Estreia nos salgados


nmam

Recommended Posts

Boas noites,

 

bem como 1º post aqui no fórum espero que consiga ser o mais explícito possível... :roll:

Estou a pensar adquirir um aquário (numa vidraceira muito falada em vários tópicos), e deram-me um orçamento para um aqua com as seguintes dimensões 90cx35lx45a (bastante bom para aquilo que estava à espera) e antes de o fazer queria ter umas bases maiores para começar a ver todo o material que preciso para iniciar este hobby (que cada vez me está a dar mais vontade para começar....)

 

Tenho lido muitos tópicos e pesquisado na net tudo aquilo que encontro sobre aquários de água salgada mas tal como me costuma acontecer....quanto mais leio e vejo as vossas experiências, com mais dúvidas fico.

 

1º quanto às dimensões do aqua que são as maiores que consigo fazer dadas as dimensões que tenho na secretária... :? de qualquer forma por aquilo que tenho lido aconselham a ter uma sump para armazenar o material e para facilitar na manutenção do aqua principal. no móvel que tenho por baixo só tenho um espaço com largura máxima de 40cm (será suficiente para uma sump e para aquilo q ela tem de ter??

 

2º quanto ao aqua principal eu não estava com muita vontade de fazer a abertura por baixo p a ligação à sump, acham inconveniente em ter o tubo a entrar por cima?

 

3º quanto à própria sump caso seja conveniente faze-la estava a pensar mandar tb faze-la na vidraceira (não??), embora ache que tendo as medidas não ia ter problema em fazer, de qualquer forma não me quero aventurar para já e ter problemas mais tarde, prefiro jogar pelo seguro :roll:

 

4º quanto ao material alojado na sump que tenho visto é a bomba que recebe a água do aqua principal (qual o nome?? :roll: ), o escumador, a bomba de retorno e caso arranje mais um "espacinho" um pequeno refúgio certo? e quanto às bombas de circulação, para os 140lt que irá ter o aquário quantas são apropriadas? também ficam na sump ou dentro do aqua principal? também tive a ler noutro tópico e comvêm ser com a capacidade de circulação 20x superior à capacidade bruta do aquário certo?

 

5º entre outras pequenas dúvidas que me têm surgido não vou fazer um super testamento (até porque vou ler mais um pouco), mas o que me têm feito mais confusão é em relação ao tipo de água utilizada....água do mar ou de osmose. o que é exactamente a osmose e como se faz? tanto duma forma como de outra a periodicidade entre TPA's é a mesma? qual a frequência aconselhada?

 

Desde já as minhas deculpas por tantas perguntas ou pelo teor das mesmas, podem parecer básicas mas desde que comecei ha cerca de um mês a pensar em montar um aquário de água salgada não fazia ideia do mundo que isso abrangia, de todo o material e conhecimentos necessários. Foi um pequeno "grande" choque mas ainda fiquei mais entusiasmado, talvez pelo gozo que uma pessoa deve ter quando vê tudo o que fez e a funcionar :cry:

 

cumps,

Nuno Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Atrevo-me a emitir uma opinião.

Eu tambem passei para um áqua maior, mas os teus 35 de largura é bastante pouco.

Quando meteres rocha ficas sem espaço.

Pela minha parte (nessa mesma vidraceira), optei pelos 90x50x50 e estou bastante satisfeito.

Cumps

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais bem vindo.

 

Boas noites,

 

bem como 1º post aqui no fórum espero que consiga ser o mais explícito possível... :cry:  

Estou a pensar adquirir um aquário (numa vidraceira muito falada em vários tópicos), e deram-me um orçamento para um aqua com as seguintes dimensões 90cx35lx45a (bastante bom para aquilo que estava à espera) e antes de o fazer queria ter umas bases maiores para começar a ver todo o material que preciso para iniciar este hobby (que cada vez me está a dar mais vontade para começar....)

 

Tenho lido muitos tópicos e pesquisado na net tudo aquilo que encontro sobre aquários de água salgada mas tal como me costuma acontecer....quanto mais leio e vejo as vossas experiências, com mais dúvidas fico.

 

1º quanto às dimensões do aqua que são as maiores que consigo fazer dadas as dimensões que tenho na secretária... :?  de qualquer forma por aquilo que tenho lido aconselham a ter uma sump para armazenar o material e para facilitar na manutenção do aqua principal. no móvel que tenho por baixo só tenho um espaço com largura máxima de 40cm (será suficiente para uma sump e para aquilo que (palavra corrigida) ela tem de ter??

 

2º quanto ao aqua principal eu não estava com muita vontade de fazer a abertura por baixo p a ligação à sump, acham inconveniente em ter o tubo a entrar por cima?

 

3º quanto à própria sump caso seja conveniente faze-la estava a pensar mandar também (palavra corrigida) faze-la na vidraceira (não??), embora ache que tendo as medidas não ia ter problema em fazer, de qualquer forma não me quero aventurar para já e ter problemas mais tarde, prefiro jogar pelo seguro :roll:  

 

4º quanto ao material alojado na sump que tenho visto é a bomba que recebe a água do aqua principal (qual o nome??  :roll: ), o escumador, a bomba de retorno e caso arranje mais um "espacinho" um pequeno refúgio certo? e quanto às bombas de circulação, para os 140lt que irá ter o aquário quantas são apropriadas? também ficam na sump ou dentro do aqua principal? também tive a ler noutro tópico e comvêm ser com a capacidade de circulação 20x superior à capacidade bruta do aquário certo?

