Quarentena. Será necessária ? Como fazer?


Snan

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Concerteza que já se depararam com uma ida á loja e terem-se cruzado com um peixe que vos piscou o olho.

 

Empatia na certa e alegria em comprar. :oops:

O novo hospede chega a casa e será que está em condições de saude ?

 

Quais os medicamentos e procedimentos ?

Qts.dias ?

 

Como precaver doenças como o ictio, entre outras?

 

Gostaria de ler as vossas opiniões :lol:

 

Mandem sempre

 

Saudações arautas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoalmente gosto de desparasitar com sterazin e flagyl...

discus entao tem mm que ser, pq sao rarissimas ou nenhumas as lojas que qaurentenam os peixes, e regra geral vêm todos minados.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo completamente com o Esgalha. aqui na minha zona a maior parte dos fornecedore recebem fornecimentos à Quinta Feira e é ver o pessoal a correr para comprar.

 

Fico sempre na duvida. Verdade seja dita a experiência tem sido amarga. Por isso gostaria de tomar providências.

 

Estou a usar um aqua hospital (cubo acrilico de 14l) com aquecedor, bomba de ar e filtro mecanico .

 

Aplico Protozin durante 3 dias. Depois efectuo limpeza do aqua e asseguro permanência por + 6 dias. Depois transito para aqua destino.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14l e capaz de ser pouco

mm para peixes pequenos... eu tive um aqua de 14l com poucos ou nenhuns peixes, com 2 filtros pequenos trabalhar e nunca consegui estabilizar aquela porcaria... meti porcelanas nos filtros, la esponja, limpava-os regularmente ( a la e a esponja ) e nada.tinha sempre nitritos e regularmente amonia.

entao aplicando medicamentos ainda te acontece para ai um "desastre" qq.

uma vez nesse meu aqua meti la um disco com cerca de 6 cm, sozinho para medicar com sterazin.

fiz uma muda de agua meti uma bomba de ar suficiente para o tamanho do aqua antes de começar.

pouco mais de 12 horas depois, agua tinha ficado meio turva e o peixe estava a começar a apresentar uma ligeira dificuldade respiratoria.

 

 

se puderes arranjar um aqua de pelo menos 30l ja se consegue estabilizar com relactiva facilidade, que foi o que eu fiz e nunca mais tive problemas nenhuns mm... e ate tenho la uns quantos bichos dentro.

 

acaba por n ocupar mt mais espaço.

 

de qq das formas tem atençao ao aspecto exterior dos peixes assim como as cores, possiveis lesoes, se anda activo e interessado, com as barbatanas bem abertas.

se n apresentar sinais de problemas tra-lo e uma simples desparasitaçao chega para garantir que vais ter um peixe saudavel que se vai aguentar.

se vires nem que seja um arranhao entao tv n seja de arriscar.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o aqua é muito pequeno.

Só aceita um peixe por quarentena.

O nivel de limpeza é muito exigente.

 

Ao estar ser cauteloso, será que estou a criar com o o meu aqua de quarentena um aqua mortal?

Foi por esse motivo que eu coloquei o tópico.

 

 

Quando falam de desparazitação, será por exemplo o seguinte procedimento:

 

Colocar o recem chegado numa banho de 1 hora de Ektol Fluid da JBL (Anti-Parasitário Universal).

Depois migrar o peixe para o aqua destino ?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta gente lê este tópico.

É porque interessa.

 

Não querem partilhar opiniões?

 

Qual é a vossa opinião etica sobre a venda de peixes que estão em quarentena?

 

Acham que há muitas lojas que são profissionais e defendem os interesses do cliente em primeiro lugar e portanto asseguram venda de peixes saudaveis ?

 

Ou acham que existe muitas lojas a vender peixes de qq. maneira, estando a serem medicados ou não ?

 

Concordam com o aviso ao cliente de peixes em quarentena?

 

Se a primeira for verdadeira, gostaria de conhecer quais as lojas que recomendam. Porque esses merecem toda a nossa estima.

Já chega de mortandade.

 

Saudações amigas.

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha experiência o melhor medicamento para esse tipo de quarentena é o eSHA 2000 - tem um espectro de 18 doenças e funciona como anti-parasitário, anti-fungico e bactericida.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aplico Protozin durante 3 dias. Depois efectuo limpeza do aqua e asseguro permanência por + 6 dias. Depois transito para aqua destino.

Podem ser poucos dias...

Existem vírus e/ou parasitas que podem ficar incubados durante 1 mês.

Normalmente arriscamos e fazemos só alguns dias.

 

Eu costumo fazer, em média, 2 semanas de quarentena (umas vezes mais, outras vezes menos). Só os passo para o comunitário quando tenho a certeza que comem todo o tipo de comida que normalmente lhes forneço.

Não costumo usar medicamentos durante a quarentena (a não ser que o peixe já esteja à bastantes dias na loja).

 

Concordo completamente com o Esgalha. aqui na minha zona a maior parte dos fornecedore recebem fornecimentos à Quinta Feira e é ver o pessoal a correr para comprar.

Já cheguei a escolher/trazer peixes das lojas quando estes ainda nem tinham entrado no aquário. Vieram directamente do saco do fornecedor para o aquário de quarentena lá em casa. :roll:

Até ver nunca tive nenhum problema...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu n acredito mt na eficacia de medicamentos de largo espectro.

 

aqui na area de lisboa n tenho tido tanta sorte relactivamente a peixes, como o nunomiguel.

 

bom mas tb n tenho tido assim tanto azar, mas por exemplo discus so comprei 2 que vinham limpos, os outros tive d desparasitar ( e comprados em lojas diferenes ) neons que estavam bonitos na loja, passado mt pouco tempo de ca estarem em casa começaram a morrer com a doença do neon. tenho actualmente 3 que se encontram de boa saude ( eram 50 ), um ancistrus que achei mt louco e trouxe para casa ( na altura fui parvo pq fiquei doido com o peixe e nem olhei bem para ele com olhos d ver, mas por outro ladoa loja devia estar atenta a este tipo de coisas ) ca em casa qd ele se colou ao vidro reparei que estava cheio de nodulozinhos na barriga ( n percebi se eram tumores ou outra coisa qq, mas a loja troucou-me o peixe sem problemas ).

 

e como estes, tive outros problemas, uns mais graves outros menos graves.

pessoalmente acho que uma desparasitaçao bem feita, qd um peixe chega a casa, n faz mal a ninguem. pode ter e pode n ter, mas de inicio e uma coisa facil de tratar, mas se a infestaçao aumentar e nos n repararmos a tempo o peixe esta condenado.e como e uma coisa dificil de reparar, principlamente para pessoas que nunca tiveram casos desses, geralmente qd reparam que alguma coisa estranha se passa,ja o peixe n come, e so dificilmente haverá soluçao.

 

relactivamente a outras doenças, tipo ataques batcterianos fungos etc, acho que nem vale a pena estar com coisas, pq sao doenças faceis de apanhar no inicio pois apresentam sintomas logo no inicio, como lesoes no corpo ou nas barbatanas, e se assim for, n se tras da loja.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoalmente gosto de desparasitar com sterazin e flagyl...

discus entao tem mm que ser, porque (palavra corrigida) sao rarissimas ou nenhumas as lojas que qaurentenam os peixes, e regra geral vêm todos minados.

 

Tens de começar a ir a aguaviva pois os peixes la

sao todos quarentados :D

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, foi como eu disse, sao raras as lojas que aurentenam....

 

mas de facto existem, mas sao mm mt poucas.

 

e mm assim algumas lojas que eu sei que quarentenam, as vezes os peixes na loja estao claramente doentes com qq coisa.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Tenho estado a ler as vossas opiniões e concordo com a maioria.

 

A sensação que eu tenho como aquarofilista recem chegado , é que andamos a batalhar por ter um aqua equilibrado e saudável e zás.

 

Entra a calamidade.

 

Filtragem XPTO,Luz XPTA,Plantas XPTY e tudo perlimpimpin...e na base temos muito "artista" por ai a não fazer um bom trabalho e a vender gato por lebre.

 

Claro que neste cenário há honrosas excepções, e deveria haver um painel deste forum a editar as lojas que o fazem.

Por vezes é muito dificil, para um novato, conseguir identificar os sintomas das diferentes doenças. Isto de ser veterinárió, botânico,químico,electricista,jardineiro etc, é dificil.

 

Há lojas, que devido ao layout, é muito dificil estarmos a olhar para um peixe meia hora. O fluxo de pessoas e a falta de espaço, não permitem. Restando-nos o "tiro da sorte".

 

Para minimizar o "tiro da sorte" , prefiro acreditar na quarentena.

Ora é aqui que a comunidade aquarofila não é consensual e muito menos a literatura disponivel.

 

Existem os partidários de 6 dias a 30 dias.

Os partidários dos Anti-Bacterianos na quarentena.

Os partidários dos Anti-Parazitas

Os medicamentos de espectro largo.

.......

 

Ora sistematizando deverei concluir que (corrijam-me se estiver errado):

 

Para Peixes Tropicais,Água Fria

A quarentena seria:

 

Dia 0 - Observação . Aplicação na agua de produto Anti-Stress e Ektol Fluid (JBL) - Esterilizador Universal.

 

Dia 1/2 e 3 - Anti-Parasitário. + Vitaminas e reforço de Aloé Vera para protecção de mucosas ( Protozin)

 

Dia 6 - reforço em caso de necessidade de Protozin.

 

Dia 9/10/11 - Esha 2000 (Desinfecção bacteriana de espectro amplo )

 

Dia 15 - Alta

 

 

Concordam ?

 

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

anti stress tv seja dispensavel. raros sao os peixes que trago para o aquario e 5 minutos depois n estao a comer.

 

relactivamente a desparasitaçao n concordo mt, pois 3 dias e bom para erradicar os parasitas, mas o problema sao os ovos que eclodem mais tarde, pelo que o tratametnte se deve repetir uma semana mais arde, ou no caso do sterazin o tratamento decorre durante 10 dias.

 

relactivamente a observaçao nas lojas, n precisas mt tempo para observar um peixe, se souberes do que e que estas a procura. nem 5 minutos sao necessarios para uma observaçao in loco relactivamente fiavel

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo Esgalha, por isso é que aponto a alta para os 15 a 20 dias.

 

Já agora qual a dimensão minima correcta para um aqua de quarentena ?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mas uma vez feita a primeira desparazitaçao, eles podem passar mt tempo sem apresentar sintomas, e fazer medicaçoes aos bochechos n da, tal como nas pessoas, pq a "bicharad" vai ganhando resistencia aos medicamentos, e obriga-ete a repetir medicaçoes vezes sme conta pq n fizeste as coisas bem ao inicio.

 

isto dos medicamentos e preciso ter mt cuidado com eles e tem de se dar na dose certa durante o tempo certo, nem a menos nem a mais.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Queria só dar uma pequena achega:

Na minha opinião, antes de mais nada, é preciso ter grande confiança na loja e no «dealer» que nos vende os peixes. Devemos efectuar as nossas aquisições de preferência no mesmo local e à mesma pessoa de forma a recebermos algumas «dicas» sobre o estado dos peixes, que muitas vezes pela euforia do momento ou pela falta de tempo e de espaço para observar os mesmos correctamente não fazemos.

Por exemplo, comprei dois discus há 9/10 dias na loja que sou cliente habitual, e ainda não os consegui levar para casa, porque os donos da loja não gostaram da reacção deles e iniciaram um tratamento/quarentena desses discus na loja e enquanto não tiverem certeza que o problema esteja ultrapassado não me deixam levar os mesmos para casa.

Vou lá diariamente ao fim do dia e eles quase me expulsam do aquário de tratamento para eu não ter tentações em os levar para casa.

No entanto, alguns clientes, apesar de informados, insistiram e já levaram discus para casa da mesma lavra, alguns provavelmente doentes...

Este exemplo serve para dizer que se formos a lojas que não somos clientes habituais é natural que nos vendam tudo o que tiverem sem os conselhos e a recusas que muitas vezes nos fazem onde nos conheçem bem.

Quanto a quarentena, de facto, é raro fazer, excepto no caso dos discus, para o qual utilizo um aquário hospital com 15/16 litros, com 2 aquecedores, filtro interior e bomba de ar com pedra difusora, sendo que apenas coloco 1/2 discus de cada vez para fazer a ambientação/quarentena, com água do aquário para onde vão, e com o cuidado de fazer pequenas TPA diárias para evitar problemas na água.

Um Abraço

 

PEDRO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais