Biótipo Asiático


Carapau

Recommended Posts

Boas,

 

Finalmente vou começar a montar o meu biótipo asiático. Estive a fazer umas pesquisas sobre a fauna e a flora que poderei colocar no aqua.

 

Dentro da família dos ciprinídeos encontrei estas espécies:

 

Boraras maculatus

Trigonostigma heteromorpha

Trigonostigma espei

Trigonostigma hengeli

Brachydanio rerio

Brachydanio nigrofasciatus

Danio Aequipinnatus

Kuhli Loach

Botia Striata

Barbus oligolepis

Barbus Pentazona

Tanichthys albonubes

Horadandia atukorali

 

 

Quanto à fauna estas foram as opções que pensei colocar no aqua:

 

Vesicularia dubyana

Cryptocoryne wendtii "green"

Cryptocoryne x willisii

 

 

Por fim, no layout pensei por areão e algum xisto

 

 

Agora as questões:

 

Sendo um aqua de 60X30X30 (55 Litros) que filtragem devo por?

 

Tendo em conta que os peixes têm uma média de 5 cm quantos deverei por no máximo?

 

As plantas são as mais adquadas? (tendo em conta que tenho uma luz de 15 W - ratio de luz de 0,25 W /litro)

 

Digam de vossa justiça

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes podes por entre 10 a 15 peixes. Devido á falta de luz no teu aquário essas plantas estam bem, podias também por umas anubias e feto de java. Agora para o filtro queres interior ou exterior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o aqua tem poucos litros penso que não valha a pena um filtro exterior, se bem que, exactamente por isso, se puser um exterior ganho mais alguns decilítros de espaço.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como de certa forma me sinto responsável por te ter incutado novamente o bichinho aqui fica o meu contributo escrito no tópico.

 

Como sabes tenho um aquário semelhante em tamanho e luz.

 

Em termos de filtragem utilizo um filtro interno da Tetra com capacidade de 800 L/h e não pode estar no máximo senão aqui parece uma tempestade.

 

Quando comprei o filtro não pesquisei e comprei o 1º que gostei (gastei 45€ - novo) gosto bastante da performance do filtro mas rouba-me algum espaço e tem a condicionante de estar a ser utilizado abaixo da sua capacidade.

 

Para filtros internos com 30€ já consegues um bom filtro novo interno (Hydor).

 

A opção externa traz algumas vantagens:

- Limpeza mais fácil (não é necessário mexer no interior do aquário por ex)

- Capacidade para materias filtrantes (aumenta os tempos entre manutenções e capacidade de filtragem mecânica e biológica)

-Poupas alguns litros de volume e estéticamente não te enche o aquário.

 

Algumas Desvantagens:

-Preço (encontras boas oportunidades nos usados e por ex na aquaristikshop.com)

-Instalação, o que poupas no interior no aquário perdes no exterior com o fitro e mangueiras.

 

No teu caso em especifico está fora de questão os filtros de cascata, sendo no entanto uma boa escolha para aquários desta dimensão.

 

Carapau, qualquer coisa já sabes 1123 :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar na Aquaristikshop.com os modelos que poderiam ser usados nessa montagem.

 

O preço é para o artigo novo e acresce portes de envio.

 

 

Filtros Externos

 

EHEIM classic 2213 39,90€ (450L/h)

(Sem materias filtrantes)

 

Para esse aquário acho que as opções ficam limitadas pois um filtros com mais capacidade (em L/h) a circulação pode tornar-se muito forte.

 

 

Fitros Internos

 

Tetra Tec IN 400 22,90€ (400L/h)

Tetra Tec IN 800 34€ (800L/h) Este é igual ao meu.

 

EHEIM aquaball 2210 29,90€ (550L/h)

 

 

Existem mais... mas esta foi uma 1ª Busca :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dentro da família dos ciprinídeos encontrei estas espécies:

 

Boraras maculatus

Trigonostigma heteromorpha

Trigonostigma espei

Trigonostigma hengeli

Brachydanio rerio

Brachydanio nigrofasciatus

Danio Aequipinnatus

Kuhli Loach

Botia Striata

Barbus oligolepis

Barbus Pentazona

Tanichthys albonubes

Horadandia atukorali

 

 

 

CORRECÇÃO: O género Brachydanio já não existe. Esta designação foi recentemente alterada para Danio.

Assim sendo, como exemplo, o peixe-zebra ou danio-zebra como lhe chamamos vulgarmente ostenta agora a designação científica de Danio rerio.

Claro que a maioria da bibliografia encontrada continua com a designação anterior, mas nos artigos científicos mais recentes já aparece a nova designação.

 

Sugestões: Alguns dos peixes que também poderás colocar aí são: um casal de uma espécie de anabantídeos e um pequenos cardume de rasbora arlequim.

 

Boa sorte! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao Filtro sugeria um de cascata da Eheim os Liberty .

 

Seria um boa hipótese se o aqua não fosse fechado. Poderia deixar a tampa suspensa mas mão dá por causa de dois bichanos que lá tenho. Quando chegasse a casa tinha os gatos a arrotar ciprinídeos.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais