CO2


So_SiMpLe_

Recommended Posts

Hey!

Ainda nao vi nenhum pearling das minhas plantas, tenho injecção de CO2 e uma calha jebo d 110W para 90 litros reais, mas eu penso que o prob jseja na dosagem de CO2. Tenho medo que quantidades demasiadas me provoquem dissabores. Não arrisco em por mais, poistenho medo d atingir niveis criticos, e os caridinas nao se aguentam muito nessa situação.

Tenho um kit da nutrafin aquele do zig zag.

Qual a fossa impressao em relação a isto?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das plantas que tiveres no aqua e se a mistura é com os reagentes da nutrafin ou se é cazeiro! Eu ponho uma chavena de chá de açucar uma colher de cafe de bicarbonato de sódio e outra de fermipan,e tenho bons resultados a nivel de pearling mas as bolhas não estão a sair de 1/1s mas sim de 3/3s vou experimentar por meia chavena de açucar, uma colher de chá de bicarbonato e uma de cafe de fermipan a ver se melhora

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Eu tenho n de pearling mas também não tenho peixes por isso posso bombar. Posso até dizer que, no meu caso, foi quase imediato. Mal comecei a plantar, já tinha co2, e as plantas começaram logo a bombar bolhinhas!!!

 

Kipo, pearling é um estrangeirismo para identificar as bolhas de oxigénio que se vêem sair das plantas durante a fotosintese. Segue-se um exemplo.

 

oxigenio.jpg

 

Podes procurar na net, ou aqui no forum, fotos dos tapetes de glosso, por exemplo, carregados de pequenas pérolas de o2. Fantástico.

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo com peixes não desistas! Tens é que ter cuidado e paciência. Eu não sei como é que podes regular a dosagem no teu kit, se fosse com um caseiro e com uma pedra difusora ias descendo devagar. Compra um teste de Co2 permanente ou testa o PH e o KH para calculares os niveis de Co2. E tem atenção aos peixes. Se começarem a respirar muito em cima, já sabes, exageras-te no co2. Há por aí alguns tópicos sobre o que fazer nesse caso. Dá uma "pesquizada"!

 

Eu no meu caso quero ter peixes, mas só o vou fazer quando tiver a flora estabilizada.

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sonhudo, o que tens nessa foto é uma planta que ainda está no estado emerso a adaptar-se ao estado imerso, e portanto não é pearling....alias, o pearling nunca poderia acontecer imediatamente porque para acontecer pearling num aquario tem de se verificar uma das duas condições:

 

1- A planta está com uma taxa de fotossintese tão rápida que o oxigénio dissolve-se mais lentamente do que a planta o liberta, poderá acontecer por exemplo em riccia exposta a luz muito forte com CO2 e nutrientes necessários numa zona de pouca movimentação

 

2- a agua estar saturada de oxigénio e portanto o oxigénio libertado pelas plantas nao se dissolve na agua e vai ficando em bolha (forma com melhor distribuição da pressão) até que a impulsão vença a resistencia superficial da bolha coma folha.

 

 

existem vários tipos de falso perarling:

 

1- Agua nova com muito CO2, cloro ou outros gases que passam a gasoso depois de a agua ter sido colocada no aquario. tipicamente bolhas por todo o lado especialmente nos vidros

 

2- Adaptação da planta da forma emersa para imersa com libertação de gases e mudança dos gases dentro dos vasos da planta

 

3- pequenos cortes (feridas) na planta que chegam aos vasos onde a planta faz armazenamento de gases.

 

 

 

dito isto e voltando á pergunta inicial:

 

se para ter pearling fosse só juntar CO2...então não eram precisas as plantas :)

 

tipicamente o pearling em todo o aquario dá-se na situação 2, e portanto tens de ter nutrientes necessários, muitas plantas ou plantas com muito poder fotossintético, luz e CO2 suficientes para que a fotossintese aconteça a taxas elevadas e tens que deixar que os niveis do oxigénio vão subindo no aquario ao longo do "dia".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, então isso explica o porquê de no dia seguinte a mesma planta que està na foto já não ter aquelas bolhas.

 

Já agora tenho outros "eventos bolhosos" que se me pudesses esclarecer eu agradecia. Por exemplo tenho outras plantas que têm imensas bolhihas minusculas que ficam paradas nas folhas e não se libertam. Tenho também outras que libertam constantes fios muito pequenos de bolhihas e ainda umas bolhas (grandes) que de vez em quando parecem sair das raizes das plantas e subir que nem foguetes até ao topo.

 

Já agora o meu aqua tem apenas uma semana de plantação.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31463

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora tenho outros "eventos bolhosos" que se me pudesses esclarecer eu agradecia.

 

por partes então:

 

Por exemplo tenho outras plantas que têm imensas bolhihas minusculas que ficam paradas nas folhas e não se libertam.
poderá ser pearling poderão ser as plantas ainda em adaptação.

 

Tenho também outras que libertam constantes fios muito pequenos de bolhihas
quase de certeza pequenos cortes nas plantas qu chegam aos vasos com gases.

 

e ainda umas bolhas (grandes) que de vez em quando parecem sair das raizes das plantas e subir que nem foguetes até ao topo.

 

o areão ainda só tem 1 semana, provavelmente gases que ficaram encerrados no areão e que ao longo do tempo se vão juntando em bolhas maiores até que a impulsão os leva a subir. Em alternativa são gases resultantes da actividade das bactérias a decompor restos, mas ainda é um pouco cedo para isso acontecer tanto.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o areão ainda só tem 1 semana, provavelmente gases que ficaram encerrados no areão e que ao longo do tempo se vão juntando em bolhas maiores até que a impulsão os leva a subir. Em alternativa são gases resultantes da actividade das bactérias a decompor restos, mas ainda é um pouco cedo para isso acontecer tanto.

 

Neste caso então suponho que seja a segunda hipotese. Embora a "plantação" tenha uma semana, este aqua já funciona, ainda que sem luz e sem flora ou fauna, há cerca de 4 meses.

 

De qualquer modo obrigado pelos esclarecimentos! E So Simple, desculpa a usurpação do tópico!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais