380L Tanganyikas, Novo Projecto


RicardoBC

Recommended Posts

Boas pessoal, depois de muita dedicação, pesquisa, conversa com outros membros, e com alguns lojistas, e como vou montar o meu projecto novo 120x50x70, decidi dar-lhes a conhecer a minha fauna e receber com isto, criticas elogios, comentários, aquilo que quiserem dizer, o que interessa é dizer para ajudar. Sendo assim, temos o seguinte:

 

9 Tropheus sp. Black IKOLA

9 Tropheus Moori Red Rainbow ou Moori Moliro

2 Julidochromis Marlieri (casal)

2 Julidochromis Ornatus (casal)

1+2 Lamprologus Oscellatus (orange)

1+2 Neolamprologus Similis ou Multifasciatus

2 Altolamprologus Calvus

 

Todos eles sao Herbivoros ou omnivoros, à excepção do Calvus, que eu adoro, mas que é preocupante para mim em caso de possivel reprodução de outras espécies, portanto, estou na duvida.

 

Ainda pensei em alguns Petrochromis, mas penso que já esteja bem povoado, por isso vai ficar em "stand-by".

 

Relativamente ao areão, adoro o areão branco, mas penso que o areão de rio seja melhor para obter algo mais natural... também ainda não decidi.

Em relação às rochas, muito provavelmente vou optar por um Layout 3D com mais rochas redondas e xistos, tudo em tons escuros, e fazendo no background um degrade de preto para cinzento e de baixo para cima, para simular o fundo e as zonas mais altas, supostamente no fundo a luminosidade é menor, logo será mais escuro.

 

O filtro será em principio um Eheim 2080. Não sei se coloco ou não uma cabeça motorizada, ou um filtro interno....

A ilimunação é a do aquário, 4x30w T8.

 

Sendo assim, gostaria de saber o que acham....

 

Cumprimentos a todos...

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... em relação ao número de tropheus que vais colocar já te dei a minha opinião no msn.

 

Quanto à restante fauna... eu não colocava os calvus. São optimos a comer alevins :)

Os conchiculas ficava-me por uma espécie apenas, de preferencia uma maior e mais aguerrida porque os tropheus nas perseguições se derem uma "marretada" num multie ou num similis deixam-no logo esticado.

As julies a mesma coisa... ficava-me por uma espécie apenas.

 

Repara que queres diversidade no aquário... mas diversidade acaba por ser um pouco diferente de "montra de loja dos 300".

O teu ponto principal vão ser as duas colónias de tropheus... tudo o resto será acessório, colocares demasiada variedade deita tudo a perder acho eu. Além do mais considerando os 12cm prováveis dos tropheus em adultos, os peixes pequenos vão-se sentir perdidos.

 

Mas isto é a minha opinião pessoal... na minha fase actual acho que é preferivel manter poucas espécies com muitos exemplares, que muitas espécies com poucos exemplares, além de que se morrer alguma coisa fica logo o aquário "descomposto".

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que vais estar a cometer um grande erro em colocar duas populações de tropheus.

Eu tambem pensei em meter tropheus no meu aqua (120x60x55) e isso gerou alguma polémica, muitos dizem que para teres tropheus precisas de pelo menos um aqua com 1,5m de frente outros dizem que podes manter tropheus num aqua desse tamanho, mas apenas uma população, e para isso terias de jogar bastante com a decoração do aqua, se tas tambem a pensar em meter julies vais ter de ter muita pedra e quanto mais pedra mais agressivos se vao tornar os tropheus por isso acho que vais ter grandes problemas se avançares com essa fauna.

 

Dá uma vista de olhos nestes dois tópicos em que se falou muito sobre esta questão.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=#199435

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...hlight=tropheus

 

Se avançares mesmo com esse setup até pode ser que consigas mante-los durante algum tempo mas não acredito que consigas reproduzir nenhuma espécie e a meu ver isso é a melhor parte.

 

Se por acaso eu disse aqui algum disparate avisem.

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À 1º Vista o que salta à vista é a lista de espécies. Parece-me notório a tua vontade de pormenorizar e fazer as coisas bem. Nesse sentido aconselho-te a ouvir (e muito) os forista que sabem e tem experiência na manutenção de Tropheus.

 

Um dia poderei falar em nome da experiência. Actualmente apenas posso transmitir aquilo que pesquisei, filtrei e conjuguei com "experiências reais".

 

As 2 comunidades parece-me arriscado mas não impossível.

 

Mantinha os Similis / Multifasciatus e Ocellatus, mas retirava pelo menos 1 das espécies de Julidochromis (tenho Marlieri e Ornatus juntos e não se gramam). Para evitar o controlo populacional retirava o Calvus. Para ocupar a zona dele já tens Tropheus que enchem o olho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vendo as coisas por esse lado, penso que como o Nuno disse, o aquário vai ser de tropheus e o resto é acessório.

Ficamos assim, e penso que melhorei :

 

15 Tropheus sp. Black IKOLA ou Red Rainbow(mas é muito €€€) ou Duboisi (acho estes muito lindos)

2 Julidochromis Transcriptus Gombi (casal)

2 Julidochromis Ornatus (casal)

1+4 Lamprologus Oscellatus (orange) (macho+femes)

1+4 Neolamprologus Similis ou Multifasciatus (Goste deles) (macho+femeas)

??2 Altolamprologus Calvus (Goste deles mas tambem sei da sua "fomeca" por filhotes)

 

O que acham?

 

 

Vá, vá, comentários

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 Julidochromis Transcriptus Gombi (casal)

2 Julidochromis Ornatus (casal)  

 

Vais comprá-los como machos ? É que na loja pelo que sei é quase impossível distinguir M / F.

 

Eu tenho Julidochromis Ornatus e Marlieri e não sei o sexo deles. Tenho a sensação que aquilo é so aftershave e bejecas. Meninas nem ve-las... mas certezas não tenho.Tanto podem ser todos machos como todas fêmeas...

 

No caso dos Julidochromis a melhor opção é a introdução de um grupo (6 por exemplo) e estar atento ao establecimento de casais e reproduções.

 

A alternativa é comprar casais já formados e com reproduções (desta forma dissipas as dúvidas), mas numa loja é dificil de adquirir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 tropheus... nada mau, já estás a aprender umas coisas :)

 

Se gostas dos duboisi... e atenção que em adultos eles são muito diferentes de em juvenis então vai por duboisi... sempre são quase metade do preço dos ikola.

 

As Julies é um pouco como o Mário Ribeiro está a dizer... é uma lotaria acertar num casal só com 2 peixes além de que são peixes de rocha e da tal questão relacionada com a agressividade dos tropheus com muita rocha.

 

O resto tu já sabes :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião eu ficava apenas com os tropheus, os similis e os ocelatus, isto se decidires mesmo arriscar com os tropheus.

Ou entao uns tropheus e uns gobies de tangabyika.

É porque misturar tropheus com peixes agressivos não me parece boa ideia, eles têm de dominar o aquário e, juntares peixes que se podem meter em confusões (na minha opinião) é a mesma coisa que os meter na forca, porque os tropheus vao atacar em grupo e não vao dar grandes hipoteses.

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião eu ficava apenas com os tropheus, os similis e os ocelatus, isto se decidires mesmo arriscar com os tropheus.

Ou entao uns tropheus e uns gobies de tangabyika.  

É porque misturar tropheus com peixes agressivos não me parece boa ideia, eles têm de dominar o aquário e, juntares peixes que se podem meter em confusões (na minha opinião) é a mesma coisa que os meter na forca,  porque os tropheus vao atacar em grupo e não vao dar grandes hipoteses.

 

Abraço

Mário

Os tropheus por norma não chateiam outros peixes no aquário.

O ataque em grupo é caracteristico a novos habitantes, quando estes são tropheus e são da mesma espécie que os inquilinos actuais.

De resto as relações com outras espécies são "cordiais".

 

A questão de tropheus com outras espécies tem um pouco que ver com o facto de os tropheus fazerem grandes perseguições e poderem levar um peixe à frente, o que no caso de um similis é complicado.

E depois é claro... num aquário de tropheus os outros peixes são "ofuscados" seja porque são mais pequenos, seja porque não são tão bonitos :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tropheus por norma não chateiam outros peixes no aquário.  

O ataque em grupo é caracteristico a novos habitantes, quando estes são tropheus e são da mesma espécie que os inquilinos actuais.  

De resto as relações com outras espécies são "cordiais".

 

 

E será que os Julidochromis vão ser tão cordiais com eles??se meteres os Julidochromis primeiro eles não vão axar piada aos tropheus e se for o contrário deve ir dar ao mesmo certo??

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vai depender e muito do temperamento dos Julidochromis.

 

Tenho um post em que descrevo o temperamento de um e posso assegurar que aquele amigo não tem medo de nada e só deve desistir depois de morto.

 

Penso que esta questão resolve-se tentando :)

 

A experiência é em muitos casos a melhor resposta.

 

Experiência e Observação = Conclusão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está.

Mario disse tudo, so experimentando. Penso que os 4 chegam, não quero o aquário super povoado, so nao sei se será 2 de cada ou 4 so de uma das variantes.

 

Outra coisa, para as zonas superiores do aquário, o que me aconselham? não acham que se vai criar ali um vazio muito grande?

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso persistas com a ideia dos 4. Avança apenas para um espécie.

Assim aumentas as probalidades de formação de um casal.

 

Em relação à zona superior vais ver que os Tropheus enchem-te o olho e não necessitas de povoar mais o aquário de forma a "ocupar" essa zona.

 

O Cyprichromis que costuma ser "usados" para ocupar a zona média / alta não se aplicam ao que pretendes.

 

Quando falo que os Tropheus ocupam o aquário é entendido por quem já viu ao vivo aquários com comunidades de Tropheus. No fórum tens um patrocinador com aquário de exposição que é um excelente exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mistures 2 espécies de Julidochromis esses sim podem vir a hibridar, e não te aconselho também a pores os calvus com os tropheus têm alimentações bastante distintas, vais ter de te basear numa alimentação vegetariana e sacrificar assim os calvus que gostam de xixa :lol:

 

Eu para as zonas superiores tenho os cyprichromis e ando a ver se arranjo ophtalmotilapias (mas está crítico!) mas lá está não tenho os tropheus se os tivesse não teriam nenhum espécie destas. Eu acho que os tropheus por si te enchem já bastante o aquário e em todas as zonas.

 

Esta foi a minha opinião, também tenho de quase todas espécies que referes menos os tropheus de que gosto muito mas não posso ter :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

menos os tropheus de que gosto muito mas não posso ter  :lol:

Mentiroso :lol:

Não te atreves a ter, o que é diferente :?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ja está quase decidido em relação à fauna....

 

Calvus, não vou colocar. Vou basear-me em tropheu e shell dwellers... e talvez os 4 Julies....

 

Sendo assim, estamos encaminhados para o seguinte :

 

2 colónias de Tropheus:

 

10/12 Tropheus moorii "Ilangi" ou 10/12 Tropheus sp. black "Mboko"

10/12 Tropheus sp. black "Ikola"

 

4 Julidochromis Ornatus ??

1+4 Lamprologus Oscellatus (orange) (macho+femes)

1+4 Neolamprologus Similis ou Multifasciatus (macho+femeas)

1+4 Neolamprologus brevis Mtoto zebra (so vi en fotos)

e...

 

talvez lhe junte uns Petrochromis... mas seria para mais tarde.

 

Entao sendo assim, quero saber o que me dizem a esta evolução de ideias, e mais, quero saber como é de circulação de água, o que aconselham, se power head ou filtro interno, e tb iluminação, 2x36wT8, chega perfeitamente, não é?.... Pessoal com mais experiencia, pode concerteza aconselhar-me...

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero parecer pessimista mas acho que vais ter um prejuizo enorme.

 

Vais meter 2 colónias de tropheus, 10 elementos de cada certo??

Se em cada colónia tiveres 2 machos, eles vao tentar criar territórios com pelo menos 50 cm de diametro em torno de uma rocha, isso quer dizer que vais precisar de pelo menos um aqua de 2m.

Com o espaço que tens e para duas colónias, na melhor das hipoteses vais ficar com espaço para um macho dominate para cada uma delas, se tens o azar de ter mais que um ou dois machos em cada uma delas acho que não vais ter paz nesse aquário, e sem paz podes esquecer futuras criações.

 

Uma colónia num aquário desse tamanho já gera polémica duas entao...

 

Pesquisa mais um pouco na internet e fala com pessoas que tenham experiencia com tropheus, tudo aquilo que eu te disse foi fruto do que li na internet e do que me disseram quando eu andei com a ideia de me iniciar nos tropheus, pensa bem porque 20 tropheus não ficam baratos.

 

Ps: mais uma vez se eu disse alguma asneira corrijam-me

 

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

menos os tropheus de que gosto muito mas não posso ter  :roll:

Mentiroso :P

Não te atreves a ter, o que é diferente :)

 

Explica lá isso??? o que é diferente?

Hehe... tu não tens tropheus não é porque não os podes ter pois tens aquário para eles.

Não tens tropheus porque não te atreves a ter :P

 

Não penses coisas estranhas... sou só eu a meter-me contigo :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) eu não pensei, mas nessa parte tens razão, podia ter tropheus se me tivesse decidido inicialmente por estes. Se eu AGORA quisesse meter algum não podia juntamente com as espécies que tenho é só isso :roll:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o espaço que tens e para duas colónias, na melhor das hipoteses vais ficar com espaço para um macho dominate para cada uma delas, se tens o azar de ter mais que um ou dois machos em cada uma delas acho que não vais ter paz nesse aquário, e sem paz podes esquecer futuras criações.

 

Neste caso apenas um dos machos vai dominar, os outros serão submissos e aceitam as decisões do dominante, se não quiserem ser eliminados pelo resto da comunidade. Vai-se estabelecer uma hierarquia que em principio será respeitada por todos os membros.

 

No teu caso Ricardo, preferia apenas uma espécie de tropheus, dando mais espaço ao macho dominante que se formar no grupo.

As julies se as metesse seriam todas da mesma especie, para arranjar o menor conflito possivel entre especies.

Fizeste bem em desistir dos calvus, que apesar de serem lindissimos também não iam deixar crescer ai nada.

Os shell talvez colocasse apenas os ocelatus, por serem mais robustos, e quanto a colocar mais alguma especie para as zonas superiores, não vais necessitar porque os tropheus vão correr o aquario todo de cima abaixo.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol:  eu não pensei, mas nessa parte tens razão, podia ter tropheus se me tivesse decidido inicialmente por estes. Se eu AGORA quisesse meter algum não podia juntamente com as espécies que tenho é só isso  :lol:

Olha que já não tenho tanta certeza disso... tenho andado no cichlid forum e pelo que tenho visto por lá tropheus misturados com julies e lamprologus é prato do dia.

Por isso... nunca se sabe se não poderia resultar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mario Foito, Alexandre Rodrigues, vocês tem razão, eu é que me esqueci de referir um pequeno detalhe, passou de 120x50x70 para 150x50x68, ou seja de 380L para 450L, com 150cm... Parece-me que assim as duas colónias já fazem algum sentido...

 

 

Quem me dizem?

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraste um aquário igual ao meu, um Rena até aposto :lol:

 

Em relação aos tropheus se não tivesse já os cypris até que seria um caso a pensar mas nunca já em grandes colónias no máximo 1 macho e 3 fêmeas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rolling Eyes eu não pensei, mas nessa parte tens razão, podia ter tropheus se me tivesse decidido inicialmente por estes. Se eu AGORA quisesse meter algum não podia juntamente com as espécies que tenho é só isso Shocked

 

Olha que já não tenho tanta certeza disso... tenho andado no cichlid forum e pelo que tenho visto por lá tropheus misturados com julies e lamprologus é prato do dia.

Por isso... nunca se sabe se não poderia resultar.

 

Eu tenho jullies com 20 brichardis... uns 20 leleupis... 30 tropheus 2 tetracephalus uns 30 cypichromis e 3 colonias de similis uns 3..4 em cada + 3 synodontis , e quantos mais tenho menos stress ha :cry:

mamam todos com spirulinas e uma vez por outra larvas e outra comida animal mas..... com mta atenção para os papões dos tropheus não mamarem nenhuma! :lol:

 

ah... e esquecime de referir que não tenho o lago em casa... so tenho um de 2 por 0.5 por 0.6 +- 600 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais