paulo duarte Publicado Setembro 30, 2005 Publicado Setembro 30, 2005 Viva, Tenho lido que é possível manter casais de Aulonocaras e de Protomelas no mesmo aquário sem correr o risco de hibridização. A minha questão é: será 100% seguro? É que as diferenças entre estas espécies não são assim tão abismais e estes porquinhos são muito dados à promiscuidade... Cumprimentos, Paulo Duarte
Paulo José - APC Publicado: Setembro 30, 2005 Publicado: Setembro 30, 2005 Olá 100% seguro não é, as hibridações entre as mais variadas especies e generos originarios do Lago Mallawi infelizmente são muito comuns, apesar das diferenças morfologicas e de comportamento. Não quer dizer que haja obrigatoriamente cruzamentos, mas o criador prevenido só cria especimes provenientes de reproduções em que ele viu quem era o pai ou em situações asseguradas de não cruzamento. Há uma imensidão de hibridos no mercado. Abraços Paulo José
paulo duarte Publicado: Setembro 30, 2005 Autor Publicado: Setembro 30, 2005 Pois é...no caso dos mbunas deve-se evitar colocar fêmeas de espécies diferentes com cores semelhantes, para não induzir os machos em erro. Mas no caso das Aulonocaras e das Protomelas, as fêmeas não têm praticamente cor nenhuma...Quais serão as variedades destas 2 espécies que apresentam diferenças mais "seguras"? De notar que já possuo 1 casal de Aulonocara sp. "Lwanda" e estou reticente em relação a futuras companhias, já que o referido casal está sózinho num aqua de 432 litros. Sugestões?? Cumprimentos, Paulo Duarte
RCorreia Publicado: Outubro 2, 2005 Publicado: Outubro 2, 2005 Tens na Redfish um aquario Malawi com muitos Aulanocaras e Protomelas... Quanto ás Protomelas, desde que não se misturem especies , que no Lago não coexistam na mesma zona, pode ser que a coisa resulte, mas com as Aulonocaras, já não é assim tão fiável, e esse aquario da redfish tem umas quantas especies. Até agora pelos vistos tem corrido tudo bem, mas de um momento para o outro, pode haver hibridação, ainda para mais que as especies são mantidas em casais e não em trios. É apenas a minha opinião, mas contrariamente ao aquário de Tropheus o aquário de Malawi Haps, tem uma seleção de especies errada. O elevado numero de especies deste aquario, pode ser a razão para que até agora tenha tudo corrido bem, os machos não conseguem manter territorios reprodutivos e construir ninhos, logo o seu ardor sexual não é tão intenso, e não provoca aquelas situações em que acasalam com tudo o que virem á frente.......... A unica situação de hibridação que tive nos meus aquarios de Malawi Haps, foi quando 1 macho de A. calliptera, manteve um territorio com ninho, a femea de Aulonocara stuartgranti, não escapou Paulo, acho que é seguro pores uma especie de protomelas, no aquário, mas evita casais, é preferivel teres trios, para que haja sempre femeas disponiveis para reprodução, tanto das Aulonocaras, como de Protomelas. cumps, Rui Correia Rui Correia
Recommended Posts