 

5º entre outras pequenas dúvidas que me têm surgido não vou fazer um super testamento (até porque vou ler mais um pouco), mas o que me têm feito mais confusão é em relação ao tipo de água utilizada....água do mar ou de osmose. o que é exactamente a osmose e como se faz? tanto duma forma como de outra a periodicidade entre TPA's é a mesma? qual a frequência aconselhada?

 

Desde já as minhas deculpas por tantas perguntas ou pelo teor das mesmas, podem parecer básicas mas desde que comecei ha cerca de um mês a pensar em montar um aquário de água salgada não fazia ideia do mundo que isso abrangia, de todo o material e conhecimentos necessários. Foi um pequeno "grande" choque mas ainda fiquei mais entusiasmado, talvez pelo gozo que uma pessoa deve ter quando vê tudo o que fez e a funcionar :?  

 

cumps,

Nuno Martins

 

 

O meu aquário já tem 3 meses e tem dimensões semelhantes ao teu pelo que podes seguir o link da minha assinatura e ver o equipamento que eu tenho.

 

Estou com o Keeper quando ele diz que 35 de largura é insuficiente. O meu tem 40 de largura e acredita, ficas sem espaço para fazer um layout porreiro com a Rocha Viva.

 

Infelizmente não tenho sump pois o aquário foi aproveitado de um doce de discus e não quis arriscar em mandar furar, mas o próximo 1,5m vai ter sump de certeza absoluta. O escumador faz montes de barulho e tens o problema de depois ter que esconder todo o material com RV que num aquário com essa largura já vai ser bastante complicado.

 

Como vantagem, aumentas a litragem do aquário e escondes o material que para além disso, como geralmente está dentro de um armário reduzes também o barulho ...

 

No aquário principal podes fazer um furo lateral, mas não precisas de bomba para mandar água para a sump. Ela cai por gravidade. Só precisas da bomba de retorno.

 

O que tu vez nas sumps aí da malta, o primeiro equipamento é o escumador. Não existe bomba ...

quanto à circulação, sim. no mínimo 20x o volume do aquário. Eu tenho cerca de 40x

 

Quanto à água, isso é uma questão de opinião.

Água de Osmose vais sempre precisar (Osmose é um aparelho que filtra a água da companhia. Geralmente tem uma entrada de água e duas saídas: 1 saída de água de Osmose e outra com água suja - A que aproveitas é a de osmose na porporção de 1:4 ou seja: por cada litro de água boa, deitas para o esgoto 4 litros de água suja)

 

Com tanta circulação e com o aquário aberto irás ter evaporação de água. Esta terá que ser reposta com água de osmose. convém repôr todos os dias pois se deixares evaporar muita água (o sal não evapora) tem um aumento da densidade que poderá ser prejudicial tanto aos corais como aos peixes.

 

As TPA são feitas (e aqui sim geram-se as opiniões) com água de Osmose + Sal Sintético ou Água do mar (geralmente Cabo Raso). No entanto e mesmo que optes por água do mar terás sempre que adicionar um pouco de água de osmose pois a densidade de água da nossa costa não é igual à da que queremos reproduzir.

 

Neste momento uso água de Osmose + Sal, mas no próximo aquário isso vai-se acabar ... Cabo Raso é mais barato ...

 

Quanto à frequência, no início do ciclo do aquário fazia TPA todas as semanas. Agora faço TPA todas as semanas. :roll:

 

O objectivo é não só retirares nitratos (ou diminuir a sua concentração) como também repôres elementos traco que vão sendo consumidos.

 

Qualquer dúvida apita.

 

Se quiseres também podemos combinar dares um salto lá a casa para veres as coisas ao vivo (equipamentos, barulhos, queixas da mulher, etc ...)

 

 

Cumpts

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas msg's Keeper e Rui Gaspar.

 

Keeper, eu bem sei as dimensões, principalmente em largura estão muito aquém daquilo q é aconselhável, mas dadas as dimensões da secretária e para poder trabalhar lá também :D não consigo aumentar o tamanho do aquário. Mas mesmo assim vou tentar ser o mais original possível e ter um bom layout!

 

Rui Gaspar, quanto à queixa das mulheres tou a ver que os elementos do fórum que são casados passam muitos do mesmo mal. Por enquanto como solteiro não "sofro" dessa forma, mas no fim acham que com o resultado final e com algumas fotos das "bahamas" ficam rendidas.. :roll:

 

Também já tinha acompanhado o link que está na assinatura e tirei muito contéudo do que vi lá, o resultado ficou muito porreiro :shock:

 

Já fiquei mais esclarecido quanto à osmose, só estou um bocado indeciso quanto a fazer um furo no aquário... :( já vi sistemas que passam por cima, será overflow?? eu preferia fazer dessa forma caso não houvesse inconveniente. Se for conveniente fazer o furo então eu consigo e prefiro fazer em baixo (canto "superior" direito)

 

cumps,

Nuno Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais