ALGAS CASTANHAS


Melo Ribeiro

Recommended Posts

Boas:

Tenho o meu salgado completamente castanho.

Até a rocha viva adquiriu a cor castanha. As algas crescem no areão em véu.

Já fiz TP'As, e após um ou dois dias de melhoras, regressa tudo ao mesmo.

Conselhos, preciso.

Obrigado

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é muito simples, as coisas foram feitas á pressa e não deste tempo para o ciclo do azoto "finalizar"

 

As algas podem ser diatomáceas o cianobactérias.

Soluções

 

Disse isto no sub-fórum doenças

 

Basicamente vai ser isto

 

Trocas de água semanais, com aspiração da "porcaria"

Controle na quantidade de comida que se dá aos peixes

 

E por fim senão a mais importante

 

ESPERAR........................................... MUITO.....................

 

Tenho esse problema a uns 5 meses e não estou melhor  :roll:  

 

Boa sorte  8)  8)

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Recomendo o aumento da circulação e redução do número de horas de luz! Continua a fazer TPA´s.

 

Já agora que água usas para as TPA´s e com que regularidade?

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela v/ajuda.

Caro Diogo Lopes: Estou a fazer de 4 em 4 dias e com água de "osmose", cerca 25/30 litros, num total de 300 litros dividos entre aqua+sumo+refúgio.

Cumprimentos

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Caros amigos:

O que vou agora "debitar", é sem a presunção de ter encontardo a "pólvora" s/fumo!

Ontem fui à NATURLINE, e em conversa, falei do meu problema das algas castanhas que não desaparecem (parece que o problema não é sómeu)

De imediato começaram as perguntas, que areão uso, que rochas uso, etc. etc.

Quando parecia tudo bem, o (Pedro?), pergunta-me se arocha viva é toda igual e da mesma densidade.

Lembrei-me então que mais ou menos aquando do aparecimentos das algas castanhas, tinha adquirido a um membro aqui do forum uma RV c/cerca de 2,5 Kg, e bastante pequena.

Sentenciaram: Livra-te dessa rocha.

Hoje coloquei-a num alguidar que tenho à meses a curar 2 RV's, e no espaço de 7/8 horas, verifiquei o seguinte:

O áqua, poucas algas apresenta.

O alguidar, que nunca teve algas, está carregado de algas castanhas bem como os pedaços de RV que lá estavam.

Caros colegas.

Tirem as v/ilações.

Conforme me disseram ontem, antes de tratar o problema há que descobrir as causas.

E, parece que encontrei.

Cumprimentos,

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim

Este Tópico deveria estar no Subforum das algas.

Para sabermos a causa temos que identificar a alga. Se de facto são diatomaceas ou cianobacterias . Pela descrição a palavra " véu " sugere que sejam cianobacterias. Ou seja, quando aspiras parece um "lençol viscoso". Se for este o caso a explicação pode ser de facto a rocha se esta estivesse " podre" ou seja cheia de materia organica em decomposição.

De qualquer forma o aumento da circulação e a verificação do escumador são importantes para evitar situaçãoes semelhantes no futuro.

Se fossem diatomaceas não teria seguramente a ver com a rocha mas sim com silicatos em excesso na água.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os silicatos podem vir na água de reposição ou na água que usas para fazer água salgada, no caso de não usares água natural.

A osmose nem sempre é solução para estes casos, pelo menos as osmoses que usamos. Há resinas específicas para remoção de silicatos na água produzida por osmose. Nunca usei mas segundo li funcionam muito bem e as pessoas que as usam notam uma redução significativa do problema.

 

Quanto ao facto de prejudicarem os corais claro que sim. Os corais, principalmente os duros gostam de ambientes sem algas, tirando as coralinas e as zooxantelas.

As algas no geral competem com os corais pelo alimento, luz, movimento de água e em situações extremas de invasão de território as algas ganham sempre.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Alexandre mas as diatomaceas são as menos problemáticas das algas.O seu problema é mais estético. Os cerites e os caracois do Genero Strombus gostam delas. Mesmo na água salgada natural existem silicatos. aliás também vemos diatomaceas nas poças.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais