se calhar não são. Falei no pormenor da barbatana pois os dois destinguem-se bem têm as barbatanas muito diferentes. Outra possibilidade que coloco é a de um deles ser "selvagem". Quando os comprei disseram-me que um era um Heckel e o outro pigeon. Eu já li aqui algures neste forum que os selvagens não criam em cativeiro ou que era quase impossivel, será disso. O que me poderão dizer sobre isto??

Cumprimentos

Publicado:

Ola

Com efeito os selvagens são mais dificeis de criarem em cativeiro, mas não de todo. Eu ainda não consegui, mas sei de pessoas que pelo menos conseguiram a desova.

Depende muito do espaço e condições, pois é natural que um peixe habituado a uma imensidão de água não se conformar a um espaço de um aquário.

Para tudo é preciso sorte e acima de tudo muita paciência mas mesmo muita.

Até sempre

Rui

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá Paulo.

Posso dizer-te que em termos científicos os discos são animais designados como: sem dimorfismo sexual.

Claro está que existem pessoas que fazem da reprodução dos discos o seu modo de vida. Essas pessoas por ventura terão desenvolvido mecanismos de identificação de sexos.

Eu posso assegurar-te que na minha experiência profissional no ramo continuo a designá-los como, sem dimorfismo sexual.

Publicado:

Oi, eu já li que o macho tem a barbatana caudal e a barriga em forma de quilha e a da femea é mais arredondada, mas que este diformismo só se nota com peixes com mais de 12.5 cm de comprimento

Cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

Ola Paulo

Talvez este artigo sirva para algumas dúvidas. Não acredito muito nele. Mas quem sou para dúvidar. Por vezes quando olho para os meus casais penso acreditar no artigo. Mas já vi um casal a desovar (pensava eu de que) quando mais tarde e com maoior obersavação notei que era uma femea que desovava e a outra de seguida ia também desovar e eu todo contente a pensar que era o macho a fertilizar.

Presentemente estas duas femeas que são lindas volta e meia estão a desovar.

Até sempre, vá dando noticias.

RA potential method for sexing discus

Sexing discus has always been problematic at best. However, I recently read an article in Diskus Brief which describe a method for sexing Discus that has been very reliable for me. The method described uses "geometry" to determine sex ... Picture a discus facing to your left ... you would be looking at it's side. Find the Dorsal (Top) and Anal (bottom) fins and look where the fins slope down toward the Caudal (tail) fin ... make sure you're looking at the fins after they have curved back toward the tail. The Dorsal and Anal Fins become (almost) straight after the fins curve down (or up) toward the Caudal Fin ... extend an imaginary line along this straight section of the 2 fins back toward the tail which just touches the Dorsal & Anal Fins past the Caudal Fin. These two imaginary lines should intersect behind the fish. The key to sexing the fish is where the lines cross the Caudal fin. If they pass through the Caudal Fin, the fish is most likely a FEMALE. If they miss or just touch the Caudal Fin, then most likely it is a MALE.

I have tried this on 12 pairs of Discus that I am breeding ... in ALL cases this proved to be true! I have since used this method to "create" 3 breeding pairs, plus provide a male for a female who lost her mate (the new couple are successfully breeding). Logically, this makes sense, since the Male fish tend to have higher bodies than the females (causing the lines to miss the tail).

I'd love to hear back from others who can test this out with their pairs

Jeff Richard

jeff.richard@fmr.com

ui

Publicado:
o macho tem a barbatana caudal e a barriga em forma de quilha e a da femea é mais arredondada

Concordo com isto. De facto isso notei nos poucos casais que tive... No entanto tenho lá uma fêmea (vi-a a pôr ovos) que não é tão arredondada... Parece mais um Macho.

Picture a discus facing to your left ... you would be looking at it's side. Find the Dorsal (Top) and Anal (bottom) fins and look where the fins slope down toward the Caudal (tail) fin

Ok, o meu inglês é bom... Mas depois de ler isto algumas vezes continuo sem perceber... :shock: Alguém consegue trocar isto por miúdos? :):) De preferência com um esquema... :)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Cá vai a tradução do texto.

Este era o documento que consegui arranjar na altura. Só que agora seguindo o endereço que aparece ao fundo desta pagina sai o mesmo em ingles.

Este foi digitalizado por mim. Espero ajudar melhor desta forma.

Até sempre.

Rui

Pic_173_17.jpg

Publicado:

olá,

Era isto que faltava. :D Nada como um bom "esquema". :D Obrigado Rui.

Assim que chegar a casa vou testar esta teoria... :)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Biba!

Eu tenho 3 discus... ja estao juntos à uns meses... eu pelo eskema parecem-me os 3 machos :cry:

nos ultimos tempos começaram á "bicar-se" usn aos outros, ker seja na boca ao de lado... mas permanecem semrpe os 3 juntos ...

Publicado:

Vi no meu casal de Discus, que o esquema apresentado funciona a 100%.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Interessante este método, tenho 7 discos em meu aquário sendo 2 selvagens médios e 5 discos de cor pequenos, por este método tenho a sorte que os dois selvagens (brown) sejam um casal. Mas acontece o seguinte, um deles mandava no aquário junto com dois escalares negros, certa vez tive problema com doença e tirei seis discos meus para tratamento, ficando o disco que era medroso no aquário, este fugia de investidas dos escalares, mas depois de um tempo sendo o único disco no aquário tomou conta do pedaço chegando até a dar carreira nos escalares, ele sempre foi um pouco maior que o outro disco que mandava, depois de 2 semanas de tratamento retornei meus discos e o ex-medroso passou a mandar em todos, implicando principalmente com o ex-líder, nessa volta a diferença entre o tamanho dos dois era visível, acho que pelo choque de tratamento o ex-líder não se alimentou bem. Pelo método o maior é a fêmea, pode ser que a fêmea exerça dominância no aquário.

Pessoal desculpe pelo tamanho do texto. Mas me ajudem.

Valeu Julio

Publicado:

Ola

Tudo pode acontecer conforme descreveu. Basta por vezes mexer nas plantas e disposição do aq. para alterar a ordem hierarquia no aq.

Fico admirado que um discu consiga pôr na ordem um escalar pois estes são muito mais vivos e dominadores.

Por tal motivo e tambem outras razões aconselham a não ter juntos as duas especies.

At sempre

Rui