Como aumentar a dureza da água (Malawi)


HEIMER

Recommended Posts

Estou pensando em usar apenas bicabornato de sódio para elevar ambos.

 

Meu Ph está entre 7,5-7,7

 

 

Pretendo deixa-lo com uns 8,4...

 

 

Qual a quantidade por alto devo usar??? Devo usar mais alguma coisa além do bicabornato???

 

 

Obrigado

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os meus conhecimentos de quimica são muito rudimentares...mas tenho verificado que o bicarbonato de sódio sobe o PH mas não aumenta a dureza, o composto quimico que uso para aumentar a dureza (GH) é o Sulfato de Magnésio e o Sal ( cloreto de sódio), mas para manteres os valores que pretendes sem grandes oscilações tens de manter o "poder tampão" (KH) alto, para isso podes utilizar areão de coral moido (Aragonite) dentro do filtro exterior ou como parte do substrato ,as pedras de origem calcarea para alem de uteis para manter m´bunas mantem igualmente o tampão elevado.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Em relação a quantidade sulfato de magnésio e o cloreto de sódio, qual a porção que você usa??

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Bicarbonato de Sódio sobe o KH e estabiliza o ph em 8,2, por isso a sua utilização é segura mesmo adicionando em quantidades elevadas, apenas tereos que ter cuidado nos valores do KH.

Uma colher de café (15gr) para 50L de água faz aumentar o KH cerca de 4ºf.

 

O Carbonato/Bicarbonato de Cálcio sobe o KH e o GH ao mesmo tempo, neste teremos que ter mais cuidado nas doses.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Comprei hoje 50g de sulfatode magnédio e 50g de cabornato da cálcio.Qual a dosagem devo usar para 50l de água???

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão aos entendidos em química:

 

O carbonato de cálcio é hidrossolúvel? Já me disseram que é muito pouco...

 

o composto quimico que uso para aumentar a dureza (GH) é o Sulfato de Magnésio e o Sal ( cloreto de sódio)

 

Creio que o cloreto de sódio não afecta em nada a dureza (GH e KH) da água. O que altera a dureza são outros minerais que encontram no sal marinho, como o magnésio, o cálcio, etc. Corrijam-me se estiver errado...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é possível se usar o sal marinho em quantidade diluída no aquário de c.a ????

 

Qual quantidade usar de sulfato de magnésio ???? (comprei hj numa farmácia de manipulação)

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais