Recommended Posts

Publicado

Boas,

no meu comunitário de discus, tenho um azul cobalto (15/16 centímetros)que nunca tinha manifestado o menor problema de saúde. Mas desde a introdução de um novo dominante (um pigeon de 18/19 centímetros), começou a exibir todo o tipo de problemas, apesar de o outro nunca o ter hostilizado.

Primeiro, começaram a aparecer-lhe fezes brancas. Tratei com Metrodinazole, mas não sei se cheguei a resolver o problema, porque o medicamento estava quase no fim. Para dizer a verdade, ele não se está a alimentar, por isso também não lhe tenho visto fezes.

Reparei também que ele parecia ter a respiração ofegante e os opérculos mais abertos. Passadas umas 48 horas desde o primeiro tratamento, comecei um ciclo de um medicamento à base de azul de metileno (acho que é o sterazin). Esses sintomas desapareceram.

No entanto, além de continuar muito tímido e de não se alimentar, ele exibe agora outra complicação: tem a boca branca e dilatada (mouth rot?). Estava a pensar atacar com Bactopur Direct, mas não sei se não são tratamentos a mais...

Aceitam-se dicas. Já agora, se alguém souber qual é a dosagem do Bactopur líquido (perdi as instruções)...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Então, ninguém me dá uma mãozinha :wink: ? Não consigo encontrar as instruções do Bactopur direct líquido na net...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:
Tratei com Metrodinazole, mas não sei se cheguei a resolver o problema, porque o medicamento estava quase no fim.

Se o primeiro tratamento não resolveu tens de o submeter a outro.

À quantos dias terminaste esse tratamento? Quantos dias foram? Pode ser necessário fazer mais dias que o normal...

Mantêm-no num aquário à parte com água limpa durante uns dias. Depois aplica novamente Flagyl.

Em relação "á boca branca" não faças nada. Também notava isso quando os meus faziam tratamentos mas acabava por passar. Não sei se será reação ao medicamento... :roll:

Tenta manter o aquário limpo aspirando de vez em quando o fundo. Os aquários hospitais muitas vezes acabam por ter mais parasitas/bactérias que os comunitários (porque é um aquário mais pequeno, com filtros mais fracos, etc...)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas,

obrigado pelas dicas.

O disco melhorou ligeiramente ontem, começando timidamente a alimentar-se. A cor também está muito melhor. Já não tem aquelas assustadoras riscas de stress. Tenho feito o tratamento no comunitário, por receio de que os outros discus também possam ter sido atingidos pela doença, apesar de não terem quaisquer sintomas. O "Hospital" está parado há um mês ou dois e vou ter que ciclá-lo antes de voltar a meter lá peixes.

Estava a pensar acabar o sterazin (hoje), fazer uma muda de água valente no comunitário, e retomar com o metrodinazole lá para o meio da próxima semana.

P.S. Não uso flagyl, mas o princípio activo é o mesmo. O remédio que eu tenho chama-se mesmo Metrodinazole e é um produto em pó, especificamente para aquariofilia. Se calhar o flagyl fica mais em conta...

Publicado:

Ola Pedro.

Se o bicho come começa a por um bocadinho na comida.

Eu faço assim:

descongelo "papa" para discus e num quadradinho de + - 2 Cm X 2 cm X 1 cm ponho 1/8 + - de um comprimido - 1/8 de 250 mg.

Depois de descongelado misturo bem e dou aos peixes.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá João,

Obrigado. eu também costumo dar sempre com a comida. Acho que vou arranjar mais metrodinazole e recomeço com o tratamento para a semana.

P.S. Achas que devia separar o discu? Normalmente é o que eu faço, mas estar a sujeitá-lo agora ao stress de uma mudança para outro aquário, ainda por cima com mudanças de ph e por aí além, pode ser contraproducente. E há ainda a questão dos outros peixes, que já agora ficam também desparasitados para prevenir qualquer eventualidade...

Publicado:
Boa noite.  

Pergunta de resposta complicada.  

Se achas que há só massacre deixa estar que tudo voltará ao normal.  

Se pensas que há doença há que combatê-la dentro ou fora do aqua.  

Boa sorte JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"