Nano-reef com 2 meses


Recommended Posts

Boas,

 

Montei um nano-reef no meu escritório, que fez agora 2 meses. Está praticamente concluida a montagem, faltando apenas 2 amphiprion percula -admito que entre mais um coralzinho...

Como poderão ver, optei por espécies mais fáceis para ter um aquário mais simples e de "baixa manutenção".

Seguem-se detalhes do set-up e fotografias da evolução.

 

Data de Montagem: 15 de Agosto 2005

Aquário: 60x35x30 (50lts reais)

Rocha Viva: 9 kg de rocha maturada

Substracto: 9 kgs de areia viva CaribSea

Iluminação: 2 x36w PC 10.000k

Aquecimento: Jagger 75w

Refrigeração: Ventoinha 12w de 70x70mm

Circulação; 2 Eden 214 (rotativas) de 500 lts/h. (inicialmente tinha também uma Eheim de 300 a 600lts/h, que entretanto retirei)

Escumador: Não tem (nem vai ter)

Manutenção: TPA semanais de 10% de água natural; 20% de 4 em 4 semanas; Reposição: água de OI com kalkwasser (2 a 3 x por semana); poda semanal da caulerpa

 

Corais Moles:

- diversos Zoanthus e actinodiscus

- Rhodactis

- Protopalyhtoas;

- Nephtea sp

- Alcyonium (colt)

- Sarcophyton glaucum

- Xenia branca e castanha

 

Coral duro LPS:

- Euphyllia parancora (frag)

 

(outros) invertebrados

- 2 Lysmata seticaudata, 1 Lysmata debelius e 1 Lysmata amboinensis

- Vários hermitas de patas verdes (clibanarius) e de patas brancas (pagurus) cerithiums e turbos

- ofiuro (ophioderma longicauda)

- Sabella

- caranguelo Mithrax

 

Peixes:

- Gobiodon hystrio

 

Macroalga

- caulerpa taxifolia, peltata e prolifera

- halimeda

 

Fotografias:

 

Após montagem

Pic_6545_1.jpg

Pic_6545_2.jpg

 

Com 1 mês

Pic_6545_3.jpg

 

Com 2 meses (actualmente)

Pic_6545_4.jpg

Pic_6545_5.jpg

Pic_6545_6.jpg

 

Alguns pormenores:

 

Gobiodon hystrio a dormir no sarcophyton

Pic_6545_7.jpg

 

e a ser limpo pelo L. amboinensis

Pic_6545_8.jpg

Pic_6545_9.jpg

 

"Men at work"

Pic_6545_10.jpg

 

Frag de euphyllia parancora (do Diogo Lopes)

Pic_6545_11.jpg

 

Ophioderma longicauda e L. debelius

Pic_6545_12.jpg

Pic_6545_13.jpg

 

Fico a aguardar comentários e sugestões

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Parabéns pela montagem.

 

Está tudo com bom aspecto e já há crescimento de coralina o que é sempre um bom indicador.

 

Apenas uma questão relacionada com a caulerpa. Estás a fazer podas frequentes? Não temes que entre em reprodução e liberte muitos dos compostos absorvidos? A racemosa quanto a mim é uma praga de que dificilmente nos livramos mas se a consegues controlar só tens a ganhar com isso.

 

Abraço

Duarte

 

ps: Se esse frag de euphyllia é do Diogo é uma vagabunda ... a mãe já andou aqui por casa :):roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Nano está excelente e não tenho muitos comentários a fazer!!! Aliás sabes mais disto que a maioria de nós!! :(:wink:

 

Quanto ao comentário do Duarte nem vou avançar com nada, pois é completamente descabido!!! :lol::lol:

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bem, esse Gobiodon é espectacular! A foto do camarão com as antenas baixas está o máximo.

 

Estou com o Duarte, essa racemosa podes-se tornar praga se não tiveres cuidado. A sacana da alga é chata porque quando começamos a podar a seguir parece que faz de propósito e desenvolve-se mais agarrada à rocha!!!

 

Sugestões: mais peixinhos para animar a coisa e talvez arriscar numa tridacna.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Duarte,

Quanto às podas da caulerpa, faço numa base quase semanal. Tratamento "tipo bonsai".

A questão da reprodução e consequente libertação de compostos é uma possibilidade, é certo, e foi considerada.

Mas, por um lado, optei por um sistema o mais natural possível - dentro do possível - dispensando mesmo o escumador. Também não tenho sump onde a possa colocar. Uso unicamente a macroalga e as xenias a fazer a absorção de nutrientes (ou exportação, como quiserem chamar), pelo que é indispensável; por outro lado, gosto do efeito estético.

Digamos que é um risco assumido.

Quanto às espécies de caulerpa, tenho prolifera - embora não se veja porque o mithrax dá-lhe um desbaste valente e está tão feia que a coloquei atrás das rochas - taxifolia e peltata (não é racemosa, embora seja muito parecida). Cresce muito e bem, mas não sei dizer se é mais ou menos praga que a racemosa porque nunca tive as duas espécies ao mesmo tempo.

 

Diogo,

Sempre simpático. Mas é só simpatia, até porque no que toca a nanos.. é mesmo o primeiro. Mas estou a gostar da experiência e acho que está a correr bem.

Cumpri o objectivo de o montar com um tecto de 500€ (não incluindo vivos, ficou por 438) e ser de baixa manutenção, sobrevivendo sozinho os fins de semana e feriados.

Sinceramente acho que a melhor aposta que fiz foi em ter RV de muito boa qualidade, e fazer TPA´s muito certinhas (no meu caso, sempre com água natural). Mesmo sendo uma experiência ainda muito curta para se tirar conclusões, acho que são as questões mais importantes.

 

 

p.s.: não fui notificado por mail das V. respostas embore tenha dado indicação para isso. Há algum problema com essa função ?

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Não tinha visto o teu post quando respondi.

Quanto a peixinhos, estou à espera de colocar 2 amp. percula (um deles preto). Penso que tens um casal assim, certo ? Depois fecha a loja.

Viste a tua xenia (ou parte dela, a outra está no aquário de Lx.) ? Está pujante !

 

O goby só é chato para comer. Vinha magríssimo e ainda não recuperou totalmente. Também ainda não o consegui habituar a granulado

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante!!!

 

Os aquarios de 60cm prestam-se muito bem em reef (acho eu) e o teu não é excepção.

 

Gostei das fotos, vai actualizando alguns desenvolvimentos

 

:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de uma coisa,

Quanto à tridacna que tu sugeriste, Ricardo:

 

Sinceramente, acho que não tenho luz/qualidade de água ou tamanho de aquário para isso.

 

Tenho, talvez luz/qualidade de água para uma derasa ou squamosa, mas aí coloca-se a questão do tamanho; tenho tamanho de aquário para uma crocea mas seguramente nem luz, nem qualidade de água.

 

Ou estou enganado ?

 

Lá que gostava...gostava.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João...

Esta excelente sim senhor :(... Faz-me lembrar os meus tempos de nano dos quais tenho muitas saudades. he he he. Quem já teve um nano sabe o que é... é mesmo diferente.

Quanto á caulerpa se forem pequenos calices e não bolhas é peltata sim... e não tem comparação com a racemosa. Cresce muito mais devagar.

Quanto as tridacnas...

Eu e o Ricardo Calado lembrámo-nos á uns meses de testar as derasas com flurescentes compactas no nano dele. Está muito bem de saude e cresceu e continua a crescer bem... Colocou foi a tridacna na parte mais alta do nano de modo a absorver mais intensidade de luz. Penso que seria uma boa adição como o Ricardo Rodrigues disse...

Porque não tentas... Abraço ! :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Marco

 

Obg pelos teus comentários. Um "excelente" vindo de quem teve um nano como o teu...ou é muita simpatia ou bom sinal.

A caulerpa é mesmo peltata. É a que veio na RV, se te lembras (mas também cresce bem :shock: ...).

 

A questão da tridacna....é tentadora, de facto.

Já pensei nisso, não uma, não duas, não dez, mas...muitas vezes.

 

No nano-reef.com já vi registos de várias pessoas que têm derasas com PC´s há alguns anos e dizem, sem problemas, mas, confesso, hesito um pouco.

 

E até tenho um sítio onde ficava lindamente.... aquele espacinho em cima à direita está livre por alguma razão ;)

 

 

p.s.2: continuo a não receber notificações por mail das respostas ao post. Há algum problema ?

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João

Há uns tempos que não nos encontravamos ;)

Olha só te sugeria um ou 2 LPS que ficariam aí muito bem e são fáceis de manter com essa luz.

- Physiogyra verde

- Lobophylia bicolor ( não são fáceis de encontrar ,mas às vezes aparecem )

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns tempos que não nos encontravamos ;)

 

:shock::lol: brincalhão...

 

- Physiogyra verde

 

Isto já está muito verde.. (ainda que goste muito da cor :D ) mas é um coral lindo, de facto.

 

- Lobophylia bicolor ( não são fáceis de encontrar ,mas às vezes aparecem )

 

lobophylias ou uma trachyphylia já tinha pensado, confesso.

 

Mas isto era para ser um nano muito fácil de cuidar...só de moles...à base de mudas... (por enqaunto só tem uma excepção)

 

A ver

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Passados mais 2 meses e estando o nano no 5º mês anexo mais umas fotografias com o estado actual do aquário e as últimas (...) - lindíssimas - aquisições:

 

Geral do aquário

Pic_6944_13.jpg

 

Parcial lado esquerdo

Pic_6944_14.jpg

 

Lado direito

Pic_6944_15.jpg

 

Os palhaços (tremida, mas os gajos não param quietos e é difícil apanhar os 2)

Pic_6944_16.jpg

 

E os magníficos

Pic_6944_18.jpg

Pic_6944_17.jpg

 

Por último, apenas referir que parte da população que referi no meu post anterior foi "deslocada" para o meu outro aquário, pelo que a actual (para além dos corais e macroalga) é a seguinte:

 

- 2 Amphiprion ocellaris (1 laranja e 1 preto);

- 2 Nemateleotris magnifica;

- 2 Lysmatas (1 amboinensis e 1 debelius)

- 1 Fromia elegans;

- Cerithes, nassarius e turbos

- 1 Sabella

 

Bem, por hoje é tudo.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Está sem dúvida um Nano de referência! Excelente!

Atenção a esses belezas, não vás receber um telefonema da tua funcionária a perguntar o que faz com 2 peixes secos!!!

 

que inveja dessa euphylia

 

Meu caro, isso resolve-se!!! :roll: Por uns 200 euros vendo-te a Mãe!!! :oops::wink:

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está sem dúvida um Nano de referência! Excelente!

Atenção a esses belezas, não vás receber um telefonema da tua funcionária a perguntar o que faz com 2 peixes secos!!!  

 

Obrigado Diogo, confesso que estou contente com o nano que ainda não tem 5 meses.

Quanto aos Nemateleotris, bem sei que têm tendência para dar o "salto para a eternidade"... já tive essa experiência há uns anos atrás.

 

Trouxe estes dois precisamente porque estavam emparelhados e, quando assim é, o comportamento em aquário é muito melhor do que quando se tem um apenas: tornam-se mais calmos e confiantes, andam pelo aquário todo em vez de estarem escondidos a maior parte do tempo, como acontece normalmente quando se tem só um e, com alguma sorte, não saltam!

 

Por enquanto, tem corrido bem: têm uma toca onde dormem e saem com frequencia passeando juntos pelo aquário. Vamos esperar que continuem assim. :roll: É, apenas, dos meus "pequenos peixes" preferidos.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses Nemateleotris magnifica são exelentes.muito bonitos,é dos peixes que mais gosto, segundo sei eram casal não era? qual a probabilidade de reprodução num aquario?

Parabens pelo aquario

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é casal...não sei porque ao que julgo eles não apresentam dimorfismo sexual.

Estavam a fazer par, a nadar juntos e foi por isso que os trouxe. Agora se são casal ou um dia virão a ser... não sei mesmo.

Também não conheço relatos de repodução em cativeiro.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também tive um Neolamprologus magnifica, que saltou duas vezes para fora do aquário. Á segunda ainda o tive a reanimar. Estava completamente seco, agarrei-o, coloquei-o em frente a uma bomba e passado uns segundos começou a respirar. Andei de volta dele durante uma hora, até que o peixe já tinha ganho o equilíbrio. Fui-me deitar já tarde. Para meu espanto de manhã o peixe estava morto.

Este peixe estava sem mais nenhum da sua espécie e realmente é um peixe muito tímido e assustadiço para viver sem companhia.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Uma pergunta de inexperiente em salgados. Sempre tenho lido que para um nano com essas dimensões (igual ao que quero montar e estou a tirar imensas idéias do teu :wink: ) um casal de Ocellaris era o absoluto máximo que se podia colocar.

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui Soares,

 

Tenho consciência que estou um pouco "nos limites" quanto à carga bioológica, especialmente porque não uso escumador, mas também sou frontalmente contra "dogmas" quanto a número de peixes num aquário.

 

Depende de um conjunto grande de factores, onde a qualidade dos "filtros naturais" (rocha, substracto e macroalgas e, porque não, as próprias xenias) desempenham um papel fundamental. Se a isso aliarmos as TPA´s semanais que faço religiosamente e o facto de não sobrealimentar, acredito que vou conseguir manter o sistema equilibrado.

 

De qualquer forma, tenho um escape no caso de ver que o sistema se desequilibra, que será transferir os Nemateleotris para o meu outro aquário que tem cerca de 220lts e 4 peixes.

 

A minha ideia inicial era um par de ocellaris + 1 peixe. Mas quando optei pelo Nemateleotris magnifica como 3º peixe, tive que repensar o assunto e colocar um 4º, para não ter um nematelotris sozinho. A diferença entre ter um indivíduo apenas ou um par é abissal, como acima já referi, em termos comportamentais e, a final, de bem-estar do próprio peixe.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.