Montagem Tanganica


Bico

Recommended Posts

Boas tardes caros Tanganika lovers :lol:,

 

Tenho um aqua panorâmico de 200L. Têm 1,20m de comprimento atrás e á frente têm 0.80m.

Actualmente tenho 2 filtros a funcionar, um Ehein Pro (exterior) e um filtro de decantação (900l/h) . Estou a pensar tirar o filtro de decantação pois ocupa bastante espaço e pôr só a "powerhead" do filtro. O que acham? Um filtro Eheim Pro faz a filtragem bem de um aqua de 200L para ciclideos? Será a força de expulção da água do Eheim pro suficeinte para os ciclideos curtirem? Devo meter a "powerhead" do filtro de decantação?

 

Mais uma coisa, os meus filtros só têm cerâmica e carvão activado. Devo tirar ou deixar estar o carvâo?

 

Desde já muito obrigado,

 

Abraços e eijinhos,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Bico

Não sei de que Eheim estás a falar, mas deve ser mais que suficiente, quanto à cabeça para eles curtirem, na minha opinião eles não gostam nada de curtir correntes fortes.

No filtro deves meter algo que faça subir/manter o pH acima dos 8. há quem ponha areão de coral. Eu prefiro meter o areão de coral ou areão calcário no aquário e no filtro meto “Zeolite”.

Por regra não meto o carvão activado nos filtros externos, por causa dos tratamentos, mas visto que é um aqua do Tanganika e eu não me lembro de alguma vez ter feito um tratamento num aqua do Tanganika, podes deixar ficar o carvão onde está, mal ele não faz.

Fica bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

quanto à cabeça para eles curtirem, na minha opinião eles não gostam nada de curtir correntes fortes.

 

Aquaben neste ponto discordo contigo pois no lago tanganyika a muita corrente

 

Bico essa cabeça motorizada pode servir para oxigenar a agua,mas de pende se eheim faz uma boa oxigenaçao e tiver pelo menos 1000L/h esqueçe a cabeça motorizada, quanto ao carvao neste caso nao serve para nada ,poem sim é muitas ceramicas e talves um bocadinho de lã ,mete areao de coral misturado com o areao que tens( para ai uns 4/5 quilos )

 

espero ter te ajudado :lol:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ok Tropheus, que existem peixes no Tanganika que gostam de corrente forte, não vou argumentar, mas num aqua com as dimensões descritas pelo Bico, eu parti do principio que o que ele tem são conchicolas, neolamprologus ou julidochromis, se meteres uma corrente forte, "powerhead" 900l/h estes meninos não vão gostar mesmo nada principalmente os conchicolas, os outros só vão sair dos buracos quando a comida passar por eles, os conchicolas vão passar o tempo a correr atrás das conchas e se por um acaso mesmo assim eles desovarem, vai ser muito difícil manter o cardume de alevins dentro do território.

 

Voltando ao princípio tirando as “sardinhas” (Cyprichromis), não estou a ver mais nenhum que curta correntes fortes, e não me digas que os Tropheus curtem, eles simplesmente não se incomodam.

Fiquem bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente acho que um aquário de tanganikas não deve ter muita corrente, mas deve ter circulação suficiente de modo a evitar zonas mortas (atrás das pedras por exemplo). Eu, pessoalmente não conheço espécies do tanganika que gostem de correntes "fortes" (mesmo as de água livre, ou pelágicas, como as "sardinhas" :(), aliás acho que o tanganika é considerado um lago de águas estáveis e bastante calmas. Em relação à utilização da "power head", acho que a deves utilizar mas deves desmultiplicar o caudal utilizando "T's" ou cotovelos de modo a reduzir fluxos demasiado fortes e turbulentos e ao mesmo tempo aumentar a circulação por todo o aquário. A utilização do carvão fica ao teu critério, eu pessoalmente só uso carvão nas primeiras etapas do aqúario e para retirar medicamentos da água após tratamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bico:

 

Diz ai que peixes queres por para nos podermos-te ajudar :(

quanto a cabeça a escolha é tua podes muito bem por como nao a escolha e tua :(

 

Aquaben:

 

Posso te dizer que em maior parte dos aquarios tanganyika tem corrente,mas cada um sabe de sim :wink:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Zfaver o Bico já tem um Eheim Pro nesse aqua e eu penso que seja um filtro de 1000l/h, se vai meter mais uma cabeça de 900l/h vai criar um turbilhão num aqua de 120.

 

-Bico antes de a gente se por para aqui a inventar diz que peixes tens e qual a capassidade do Filtro Eheim.

Fiquem Bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro que tenho no aqua é um destes dois:

 

-Eheim 2224 (Expulção da bomba 700l/h circulação do filtro 500l/h)

 

-Eheim 2226 (Expulção da bomba 950l/h circulação do filtro 650l/h)

 

Em relação aos peixes tinha pensado em shell dwellers, mas como vou tirar o filtro de decantaçlão, vou ficar com muito mais espaço, portanto vou por umas pedras incriveis com buracos e acho que vou optar por peixes que não seja shell dwellers, mas que sejam bastante pequenos!!! O problema com os shell dwellers é que não posso por quase mais ninhuns peixes pois ninguem se dá bem com os dwellers, não é verdade?

Se tivessem um aqua de 200 L que peixes (tanganicos) é que punham??

 

Desde já agradeço,

Abraços e beijinhos,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivessem um aqua de 200 L que peixes (tanganicos) é que punham??  

 

8 Cyprichromis leptosoma

1 casal de julidochromis ou leleupi

1 macho e 2 femeas de lamprologus ocellatus

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de 80x40x50 tenho

 

3 Ocellatus

3 Multifasciatus

3 Julidochromis (1 Ornatus e 2 Marlieri)

 

:shock:

 

EDIT: Os ocellatus são os patrões, os multi tem o pequeno (mas bem guardado) território e os Julidochromis mandam nas rochas. A frente é toda dos ocellatus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais